Calorimetria Calor Sensível e Calor Latente.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Calorimetria Calor Sensível e Calor Latente."— Transcrição da apresentação:

1 Calorimetria Calor Sensível e Calor Latente

2 Conteúdo Programático desta Aula
Definição de Calor Calor e Alteração Física da Matéria Calor sensível e Calor Latente Quantificação do Calor Sensível ou Equação Fundamental da Calorimetria Calor Específico Capacidade Térmica Quantificação do Calor Latente Curva de Aquecimento e resfriamento

3 Definição de Calor Calor : energia térmica em trânsito. 1 cal = 4,1868 J

4 Calor e Alteração Física da Matéria

5 Calor Sensível e Calor Latente
Calor Sensível: dizemos que o corpo recebeu calor sensível quando o efeito produzido é a mudança de temperatura. Calor Latente: dizemos que o corpo recebeu calor sensível quando o efeito produzido é a mudança de estado físico.

6 Quantificação do Calor Sensível ou Equação Fundamental da Calorimetria
A quantidade de calor recebida ou cedida por um corpo é diretamente proporcional à sua massa e à variação de temperatura sofrida. Onde a constante “c” é denominada de calor específico, que representa a quantidade de calor em “cal” para elevar a temperatura de um 1 grama de uma substância 1oC, sua unidade é cal/g.oC.

7 Calor Específico

8 Capacidade Térmica É a quantidade de calor que um corpo deve trocar para variar sua temperatura de 1oC. ou Cal/oC Equivalente em água: é a massa de água que possui a mesma capacidade térmica de um corpo.

9 Exemplo:Um corpo com uma massa de 400g foi fabricado com um substância de calor específico igual a c=0,5 cal/g.oC. Determine: O calor necessário para variar a temperatura do corpo entre 10oC e 50oC. A quantidade de calor que o mesmo corpo deve ceder para ter um resfriamento de 20oC. O equivalente em água deste corpo.

10 Exemplo:Um corpo com uma massa de 400g foi fabricado com um substância de calor específico igual a c=0,5 cal/g.oC. Determine: O calor necessário para variar a temperatura do corpo entre 10oC e 50oC.

11 Exemplo:Um corpo com uma massa de 400g foi fabricado com um substância de calor específico igual a c=0,5cal/g.oC. Determine: b) A quantidade de calor que o mesmo corpo deve ceder para ter um resfriamento de 20oC.

12 Exemplo:Um corpo com uma massa de 400g foi fabricado com um substância de calor específico igual a c=0,5 cal/g.oC. Determine: c) O equivalente em água deste corpo.

13 Exemplo: O gráfico fornece para três corpos a quantidade de calor cedida em função da temperatura. Sabendo-se que mA=mB=30g e mC=10g, calcule a capacidade térmica e o calor específico de cada um aproximadamente. Q (cal) q (oC)

14 Exemplo: O gráfico fornece para três corpos a quantidade de calor cedida em função da temperatura. Sabendo-se que mA=mB=30g e mC=10g, calcule a capacidade térmica e o calor específico de cada um aproximadamente. Q (cal) q (oC)

15 Q (cal) q (oC)

16 Q (cal) q (oC)

17 Q (cal) q (oC)

18 Quantificação do Calor Latente
Calor Latente (L) de uma mudança de fase é numericamente a quantidade de calor que a substância recebe ou cede , por unidade de massa, durante a transformação, mantendo-se a temperatura constante.

19 Considere 200g de gelo a -10oC
Considere 200g de gelo a -10oC. Determine a quantidade de calor necessário para se obter 200g de água a 20oC e trace a curva de aquecimento do processo. (Calor específico do gelo =0,5 cal/g.oC; Calor específico da água =1,0 cal/g.oC; calor latente de fusão do gelo = 80 cal/g).

20 Curva de Aquecimento e Resfriamento

21 Resumo da Aula Definição de Calor Calor e Alteração Física da Matéria
Calor sensível e Calor Latente Quantificação do Calor Sensível ou Equação Fundamental da Calorimetria Calor Específico Capacidade Térmica Quantificação do Calor Latente Curva de Aquecimento e resfriamento


Carregar ppt "Calorimetria Calor Sensível e Calor Latente."
Anúncios Google