A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Poema Poema é um texto que expressa sentimentos ou suas impressões sobre o mundo, o poeta cria imagens, atribuindo novos sentidos para as palavras. Revela.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Poema Poema é um texto que expressa sentimentos ou suas impressões sobre o mundo, o poeta cria imagens, atribuindo novos sentidos para as palavras. Revela."— Transcrição da apresentação:

1

2 Poema Poema é um texto que expressa sentimentos ou suas impressões sobre o mundo, o poeta cria imagens, atribuindo novos sentidos para as palavras. Revela emoções e desejos de um eu lírico; é construído em versos, que podem ser agrupados em uma ou mais estrofes; explora a sonoridade e o ritmo das palavras; pode apresentar rimas; frequentemente emprega imagens e explora impressões sensoriais.

3 Figuras de Linguagem Uma das figuras de linguagem com as quais se criam imagens é a comparação. Ela aproxima, de forma subjetiva, dois elementos de universos diferentes. Na comparação, há sempre um termo que estabelece a relação entre as palavras comparadas, e o mais frequente é como. Existem outros, por exemplo: tão quanto, assim como, tão como, além dos verbos parecer, sugerir.

4 A metáfora é outra figura de linguagem destinada a criar imagens poéticas. Ela consiste no emprego de uma palavra ou expressão com sentido e em contexto não usuais, em razão de uma semelhança observada entre a palavra empregada e aquela a que se relaciona. Assim, por exemplo, os olhos de uma pessoa podem ser equiparados a esmeraldas em função de um traço que lhes é comum: verde brilhante. Dessa forma, pode dizer “ seus olhos são duas esmeraldas”

5 A metonímia também é uma figura utilizada na elaboração de imagens poéticas. Veja alguns exemplos: Tomar parte pelo todo: Ex. A mulher procurava um teto para seus filhos. Tomar o autor pela obra: Ex. Gosto de ler Monteiro Lobato. Tomar o concreto pelo abstrato: Ex. As histórias infantis estão cheias de madrastas sem coração. Etc...

6 A rima poética não se baseia exclusivamente na correspondência exata dos sons finais de dois ou mais versos. A musicalidade de um poema, também, se dá pela coincidência entre a última vogal tônica ou entre as últimas vogais. São os exemplos de assonância. Exemplo: telepáticas, cálidas, hereditária, inválida

7 Verso: é uma sucessão de sílabas ou fonemas que formam uma unidade rítmica e melódica, corresponde em geral a uma linha do poema. Estrofe: é um agrupamento de versos.

8 Stalingrado. Poema de Drummond Depois de Madri e de Londres, ainda há grandes cidades! O mundo não acabou, pois que entre as ruínas outros homens surgem, a face negra de pó e de pólvora, e o hálito selvagem da liberdade dilata os seus peitos, Stalingrado, seus peitos que estalam e caem, enquanto outros, vingadores, se elevam. A poesia fugiu dos livros, agora está nos jornais. Os telegramas de Moscou repetem Homero. Mas Homero é velho. Os telegramas cantam um mundo novo que nós, na escuridão, ignorávamos. Fomos encontrá-lo em ti, cidade destruída, na paz de tuas ruas mortas mas não conformadas, no teu arquejo de vida mais forte que o estouro das bombas, na tua fria vontade de resistir.[...]

9 Veja como se chamam as estrofes, de acordo com o número de versos que apresentam: d í stico: dois versos; terceto: três versos; quadra ou quarteto: quatro versos; quintilha: cinco versos; sexteto ou sextilha: seis versos; sé tima ou septilha: sete versos; oitava: oito versos; nona: nove versos; d é cima: dez versos.

10 Ritmo Ao ouvirmos uma melodia, percebemos que ela foi composta em determinado ritmo. Um poema também tem ritmo, que lhe é dado pela alternância de sílabas acentuadas e não acentuadas, isto é, sílabas que apresentam maior ou menor intensidade quando pronunciadas. Ex: Mercado de peixe, mercado da aurora: Cantigas, apelos, pregões e risadas

11 Rima A rima é um recurso musical baseado na semelhança sonora de palavras no final dos versos (rima externa) e, às vezes, no interior de versos (rima interna). Ex: Que dança que não se dança? Que trança não se destrança? O grito que voou mais alto Foi um grito de criança. Observe que nesse trecho do poema de Mário Quintana, há rima no final de versos(externa) e rima no interior dos versos (interna).

12 As rimas externa classificam-se como interpoladas, alternadas e emparelhadas, segundo sua organização em esquemas ABBA (interpoladas), ABAB(alternadas) e AABB (emparelhadas). Ex: Aquilo que ouso (A) Não é o que quero (B) Eu quero o repouso (A) Do que não espero. (B) (Trecho de Obra po é tica de, Vin í cius de Morais)

13 A voz do poema A voz que fala num poema nem sempre é a do poeta. Assim, chamamos de eu lírico ( ou eu poético ou sujeito) ao ser abstrato cuja voz fala no poema. Esse ser abstrato tanto pode consistir em uma invenção do poeta quanto representar o poeta, sendo a expressão do que ele pensa ou sente. Professora Cíntia


Carregar ppt "Poema Poema é um texto que expressa sentimentos ou suas impressões sobre o mundo, o poeta cria imagens, atribuindo novos sentidos para as palavras. Revela."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google