Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
FIGURAS DE SOM OU DE HARMONIA
PROF.: EVALDO ANDRADE
2
FIGURAS DE SOM FIGURAS DE SOM TAMBÉM CHAMADAS DE FIGURAS DE HARMONIA
ESTÃO ASSOCIADAS À SONORIDADE VALORIZAM A EXPRESSIVIDADE DO TEXTO REPETEM OU IMITAM O SOM CRIAM SIGNIFICADOS
3
FIGURAS DE SOM FIGURAS DE SOM ALITERAÇÃO ASSONÂNCIA PARANOMÁSIA
ONOMATOPEIA
4
FIGURAS DE SOM ALITERAÇÃO
Caracteriza-se pela repetição estratégica de consoantes, especialmente os fonemas que ficam no início das palavras ou no seu interior; Cria um ritmo e harmonia; Acentua a mensagem por meio da sugestão de algum tipo de som. Presente em provérbios, trava-línguas, composições musicais e poesia. EX.: A pia pinga, o pinto pia. Quanto mais a pia pinga, mais o pinto pia. “Chove chuva, chove sem parar” (Jorge Bem Jor). Vozes veladas, veludosas vo- zes,/ Volúpias dos violões, vozes veladas/ Vagam nos velhos vórtices velozes/ Dos ventos, vivas, vãs, vulcanizadas. (Cruz e Souza)
5
"Nunca vi jabuti nem ali nem aqui."
FIGURAS DE SOM ASSONÂNCIA Utiliza a repetição de sons vocálicos idênticos ou semelhan-tes. As sílabas tônicas ganham destaque e criam rimas ao longo dos versos ou na sua última palavra. Geralmente é empregada em conjunto com a aliteração, produzindo um efeito harmônico. Vozes veladas, veludosas vozes,/ Vagam nos velhos vórtices velozes/ Volúpias dos violões, vozes veladas,/ Dos ventos, vivas, vãs, vulcanizadas. Antífona Ó Formas alvas, brancas, Formas claras/ De luares, de neves, de neblinas! Ó Formas vagas, fluidas, cristalinas... "Nunca vi jabuti nem ali nem aqui."
6
FIGURAS DE SOM PARONOMÁSIA
Recebe esse nome porque utiliza os parônimos para dar maior ênfase ao discurso. São os “trocadilhos”, sendo muito comum nos provérbios, no meio publicitário e humorístico. Serve para confundir o receptor ou trazer informações de duplo sentido. "O cavaleiro também era um cavalheiro." “Aquela cativa que me tem cativo, porque nela vivo já não quer que viva.” Os opostos se distraem / Os dispostos se atraem”.
7
FIGURAS DE SOM Acordei com o cocoricó do galo.
ONOMATOPEIA É caracterizada pela inserção dos sons ou ruídos, ou seja, enfoca na imitação das sonoridades. É muito utilizada em histórias em quadrinhos. Ao imitar sons como tic-tac (relógio), ding dong (campainha), biii biii (buzina) e vroooom (motor de veículos) é chamada de pura. Quando a palavra que identifica determinado som estiver incorporada à língua, como cacarejar, é classificada como vocalizada. Acordei com o cocoricó do galo. “Oi, tum, tum, bate coração” (Elba Ramalho). "Piuí Piuí, Piuí Abacaxi/ Choque choque choque, choque por aí”
8
FIGURAS DE SOM ATIVIDADE No poema, de Álvaro de Campos, observa-se
Ode triunfal À dolorosa luz das grandes lâmpadas eléctricas da fábrica Tenho febre e escrevo. Escrevo rangendo os dentes, fera para a beleza disto, Para a beleza disto totalmente desconhecida dos antigos. Ó rodas, ó engrenagens, r-r-r-r-r-r eterno! Forte espasmo retido dos maquinismos em fúria! [...] Álvaro de Campos – heterônimo de Fernando Pessoa No poema, de Álvaro de Campos, observa-se Um efeito estético construído pelo uso da paronomásia. A provocação de um efeito de estilo construído pela descrição da máquina. O uso de assonância para representar o movimento de uma máquina. A acentuação do ritmo de uma engrenagem reproduzido por um trocadilho. O uso de onomatopeia para imitar o som de um engrenagem.
9
FIGURAS DE SOM ATIVIDADE (Enem – Inep) Canção do vento e da minha vida O vento varria as folhas, O vento varria os frutos, O vento varria as flores... E a minha vida ficava Cada vez mais cheia De frutos, de flores, de folhas. [...] 2) Na estruturação do texto, destaca-se: a construção de oposições semânticas. a apresentação de ideias de forma objetiva. o emprego recorrente de figuras de linguagem, como o eufemismo. a repetição de sons e de construções sintáticas semelhantes. a inversão da ordem sintática das palavras.
10
FIGURAS DE SOM ATIVIDADE
Leia o texto. Um sonho Na messe, que enlourece, estremece a quermesse... O sol, celestial girassol, esmorece... E as cantilenas de serenos sons amenos Fogem fluidas, fluindo a fina flor dos fenos... [...] Eugênio de Castro 3. No texto, pode-se perceber a combinação de duas figuras de som. São elas: Aliteração e onomatopeia Assonância e paronomásia Aliteração e assonância. Assonância e onomatopeia. Aliteração e paronomásia.
11
FIGURAS DE SOM ATIVIDADE Leia o trecho a seguir da música “O Papa é Pop”, dos Engenheiros do Hawaii. “O Papa é pop, o Papa é pop O pop não poupa ninguém O Papa levou um tiro à queima roupa O pop não poupa ninguém” 4.No trecho da letra da música predomina a figura de harmonia conhecida como Metáfora Aliteração Assonância Onomatopeia Paronomásia
12
FIGURAS DE SOM 5. Em qual das alternativas abaixo a música “Sugar Cane Fields Forever”, de Caetano Veloso, é representada? “Sou um mulato nato No sentido lato Mulato democrático do litoral” A) Onomatopeia B) Aliteração C) Paronomásia D) Assonância
13
FIGURAS DE SOM Leia a tirinha "Fonte: CHICO B. — Folha de S. Paulo, Ilustrada E 11, 25/08/2006 6. As onomatopeias da segunda tira referem-se, respectivamente Escarro, pancada e soco. Beijo, afago e escarro. Escarro, afago e revide. Bocejo, escarro e estouro. Beijo, soco, grito de guerra
14
FIGURAS DE SOM "Nos versos “E se encorpando em tela, entre todos,
se erguendo tenda, onde entrem todos, se entretendendo para todos, no toldo…” tem-se exemplo de eufemismo. Antítese aliteração. silepse. sinestesia
15
FIGURAS DE SOM ATIVIDADE 8. Nomeie as figuras de som presentes nas frases abaixo. A) Lá se vão os velhos ventos velozes. B) Adoro e ignoro ou escolho e abandono. C) Consegue ouvir o tic-tac do relógio? D) Almoço o almoço. E) Acabei e digo: descrevi com discrição. F) A cidade era fétida, feia e fria.
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.