A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Regras para as aulas remotas Turma: 4º ano 1.Manter microfones desativados durante a explicação da professora; 2.No final da explicação a professora abrirá.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Regras para as aulas remotas Turma: 4º ano 1.Manter microfones desativados durante a explicação da professora; 2.No final da explicação a professora abrirá."— Transcrição da apresentação:

1 Regras para as aulas remotas Turma: 4º ano 1.Manter microfones desativados durante a explicação da professora; 2.No final da explicação a professora abrirá para perguntas, então você desativará seu microfone somente durante sua fala; 3.Durante a fala do colega, toda a turma manterá os microfones desativados; 4.Todos(as) poderão expor suas dúvidas; 5.Não deverão deixar a sala durante a explicação; 6.A professora dará um tempo, entre a explicação e as atividades, para vocês tomarem água e irem ao banheiro; 7.Tenha caderno, lápis e borracha ao seu alcance e escreva as perguntas/dúvidas, para quando a professora abrir para a perguntas você estar com sua dúvidas anotadas. Prof@: Coraci Machado

2 EE Cel. Ondino R. Lima Componentes curriculares: Língua Portuguesa e Ciências Profª Coraci Machado - 4º Ano/2020 Propostas: Leitura silenciosa e compartilhada Gramática: Pontuação e significado das palavras (vocabulário) Leitura semiótica: análise de imagens de Cadeia e Teia Alimentar Recurso adicional: vídeos youtube cadeia alimentar (EF04CI04) Analisar e construir cadeias alimentares simples, reconhecendo a posição ocupada pelos seres vivos nessas cadeias e o papel do Sol como fonte primária de energia na produção de alimentos.

3 Cadeia alimentar: sequência de organismos que servem de alimento uns para os outros. Produtores: são seres vivos que fabricam o seu próprio alimento, são os primeiros da cadeia alimentar que não precisam se alimentar de outros organismos, por exemplo, as plantas, algas, vegetais e algumas bactérias. Herbívoros, Onívoros e Carnívoros

4 Produtores: produzem seu próprio alimento. Exemplo: as plantas e as algas. Consumidores: não produzem seus próprios alimentos. Os consumidores primários se alimentam dos produtores. E os primários são alimentos de consumidores secundários. E os secundários são alimento dos terciários. Decompositores: são os fungos e as bactérias, que agem em todos os organismos da teia e cadeia alimentar. Esse nível é importante porque, ao realizar a decomposição, devolve ao ambiente nutrientes que poderão ser reutilizados. Cadeia alimentar é a relação entre matéria e energia que os seres vivos utilizam para sobreviver, Teia alimentar são diversas cadeias alimentares interligadas. Essas interligações mostram que um mesmo organismo pode apresentar hábitos de alimentação variáveis e, portanto, a energia e nutrientes segue diversos caminhos.

5 Cadeia e Teia alimentar Em um ecossistema, não existe uma cadeia alimentar isolada, pois um mesmo organismo pode ocupar diferentes níveis tróficos. Esse é o caso dos onívoros, que, ao se alimentarem de vegetais, são consumidores primários, mas, ao se alimentarem de animais, são consumidores secundários, terciários e assim por diante. Atenção: Ao representar uma cadeia ou teia alimentar, devemos utilizar uma seta para indicar a direção do fluxo de nutrientes e energia. Essa seta pode ser lida como “serve de alimento para”. Exemplo: Plantas → Sapo → Cobra → Gavião Teia alimentar são diversas cadeias alimentares interligadas. Essas interligações mostram que um mesmo organismo pode apresentar hábitos de alimentação variáveis e, portanto, a energia e nutrientes segue diversos caminhos.

6 Exemplo

7

8

9

10

11

12 Língua Portuguesa Sinais de Pontuação ? !:, ; __.

13 Sinais de Pontuação Os sinais de pontuação são fundamentais para uma boa leitura e escrita Ao observar um diálogo entre as pessoas, percebemos que elas utilizam de gestos, pausas para expressar suas ideias. Veja: Pedro perguntou para sua mãe: ___Mãe, a vovó chegará que dia? ___Sábado de manhã, meu filho. ___Que bom! Estou com muita saudade dela e do vovô! ___Sim, filho! Eu também estou com saudade deles. ___Mãe, posso espera-los no portão? ___Claro que sim, filho!

14 Sinais de Pontuação Sinais de pontuação - cada um tem uma função diferente. Ponto final (.) Indica o final de uma frase Ponto de interrogação(?) Indica uma pergunta Ponto de exclamação(!) Indica alegria, espanto, irritação, medo, tristeza Vírgula (,) Indica uma pequena pausa na leitura, separar elementos em uma frase Ponto e vírgula(;) Indica uma pausa maior que a vírgula Dois pontos: São usados para: Fazer explicações sobre algo ou a fala de um personagem: Fui à feira e comprei: abacate, laranjas e alface. Pedro perguntou: João, você gosta de jogar free fire?

15 Referências: Escola Kids escolakids.uol.com.br› Cadeia e teia alimentar Google imagens

16 Obrigada! Boa tarde!


Carregar ppt "Regras para as aulas remotas Turma: 4º ano 1.Manter microfones desativados durante a explicação da professora; 2.No final da explicação a professora abrirá."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google