Máquinas e Equipamentos para Marcenaria. Escola Estadual de Educação Profissional [EEEP]Ensino Médio Integrado à Educação Profissional complementar: Lisboa:

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1 Máquinas e Equipamentos para Marcenaria

2 Escola Estadual de Educação Profissional [EEEP]Ensino Médio Integrado à Educação Profissional complementar: Lisboa: Editorial Presença, 1995.  DROSTE, Magdalena. Bauhaus, arquivos 1919-1933. Germany: Cosmopress, 1990.  FEDUCHI, Luís. História del Mueble. Barcelona: Editorial Blume, 1983.  OATES, Phillis Bennet. História do Mobiliário Ocidental. Lisboa: Editorial Presença. 1981.  SELVAFOLTA, Ornella. Mobiliário Europeu. Lisboa: Editorial Presença, 1989. 2.FERRAMENTAS Quando se escuta falar Marcenaria, logo nos veem a cabeça grandes e pesadas máquinas, no entanto, a realidade é um pouco diferente. A maior parte das ferramentas são leves e simples, e com a competição entre madeireiras (locais onde se comercializa a madeira e outros acessórios), as grandes nem sempre precisam ser adquiridas pela Marcenaria pois devido à procura de marceneiros e profissionais liberais, as Madeireiras enxergaram um mercado de prestação de serviços, onde além de vender a matéria-prima ainda oferece serviço de corte, planeamento, entre outros. Possibilitando a redução de custos relativos a aquisição de máquinas pelas marcenarias e profissionais liberais de menor porte. Mas que ferramentas são essas? Vamos conhecer algumas agora. As máquinas para usinar madeira podem ser classificadas em dois grupos básicos: 1- Máquinasparaaplainarelavrar:Desempenadeira,desengrossadeira, respigadeira, tupia, furadeira, torno, entre outros. Além dessas máquinas, uma série de outras ferramentas e acessórios é usada em marcenaria. São eles: 2.1- MÁQUINAS DE CORTAR Neste grupo todas as serras.  Esquadrejadeira: Esta máquina produz cortes e acabamentos em todos os tipos de madeira. Funciona de acordo com a necessidade do manuseador, e é muito prática. Curso Técnico em Design de InterioresDisciplina: Mobiliário 016

3 Escola Estadual de Educação Profissional [EEEP]Ensino Médio Integrado à Educação Profissional 7  Seccionadora: Versatilidade é a maior qualidade desta máquina. Ela realiza cortes em diversos tipos de madeira, inclusive em MDF e compensados, além, é claro, de madeiras em geral. O seu diferencial está no fato de poder ser deslizada em qualquer direção.  Serra tico-tico: Existem diversos tipos de serra tico-tico, no entanto, nos atentaremos apenas a profissional e a semiprofissional, que é utilizada para quem tem como hobby a marcenaria. A serra semiprofissional é ideal para fazer pequenos trabalhos. Ela é bastante leve, e pode ser usada para início das atividades da empresa. Já a serra tico-tico profissional é mais pesada e ideal para projetos robustos e mais detalhados. Sendo recomendada para fabricar móveis provençais e de festas cujas laterais possuem muitas curvas.  Serra meia esquadria elétrica e manual: Trata-se de uma serra que permite fazer cortes angulares precisos. As duas podem cortar em 90° graus com bastante precisão, no entanto, a elétrica oferece a mesma facilidade quando se trata de um Curso Técnico em Design de InterioresDisciplina: Mobiliário 01

4 Escola Estadual de Educação Profissional [EEEP]Ensino Médio Integrado à Educação Profissional corte à 45°. Além dessa diferença, temos a rapidez e agilidade que a esquadria elétrica proporciona, culminando em maior produtividade em comparação da opção manual.  Serra circular: Versátil e precisa. Suas funções incluem: cortar perfil de alumínio, cortar em 45 graus e recortar arremates. Curso Técnico em Design de InterioresDisciplina: Mobiliário 018 2.2- MÁQUINAS DE APLANIAR E LAVRAR Neste grupo todas as serras máquinas servem para nivelar, bordar e nivelar ornamentos.  Desempenadeira:Estamáquinaproduzcortese acabamentos em todos os tipos de madeira.  Desengrossadeira: Esta é utilizada para reduzir as dimensões desejadas.

5 Escola Estadual de Educação Profissional [EEEP]Ensino Médio Integrado à Educação Profissional  Plaina: Esta é desbastar a madeira, reduzindo-a às dimensões desejadas. São usadas também para retirar irregularidades de superfícies da madeira, tornando- as mais lisas. Curso Técnico em Design de InterioresDisciplina: Mobiliário 019  Respigadeira: Esta máquina é um instrumento próprio para o encaixe que se faz em peças de madeira.  Tupia: Esta máquina é indicada para fazer ranhuras, furos, arestas, enfeites. letras,etc.

6 Escola Estadual de Educação Profissional [EEEP]Ensino Médio Integrado à Educação Profissional  Furadeira: Esta máquina é para perfurar madeira, metal, pedra, louça etc., que consta de um punho, de uma haste de ferro dobrada em forma de manivela em torno desse punho, e de uma verruma de aço. Curso Técnico em Design de InterioresDisciplina: Mobiliário 0110  Torno: Esta é uma máquina-ferramenta provida de um eixo horizontal rotativo, uso para dar forma ou acabamento a uma peça; torniquete. 3.– OUTRAS FERRAMENTAS E ACESSÓRIOS  Graminho: O graminho é uma ferramenta de marcação muito útil para marceneiros e carpinteiros pois com ele é possível fazer marcações iguais repetidas vezes bastando ajustá-lo na primeira vez e depois estando travado na medida desejada é só repetir a marcação, sem ter que ajustá-lo novamente.

7 Escola Estadual de Educação Profissional [EEEP]Ensino Médio Integrado à Educação Profissional Limas e Grosas: As grosas são ferramentas específicas para proporcionar acabamentos em trabalhos com madeiras e a diferença está nos dentes que são mais profundos com intervalos maiores entre eles, superior aos das limas, proporcionando um corte agressivo, ou seja, um desbaste rápido.  Redonda - para ajustar formas redondas ou côncavas;  Chata - uso geral para superfícies planas ou convexas;  Meia Cana - dupla finalidade, lado chato para superfícies planas ou convexas e lado curvo para superfícies redondas ou côncavas. Formão: é uma ferramenta de corte utilizada para entalhar ou esculpir madeira. Além desses, tem outras ferramentas mais comuns. 3. MATERIA-PRIMA: A MADEIRA Na decoração de interiores, madeira é sinônimo de sofisticação e bom gosto. De acordo com um estudo feito há alguns anos pelo BNDES, os móveis de madeira são, em larga medida, os mais consumidos no Brasil em todas as classes sociais. Entretanto, o sucesso nas vendas está diretamente ligado à escolha da melhor madeira para móveis. Como produto de sua diversidade biológica, a madeira tem uma variedade imensa de cores e texturas. Cada espécie é adequada à fabricação de um produto específico ou para uma utilização exata. Dessa forma, assim como outros materiais, a madeira também pode ser encontrada em Curso Técnico em Design de InterioresDisciplina: Mobiliário 0111

8 Escola Estadual de Educação Profissional [EEEP]Ensino Médio Integrado à Educação Profissional diferentes tamanhos, formatos e composições. As opções variam de acordo com a espécie e permitem a obtenção de móveis fabricados com madeira de lei, placas de madeira reconstituída ou madeira de reaproveitamento. Vamos ver agora algumas informações sobre os principais tipos de madeira comercializados no Brasil. Vamos começar pela Madeira Maciça que é um tipo de madeira trabalhado em seu estado puro, ou seja, sem a interferência de outros produtos e fibras sintéticas. A madeira maciça é de alta qualidade e muito usada na fabricação de mobiliários com estilo rústico e colonial. Algumas das espécies mais usadas no mercado: Mogno, Itaúba, Pinho, Pinus, Cedro, Cumaru, Carvalho Americano e madeira de demolição. 2.– MOGNO Madeira considerada nobre e sofisticada. Sua cor varia do castanho avermelhado vibrante ao rosado, detalhe que a torna inconfundível. De alta estabilidade, durabilidade e fácil de ser trabalhado, o mogno também é bastante resistente à ação de fungos e cupins. Essa madeira, muito presente no sul do Pará, é bastante procurada para a fabricação de estantes, cadeiras, mesas e bases de sofá, sempre identificada como uma ótima madeira para móveis de alto padrão. Por se tratar de uma das espécies atualmente ameaçadas de extinção, a extração do mogno é cercada de regras rígidas. Essas restrições fizeram com que a maioria dos materiais comercializados sob a marca “padrão mogno” fossem compostos por madeiras de outras espécies, revestidos, ao fim, por uma generosa camada dessa espécie nobre. 3.– ITAÚBA Madeira muito presente nos trópicos (sobretudo no Norte no Brasil), essa espécie é altamente resistente ao ataque de organismos. A secagem deve ser natural, uma vez que a secagem artificial pode facilitar o aparecimento de rachaduras ao longo do uso. 4.– CUMARU Trata-se da melhor madeira para móveis no quesito resistência (tanto ao desgaste por cupins quanto à umidade). Entretanto, é difícil de ser trabalhada. A rigidez dessa madeira muito encontrada no Norte do país explica por que seu uso é mais restrito à fabricação de pisos. A robustez torna essa madeira mais adequada à decoração de ambientes rústicos ou industriais. Apesar de seu aspecto mais “imperial”, pode ser usado para móveis de sala (como racks e estantes), especialmente em locais onde há predominância das cores marrom e verde, situações em que a madeira de cumaru destaca o aspecto vivo da natureza. Curso Técnico em Design de InterioresDisciplina: Mobiliário 0112

9 Escola Estadual de Educação Profissional [EEEP]Ensino Médio Integrado à Educação Profissional 5.– CARVALHO AMERICANO Madeira dura e de moderada durabilidade; apesar da sua rigidez, é considerada fácil de ser trabalhada, mas de difícil secagem. Consegue juntar simplicidade e elegância em uma única peça, o que justifica a razão pela qual as mesas de centro de carvalho fazem tanto sucesso no mercado. Marrom, bege, castanho e mel estão entre suas principais tonalidades. Apesar de sua beleza, esse material não possui grande resistência a insetos. Se não houver um cuidado especial, a madeira pode apresentar, no médio prazo, fendas e deformações. Para ampliar a durabilidade dos móveis em carvalho americano, é preciso ter atenção para movimentá-los, levantando as peças em vez de arrastá-las. Mantenha esses móveis também longe do calor ou de panelas quentes. 6.– CEDRO Sua tonalidade marrom avermelhada transborda uma atmosfera de conforto ao local, por isso, é excelente para móveis de sala. É uma madeira versátil, fácil de serrar, lixar e parafusar, o que também facilita o processo de montagem. Comum na América do Sul, essa madeira é marcada pela pouca permeabilidade e secagem rápida. Sua resistência ao ataque de insetos e microrganismos é considerada média. Com relação aos cuidados com o material, basta lembrar que a aplicação de vernizes ou selantes transparentes são ótimas estratégias para proteger o cedro da umidade e aumentar sua vida útil. É possível também fazer um tratamento na peça com óleo de cedro, no intuito de ressaltar sua luminosidade. Sua limpeza deve ser feita com flanela seca. 7.– PINUS Material de reflorestamento (o que torna essa a melhor madeira para móveis do ponto de vista ambiental), macia ao corte e de textura fina. É resistente, durável, de alta qualidade e chama atenção por sua tonalidade clara. Perfeita para compor o visual de salas de estar, com de racks, estantes e prateleiras. Sua cor suave é excelente para montar tendências clássicas ou retrô. Os colaboradores de sua loja de móveis nunca devem usar abrasivos na limpeza das peças. Esta deve ser feita com pano macio e água com sabão neutro, a fim de não tornar a cor do material opaca ao longo do tempo. 8.– PINHO Assim como o cumaru, tem aspecto rústico e, portanto, está muito mais associado à natureza do que à modernidade. É um material resistente, mas que não está livre de sofrer arranhões, o que significa que deve ser tomado todo o cuidado no uso de materiais de limpeza, Curso Técnico em Design de InterioresDisciplina: Mobiliário 0113

10 Escola Estadual de Educação Profissional [EEEP]Ensino Médio Integrado à Educação Profissional a fim de não retirar sua cor e textura naturais. Embora valorizado pela beleza e durabilidade, o material na forma maciça tem um custo mais alto quando comparado com outros tipos de madeira. É por isso que a opção tem indicação para quem realmente deseja uma peça que possa ser aproveitada no mesmo ambiente por longos anos. O acabamento rústico e sólido da madeira maciça também deve ser considerado na hora da compra, afinal, é um detalhe que interfere na estética do mobiliário. Pense que, para algumas pessoas, o peso e a dureza da madeira maciça se tornam pontos negativos quando comprometem a mobilidade da peça. 3.9 – MADEIRA DE DEMOLIÇÃO A madeira de demolição é aquela extraída de peças prontas ou de elementos presentes em construções antigas. Muitas pessoas ainda têm receio com esse tipo de material por acharem que é defeituoso/de má qualidade. Aqui, cabe ressaltar que toda madeira de demolição é submetida a um tratamento industrial antes de ser reutilizada. Apesar de ser valorizado em projetos de visual rústico, esse tipo de material nem sempre agrada a todos os gostos. Por não ser considerada a melhor madeira para móveis, caso você considere incluí-la na revenda, pesquise um pouco sobre as preferências do público-alvo para saber se haverá demanda suficiente para comercializar móveis de madeira de demolição. 3.10 – MDF A madeira MDF é uma placa de fibra de média densidade. Obtida a partir da aglutinação de fibras de madeira e resina sintética, esse material é geralmente utilizado na fabricação de peças que exijam detalhes em cortes, relevo e entalhamento. Seu processo de fabricação envolve o uso de resinas e aditivos para formar uma sucessão de chapas de fibra de madeira, as quais são coladas umas sobre as outras e fixadas por pressão. Com aspecto homogêneo e textura suave, esse material tem ótima variedade de acabamentos (brilhante, acetinado fosco, madeirado), é bastante maleável, além de ser ecologicamente correto. A flexibilidade do MDF é uma característica muito bem vista por lojistas porque permite a criação de móveis diferenciados sem comprometer o aspecto liso e uniforme do acabamento. Considerada material durável, a madeira MDF é ideal para compor peças com design diferenciado e um preço acessível. Curso Técnico em Design de InterioresDisciplina: Mobiliário 0114

11 Escola Estadual de Educação Profissional [EEEP]Ensino Médio Integrado à Educação Profissional 3.11 – MDP O MDP é uma partícula de média densidade obtida com a combinação de partículas de madeira em três camadas: uma mais grossa no miolo e duas mais finas nas superfícies. Essa composição heterogênea garante ao material ótima resistência estrutural e durabilidade ao mobiliário. O MDP possui uma aparência muito semelhante à da madeira maciça e tem a vantagem de ser mais barato. Na indústria moveleira, esse material costuma ser usado para a fabricação de peças com linhas retas e planas (caixas, nichos) e elementos sem cortes ou detalhes em relevo. Outro ponto valorizado no MDP é a leveza. Essa característica permite a composição de modelos de mobiliário maiores e com boa resistência ao empenamento e à instalação ou remoção de parafusos. 3.14 – COMPENSADO Contraplacado (português europeu) ou madeira compensada (português brasileiro) é um derivado de madeira feita de finas placas de entalho de madeira inventado por Immanuel Nobel. As camadas são coladas umas às outras, cada uma com seu grão perpendicular às camadas adjacentes para maior força. Há geralmente um número ímpar de dobras, porque a simetria faz com que o placado seja menos propenso a entortamentos, e o grão nas superfícies exteriores segue sempre o mesmo sentido. As dobras são ligadas sob o calor e a pressão com colas fortes, geralmente com resina fenólica, fazendo da madeira compensada um tipo do material composto. O contraplacado é geralmente chamado de madeira original projetada. Uma razão comum para usar a madeira compensada em vez da madeira lisa é sua resistência ao rachamento, ao encolhimento, à torção, e ao seu alto nível de força. Esta substituiu muitos outros tipos de madeira em aplicações de construção por estas razões. Curso Técnico em Design de InterioresDisciplina: Mobiliário 0115

12 Escola Estadual de Educação Profissional [EEEP]Ensino Médio Integrado à Educação Profissional 3.13 – AGLOMERADO O aglomerado de partículas, aglomerado de madeira ou simplesmente aglomerado, é um material derivado da madeira. Este tipo de material é feito há dezenas de anos e sua produção tem evoluído tecnicamente de forma significativa, apresentando atualmente alto nível de qualidade, representado pela consistência estrutural, baixa utilização de formaldeídos em sua composição e excelente padrão de acabamento. Curso Técnico em Design de InterioresDisciplina: Mobiliário 0116 3.14 – OSB O OSB é um material derivado da madeira, composto por pequenas lascas de madeira orientadas em camadas cruzadas seguindo uma determinada direção, que lhe conferem alta resistência e rigidez. É um produto bastante usado na construção de edifícios de madeira, devido ao seu baixo custo e facilidade de aplicação. 3.15 – LACA Há uma diferença bem sutil na grafia mas muito importante sobre a laca. No Brasil poucas pessoas conhecem o que chama-se de lacado, costumamos nos referir aos móveis e acabamentos como laqueado. A laca original tem origem na China, por volta do século IV a.C., e como outros tipos de vernizes a laca é obtida a partir de plantas das famílias das anacardináceas. Através da incisão na casca dessas árvores, o exsudado (látex de aspecto cremoso, como o conhecido látex para fabricação de borrachas) passa por vários processos de filtragem para a obtenção de uma resina transparente, que fica guardado em recipientes fechados hermeticamente e ao abrigo da luz. Com um pincel são passadas diversas camadas de laca na superfície desejada, muitas vezes mais de 20 vezes, esperando secar cada camada em local úmido, arejado e sem poeira, depois polido diversas vezes até alcançar o resultado satisfatório. Devido a lentidão do processo natural e também do tempo gasto, pois é um processo extremamente artesanal, a laca original possui um valor muito elevado, mas vale lembrar que é um ótimo acabamento, protegendo a superfície do móvel ou outro objeto, impermeabilizando, protegendo da corrosão e desintegração. A laca sintética, ou a laqueação, é uma tinta industrial cujo acabamento pode ser fosco ou brilhante, aplicado com pistola e, pela breve descrição, podemos entender que nada tem a ver com a laca chinesa original. A laqueação não confere uma alta resistência ao móvel, sendo o mais frágil dos acabamentos desse post. A laca tem alguns benefícios, como a possibilidade de fazer um grande móvel sem emendas, pintura uniforme, além de definir a quantidade de brilho. A grande variedade de cor também é um destaque, há uma cartela imensa de cores de diversos

13 Escola Estadual de Educação Profissional [EEEP]Ensino Médio Integrado à Educação Profissional fabricantes que com certeza há a que você procura. Os pontos negativos da laqueação é que ela não abre possibilidade para manutenção, sendo que, dependendo do dano (a laca lasca com certa facilidade) é necessário realizar novamente a pintura. Além disso a limpeza deve ser feita com cuidado para que não apareçam riscos indesejados e também a limpeza nunca deve ser feita com produtos abrasivos.Laminado Melamínico ou Melamina ou "Fórmica" ou Laminado Plástico, tipo de revestimento feito de folhas de celulose (papel) prensado com resina a altíssima pressão e utilizadas coladas sobre materiais diversos tendo diversas texturas e padronagens, atualmente se fabrica com camada de folha de alumínio ou metal o que dá aparência de metal, sendo de custo mais elevado, dimensões médias 1,25x2,51 ou x3,05m espessuras de 0,8 a 1,2 mm, sendo a mais grossa para colagem sobre emboço. Curso Técnico em Design de InterioresDisciplina: Mobiliário 0117

14 Escola Estadual de Educação Profissional [EEEP]Ensino Médio Integrado à Educação Profissional 3.16 – LAMINADO MELAMINICO LaminadoMelamínicoouMelaminaou"Fórmica"ou Laminado Plástico, tipo de revestimento feito de folhas de celulose Curso Técnico em Design de InterioresDisciplina: Mobiliário 0118 (papel) prensado com resina a altíssima coladas sobre materiais diversos tendo padronagens, atualmente se fabrica com pressão e utilizadas diversas texturas e camada de folha de alumínio ou metal o que dá aparência de metal, sendo de custo mais elevado, dimensões médias 1,25x2,51 ou x3,05m espessuras de 0,8 a 1,2 mm, sendo a mais grossa para colagem sobre emboço. 3.17 – FERRAGENS Um Componente importante que garante a junção das peças projetadas e possibilita soluções inovadores ao compararmos com os projetos encontrados em outros períodos históricos, é as ferragens escolhidas por você para compor seu móvel. Quanto mais tecnológica for a ferragem, maior o será o valor dela e consequentemente do móvel, por isso, é importante você pesquisar e planejar de acordo com o briefing do seu cliente. As ferragens são puxadores, dobradiças, fechaduras, entre outros. Existem inumeros fornecedores; Soprano, Metalinox, Häfele, (...), no qual é possível encontrar seus produtos pesquisando no google: “Ferragens para móveis”.

15 Curso Técnico em Design de InterioresDisciplina: Mobiliário 0119 Escola Estadual de Educação Profissional [EEEP]Ensino Médio Integrado à Educação Profissional 18.– METAIS Os metais podem ser utilitários ou decorativos, mas em geral acabam apresentando ambas funções. Os metais utilizados no projeto de móveis, são peças de ferro, aço, alumínio, zinco, cobre, titânio. Encontrados em diversas formas, parafusos, ferragens, chapas, tubos e perfis tubulares; são utilizados para unir peças, possibilitar a abertura de peças que foram unidas, fazer o acabamento do móvel, compor parte do móvel. Mas antes de definir qual irá utilizar você deve pesquisar as características, vantagens e desvantagens de cada um para que não prejudique a função do seu móvel. 19.– PLÁSTICOS O termo “Plásticos” reúne uma grande variedade de produtos, resultante de processos químicos e de produção. Apresentam inúmeras vantagens, alguns tipos de plásticos são fáceis de moldar, outros tem elevada resistência em relação ao peso e volume e, ainda, há os que são muito resistentes à corrosão ou extremamente higiênicos. Podendo ser utilizados como acabamentos decorativos e práticos, muito versáteis, ou ocultos na forma de tubulações e conduítes, que inclusive aproveitam as capacidades de moldagem do material para criação de conexões. Alguns dos plásticos mais utilizados na indústria moveleira é o Acrílico, Polipropileno. 20.– VIDRO As diferentes características dos vidros são produzidas com uma variedade de técnicas que determinam sua força e aparência e translucidez e serem coloridas e texturizadas. Quando utilizadas em móveis, podem ser instaladas dentro de um quadro de madeira ou metal, mas o vidro endurecido ou laminado é forte e rígido o suficiente para servir de tampo para mesas ou balcões sem necessidade de uma estrutura, neste último caso, as bordas deverão ser alisadas para evitar acidentes. 21.– A PEDRA Outro componente de móveis que nos oferece um leque variado de cores, padrões e texturas. Podemos utiliza-la em seu estado bruto, apenas cortada ou em placas finas e polidas em uma das faces a fim de acentuar suas cores e padrões naturais. As pedras são comumente utilizadas em tampos de mesa e balcões, mas nem todas são apropriadas para tal fim, você deve sempre conhecer todas as propriedades da pedra que pretende utilizar no seu projeto. 22.– OS TECIDOS Utilizados principalmente em estofamentos, no entanto com o avanço tecnológico vemos tecidos mais resistentes, possibilitando utiliza-los de maneira mais criativa. Neste tipo de componente temos, os tecidos obtidos de fontes naturais, oriundos do animal ou vegetal. Os mais conhecidos são: Linho, Lã, Seda, Algodão, Juta, Cânhamo e o

16 um deles em geral, é definido pela estética. Cada mecanismo e técnica possui uma Curso Técnico em Design de InterioresDisciplina: Mobiliário 0120 Escola Estadual de Educação Profissional [EEEP]Ensino Médio Integrado à Educação Profissional Sisal. E temos os sintéticos à base de petróleo, que possuem maior dureza, resistência a manchas e elasticidade. As malhas de metal, feitas através do processo de tecelagem, também oferecem uma durabilidade sem igual, sendo apropriadas para uso em qualquer móvel. Ainda temos, os geossintéticos, materiais compostos geralmente de polipropileno ou poliéster e utilizados na engenharia ambiental, são opções para locais onde tecidos convencionais não podem ser utilizados. 23.– OS TECIDOS Utilizados principalmente em estofamentos, no entanto com o avanço tecnológico vemos tecidos mais resistentes, possibilitando utiliza-los de maneira mais criativa. Neste tipo de componente temos, os tecidos obtidos de fontes naturais, oriundos do animal ou vegetal. Os mais conhecidos são: Linho, Lã, Seda, Algodão, Juta, Cânhamo e o Sisal. E temos os sintéticos à base de petróleo, que possuem maior dureza, resistência a manchas e elasticidade. As malhas de metal, feitas através do processo de tecelagem, também oferecem uma durabilidade sem igual, sendo apropriadas para uso em qualquer móvel. Ainda temos, os geossintéticos, materiais compostos geralmente de polipropileno ou poliéster e utilizados na engenharia ambiental, são opções para locais onde tecidos convencionais não podem ser utilizados. 24.– OS ESTOFAMENTOS Utilizado para garantir conforto, também apresenta a vantagem de ocultar as estruturas do móvel, não sendo necessário uma alta qualidade de acabamento neles. Em geral, se utiliza, a espuma plástica, Crina de cavalo, fibra de coco, fibra antialérgica. 25.– TINTAS E VERNIZES A maioria das peças de madeira costumam ser pintadas com tinta ou verniz, para maior preservação e porque suas superfícies costumam ser de qualidade irregular. Tintas e vernizes são encontrados com acabamento de: Fosco (sem brilho/opaco) ideal para um efeito natural, preservando o aspecto da madeira. Brilhante proporciona um acabamento requintado, ideal para destacar os veios da madeira. Acetinado (brilho sútil) para um acabamento discreto e elegante. O verniz também pode ser incolor ou com características de escurecimento da textura da madeira, você deve estudar sobre o verniz antes de aplicar. A maioria dos vernizes possuem duas opções, a base de água e a base de solvente. A diferença principal está no baixo odor e secagem mais rápida na versão a base de água, diferente da solvente que possui um cheiro mais forte e um tempo de espera maior na secagem. 26.– FIXAÇÕES Para fixação das peças do mobiliário, nós temos diversos mecanismos e a escolha de

17 Escola Estadual de Educação Profissional [EEEP]Ensino Médio Integrado à Educação Profissional contribuição distinta para a definição dos detalhes. Pregos, tachas e parafusos são adequados para madeira ou produtos à base de madeira. No entanto, os Pregos podem danificar a superfície na qual são cravados e, portanto, costumam ser empregados em locais mais ocultos. Quanto aos pregos de cabeça oval e as tachas podem ser cravados abaixo da superfície da madeira, através da criação de uma depressão que poderá ser posteriormente preenchida, lixada e pintada eliminando as evidências de seu uso. Os parafusos se distinguem dos pregos, no quesito de conexão, devido os parafusos possuírem sulcos que cortam o núcleo do componente da madeira, tornando a conexão mais forte do que a de um prego. Já os parafusos de porca devem ser utilizados quando se deseja unir componentes diferentes, vidro e madeira; madeira e ferro; ferro e vidro, etc. Lembrando que a uma diferença entre os parafusos para madeira e os parafusos de porca é que a extremidade dos dois é diferente, enquanto o parafuso de madeira é pontiagudo, o parafuso de porca não é, sendo necessário furar os orifícios previamente nos elementos para pôr fim conecta-los. 4. VOCABULÁRIO DE MARCENARIA Para se trabalhar no mercado moveleiro (Móveis planejados) algumas palavras, expressões e gírias são utilizadas para uma comunicação técnica. Vejamos agora, algumas delas: Abrasivo: é uma substância dura como o diamante e que arranca por atrito as partículas de outros corpos. Acessório: termo usado para identificar um objeto decorativo ou funcional que complementa o mobiliário. Bons exemplos de acessórios são as dobradiças e puxadores. Adesivo: é uma substância capaz de aderir firmemente a dois corpos sólidos com superfícies de contato comuns. Aditivo: nome dado à substância que, quando adicionada a uma solução, tem o poder de aumentar, diminuir ou eliminar uma propriedade específica. Aglomerado: é um material originado pela aglutinação de fibras ou partículas de madeira ligadas a resinas sintéticas. Ambiente 3D: o ambiente em 3D é desenvolvido com softwares específicos de modelagem para a representação tridimensional de espaços ou objetos. Arqueamento: nome dado à deformação das bordas de uma peça de madeira. O arqueamento se caracteriza por uma curvatura ao longo do comprimento da peça. Baguete: é uma peça usada para a fixação e acabamento do mobiliário. Bedame: instrumento feito de aço chato e cortante, usado no entalhamento de peças. Bitola: expressão numérica das dimensões de uma peça de madeira (largura e espessura). Bolor: camada pulverulenta da madeira que reduz a resistência do material ao impacto e aumenta sua permeabilidade. Branqueamento 1: mancha esbranquiçada sobre a tinta aplicada e que é causada pelo solvente. Ocorre em aplicações sob umidade excessiva ou baixa temperatura. Briefing:coletadedadoseconjuntodeinformaçõesnecessáriosparao desenvolvimento de um trabalho. É a base de um processo de planejamento. CAD: sigla para Computer Aided Design, o CAD é uma tecnologia computadorizada utilizada para desenho de produtos e documentação de fases de projeto. Calço: nome da peça de madeira que, colocada debaixo de um objeto, serve para elevá- lo ou nivelá-lo. Curso Técnico em Design de Interiores Disciplina: Mobiliário 0121

18 Curso Técnico em Design de InterioresDisciplina: Mobiliário 0122 Escola Estadual de Educação Profissional [EEEP]Ensino Médio Integrado à Educação Profissional Calibradora: máquina lixadeira usada para retirar uma quantidade considerável de madeira, com a finalidade de garantir uma medida precisa na espessura. Canaleta: ranhura estreita e rasa com finalidade decorativa, geralmente executada sobre a superfície de um painel de madeira. Caráter organoléptico: propriedade da madeira que tem capacidade de impressionar algum dos sentidos do homem, especialmente o olfato e paladar. Cavilha: peça cilíndrica lisa ou estriada que é usada para juntar duas partes de um móvel. Cisalhamento: deformação sofrida pela madeira quando esta se sujeita à ação de forças cortantes. Compensado: chapa de lâminas cruzadas entre si ou lâminas em combinação com miolo de sarrafeado. Corte: nome dado à representação de um objeto secionado por um ou mais planos virtuais. O recurso de corte em desenho é usado quando a peça representada possui uma forma interior complexa e detalhes importantes. Eletrodo: componente de medidor de umidade da madeira. Elevação: representação gráfica de objetos e fachadas em planoortogonal, sem profundidade ou perspectiva. Empeno: deformação sofrida por uma peça de madeira por meio da ação da umidade ou calor e que causa a curvatura de seus eixos longitudinais ou transversais. Esqueleto: parte interna do móvel que tem como função manter a estrutura e dar sustentação. Ferragem: acessório colocado em móveis e esquadrias para fixar, fechar e articular. Formão: ferramenta para cortar madeira, geralmente usada nos ajustes e encaixes. Goiva: ferramenta com perfil curvo usada para cortar madeira. Guilhotina: máquina usada para dimensionar lâminas secas ou verdes por meio de corte. Higrômetro elétrico: instrumento usado para medir o teor de umidade da madeira. Inchamento: processo em que ocorre um aumento das dimensões de uma peça devido a alguma causa específica. Junta: nome dado à união de duas peças adjacentes de lâmina ou madeira. Layout: palavra inglesa que pode significar plano, esquema ou arranjo. Na arquitetura, o layout é um esboço da planta baixa que mostra a distribuição física de elementos no ambiente. Lima: ferramenta manual feita de aço e usada para polir, desbastar ou raspar metal e madeira. Luminotécnica: conjunto de técnicas que possibilitam definir a quantidade e qualidade da distribuição de luz em ambientes internos ou áreas externas. Malhete: tipos de encaixe que obedecem à proporção e ângulos e que se ajustam por entrelaçamento Massa: produto usado para fechar poros e nivelar as superfícies da madeira. Nó: tecido lenhoso de um galho de árvore, cujas características diferem das da madeira que o circunda. Ondulação: conjunto formado por saliências e depressões deixadas pela ação da serra na tábua de madeira. Pé direito: altura ou distância entre o chão e o teto internos de uma construção. Perfuração: furo profundo presente na madeira e que pode ser provocado por diferentes tipos de insetos. Perspectiva: método que possibilita a representação de elementos tridimensionais em superfícies bidimensionais. O desenho feito em perspectiva é baseado em regras geométrica de projeção. Planta baixa: representação gráfica de uma construção vista de cima, sem o telhado. O desenho é obtido com um corte horizontal na altura de 1,5 metros a partir da base da

19 Curso Técnico em Design de InterioresDisciplina: Mobiliário 0123 Escola Estadual de Educação Profissional [EEEP]Ensino Médio Integrado à Educação Profissional construção. Refratária: madeira que apresenta alta resistência e perda de umidade no processo de secagem. Rugosidade: desigualdade apresentada na superfície de uma chapa de madeira ou no acabamento. Selador: produto usado para vedar poros de uma superfície e prepará-la para receber o acabamento. Substrato: é o material que cria a base para a aplicação da tinta. Tingidor: corante usado para modificar o tom original da madeira e realçar suas veias. Trinca: processo de ruptura da estrutura da madeira e que gera uma fenda perceptível a olho nu. Vento: falhas inerentes à própria madeira. Se caracterizam por separações entre fibras que ocorrem na própria árvore. Vista: superfície visível do móvel e que fica apoiada diretamente sobre a estrutura. No desenho técnico, as vistas são projeções de um objeto a partir de observadores situados no infinito e perpendiculares ao plano de projeção. Além de dominar termos básicos do mercado moveleiro, é importante que você também conheça as atividades presentes no processo produtivo dos móveis. Conheça o funcionamento e propósito das principais práticas do ramo: Acabamento: nome dado ao tratamento final (polimento, última demão) de superfícies. O acabamento pode ter finalidade estética ou ajudar na conservação de determinada peça. Acondicionamento: processo de embalagem que tem como objetivo preservar o produto (móvel) contra a deterioração e prepara-lo para o transporte. Aplainamento: operação que tem como objetivo destinar e igualar as superfícies de uma peça de madeira. Esse processo pode ser manual ou mecânico. Bobinagem: nome dado a operação de estocagem que enrola lâminas de madeira por meio de uma bobina. Branqueamento 2: processo feito na madeira (geralmente com oxidantes) para clarear o tom de sua coloração natural. Colagem: procedimento que visa unir duas ou mais peças através da aplicação de uma camada de adesivo ou cola. Combinação: processo realizado por meio da união de lâminas de uma ou mais espécies de madeira e que tem como finalidade obter efeitos decorativos. Condicionamento: processo realizado para aliviar as tensões internas de secagem da madeira. Para isso, a peça é colocada dentro de uma estufa com umidade relativa do ar alta o suficiente para elevar a umidade superficial da peça. Desbaste: operação (manual ou mecânica) que tem como objetivo dimensionar a largura e espessura de uma peça de madeira. Desempeno: operação (manual ou mecânica) que visa eliminar a deformação de uma peça de madeira. Emassamento: aplicação de massa sobre pequenos defeitos presentes em painéis. O processo elimina irregularidades de uma superfície para o recebimento da pintura. Empilhamento: colocação de peças de madeira em pilhas para a realização da secagem, estocagem e carregamento. Encruamento: processo rápido de secagem artificial da parte externa da madeira, em que a parte interna permanece úmida. Esfumação: é a última operação de um tingimento e tem como objetivo manter a aparência de perfeita naturalidade na madeira. Falquejo: operação que tem como objetivo reduzir a seção das toras de madeira em

20 Escola Estadual de Educação Profissional [EEEP]Ensino Médio Integrado à Educação Profissional retângulos ou quadrados. Lixamento: procedimento de usinagem por abrasivos, usada para remover uma quantidade específica de material de uma peça. O lixamento visa a obtenção de uma forma ou condição de superfície determinada. Montagem: operação executada para conjugar todas as partes de um móvel. Nivelamento: procedimento que visa remover o excedente de um material de revestimento sobre seu suporte, logo após o processo de colagem. Preaquecimento: ocorre quando a madeira que está dentro da estufa é aquecida antes do programa de secagem. Preservação plena: processo de aplicação de preservativo na madeira, até que a substância seja absorvida em uma quantidade considerada suficiente ou adequada. Remendo: inserção de madeira ou material sintético em painéis ou lâmina de madeira. O processo visa substituir uma porção defeituosa que tenha sido removida. Sambladura: processo de emenda de uma moldura. Secagem: redução do teor de umidade de uma peça de madeira. Tratamento precoce: procedimento protetivo feito na madeira que apresenta indício de infestação. 5. CARACTERISTICAS DOS MÓVEIS AO LONGO DA HISTÓRIA Assim como na Arte, Arquitetura e Interiores, o design dos móveis foi se modificando de acordo com a cultura, economia e tecnologia do período histórico no qual foi projetado. Veremos a seguir um resumo retirado da PORTFÓLIO HISTÓRIA DO MOBILIÁRIO, criado pela TELMA SILVA SIMÕES MOURA, que pode ser acessado pelo link: https://pt.slideshare.net/TelmaMoura/historia-do-mobiliario. https://pt.slideshare.net/TelmaMoura/historia-do-mobiliario 5.1- CARACTERISTICAS DOS MÓVEIS EGITO CARACTERÍSTICAS GERAIS DA ARQUITETURA - Paredes grossas de argila bem cozida, jardins exteriores bem cuidados, parte central da casa com paredes altas, colunas de madeira em forma de tronco de palmeiras, clerestório, uso de tecidos decorativos nas paredes; CARACTERÍSTICAS GERAIS DO MOBILIÁRIO - móveis de linhas retas, madeira maciça, cores vivas, linguagem estética dependente da arquitetura, inspirados na fauna e flora local, elevados em relação ao solo com o uso de argolas sobrepostas, apoios de madeira para a cabeça; MATÉRIAS PRIMAS – madeira, junco, cana, tecidos, cordas, fibras, marfim, metais, pedras, estuque, cerâmica, vidro, resinas vegetais, pigmentos naturais, ceras animais; TÉCNICAS DE FABRICAÇÃO – Artesanal: marcenaria, uniões, encaixes por cavilhas, ensambladura, amarrações, fundição, trançado; TÉCNICAS DE DECORAÇÃO – entalhes, ourivesaria, embutidos, aplicação, envernizamento; VOCABULÁRIO ESTÉTICO – geometria, pinturas com motivos florais e da natureza, folheamento, reprodução de membros de animais, cabeças de aves e pés de animais; Curso Técnico em Design de InterioresDisciplina: Mobiliário 0124

21 Escola Estadual de Educação Profissional [EEEP]Ensino Médio Integrado à Educação Profissional TIPOS DE MÓVEIS: Curso Técnico em Design de InterioresDisciplina: Mobiliário 0125 coluna, APOIO–mesas,mesasde mesas quadrangularese circulares; ASSENTO – bancos,tronos, cadeiras com braços, sem braços, banco de transporte, escabelo com 3 pés; GUARDA – arcas, baús, cestos de junco; DESCANSO – camas; ACESSÓRIOS – lâmpadas de óleo, braseiros sobre suportes, caixas, tapetes, vasos. GRÉCIA CARACTERÍSTICAS GERAIS DA ARQUITETURA – construções de adobe, fundações de pedra, planta centrada, quadrangular, se desenvolve em torno de um pátio interno, divisórias em madeira ou argamassa, pórticos, colunas dóricas, jônicas, corinto; CARACTERÍSTICAS GERAIS DO MOBILIÁRIO – maciços, quadrangulares e pesados, total dependência da arquitetura, móveis escassos, utilitários, espaldares altos, adaptado às dimensões humanas, pés trípodes com uso da fauna como elemento decorativo; MATÉRIAS PRIMAS – madeira, metais, marfim, tecidos, junco, couro, lã, mármore, estuque; TÉCNICASDEFABRICAÇÃO–Artesanal:marcenaria,torneamento,cavilhas, amarração, fundição, entrelace, uniões, pedra esculpida, trançados; TÉCNICAS DE DECORAÇÃO – embutidos, entalhes, mosaico, aplicação, pintura, escultura. VOCABULÁRIO ESTÉTICO–grifos,quimeras, pernas zoomórficas, palmetas, rosáceas e volutas, sabres, patas de animais e cabeças de aves, geometrizado, fauna e flora locais. TIPOS DE MÓVEIS: APOIO – mesas quadradas e redondas ASSENTO – cadeiras de braços, e espaldar alto, bancos fixos, bancos articuláveis, banquinhos, bancos de fechar, klismos, Kline; GUARDA – arcas, receptáculos; DESCANSO – camas com pés, Kline; ACESSÓRIOS – almofadas, apoios, caixas, cestos de vime, espelhos, braseiros.

22 Escola Estadual de Educação Profissional [EEEP]Ensino Médio Integrado à Educação Profissional ROMA CARACTERÍSTICAS GERAIS DA ARQUITETURA – Inclusão de esculturas, decoração, uso do arco pleno, abóbada de berço, cúpulas, peristilo(colunas isoladas na fachada) divisão quadrangular, escassamente mobiliada, espaço especial para refeições; CARACTERÍSTICAS GERAIS DO MOBILIÁRIO – móveis retangulares, encostos altos, cadeiras semicirculares, encostos e lados altos, banquinhos para os pés, materiais nobres; MATÉRIAS PRIMAS – madeira, metais, vime, tecidos, osso, vidro, pedra, mármore, estuque; TÉCNICAS DE FABRICAÇÃO – Artesanal: marcenaria, cavilhas, fundição, uniões, pedra esculpida, trançados; TÉCNICAS DE DECORAÇÃO – embutidos, entalhes, mosaico, aplicação, pintura, escultura; VOCABULÁRIO ESTÉTICO – animais fabulosos, mitologia,grifos, águias, folhagens espiraladas, rosetas, coroas,animais alados; TIPOS DE MÓVEIS: APOIO – mesaspequenas quadradas e redondas, mesas de consola, mesa de serviço, cartibulum; ASSENTO – cadeiras grandes, cadeira curul; GUARDA – arcas, cestas de fibras; DESCANSO – camas; ACESSÓRIOS–candelabros,bacias, tabuleiros, cortinas, almofadas, colchas; Curso Técnico em Design de InterioresDisciplina: Mobiliário 0126

23 Escola Estadual de Educação Profissional [EEEP]Ensino Médio Integrado à Educação Profissional ROMÃNICO CARACTERÍSTICAS GERAIS DA ARQUITETURA – Cúpula e plantas de eixo central, baldaquino, abóbadas, poucas aberturas, requinte do helenismo e formalismo do oriente, linhas curvas, arcos, voltadas para defesa; CARACTERÍSTICAS GERAIS DO MOBILIÁRIO – escasso, pesado, rígido, planos ortogonais maciços, quadrangulares; MATÉRIAS PRIMAS – madeira, metais, couro, tecidos, ferro forjado, palha, vidro, fibras naturais, marfim; Curso Técnico em Design de InterioresDisciplina: Mobiliário 0127 TÉCNICASDEFABRICAÇÃO–escavamento, escultura,forja,marcenaria,fundição,juntas,cavilhas, ensambladuras, chapeado; TÉCNICAS DE DECORAÇÃO – embutidos, entalhes, mosaico,pintura, escultura,pirogravura, marchetaria; VOCABULÁRIO ESTÉTICO – fauna e flora, arabescos, medalhões,florões, remates, formas geométricas, volutas; TIPOS DE MÓVEIS: APOIO – mesas, mesas desmontáveis, credenza, arca; ASSENTO – cadeiras grandes, cadeira curul; GUARDA – arcas, cestas de fibras; DESCANSO – camas, camas armários, camas com dossel; ACESSÓRIOS – candelabros, bacias, tabuleiros, cortinas, almofadas, colchas. GÓTICO CARACTERÍSTICAS GERAIS DA ARQUITETURA– verticalidade, torreões, muitas janelas, ogivas, cruzamentos e sobreposições, linhas curvas, arcos, luxo predominante nas igrejas; CARACTERÍSTICAS GERAIS DO MOBILIÁRIO- móveis das igrejas ostentosos, elaborados, formas curvas, frontões, pilastras, dependente da arquitetura, uso de painéis; MATÉRIAS PRIMAS – madeiras,metais, couro, tecidos, ferro forjado, palha, vidro, fibras naturais; TÉCNICAS DE FABRICAÇÃO – Artesanal: forja, marcenaria, chapeado, junta e cavilhas, ensambladuras.

24 Escola Estadual de Educação Profissional [EEEP]Ensino Médio Integrado à Educação Profissional Disciplina: Mobiliário 0128 TÉCNICAS DE DECORAÇÃO –talha, embutidos, torneamento, aplicação, cordovão, vitral, pirogravura, esmalte, escultura; VOCABULÁRIO ESTÉTICO – Tecido pregueado,motivos religiosos, medalhões, fauna e flora, arabescos, remates, formas geométricas, volutas monumentais, guirlandas, rosetas, flor de lis; TIPOS DE MÓVEIS: APOIO–mesas,mesas desmontáveis, arcas; ASSENTO – tronos, cadeiras de espaldar alto, bancos corridos; GUARDA – arcas, armários, cofres; DESCANSO – camas, arcas, cama armário, cama baú; ACESSÓRIOS- relicários,baixelas,biombos,luminárias. RENASCIMENTO CARACTERÍSTICAS GERAIS DA ARQUITETURA- Construções grandiosas, elegantes,elaboradas por artistas, projetos mais acadêmicos, ostentação, paredes e tetos trabalhados, formas retangulares, horizontalidade, colunas em torno de um pátio; CARACTERÍSTICAS GERAIS DO MOBILIÁRIO- Grandes dimensões, predominância da madeira aparente, uso dos tapetes, emoldurados, estrutura dependente da arquitetura, apainelados, talha rasa, maciço, pesado, quadrangular (tecido é sinônimo de status; MATÉRIAS PRIMAS- madeira, metais, marfim, tecidos, vidro,mármore, grude, seixos, pedras preciosas, madrepérola, ferro, pele de animais,couro; TÉCNICAS DE FABRICAÇÃO- artesanal:juntas, ensambladuras, forja, fundição, marchetaria, escultura, esquadria (meia esquadria); TÉCNICAS DE DECORAÇÃO –Intarsia, embutidos, talha, pintura, apainelados, molduras, aplicação, polimento, corrosão, policromia,xilogravura, pietre dure, marchetaria, torneado. VOCABULÁRIO ESTÉTICO – Medalhões, grotescos, figuras humanas, mitologia, elementos da natureza, figuras monstruosas, brasões, pés de bola, frisos, volutas, geometria, balaústres, perspectiva, motivos greco-romano; TIPOS DE MÓVEIS: APOIO= Cassone, mesas grandes,mesasde decentro,contador,mesas abrir, aparadores; ASSENTO = Savanarola, cadeiras em x,banco corrido, sgabello,Cassone,caqueteire, bancos incorporados às paredes. GUARDA-Arcas, contador,armário,cassone, Curso Técnico em Design de Interiores

25 Escola Estadual de Educação Profissional [EEEP]Ensino Médio Integrado à Educação Profissional credencie, armários incorporados às paredes. Curso Técnico em Design de InterioresDisciplina: Mobiliário 0129 MANEIRISMO O maneirismo, também chamado estilo flamboyant é considerado um estilo de transição entre o gótico e o renascimento, surgiu na segunda metade do século XVI. CARACTERÍSTICAS GERAIS DA ARQUITETURA–Desproporção, falta de simetria, frontão interrompido, oposições, mistura de vocabulários, extremamente decorado; CARACTERÍSTICAS GERAIS DO MOBILIÁRIO– talha profunda, grande quantidade de elementos decorativos, muito recortado, torneamento, volumetria, mistura de composições, curvas e contra curvas; MATÉRIAS PRIMAS – madeira, metais, marfim, mármore, seixos, pedras preciosas, tartaruga; TÉCNICAS DE FABRICAÇÃO – Artesanal, juntas, ensambladuras, forja, fundição, marcenaria, escultura, tornearia; TÉCNICASDEDECORAÇÃO-Talha,embutidos,intarsia,pintura,apainelados, molduras, aplicação, corrosão, policromia; VOCABULÁRIO ESTÉTICO: arabescos, pássaros, cenas religiosas, brasões, figuras graciosas, trançados, mitologia, alegorias complicadas TIPOS DE MÓVEIS: APOIO – Arcas, mesas de centro, Contador, mesas grandes; ASSENTO = Cadeiras em x, banco corrido, bancos encostados à parede;

26 Curso Técnico em Design de InterioresDisciplina: Mobiliário 0130 Escola Estadual de Educação Profissional [EEEP]Ensino Médio Integrado à Educação Profissional GUARDA– arcas, contador, armários; DESCANSO - camas ACESSÓRIOS: colunas, candelabros, cofres; BARROCO CARACTERÍSTICAS GERAIS DA ARQUITETURA – traçados curvos, ornamentação elaborada, formas volumosas, construções grandiosas, estruturas contrastantes, ausência de simetria, voltado para uma causa, integrado com o móvel, dinamismo geométrico, janelas altas, tetos lisos, abóbadas, coluna torsa; CARACTERÍSTICAS GERAIS DO MOBILIÁRIO – Voltado paraa ostentação, maciço, talha profunda e bem trabalhada, pesado, suntuoso, integrado a um conjunto, escultóricos, frontões, colunas, cornijas; MATÉRIAS PRIMAS – madeiras escuras, madeiras exóticas, madrepérola,mármore, metais, pedras preciosas, eludo, vidros, nozes, cera de abelha, goma arábica, pele de animais casco de cavalo, chifre,concha; TÉCNICAS DE FABRICAÇÃO – Artesanal – Marcenaria, encordoado,fundição, laminação, ensambladura, tapeçaria, uniões, moldagem. TÉCNICAS DE DECORAÇÃO – Pintura, talha dourada, molduras, embutidos, mosaico, marchetaria, bordados, lacas, pietre dure, tapeçaria, cordovan; VOCABULÁRIO ESTÉTICO – figuras humanas, querubins, folhagens, sereias, tritões, escravos, águias, dragões chineses, videiras, pássaros, franjas, borboletas e influencia do vocabulário greco-romano, folhas de acanto, patas de leão; TIPOS DE MÓVEIS: APOIO – mesa de consola, mesa de biblioteca, escrivaninhas, Buffet, mesa de abas; ASSENTO – Cadeiras com espaldar, tronos, cadeiras estofadas, cadeira de palhinha, canapé; GUARDA – Contador, armário, cômodas, estantes, arcas; DESCANSO- cama, cama de meia cabeceira, cama com baldaquino, cama de aparato ACESSÓRIOS: cofres, espelhos, cortinas, baixelas, quadros, tapetes. ROCOCÓ CARACTERÍSTICAS GERAIS DA ARQUITETURA – Predominância das cores claras e alegres, unificação do conjunto arquitetônico, uso dos espelhos para ampliar espaços, leveza, elegância de linhas, espaços menores, equilíbrio descontraído, Arquitetura paladino, diminuição do pé direito, espelhos d’água; CARACTERÍSTICAS GERAIS DO MOBILIÁRIO – Linhas curvas e amplas, formas graciosas, orgânicas, uso das ferragens com elementos artísticos, integrado com a arquitetura, talha pouco elaborada, valorização dos estofos, madeiras nobres, pernas cabriolé, assimetria no ornamento, tampos recortados, curvas e contra curvas; MATÉRIAS PRIMAS – madeira, casco de tartaruga, bronze, ferro, tecidos, mármore, tintas, marfim, gesso chifre, vidros, metais preciosos, conchas, porcelana, palha,estuque, osso; TÉCNICAS DE FABRICAÇÃO – Artesanal – juntas, uniões, travessas, ensambladuras,

27 Escola Estadual de Educação Profissional [EEEP]Ensino Médio Integrado à Educação Profissional fundição, forja, moldagem, entrelaçados, tapeçaria, cutelaria; TÉCNICAS DE DECORAÇÃO – talha, laca, charão, pintura, marchetaria pictórica, envernizamento, apainelados, bordados, mosaico, folheado relevo; VOCABULÁRIO ESTÉTICO – florões, frontões, flores ramagens, frutos,conchas,guirlandas, arabescos, sinuosidade, imagens oníricas, aves, instrumentos musicais, geometria, rosetas, frisos, cenas bucólicas, motivos indianos e chineses; TIPOS DE MÓVEIS: APOIO – mesas de chá, mesas de costura, mesa de escritório, mesas de consola, mesa de toucador; ASSENTO – bergere, cadeiras com costas de arcos, cadeira otomana, canapé; DESCANSO – cama toscana, berço. Curso Técnico em Design de InterioresDisciplina: Mobiliário 0131

28 Curso Técnico em Design de InterioresDisciplina: Mobiliário 0132 Escola Estadual de Educação Profissional [EEEP]Ensino Médio Integrado à Educação Profissional NEOCLASSICO LUIS XVI CARACTERÍSTICAS GERAIS DA ARQUITETURA- Pé direito alto, formas geométricas, uso de colunas e arcos, forte influência das construções gregas e romanas, estilo elegante, gracioso e versátil, entablamentos; CARACTERÍSTICAS GERAIS DO MOBILIÁRIO – formas mais clássicas, predomínio das formas retas e retangulares, circulares e arcos, pernas afuniladas, simétricos, talha elegante e delicada, uso da marchetaria, ormulu, clássico, motivos geométricos, ferragens trabalhadas, pés elaborados, dependente do simbolismo, dependente da arquitetura; MATÉRIAS PRIMAS – madeira, ferro, madrepérola,metais,zinco, palhinha, tecidos, vidro, porcelana, mármore, aço, gesso, plumas; TÉCNICAS DE FABRICAÇÃO- Artesanal: marcenaria, juntas e uniões, fundição; TÉCNICAS DE DECORAÇÃO-marchetaria,embutidos,fundição,laca,pintura, estofamento, ourivesaria, aplicação, frisos encordoados, folheado, apainelados, talha, mosaico, chinoaserie. VOCABULÁRIO ESTÉTICO– grinaldas, motivos florais, patas de animais, motivos gregos, sírios, etruscos e egípcios, motivos marciais, coroas de louro, lira, festão floral, laços, geometria, ramos, roseta, equilíbrio simétrico; TIPOS DE MÓVEIS: APOIO- cômodas, mesinhas de costura, secretárias, mesas, aparadores, mesa de toucador, mesas de 3 partes; ASSENTO- cadeiras de costas quadradas, cadeiras em d, com espaldar em forma de balões, sofás GUARDA – estantes, contador, armário, cômodas; DESCANSO– camas, camas de dia ACESSÓRIOS–suporteparaflores,baseparalâmpadas,pedestais,espelhos, candelabros, tapetes, cortinas, quadros. NEOCLÁSSICO IMPÉRIO CARACTERÍSTICAS GERAIS DA ARQUITETURA- Pé direito alto, formas geométricas, uso de colunas e arcos, forte influência das construções gregas e romanas, predominância do branco e do dourado; CARACTERÍSTICAS GERAIS DO MOBILIÁRIO – formas simples, sóbrias e geométricas, dominadas por um traçado de linha reta, superfícies lisas, ornatos reduzidos, forte influência dos móveis gregos, romanos e egípcios, dependente da arquitetura; MATÉRIAS PRIMAS – madeira escura e brilhantes, ferro, metais, palhinha, tecidos,vidro,latão, látex e guta percha, chifres, ramos e raízes de árvores, mármore, verniz, papier marche; TÉCNICAS DE FABRICAÇÃO- industrial: marcenaria, juntas e uniões, fundição, papier mache, estofos com molas, fios de aranme, chifres de veados; TÉCNICAS DE DECORAÇÃO- embutidos, fundição, laca, pintura, estofamento, folheado, apainelados, polimento, modelagem, policromia, arame entrançado;

29 Escola Estadual de Educação Profissional [EEEP]Ensino Médio Integrado à Educação Profissional VOCABULÁRIO ESTÉTICO–motivos gregos, egípcios e romanos, patas de animais, motivos marciais, coroas de louro, águia, capacetes de guerreiros, archotes alados, troféus de lanças, fasces e raios, abelhas e colmeias, letra maiúscula n, cisne, geometria, volutas, formas florais; TIPOS DE MÓVEIS: APOIO- cômodas,mesa de consola, secretárias, mesas, aparadores, mesa de jogo, mesas de sofá, mesas redondas, toucador; ASSENTO-sofás,cadeiras gôndolas, cadeiras de balanço, klismos; GUARDA – guarda roupas, armários, cômodas; DESCANSO– camas, camas de formatos bizarro, recamier, canapés, camas metálicas, berços; Curso Técnico em Design de InterioresDisciplina: Mobiliário 0133 HISTORICISMO CARACTERÍSTICASGERAISDAARQUITETURA–Estilolimpoepouca ornamentação, inspirado nos modelos greco-romanos, construções voltadas para a utilidade; CARACTERÍSTICAS GERAIS DO MOBILIÁRIO – moveis de desenho simples e utilização de madeiras locais, poucos ornamentos, inspiração nos moveis clássicos, retangulares; MATÉRIAS PRIMAS – madeiras locais, tecidos, estofamento, metais, vidro, latão; TÉCNICAS DE FABRICAÇÃO – Industrial: apainelados, moldados,juntas e uniões; TÉCNICAS DE DECORAÇÃO- pintura, polimento,modelagem; VOCABULÁRIO ESTÉTICO-motivos gregos, romanos e egípcios, flores de lótus, flores de íris, crisântemos; TIPOS DE MÓVEIS: APOIO – mesas, cômodas, mesa de consola, secretárias, mesas, aparadores, mesa de jogo, mesas de sofá, mesas redondas, toucador; ASSENTO - sofás,cadeiras gôndolas, cadeiras de balanço, klismos; GUARDA – guarda roupas, armários, cômodas;

30 Escola Estadual de Educação Profissional [EEEP]Ensino Médio Integrado à Educação Profissional DESCANSO – camas, recamier, canapés; ACESSÓRIOS- candelabros, colunas, cofres, espelhos, cortinas, baixelas, quadros, tapetes. ARTS AND CRAFTS CARACTERÍSTICAS GERAIS DA ARQUITETURA-caracterizada por telhados baixos, interiores abertos, e as linhas horizontais que refletiam a paisagem da pradaria. Essa arquitetura, que utilizou materiais naturais como madeira, argila e pedra; CARACTERÍSTICAS GERAIS DO MOBILIÁRIO –Linhas retas, inspirada nas linhas da natureza, preocupação com o artesanal, separação da indústria, revival do renascimento, islamismo, retilíneo e anguloso, com estilizados motivos decorativos; MATÉRIAS PRIMAS- madeira,metais, tecidos, apainelados, ferro; TÉCNICAS DE FABRICAÇÃO- artesanal/industrial – uniões, apainelados,moldados, juntas e uniões TÉCNICAS DE DECORAÇÃO - pintura, polimento, modelagem, envernizamento, talha leve; VOCABULÁRIO ESTÉTICO –arabescos, fauna e flora, motivos chineses e japoneses; TIPOS DE MÓVEIS: APOIO-mesas,mesasde centro, mobília; ASSENTO – cadeiras, cadeiras de encosto alto, cadeiras e balanço; DESCANSO– cama ACESSÓRIOS-candelabros, colunas,cofres,espelhos,cortinas, baixelas, quadros, tapetes. ECLETICA CARACTERÍSTICAS GERAIS DA ARQUITETURA– mistura de elementos de vários períodos, uso do ferro, abóbadas, inspiração nos modelos gregos e góticos, monumental, valorização do ornamento, imponência; CARACTERÍSTICAS GERAIS DO MOBILIÁRIO –combinação de diversos períodos, como o grego, gótico, renascimento,as linhas mais pesadas,proporções menos elegantes,ornamentações exageradas, havendo uma predominância de falta de originalidade, de harmonia, excesso de curvas, exagero de entalhes e ornamentos. Uso do capitonê; MATÉRIAS PRIMAS- madeira, ferro, metais, tecidos industrializados, cerâmica, fibras vegetais; TÉCNICAS DE FABRICAÇÃO- industrial e artesanal, fundição, marcenaria, juntas e encaixes; TÉCNICASDEDECORAÇÃO-embutidos,fundição,laca,pintura,folheados, Curso Técnico em Design de InterioresDisciplina: Mobiliário 0134

31 Curso Técnico em Design de InterioresDisciplina: Mobiliário 0135 Escola Estadual de Educação Profissional [EEEP]Ensino Médio Integrado à Educação Profissional apainelados, gravuras, impressão têxtil; VOCABULÁRIOESTÉTICO-motivosgregoseromanos,japoneses,chineses, arabescos; TIPOS DE MÓVEIS: APOIO – mesas, cômodas, mesa de consola, secretárias, mesas, aparadores, mesa de jogo, mesas de sofá, mesas redondas, toucador; ASSENTO- sofás, cadeiras gôndolas, cadeiras de balanço, klismos; GUARDA – guarda roupas, armários, cômodas; DESCANSO – camas, recamier, canapés; ACESSÓRIOS- candelabros, colunas, cofres, espelhos, cortinas, baixelas, quadros, tapetes. ART NOUVEAU FORMAL /GEOMETRICA (INGLESA) CARACTERÍSTICAS GERAIS DA ARQUITETURA- linhas diretas e geométricas, materiais naturais e interesse pela arte oriental; CARACTERÍSTICAS GERAIS DO MOBILIÁRIO – formas simples, sóbrias e geométricas, dominadas por um traçado de linha reta, superfícies lisas, ornatos reduzidos, funcionais; MATÉRIAS PRIMAS – madeira escura e brilhantes, ferro, metais, palhinha, tecidos,vidro, couro,guta percha, ramos e raízes de árvores, fibras vegetais; TÉCNICAS DE FABRICAÇÃO- industrial; marcenaria, juntas e uniões, fundição, estofos com molas; TÉCNICAS DE DECORAÇÃO- embutidos, fundição, laca, pintura, estofamento, folheado, apainelados, baixo relevo; VOCABULÁRIO ESTÉTICO–reflorescimento das formas medievais, motivos geométricas, tipografia; TIPOS DE MÓVEIS: APOIO- cômodas, secretárias, mesas, aparadores, mesa de jogo,mesas de costura,mesas grandes estilo cavalete; ASSENTO- sofás, cadeiras, cadeiras de balanço, cadeiras sussex; GUARDA – guarda roupas, armários, cômodas; DESCANSO– camas, berços; ACESSÓRIOS – tapetes, cortinados, relógios, painéis. ART NOUVEAU ORGÂNICO CARACTERÍSTICAS GERAIS DA ARQUITETURA- sinuosidade, abóbadas, rejeição aos padrões antigos, uso do ferro, linhas orgânicas; CARACTERÍSTICAS GERAIS DO MOBILIÁRIO – formas curvas, superelaboradas,

32 Escola Estadual de Educação Profissional [EEEP]Ensino Médio Integrado à Educação Profissional influência da arte japonesa, formas góticas, esguias, dependente da arquitetura, sinuosidade, materiais inusitados, predominância do ferro e do vidro; MATÉRIAS PRIMAS – madeira escura e brilhantes, ferro, metais, palhinha, tecidos industrializados, vidro, couro,pedraria, ramos e raízes de árvores, fibras vegetais; TÉCNICAS DE FABRICAÇÃO- industrial e artesanal; marcenaria, juntas e uniões, fundição, estofos com molas; TÉCNICAS DE DECORAÇÃO- embutidos, fundição, pintura, estofamento, folheado, apainelados, baixo relevo, marchetaria; VOCABULÁRIO ESTÉTICO–trepadeiras, cardos, cíclames, borboletas e libélulas; pinturas e gravuras japonesas, motivos orientais, rios, lagos, mares, papoulas, orquídeas; TIPOS DE MÓVEIS: APOIO- cômodas, secretárias, mesas, aparadores, mesa de jogo, mesas de costura, mesas grandes estilo cavalete; ASSENTO- sofás, cadeiras, cadeiras de balanço, cadeiras sussex; GUARDA – guarda roupas, armários, cômodas; DESCANSO– camas, berços; Curso Técnico em Design de InterioresDisciplina: Mobiliário 0136 RACIONALISMO CARACTERÍSTICAS GERAIS DA ARQUITETURA- linhas geométricas e verticais, precisão, aerodinâmica, prioridade no planejamento e conceito, materiais novos, influência do cubismo e do construtivismo,estrutura aparente,coberturas planas, o despojamento da ornamentação,grandes superfícies envidraçadas; CARACTERÍSTICAS GERAIS DO MOBILIÁRIO – Formas básicas, cores primárias e neutras, geometrização dos ornamentos, uso de novos materiais, robustez e leveza; MATÉRIAS PRIMAS–metais, plástico, tecidos, laminados, contraplacados, madeiras, estofados, molas; TÉCNICAS DE FABRICAÇÃO– industrial, produção em massa, moldagem, montagem, fundição;

33 Curso Técnico em Design de InterioresDisciplina: Mobiliário 0137 Escola Estadual de Educação Profissional [EEEP]Ensino Médio Integrado à Educação Profissional TÉCNICAS DE DECORAÇÃO – estofados, pinturas, folheados, marchetaria, laqueado; VOCABULÁRIO ESTÉTICO – motivos abstratos, motivos geométricos, motivos ligados às civilizações primitivas. TIPOS DE MÓVEIS: APOIO – mesas de tubo de aço, mesinha de toucador, conjuntos de mobiliais, mesa multifuncional; ASSENTO - cadeiras curvas, cadeiras de balanço, cadeiras de empilhar; DESCANSO – cama, divãs, camas articuladas; ACESSÓRIOS- frascos de laboratório, tapetes, candeeiros; FUNCIONALISMO CARACTERÍSTICAS GERAIS DA ARQUITETURA- função e forma são os objetivos, integração com o espaço, materiais novos, estrutura aparente, função dentro de um enquadramento arquitetônico, funcionalidade; CARACTERÍSTICAS GERAIS DO MOBILIÁRIO – cores primárias, predominância de linhas retas, equilíbrio, valorização da função, linhas puras; MATÉRIAS PRIMAS – Aço cromado, couro, tubos de metal, tecidos industrializados, vidro, metais em geral, laminados; TÉCNICAS DE FABRICAÇÃO – industrial: fixação, moldagem, marcenaria, modulados, cutelaria, metalurgia; TÉCNICAS DE DECORAÇÃO – pintura com cores fortes, acromação, composições geométricas; VOCABULÁRIO ESTÉTICO – geometria. TIPOS DE MÓVEIS: APOIO – aparadores, mesas multifuncionais, mesas de escritório; ASSENTO – cadeira de mondilhão, bancos de empilhar, cadeira de repouso, sofás, cadeira basculante, chaise longue, poltrona egg; GUARDA – Armários, armários desmontáveis; DESCANSO – camas de couro, camas articuladas, camas desmontáveis; ACESSÓRIOS- lustres, colunas, castiçais; BAHAUS CARACTERÍSTICAS GERAIS DA ARQUITETURA- Interligação com as artes ditas menores, ou aplicadas: escultura, cerâmica, tecelagem, metalurgia, marcenaria, integração entre arquitetura e urbanismo, rompimento com o passado, preocupação com a arte, utilização dos novos materiais disponíveis como o aço, os pré-fabricados, o vidro;

34 Escola Estadual de Educação Profissional [EEEP]Ensino Médio Integrado à Educação Profissional CARACTERÍSTICAS GERAIS DO MOBILIÁRIO – priorização do design, produtos funcionais e econômicos, móveis padronizados para serem produzidos em larga escala, linhas simples, geometrizadas, a serviço do conforto, leveza, ausência de ornamentos; MATÉRIASPRIMAS–plástico,aço,madeira, apainelados, aplacados, tecidos, estofados de borracha; TÉCNICAS DE FABRICAÇÃO – industrial- produção em massa, moldagem, montagem; TÉCNICASDEDECORAÇÃO–pintura, envernizamento; VOCABULÁRIO ESTÉTICO - geometria TIPOS DE MÓVEIS: APOIO – aparadores, mesas dobráveis, mesas de canto; ASSENTO – cadeiras, cadeiras curvas, cadeiras de balanço, bancos desmontáveis; DESCANSO – camas, canapés, divãs; ACESSÓRIOS-tapetes,luminárias,quadros, lustres,objetos decorativos. ART DECÓ CARACTERÍSTICAS GERAIS DA ARQUITETURA– simplicidade das formas, linhas geometrizadas, leveza de estilo, ruptura com padrões antigos, edifícios escultóricos,fachadas com rigor geométrico e ritmo linear, com fortes elementos decorativos em materiais nobres, utilização do concreto armado, esculturas com formas de animais, geometrização das formas, utilização do plástico como elemento estrutural; CARACTERÍSTICAS GERAIS DO MOBILIÁRIO – linhas curvas e geométricas, valorização do ornamento geométrico, com linguagem mais limpa, estilo cinematográfico, preferência das cores preto, prata, cromado, além do vermelho e amarelo, cores fortes. Tecidos lisos,busca pela simetria, seguindo padrões clássicos, equilíbrio na distribuição dos elementos, ângulos marcados; MATÉRIAS PRIMAS – aço, plásticos, madeira, apainelados, aplacados, tecidos, estofados de borracha; TÉCNICAS DE FABRICAÇÃO – industrial:marcenaria, juntas e uniões, fundição, estofos com molas, TÉCNICAS DE DECORAÇÃO – pintura, gravuras, impressão têxtil; VOCABULÁRIO ESTÉTICO- geometrização dos ornamentos, animais e formas femininas. TIPOS DE MÓVEIS: APOIO – mesas, conjunto de mobília, aparadores, secretárias; ASSENTO– cadeiras, sofás, cadeiras de repouso; GUARDA – guarda roupas, armários, cômodas; Curso Técnico em Design de InterioresDisciplina: Mobiliário 0138

35 Escola Estadual de Educação Profissional [EEEP]Ensino Médio Integrado à Educação Profissional DESCANSO– camas, chaise longues; ACESSÓRIOS- móveis para música, luminárias, tapetes, cortinas, Relógios, quadros, painéis. Curso Técnico em Design de InterioresDisciplina: Mobiliário 0139 MÓVEL BRASILEIRO Seguindo o modelo de colonização vigente à época, Portugal não fixou no Brasil unidades manufatureiras, dedicavam-se somente à exploração dos recursos naturais da colônia e o seu envio à metrópole, assim não temos uma produção moveleira nesse período. Os primeiros móveis vieram com os colonizadores e eram produzidos em Portugal com madeira do Brasil. Já a partir do século XVII surgem os móveis fabricados no Brasil, mas seguindo copiosamente o modelo Português. Duas características marcam os móveis produzidos no Brasil: são híbridos e a linguagem é tardia, porque os estilos que imperavam na Europa só chegam ao continente Sul Americano com várias décadas de diferença. O chamado Estilo Nacional Português possui características do Maneirismo e do Renascimento, é pesado, sério, possui uma mistura de vocabulários, predominam as madeiras escuras. Durante o século XVIII, na primeira metade impera o chamado estilo joanino, móveis com pés de bola, decoração com folhas de acanto, talha profunda, pernas extremamente arqueadas, continuando o estilo pesado e sóbrio, é omóvelBarroco, que vai ser misturado ao estilo rococó. Os encostos passam a ser vazada, com uma tabela ao centro, no estilo Rainha Anne, com cadeiras de assento de couro e espaldar alto, surgem às cadeiras com assento de palhinha e desenhos imitando as formas de figuras femininas, decoradas com os feixes de plumas. Na metade seguintevai surgir o estilo José I, fortemente influenciado pelo estilo francês e inglês, principalmente o vocabulário estético das rocalhas, a talha menos profunda, o estilo liso de grande parte das peças, reservando os entalhes para as laterais dos móveis e alguns detalhes, as pernas das cadeiras se tornam mais esguias. No século XIX com a chegada de João XVI ao Brasil vai reinar o móvel estilo D.Maria I, derivado do estilo neoclássico inglês, desaparece o cabriolé, os móveis são agora cobertos por veludos de tons escuros, desaparecem os entalhes predominando as incrustações de madrepérola e madeira. Na segunda metade do século XIX o Brasil se rende ao estilo Império, os móveis assumem formas mais clássicas, mais retilíneas, maior simetria, ferragens trabalhadas e dependentes da arquitetura. Os entalhes na madeira (em geral jacarandá) são bem mais leves e com motivos ornamentais da fauna e da flora

36 Escola Estadual de Educação Profissional [EEEP]Ensino Médio Integrado à Educação Profissional brasileiras. 6. OS TIPOS DE MÓVEIS 6.1- MÓVEIS PRONTA-ENTREGA Trata-se dos móveis de uso genérico, projetados para atender necessidades em comum de um certo público- alvo, a produção é feita em massa e possuem um projeto definido pelas leis da ergonomia e antropometria. Curso Técnico em Design de InterioresDisciplina: Mobiliário 0140 6.2- REUSO E RECICLAGEM Utilizar móveis preexistentes, desgastados ou que seus donos não desejavam mais permanecer com eles, é uma boa opção para desenvolver projetos criativos e únicos. Nem sempre estes móveis precisam de reforma, mas você pode reforma-los para conseguir contrastar ou harmonizar com o projeto atual do espaço. Mas deve lembrar, que trabalhar com esse tipo de móvel pode ser um desafio, pois é muito difícil encontrarmos o mesmo móvel em quantidade, em geral são peças únicas.

37 Escola Estadual de Educação Profissional [EEEP]Ensino Médio Integrado à Educação Profissional 6.3- MÓVEIS PLANEJADOS Os móveis feitos sob medida ou planejados são móveis de categoria genérica de interior, que em geral são desenhados para serem objetos exclusivos no ambiente. Este pode ter inspiração histórica, temática, etc. Curso Técnico em Design de InterioresDisciplina: Mobiliário 0141 6.4- MÓVEIS COM DESIGN ESPECIAL Trata-se dos móveis feitos com inspiração em fatos, biologias, sentimentos, etc. Contém a assinatura do Designer que o fez. Por exemplo, a cadeira abaixo, dos designers Irmãos Campana foi inspirada nas estrelas-do-mar.

38 Escola Estadual de Educação Profissional [EEEP]Ensino Médio Integrado à Educação Profissional 7. PROJETO DE MÓVEIS 7.1- PROGRAMA DE NECESSIDADES Como no projeto de interiores, o projeto de móveis parte da conversa inicial entre o designer e o cliente, e ela definirá com precisão o conteúdo do projeto, permitindo a cada participante ter uma boa ideia das prioridades do outro e o estabelecimento de uma discussão colaborativa que deve continuar ao longo de todo o projeto. O cliente sempre terá as informações essenciais sobre as necessidades funcionais e muitas vezes terá opiniões sobre a direção estética, além de uma boa ideia sobre o orçamento disponível. Você deve estar atento, não só as informações coletadas nas reuniões com seu cliente, como também deve tentar prever o máximo de necessidades que os “usuários” do móvel terão. Curso Técnico em Design de InterioresDisciplina: Mobiliário 0142 7.2- LEVANTAMENTO DE MEDIDAS DO LOCAL Nós trabalhamos dentro de edificações preexistente, logo precisamos nos inteirar dos materiais, instalações prediais existentes, como iluminação e acústica do local. Portanto, um levantamente técnico preciso e com cotas é essencial para a definição do layout dos móveis. Nunca se conforme com as plantas das construtoras ou desenhos feitos por outros profissionais, afinal estamos falando de móveis planejados, então qualquer meio centímetro, a mais ou a menos numa parede, pode atrapalhar a execução do seu projeto. Você também deve utilizar, câmera fotográfica ou smartphone para registrar as imagens que serviram de “tira-dúvidas” suas e do seu cliente. Lembre-se que o croqui deve ser feito de uma maneira rápida, mas nem por isso desorganizada, afinal, se você tiver um estagiário ou um sócio que irá repassar as medidas nele presente para os softwares ou para uma prancha de desenho técnico, ele precisará compreender seu desenho sem precisar ficar recorrendo a você. 7.3 - LEVANTAMENTO DE MEDIDAS DO LOCAL Quanto ao projeto executivo, temos que respeitar as convenções tradicionais de desenho, garantindo o máximo de legibilidade. Pois não se esqueça que apesar de você está desenhando com toda a tranquilidade do mundo, a execução e montagem será feita no canteiro de obra ou na confusão de uma oficina. Logo, você deve fazer a planta baixa, elevação (vista) e cortes na escala de 1:10 a fim de estabelecer a forma do móvel e identificar áreas que exigem análise e representação mais detalhada. Quando possível é recomendado incluir um desenho tridimensional na mesma escal. Os detalhes devem ser na maior escala possível, sendo o mínimo 1:5, e o preferível 1:1 (escala real). Você pode utilizar a prancheta de desenho, software 2D ou 3D, como AutoCAD, Sketchup e é claro os softwares específicos como PROMOB. Além do desenho, as informações escritas devem ser sucintas (frases curtas), pois são instruções para o fabricante, não explicações estéticas. Uma boa nota, deve conter: Nome do material ou objeto / Suas dimensões / Método

39 Escola Estadual de Educação Profissional [EEEP]Ensino Médio Integrado à Educação Profissional de fixação. Para cada elemento deve haver uma nota deste tipo. Veja abaixo um projeto feito na prancheta de desenho: Curso Técnico em Design de InterioresDisciplina: Mobiliário 0143

40 Escola Estadual de Educação Profissional [EEEP]Ensino Médio Integrado à Educação Profissional Quando começarmos a utilizar o computador para a transmissão de informações ao fabricante, veremos que a representação do móvel será com uma precisão mais absoluta, pois será possível adicionar valores tonais, incluindo dimensões, notas de especificação, além é claro de permitir alterações são danos físicos ao desenho. O desenho abaixo, foi feito no software 2D e 3D AutoCAD. Curso Técnico em Design de InterioresDisciplina: Mobiliário 0144

41 Escola Estadual de Educação Profissional [EEEP]Ensino Médio Integrado à Educação Profissional Caso os detalhes do projeto não caibam na mesma prancha você pode, identificar a localização de um detalhe em planta baixa ou corte, ou até mesmo em ambos, de modo que se estabeleça uma remissão reciproca ao conferir em cada detalhe uma letra ou número de identificação e citar a prancha em que aparece. Curso Técnico em Design de InterioresDisciplina: Mobiliário 0145 O caderno de desenhos do projeto executivo do móvel permitirá o marceneiro ou loja orçar e apresentar uma proposta com o custo estimado da mão de obra e dos materiais. No caso de ocorrer, a necessidade de alteração do projeto após sua finalização, o designer deve adicionar um “bloco de revisão” onde deverá registrar por meio de n° de identificação e data, além da assinatura do cliente e designer. Uma forma de assegurar que as alterações foram aceitas pelo cliente.

42 Escola Estadual de Educação Profissional [EEEP]Ensino Médio Integrado à Educação Profissional 8.BIBLIOGRAFIA 1OATES, Phyllis Bennet. História do Mobiliário Ocidental. Lisboa. Editorial Presença, 1991; 2GENETTE, Francis. Traduzido por FREITAS, Luiz Carlos Teixeira. Manual Prático do Carpinteiro e Marceneiro. Editora Hemus – Brasil, 2002 3PLUNKETT, Drew. BOOTH, Sam. Mobiliário para o Design de Interiores, São Paulo: Editora GG, 2015. 4http://www.gutenberg.org/files/12254/12254-h/12254-h.htm#ch09;http://www.gutenberg.org/files/12254/12254-h/12254-h.htm#ch09; 5http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=mar cos_texto&cd_verbete=4272;http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=mar 6http://www.onlinegalleries.com/antiques/d/pair-early-18th-century-brazilian-rosewood- side-chairs/78930http://www.onlinegalleries.com/antiques/d/pair-early-18th-century-brazilian-rosewood- 7http://pt.scribd.com/doc/55578551/Historia-do-Mobiliariohttp://pt.scribd.com/doc/55578551/Historia-do-Mobiliario 8SILVA, Telma Silva Simões Moura. Portifólio História do Mobiliário, Edição 2012, apostila gratuita. 9https://www.cpt.com.br/cursos-marcenaria/artigos/como-montar-uma-pequena- fabrica-de-moveishttps://www.cpt.com.br/cursos-marcenaria/artigos/como-montar-uma-pequena- fabrica-de-moveis 10https://blog.d3decor.com.br/confira-os-principais-equipamentos-para-marcenaria/https://blog.d3decor.com.br/confira-os-principais-equipamentos-para-marcenaria/ 11https://www.epi-tuiuti.com.br/blog/serra-de-esquadria-saiba-para-que-serve-e-confira- dicas-de-utilizacao/https://www.epi-tuiuti.com.br/blog/serra-de-esquadria-saiba-para-que-serve-e-confira- dicas-de-utilizacao/ 12http://www.formica.com.br/http://www.formica.com.br/ 13https://www.ecivilnet.com/dicionario/o-que-e-laminado-melaminico.htmlwww.ecivilnet.com/dicionario/o-que-e-laminado-melaminico.html 14https://www.getninjas.com.br/guia/reformas-e-reparos/marceneiro/conheca-os-tipos- de-madeira-para-moveis/https://www.getninjas.com.br/guia/reformas-e-reparos/marceneiro/conheca-os-tipos- de-madeira-para-moveis/ 15https://pt.slideshare.net/andresajessitadaconceicao/aula-2-histria-do-mobiliriohttps://pt.slideshare.net/andresajessitadaconceicao/aula-2-histria-do-mobilirio 16https://pt.slideshare.net/andresajessitadaconceicao/aula-3-18248430 17Glossário do mercado moveleiro. Foccolojas. Disponivel em: https://www.foccolojas.com.br/wp-content/uploads/2018/03/glossario-do-mercado- moveleiro.pdf https://www.foccolojas.com.br/wp-content/uploads/2018/03/glossario-do-mercado- moveleiro.pdf 18https://pt.slideshare.net/CoordEducare/aula-2-antiguidaderenascimento 19Algumas imagens contidas nesta apostila foram retiradas do Google Imagens. Curso Técnico em Design de InterioresDisciplina: Mobiliário 0146

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