Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouJeferson Silveira Alterado mais de 3 anos atrás
1
Fé
2
O que é Fé? * Etimologia (origem da palavra fé). A palavra fé deriva do latim "fides", que significa "crença“ * Fé é uma palavra que significa (dicionário online): “Confiança", “Crença", “Credibilidade". A fé é um sentimento de total crença em algo ou alguém, ainda que não haja nenhum tipo de evidência que comprove a veracidade da proposição em causa.
3
A FÉ TRANSPORTA MONTANHAS Evangelho cap. XIX O poder da Fé 1 - A fé de um pai pedindo a Jesus a cura de seu filho obsidiado por espíritos (Mateus Cap XVII, v de 14 a 20). 2 - Confiança nas próprias forças (lado material) (Executar coisas sem duvidar de si mesmo) Sentido moral da fé (Lado espiritual) (Vencer dificuldades ou transportar montanhas)
4
A FÉ TRANSPORTA MONTANHAS Evangelho cap. XIX O poder da Fé 3 - A fé sincera e verdadeira é sempre calma, pois é apoiada na inteligência e na compreensão. 4 – Não confunda fé com presunção. A fé é aliada da humildade e quem a tem deposita mais confiança em DEUS do que em SI mesmo.
5
A FÉ TRANSPORTA MONTANHAS Evangelho cap. XIX Fé religiosa. Condição da fé inabalável. * Crença nos dogmas Significado de Dogma · [Religião] Ponto fundamental ou mais importante de uma doutrina religiosa que se apresenta como algo INDISCUTÍVEL OU INQUESTIONÁVEL. Do ponto de vista religioso, a fé é “a crença nos dogmas particulares que constituem as diferentes religiões.” Seus artigos de fé, suas interpretações da palavra de DEUS.
6
A FÉ TRANSPORTA MONTANHAS Evangelho cap. XIX Fé religiosa. Condição da fé inabalável. Fé cega – é aquela que aceita, sem controle, sem examinar fundamentos, o falso como sendo verdadeiro e se choca a cada passo contra as evidências e a razão. Isso leva aos excessos produzindo o fanatismo. Quando a fé repousa sobre o erro, ela se destrói, cedo ou tarde.
7
A FÉ TRANSPORTA MONTANHAS Evangelho cap. XIX Fé religiosa. Condição da fé inabalável. * Fé Raciocinada- É aquela que se pauta em examinar os fundamentos, pautada na verdade, na razão ou raciocínio. (Por que faço isso? Qual a razão de acontecer assim? Mereço isso ou é castigo de DEUS?)
8
A FÉ TRANSPORTA MONTANHAS Evangelho cap. XIX Fé religiosa. Condição da fé inabalável. Cada religião pretende estar na posse exclusiva da verdade; preconizar a fé cega sobre um ponto de crença é confessar impotência em demonstrar que se tem razão. Pessoas dizem que não tem fé, pois a fé não se prescreve. “A fé não se impõe, e muito menos se adquire como um artigo qualquer. A fé se constrói. A fé se cultiva por meio da prática do amor”. Ana Maria Louzada
9
A FÉ TRANSPORTA MONTANHAS Evangelho cap. XIX Fé religiosa. Condição da fé inabalável. Mesmo havendo provas de todos os lados da existência de DEUS, das verdades espirituais que nos cercam e que nos são necessárias. Teimam em não enxergar, não acreditar. Uns negligenciam, outros tem medo de serem forçados a mudar seus hábitos. Na maioria é o orgulho que recusa reconhecer uma potencia superior para não se inclinarem diante dela.
10
A FÉ TRANSPORTA MONTANHAS Evangelho cap. XIX Fé religiosa. Condição da fé inabalável. “A resistência do incrédulo prende-se, freqüentemente, menos a ele, do que à maneira pela qual se lhe apresentam as coisas”. A fé precisa de uma base, e essa base é a inteligência perfeita daquilo em que se deve crer; para crer não basta ver, é preciso, sobretudo, compreender. “A fé cega não é mais deste século; ora, é precisamente o dogma da fé cega que faz hoje o maior número de incrédulos, porque quer se impor e exige a abdicação de uma das mais preciosas prerrogativas do homem: o raciocínio e o livre-arbítrio”.
11
A FÉ TRANSPORTA MONTANHAS Evangelho cap. XIX A FÉ, MÃE DA ESPERANÇA E DA CARIDADE. “A fé para ser proveitosa, deve ser ativa; não deve se entorpecer. Mãe de todas as virtudes que conduzem a DEUS, deve velar atentamente pelo desenvolvimento das filhas que dela nascem”. “A esperança e a caridade são conseqüência da fé; essas três virtudes são uma trindade inseparável. Não é a fé que dá esperança de ver cumprirem-se as promessas do senhor? Porque se não tende fé, que esperais? Não é a fé que dá o amor? Porque, se não tendes fé, que reconhecimento tereis e, por conseguinte que amor?
12
A FÉ TRANSPORTA MONTANHAS Evangelho cap. XIX A FÉ, MÃE DA ESPERANÇA E DA CARIDADE. “Tende pois fé em tudo o que ela tem de bom e de belo, em sua pureza e em sua racionalidade. Não admitais a fé sem controle, filha cega da cegueira. Amai a DEUS, mais sabeis porque o amais; crede em suas promessas, mas sabeis porque nelas credes; segui nossos conselhos, mas inteirai-vos do fim que vos mostramos e dos meios que vos trazemos para atingi-lo. Crede e esperai, sem jamais fraquejar: Os milagres são a obra da fé!” (José, espirito protetor, bordeus, 1862)
13
A FÉ TRANSPORTA MONTANHAS Evangelho cap. XIX A FÉ DIVINA E A FÉ HUMANA A fé é o sentimento inato, no homem, de sua destinação futura; é a consciência que tem das faculdades imensas, cujo germe foi depositado nele, primeiro em estado latente, e que deve fazer eclodir e crescer por sua vontade ativa
14
A FÉ TRANSPORTA MONTANHAS Evangelho cap. XIX A FÉ DIVINA E A FÉ HUMANA A fé é humana ou divina, segundo o homem aplique suas faculdades às necessidades terrestres ou às suas aspirações celestes e futuras. O homem de gênio que persegue a realização de alguma grande empresa, triunfa se tem fé, porque sente em si que pode e deve alcançar, e essa certeza lhe dá uma força imensa. O homem de bem que, crendo em seu futuro celeste, quer encher sua vida de nobres e belas ações haure em sua fé, na certeza da felicidade que o espera, a força necessária, e aí ainda se cumprem milagres de caridade, de devotamento e de abnegação. Enfim, com a fé, não existem más tendências que não se possam vencer.
15
PEDI E OBTEREIS Evangelho cap. XXVII QUALIDADE DA PRECE / MANEIRA DE ORAR PAG. 229 N2 PAG 237 N22
16
A FÉ A fé, a fé... sem o crivo da razão É fé cega, é negação da perfeita razão de Deus E Deus, que é amor, com potencial nos criou então Para que diante da dor não Duvidássemos de nós mesmos... Pois tudo passa, quando confiamos em Deus... (3x) Tudo passa... (2x) A fé que não obra no campo da vida é Como figueira seca, sem frutos render. A fé produtiva não é utopia, sofisma ou Verniz na superfície do ser. Ela desperta instintos nobres que o Homem precisa para o bem conhecer Ela é paciente pois sabe que a alma não Finda com a morte, prossegue a crescer. Prossegue a crescer, amadurecer, até entender que...
17
Não se turbe o vosso coração; credes em DEUS, crede também em mim (João 14:1). Tais palavras foram proferidas durante a última ceia de Jesus, antes do seu martírio e crucificação. Fazem parte do conjunto das derradeiras instruções que o Mestre prestou aos discípulos, cuja tônica é despedir-se dos irmãos e irmãs que lhe compartilharam a existência durante os três anos em que pregou o seu Evangelho, e também firmar, mais uma vez, seu amor e compaixão por toda a Humanidade. O inequívoco sentimento de esperança, presente na exortação de Jesus, segundo o registro de João, manifesta-se na forma de um apelo que solicita aos seus seguidores manterem a fé na assistência do Criador Supremo e, também, nele, o Messias celestial.
18
“Assim também a fé, se não tiver obras, é morta em si mesma.” Tiago, 2:27. “A Fé inoperante é problema credor da melhor atenção, em todos os tempos, a fim de que os discípulos do evangelho compreendam, com clareza, que o ideal mais nobre, SEM TRABALHO, que o materialize, a benefício de todos, será sempre uma soberba paisagem improdutiva.” Fonte viva Emmanuel
19
Referências Bibliográficas Livro evangelho segundo espiritismo de Alan kardec -Capitulo XIX – O poder da fé – A fé religiosa – a fé divina e a fé humana – Parábola da figueira seca. - Capítulo XI – a fé e a caridade. - Capítulo XXVII – Pedi e obtereis. *Livro o consolador de Emmanuel por Chico Xavier - Questão 199 – Poderá a razão dispensar a fé?
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.