Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouBRASILIO SILVA Alterado mais de 2 anos atrás
2
OBJETIVO DO TREINAMENTO Sensibilizar os operadores de empilhadeira quanto a necessidade de neutralizar ao máximo a possibilidade de provocar acidentes, através de adoção de procedimentos de rotina pautadas pelas normas de segurança. Comprimento ao disposto na NR-11 DA PORT.3214/78 MTB.
3
INTRODUÇÃO GENERALIDADES EXISTEM BASICAMENTE QUATRO TIPOS DE EMPILHADEIRAS DE CARGAS A SABER: 3
4
FATOR HUMANO DE CADA 100 ACIDENTES, 40% NA MOVIMENTAÇÃO 63% ORIGINADOS DA “FALTA DE ATENÇÃO” CÉREBRO: 100 BILHÕES DE NEURÔNIOS PESO: 2% DA MASSA CORPORAL UTILIZA 25% DA ENERGIA CRIADA PELO ORGANISMO ERROS ACONTECEM EM MAIOR PROPORÇÃO NAS TAREFAS RELATIVAMENTE SIMPLES CAUSAS DE ACIDENTES ? EXCESSO DE CONFIANÇA, SONO, CANSAÇO, PREGUIÇA – DESCUIDO E NEGLIGÊNCIA.
5
CAPACITAÇÃO CONHECIMENTO HABILIDADE ATITUDE CHA
6
CONHECIMENTO NORMAS DE SEGURANÇA LEGISLAÇÃO EQUIPAMENTOS CARGAS INSTALAÇÕES CARACTERISTICAS DA EMPRESA AUTO CONHECIMENTO
7
HABILIDADE DIREÇÃO GOLPE DE VISTA VISÃO PERIFÉRICA AGILIDADE SENSIBILIDADE PLANEJAMENTO
8
ATITUDES RESPEITO ÀS NORMAS RESPONSABILIDADE ORGANIZAÇÃO RESPEITO HUMANO AUTO CRÍTICA DESENVOLVIMENTO COOPERAÇÃO
9
ATENÇÃO OPERADOR DE EMPILHADEIRA TEM RESPONSABILIDADE CIVIL E CRIMINAL EM RELAÇÃO AOS SEUS ATOS. É PRECISO QUE TENHA AUTORIZAÇÃO ESPECIAL DA EMPRESA (HABILITAÇÃO) PARA OPERAR OS EQUIPAMENTOS. SITUAÇÕES DE RISCO DEVEM SER COMUNICADAS PREFERENCIALMENTE POR ESCRITO AOS RESPONSÁVEIS DA EMPRESA.
10
TIPOS DE EMPILHADEIRAS GASOLINA; DIESEL; ELÉTRICA; GLP 10 IMPORTANTE Para ambientes confinados somente deverá ser utilizadas as empilhadeiras elétricas.
11
O QUE É UMA EMPILHADEIRA? É UM VEÍCULO AUTO-PROPULSOR, PROJETADO PARA LEVANTAR, TRANSPORTAR E POSICIONAR MATERIAIS. 11
12
EMPILHADEIRAS Destinam-se tanto a movimentação vertical como horizontal de materiais de praticamente todos os tipos, sem as limites de um trajeto fixo.
13
EMPILHADEIRAS
14
FOTO 3X4 NOME COMPLETO OPERADOR DE EMPILHADEIRA NR-11 TRANSPORTE, MOVIMENTAÇÃO, ARMAZENAGEM E MANUSEIO DE MATERIAS Item 11.1.6 os operadores de equipamentos de transporte motorizado deverão ser habilitados e só poderão dirigir durante o horário de trabalho se portarem um cartão de identificação, com o nome e fotografia, em lugar visível.
15
NR-11 TRANSPORTE, MOVIMENTAÇÃO, ARMAZENAGEM E MANUSEIO DE MATERIAS Item 11.1.6.1 o crachá terá validade de 1 (um) ano, salvo imprevisto, e, para a revalidação, o empregado deverá passar por exame de saúde completo, por conta do empregador. Item 11.1.3.2 em todo o equipamento, será indicado em local visível a carga máxima de trabalho permitida.
16
COMO FUNCIONA ? AS CARGAS SÃO CARREGADAS EM GARFOS, COM MOVIMENTOS PARA CIMA E PARA BAIXO, SOBRE UM QUADRO SITUADO NA PARTE DIANTEIRA DO VEÍCULO. AS RODAS TRASEIRAS SÃO DIRECIONAIS E AS DIANTEIRAS SÃO DE TRAÇÃO. 16
17
PRINCÍPIOS FÍSICOS AS EMPILHADEIRAS BASEIAM-SE NO PRINCÍPIO FÍSICO DA ALAVANCA EM QUE TEMOS UM CONTRAPESO PARA PERMITIR APANHAR, LEVANTAR OU ABAIXAR A CARGA. COM ISTO A EMPILHADEIRA FUNCIONA COM UMA GANGORRA, ONDE A CARGA COLOCADA NOS GARFOS DEVE SER EQUILIBRADA PELO PESO DA MÁQUINA. 17
18
PRINCÍPIOS FÍSICOS 18 O ponto de apoio é o eixo das rodas dianteiras. IMPORTANTE
19
PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO A capacidade de elevação de uma empilhadeira é afetada por: Peso da carga e Distância do centro de gravidade da carga (centro da carga) O contrapeso é formado pela própria estrutura do veículo (combustão) ou pela bateria (elétrica).
20
PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO Triângulo de estabilidade: É a área formada pelos três pontos de suspensão da máquina: Pino de articulação do eixo traseiro Cada uma das rodas dianteira.
21
PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO Considerações: Quanto mais rápida e brusca a virada, tanto mais pronunciado será o efeito da transferência de peso, ocasionando facilmente o deslocamento do ponto de equilíbrio para fora da área do triângulo.
22
PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO Considerações: Caso o ponto de equilíbrio se desloque para fora da área do triângulo, o veículo capotará nesse sentido.
23
No início de cada turno, certifique-se de que a buzina, os freios, os pneus e todos os outros controles estejam em bom funcionamento, e que não haja folgas excessivas nas correntes e comandos; REGRAS GERAIS!
24
IMPORTANTE A ESCOLHA DO TIPO DE PNEUS É EM FUNÇÃO DAS CONDIÇÕES DE OPERAÇÃO, LOCAL, PISO, RAMPA E DISTÂNCIA A SER PERCORRIDA. PNEUS COM CÂMARA DE AR - SÃO USADOS EM SERVIÇOS PESADOS, OPERAÇÕES EXTERNAS E TERRENOS IRREGULARES; PNEUS MACIÇOS -USADO ONDE O EMPILHAMENTO É ALTO E ONDE SÃO REQUERIDOS PEQUENOS DIÂMETRO. 24
25
EQUILIBRIO DA EMPILHADEIRA 1,40m
26
CAPACIDADE DA EMPILHADEIRA (nominal) TORRE PADRÃO 3,80m GARFO PADRÃO 1,20m CENTRO DE CARGA (ABNT) CAPACIDADES: até 999 Kg.40 cm de 1000 a 3999Kg.....50 cm de 4000 Kg ou mais.60 cm 1 metro C.C
27
CAPACIDADE DA EMPILHADEIRA (real) 0,50m+ 0,31m 2500Kg X 2500Kg = 2025 Kilogrametros
28
1. GARFOS OU OUTROS DISPOSITIVOS 2. PLACA DE ENCOSTO 3. TORRE DE ELEVAÇÃO (MASTRO) 4. PONTO DE APOIO 5. RODA DIRECIONAL 6. CONTRAPESO 7. COFRE DO MOTOR 8. COCKPIT (GAIOLA) 3 1 2 4 5 6 7 8 COMPONENTES DA EMPILHADEIRA
29
Verificação visual: Vazamento de água ou óleo; Pintura da máquina em geral; Material enroscando nas rodas; Rodas dianteira e traseiras; Verificar a corrente da torre; Cinto de segurança; Extintor de incêndio; Sistema de climatização; Acrílicos e vidros de proteção; INSPEÇÃO!!
30
Ligue/suba na máquina e verifique: Testar os pedais; Verificar buzina e farol; Freio e volante; Retrovisores (condições); Giro flex; Alarme sonoro de marcha ré; Nível do óleo motor, radiador, bateria, líquido hidráulico; Código de erro; INSPEÇÃO!!
31
Movimente e teste a máquina: Nível de combustível; Luz de freio; Luzes de advertência no painel; Direção (se há folga); Torre ( elevação e inclinação); Pedal de aproximação; Proteções de segurança; INSPEÇÃO!!
32
MANUTENÇÃO PREVENTIVA GARFOS E TORRE DE ELEVAÇÃO MANGUEIRAS CORRENTES ASPECTO GERAL DOS GARFOS ALINHAMENTO PLACA DE ENCOSTO SINAIS DE VAZAMENTO ROLAMENTOS E RETENTORES PISTÕES HORIZONTAIS E VERTICAIS ALAVANCAS DE COMANDO (FOLGAS) PNEUS FREIO
33
RODAS ASPECTO GERAL DOS PNEUS (BANDA E PERFIL) CALIBRAGEM DIREÇÃO (FOLGAS, RUÍDOS, TREPIDAÇÕES) FLUÍDO HIDRÁULICO SISTEMAS DE FREIO FLUÍDO DE FREIO EFICÁCIA DOS FREIOS FREIO DE ESTACIONAMENTO
34
MOTOR E TRANSMISSÃO ÓLEO DO MOTOR (NÍVEL E QUALIDADE) FILTRO DE AR ÁGUA DO RADIADOR (NÍVEL E QUALIDADE) MANGUEIRAS CORREIAS REGULAGEM DO VAPORIZADOR BATERIA RUÍDOS E ODORES FLUÍDO DA TRANSMISSÃO HIDRÁULICA
35
EMPILHADEIRA ELÉTRICA - BATERIA TRACIONÁRIA - Ciclagem (01 ciclo por dia) DESCANÇO CARGA MINIMA 20% 1h 10h recarga TEMP. MÁX. 45º ÁCIDO = 36 % ÁGUA = 64 %
36
PAINEL COMANDOS E ACESSÓRIOS INSTRUMENTOS: TEMPERATURA, AMPERÍMETRO PRESSÃO DO ÓLEO, HORÍMETRO NÍVEL DO COMBUSTÍVEL LUZES (FARÓIS E GIROFLEX) BUZINA E SONORIZADORES EXTINTOR DE INCÊNDIO RETROVISORES ALAVANCAS DE CONTROLE CINTO DE SEGURANÇA
37
POSTURA DO OPERADOR A RÉ
38
OPERAÇÃO SEGURA! A verificação quanto à segurança, para dar a partida, é realizada pelo operador no começo de cada turno, com a conclusão da inspeção antes da partida.
39
REGRAS GERAIS! Quando uma empilhadeira esta em movimento, os seus garfos devem estar cerca de 150mm do chão.
40
OPERAÇÃO SEGURA! A VERIFICAÇÃO QUANTO À SEGURANÇA, PARA DAR A PARTIDA, É REALIZADA PELO OPERADOR NO COMEÇO DE CADA TURNO, COM A CONCLUSÃO DA INSPEÇÃO ANTES DA PARTIDA.
41
OPERAÇÃO SEGURA! INSPEÇÃO INICIAL: APLIQUE O FREIO DE ESTACIONAMENTO; VERIFIQUE OS CONECTORES DA BATERIA E O NÍVEL DE ÁGUA; VERIFIQUE O HORÍMETRO; VERIFIQUE OS CONTROLES, PROCURE POR FOLGAS; LIGUE A CHAVE DA PARTIDA; VERIFIQUE O MEDIDOR DE CARGA DA BATERIA; EXPERIMENTE O CONJUNTO DE ELEVAÇÃO; MOVIMENTE-SE PARA FRENTE E PARA TRÁS; EXPERIMENTE O FREIO DE ESTACIONAMENTO; EXPERIMENTE O FREIO DE PÉ;
42
REGRAS GERAIS NO INÍCIO DE CADA TURNO, CERTIFIQUE-SE DE QUE A BUZINA, OS FREIOS, OS PNEUS E TODOS OS OUTROS CONTROLES ESTEJAM EM BOM FUNCIONAMENTO, E QUE NÃO HAJA FOLGAS EXCESSIVAS NAS CORRENTES E COMANDOS; Quando uma empilhadeira está movimentando, os seus garfos devem estar a cerda de 150 mm do chão;
43
REGRAS GERAIS SOMENTE TRANSPORTE CARGAS QUE OS GARFOS OU O GUARDA-CARGA SUPORTEM E NUNCA REMOVA AS PROTEÇÕES; Dirija a uma velocidade compatível com as condições existentes. Diminua a marcha em superfícies molhadas ou escorregadias;
44
REGRAS GERAIS NÃO USE PALETES COM DEFEITO OU DANIFICADOS, MUITO MENOS ARMAZENE PALETES COM AS RIPAS SOLTAS OU MAL FIXADAS; Se em algum momento a empilhadeira estiver falhando ou se houver motivo para considerá- la insegura, suspenda as operações e informe imediatamente a supervisão;
45
REGRAS GERAIS NÃO PASSE POR CIMA DE OBJETOS DEIXADOS NO CHÃO. PARE A EMPILHADEIRA COLOQUE OS OBJETOS FORA DA ROTA E AVISE O SUPERVISOR; REMOVA OS OBSTÁCULOS ANTES DE SEGUIR VIAGEM;
46
REGRAS GERAIS OS GARFOS DEVEM SER SEMPRE BEM COLOCADOS SOB A CARGA, DE PREFERÊNCIA NO COMPRIMENTO TOTAL DELES. AO ANDAR, A PARTE DE TRÁS DA CARGA DEVE ESTAR FIRMEMENTE LOCALIZADA CONTRA O GUARDA-CARGA E O MASTRO INCLINADO PARA TRÁS; CERTIFIQUE-SE DE QUE HÁ ESPAÇO SUFICIENTE PARA LEVANTAR E MANOBRAR A CARGA, PRESTE ATENÇÃO AO PATRIMÔNIO DA EMPRESA!
47
REGRAS GERAIS VERIFIQUE SE A CARGA ESTÁ SEGURA, ESPECIALMENTE NO CASO DAS SOLTAS; Faça um teste na carga, erguendo-a um pouco, se ela inclinar para o lado, abaixe-a e mude a posição dos garfos para melhor balanceamento; Erga os garfos lentamente para que a carga se mantenha estável e nunca use apenas um deles;
48
REGRAS GERAIS NÃO PASSE A CARGA POR CIMA DE PESSOAS E NÃO PERMITA QUE AS PESSOAS PASSEM SOB OS GARFOS OU PERMANEÇAM NAS PROXIMIDADES; Tenha especial cuidado ao elevar ou posicionar carga muito próxima a empilhamentos, a fim de evitar batidas e tombamentos;
49
REGRAS GERAIS VERIFIQUE O PESO DA CARGA. SE NÃO ESTIVER IDENTIFICADO, PERGUNTE AO SUPERVISOR OU A QUEM POSSA INFORMAR. A EXPERIÊNCIA LHE MOSTRARÁ COMO ESTIMAR OS PESOS.
50
REGRAS GERAIS NÃO LEVANTE CARGAS INSTÁVEIS – DEVEM SER CUIDADOSAMENTE ARRUMADAS ANTES DE LEVANTAR, OU BEM FIXADAS, DEPOIS QUE ESTIVEREM NO ALTO E EM MOVIMENTO, SERÁ TARDE DEMAIS! ASSEGURE-SE QUE A CARGA ESTÁ CENTRALIZADA ANTES DE LEVANTÁ-LA – UMA CARGA INSTÁVEL É PERIGOSA! PARA SE MANTER AS CARGAS BEM FIRMES NOS GARFOS, O COMPRIMENTO DOS MESMOS DEVE SER DE PELO MENOS 75% (3/4) DA PROFUNDIDADE DA CARGA;
51
REGRAS GERAIS NÃO ARRASTE A CARGA SOBRE O PISO, MUITO MENOS A EMPURRE; Evite Evite carregar material solto, este deverá ser transportado em recipiente próprio ou plataforma com proteção lateral;
52
REGRAS GERAIS NUNCA TENTE MOVIMENTAR CARGAS EM EXCESSO OU ACRESCENTAR MAIS CONTRAPESO À EMPILHADEIRA; Tome Tome cuidado ao brecar, pois a empilhadeira carregada pode tombar ou projetar a carga;
53
REGRAS GERAIS NÃO FAÇA CURVAS EM ALTA VELOCIDADE, A EMPILHADEIRA NÃO TEM SUSPENSÃO, E PODE CAPOTAR; Não Não arranque de forma brusca ou pare nessa condição; obstrua a passagem das pessoas ou equipamentos de incêndio;
54
REGRAS GERAIS QUANDO NÃO MAIS HOUVER TRABALHO COM A EMPILHADEIRA, A MESMA DEVE SER ESTACIONADA E TER SUA CHAVE DESLIGADA E RETIRADA, FREIOS ACIONADOS E CONTROLES EM PONTO NEUTRO, A FIM DE QUE NÃO SEJA OPERADA POR PESSOAS NÃO AUTORIZADAS; Mantenha os garfos abaixados e o freio de estacionamento acionado;
55
REGRAS GERAIS JAMAIS PERMITA PASSAGEIROS NOS GARFOS OU EM QUALQUER OUTRA PARTE DA EMPILHADEIRA, ELA SÓ TEM UM ASSENTO, E É O DO OPERADOR!
56
EXCEPCIONALMENTE, OS VEÍCULOS PODERÃO SE USADOS PARA ELEVAR PESSOAS PARA REPARO OU FAZER INVENTÁRIO. NUNCA ELEVE NINGUÉM SEM O USO DE UMA PLATAFORMA FIXADA ADEQUADAMENTE AOS GARFOS E AO GUARDA-CARGA.
57
OBEDEÇA A TODOS OS SINAIS E DEMARCAÇÕES, DIRIJA DEVAGAR E ACIONE A BUZINA QUANDO NECESSÁRIO; Esteja alerta enquanto opera sua empilhadeira. Não sonhe! Olhe sempre na direção do percurso e mantenha uma visão clara do caminho à frente;
58
NÃO BRINQUE COM PEDESTRES; Não coloque ninguém em risco, não vá em direção a alguém que esteja trabalhando perto de uma parede ou outro objeto fixo – pode não haver nenhuma maneira da pessoa escapar; E não ande com os garfos elevados;
59
Não dirija com as mãos molhadas ou oleosas; Os calçados devem estar desprovidos de graxas e gorduras; E não se esqueça, mantenha as mãos no volante;
60
Se não tiver visão, mude a direção!
61
IMPORTANTE Mantenha-se totalmente dentro da empilhadeira! Nunca coloque os braços, as mãos, as pernas ou a cabeça entre as vigas do mastro ou fora dos limites da cabine da empilhadeira, talvez você fique sem eles!
62
EMPILHAMENTO Aproxime-se da pilha com a carga abaixada e inclinada para trás; Reduzir a velocidade e parar na frente da pilha, brecar e diminuir a inclinação para trás até um ponto suficiente para manter a estabilidade da carga;
63
Elevar a carga até a altura desejada para o empilhamento; Quando a carga estiver longe do alto da pilha, dirigir para frente, se necessário, para aproximar o veículo da pilha, e brecar novamente. Avançar a carga, tomando cuidado para não deslocar cargas das pilhas adjacentes;
64
Quando a carga estiver sobre a pilha, colocar o mastro na posição vertical e baixá-la; Quando a carga estiver empilhada com segurança, baixar os garfos até soltá-los do palete e recolhê-los. Nessa posição, a inclinação para a frente pode ser útil. Se os garfos não estiverem afastados totalmente da pilha, o veículo deve ser movimentado um pouco para trás;
65
Quando os garfos estiverem longe da pilha, brecar novamente se o veículo foi movimentado e inclinar o mastro para trás e baixá-lo até pouco acima do chão, antes de ir embora. NÃO MOVIMENTE A EMPILHADEIRA COM OS GARFOS ELEVADOS
66
DESEMPILHAMENTO Parar na frente da pilha e brecar. Colocar o mastro na posição vertical. Se necessário, ajustar a abertura dos garfos à largura da carga e assegurar-se de que o peso da carga está dentro da capacidade do veículo;
67
Elevar os garfos até uma posição que permita a entrada no palete; Se necessário, dirigir para frente para aproximar o veículo da pilha, e brecar novamente. Avançar o mastro para a frente, sob a carga;
68
Levantar a carga até ela se afastar da pilha e inclinar cuidadosamente para trás, o suficiente para estabilizar a carga;
69
Quando a carga estiver longe do alto da pilha, recolher o mastro. Quando necessário, movimentar o veículo ligeiramente para trás, afastando-o da pilha, certificando-se de que o caminho está livre e tomando cuidado para não deslocar cargas das pilhas adjacentes;
70
REGRAS GERAIS! Somente transporte cargas que os garfos ou o guarda-carga suportem e nunca remova as proteções; Dirija a uma velocidade compatível com as condições existentes, diminua a velocidade em superfícies molhadas ou escorregadias;
71
REGRAS GERAIS! Não use palhetes com defeito ou danificados, muito menos armazene palhetes com as ripas soltas ou mal fixadas;
72
REGRAS GERAIS! Não passe por cima de objetos deixados no chão. Pare a empilhadeira coloque os objetos fora da rota e avise o supervisor; Remova os obstáculos antes de seguir viagem;
73
REGRAS GERAIS! Os garfos devem ser sempre bem colocados sob a carga, de preferência no comprimento total deles. Ao andar, a parte de trás da carga deve estar firmemente localizada contra o guarda-carga e o mastro inclinado para trás;
74
REGRAS GERAIS! Certifique-se de que há espaço suficiente para levantar e manobrar a carga, preste atenção ao patrimônio da empresa! Verifique se a carga esta segura, especialmente aquelas que tem blocos soltos;
75
REGRAS GERAIS! Faça um teste na carga, erguendo-a um pouco, se ela tiver alguma inclinação, baixe e mude a posição dos garfos; Erga os garfos lentamente e para que a carga se mantenha estável e nunca use apenas um deles;
76
REGRAS GERAIS! Não passe a carga por cima de pessoas e não permita que as pessoas passem sob os garfos e cargas; Tenha um especial cuidado ao elevar ou posicionar carga muito próxima a empilhamentos, a fim de evitar batidas e tombamentos;
77
REGRAS GERAIS! Verifique o peso da carga, se não estiver identificado, pergunte ao supervisor ou a que possa informar; A experiencia lhe mostrará como estimar pesos?
78
REGRAS GERAIS! Não levante cargas instáveis – devem ser cuidadosamente arrumadas antes de levantar, ou bem fixadas, depois que estiverem no alto e em movimento, será tarde demais! Assegure-se que a carga está centralizada antes de levantá-la – uma carga instável é perigosa!
79
REGRAS GERAIS! Nunca tente movimentar cargas em excesso ou acrescentar mais contrapeso à empilhadeira; Tome cuidado ao frear, pois a empilhadeira carregada pode tombar ou progetar a carga;
80
Não faça curvas em alta velocidade, a empilhadeira não tem suspensão, e pode capotar; Não obstrua a passagens de pessoas e equipamentos de emergência; Não arranque nem pare de forma brusca; REGRAS GERAIS!
81
REGRAS GERAIS NA OPERAÇÃO COM EMPILHADEIRAS NA CONDUÇÃO DO VEÍCULO: DEVE-SE ESTAR CORRETAMENTE INSTALADO NO COMANDO E UTILIZAR CORRETAMENTE OS COMANDOS DA MÁQUINA; NUNCA CONDUZIR COM AS MÃOS OU SAPATOS GORDUROSOS OU MOLHADOS E NEM SENTIDO MAL-ESTAR (COMUNIQUE AO SEU CHEFE); EVITAR QUALQUER PARTE DO CORPO FORA DOS LIMITES DO VEÍCULO. 81
82
REGRAS GERIAS NA OPERAÇÃO COM EMPILHADEIRAS NA CIRCULAÇÃO COM O VEÍCULO: É O CONDUTOR QUE DEVE EVITAR AS PESSOAS E NÃO O OPOSTO; SER MUITO PRUDENTE, SEGUIR O PERCURSO RESERVADO AOS VEÍCULOS DE CARGA E VIGIAR CUIDADOSAMENTE A CARGA; PARA CRUZAR COM OUTRO EQUIPAMENTO, CHEGAR-SE À DIREITA; 82
83
REGRAS GERAIS NA OPERAÇÃO COM EMPILHADEIRAS NA CIRCULAÇÃO COM O VEÍCULO: É PROIBIDO PASSAR POR BAIXO DOS GARFOS DA EMPILHADEIRA, ESTANDO COM OU SEM CARGA; E TAMBÉM PUXAR OU EMPURRAR VAGÕES OU OUTROS VEÍCULOS; OBSERVAR OS SINAIS E PLACAS DE AVISOS EXISTENTE INDICANDO MUDANÇA DE DIREÇÃO; 83
84
RECOMENDAÇÕES DE SEGURANÇA REGULAMENTOS: ITEM 1 NÃO É PERMITIDO QUE QUALQUER PESSOA SEM O TREINAMENTO ADEQUADO, OPERE EMPILHADEIRAS; ITEM 2 PROCEDER A VERIFICAÇÃO DIÁRIA DO EQUIPAMENTO. 84
85
EMPILHAMENTO! Aproxime-se da pilha com a carga abaixada e inclinada para trás; Reduzir a velocidade e parar na frente da pilha, brecar e diminuir a inclinação para trás até um ponto suficiente para manter a estabilidade da carga;
86
EMPILHAMENTO! Elevar a carga até a altura desejada para o empilhamento; Quando a carga estiver longe do alto da pilha, dirigir para frente, se necessário, para aproximar o veículo da pilha, e brecar novamente. Avançar a carga, tomando cuidado para não deslocar cargas das pilhas adjacentes;
87
EMPILHAMENTO! Quando a carga estiver sobre a pilha, colocar o mastro na posição vertical e baixá-la; Quando a carga estiver empilhada com segurança, baixar os garfos até soltá-los do pallets e e recolhê-los.
88
EMPILHAMENTO! Quando os garfos estiverem longe da pilha, brecar novamente se o veículo foi movimentado e inclinar o mastro para trás e baixá-lo até pouco acima do chão, antes de ir embora.
89
DESEMPILHAMENTO! Parar na frente da pilha e brecar. Colocar o mastro na posição vertical. Se necessário, ajustar a abertura dos garfos à largura da carga e assegurar- se de que o peso da carga está dentro da capacidade do veículo;
90
DESEMPILHAMENTO! Elevar os garfos até uma posição que permita a entrada no palete; Se necessário, dirigir para frente para aproximar o veículo da pilha, e brecar novamente. Avançar o mastro para a frente, sob a carga;
91
DESEMPILHAMENTO! Levantar a carga até ela se afastar da pilha e inclinar cuidadosamente para trás, o suficiente para estabilizar a carga;
92
DESEMPILHAMENTO! Quando a carga estiver longe do alto da pilha, recolher o mastro. Quando necessário, movimentar o veículo ligeiramente para trás, afastando-o da pilha, certificando-se de que o caminho está livre e tomando cuidado para não deslocar cargas das pilhas adjacentes;
93
DESEMPILHAMENTO! Baixar a carga cuidadosamente e uniformemente até a posição correta de percurso, inclinar para trás totalmente antes de ir embora.
94
MANDAMENTOS DO OPERADOR NÃO É PERMITIDO OPERAR EMPILHADEIRA SEM A FORMAÇÃO ADEQUADA; VERIFICAR ANTES DO INÍCIO DAS ATIVIDADES DIÁRIAS, O ESTADO GERAL E O FUNCIONAMENTO DO EQUIPAMENTO ( TESTAR OS PONTOS VITAIS ), E COMUNICAR QUALQUER IRREGULARIDADE QUE NOTAR DURANTE O TRABALHO; 94
95
MANDAMENTOS DO OPERADOR OBSERVAR A SINALIZAÇÃO E ESTAR SEMPRE ATENTO. SEJA CONSCIENTE NA SUA TAREFA DIÁRIA; FICAR SEMPRE ATENTO AOS PEDESTRES NOS DESLOCAMENTO E MANOBRAS. MANTER DISTÂNCIA SEGURA, UTILIZANDO A BUZINA; COM OU SEM CARGA, MANTER SEMPRE OS GARFOS A 15CM DO PISO DURANTE OS DESLOCAMENTOS; 95
96
MANDAMENTOS DO OPERADOR ÏNUNCA ELEVE OU TRANSPORTE QUALQUER TIPO DE CARGA EM UM SÓ GARFO; NÃO TRANSPORTAR PESSOAS EM QUALQUER PARTE DA EMPILHADEIRA; NUNCA PERMITA A PASSAGEM DE PESSOAS E/OU EQUIPAMENTOS SOB A CARGA ELEVADA; FICAR SEMPRE ATENTO À CAPACIDADE DA EMPILHADEIRA; VERIFIQUE O PESO DA CARGA A LEVANTAR OU TRANSPORTAR; 96
97
MANDAMENTOS DO OPERADOR ÒNÃO OPERE SEM PROTETOR CONTRA QUEDA DE CARGAS ( SANTO ANTÔNIO ); SE A CARGA ESTIVER OBSTRUINDO A VISÃO, TRANSITE DE MARCHA A RÉ, EXCETO SUBINDO RAMPAS. 97
98
EM CASO DE CAPOTAMENTO NÃO SALTE! INCLINE-SE AO CONTRÁRIO
99
EM CASO DE CAPOTAMENTO SEGURE FIRMEMENTE AO VOLANTE DE DIREÇÃO FIRME OS PÉS
100
ATENÇÃO!! Um equipamento quando for operado por pessoas despreparadas, que não conheçam ou desrespeitam importantes normas de segurança correrão sérios riscos. Poderão ocorrer amputações, incapacidades e nestes acidentes com equipamentos tão pesados, o óbito pode acontecer a qualquer momento. " Pessoal devidamente treinado e especializado, diminui consideravelmente as chances de um acidente ocorrer."
101
ACIDENTES COM EMPILHADEIRAS
104
REGRAS GERAIS. SOMENTE OPERADORES TREINADOS, QUALIFICADOS E AUTORIZADOS PODEM OPERAR EMPILHADEIRAS; TODO OPERADOR DEVE TER CNH ( CARTEIRA NACIONAL DE HABILITAÇÃO) PARA VEÍCULOS AUTOMOTIVOS; TODO OPERADOR DEVERÁ PORTAR CREDENCIAL CONFORME ANEXO C-4.1.3; TRANSITAR SEMPRE COM OS FARÓIS ACESOS; 104
105
REGRAS GERAIS. TODA EMPILHADEIRA DEVE ESTAR EQUIPADA COM : ALARME DE RÉ, LUZ DE FREIOS, GIROFLEXE E RETROVISORES; TENHA SEMPRE CERTEZA DE QUE O PESO A SER TRANSPORTADO, ESTÁ DE ACORDO COM A CAPACIDADE DA EMPILHADEIRA; A CAPACIDADE DA EMPILHADEIRA DEVE ESTAR IDENTIFICADA EM LOCAL VISÍVEL. 105
106
REGRAS GERAIS CIRCULAR NA ÁREA COM VELOCIDADE MÁXIMA DE 10 KM/H; NÃO FUMAR, NÃO USAR RÁDIO OU CELULAR DURANTE AS OPERAÇÕES; NUNCA MOVIMENTAR A EMPILHADEIRA COM OS GARFOS ELEVADOS; NUNCA USAR A EMPILHADEIRA PARA ELEVAR OU LEVANTAR PESSOAS 106
107
MANTENHA-SE SEMPRE ATENTO AOS PEDESTRES 107 Ao observar A preferência é do pedestre.
108
108 Tenha a certeza de que o pedestre está longe, quando você estiver saindo, chegando ou manobrando. O espelho retrovisor é um equipamento muito importante, utilize-o Cuidado !!!
109
PERMITA UMA DISTÂNCIA SEGURA E SINALIZE MANUALMENTE “ VÁ EM FRENTE” PARA COMUNICAR COM QUEM DEVERÁ PROSSEGUIR PRIMEIRO. 109 Jamais permitir que um pedestre permaneça embaixo de partes elevadas de um veículo.
110
110 Reduza a velocidade nos cruzamentos mesmo providos de semáforos ou espelhos panorâmicos Obedeça a sinalização.
111
111 A frase ‘Tome Cuidado” se aplica também a você como operador, dirija cuidadosamente onde pedestres estão trafegando.
112
TIPOS DE EPI’S CAPACETE; Ó CULOS DE SEGURAN Ç A; BOTA DE SEG. COM BICO DE A Ç O; PROTETOR AURICULAR. 112
113
113 “A SEGURANÇA SÓ EXISTE QUANDO É PRATICADA”
114
O grande motivo para sua segurança no trabalho pode ser um BEM pequeno! LEMBRE-SE!!
115
FINALMENTE Ao fim deste programa de treinamento, você está apto a desenvolver as atividades pertinentes ao empilhamento, mas não se esqueça que nossos atos são importantes peças em um conjunto maior de ações, e resultam em benefícios mútuos (empresa/colaborador), portanto, seja prudente em suas tarefas, VOCÊ É RESPONSÁVEL SUCESSO!
116
INTRODUÇÃO O curso de pá carregadeira tem por objetivo a capacitação dos operares de forma segura e eficiente, uniformizando procedimentos para inspeção manutenção e conservação da máquina. O trabalhador atento e responsável sempre procura se especializar para melhor exercício da sua profissão.
117
NORMAS APLICÁVEIS 11.1.5.Nos equipamentos de transporte, com força motriz própria, o operador deverá receber um treinamento específico, dado pela empresa, que o habilitará nessa função. 11.1.6.Os operadores de equipamentos de transporte motorizado deverão ser habilitados e só poderão dirigir se durante o horário de trabalho portarem um cartão de identificação, com o nome e fotografia, em lugar visível. 11.1.6.1.O cartão terá a validade de 1 (um) ano, salvo imprevisto, e, para a revalidação, o empregado deverá passar por exame de saúde completo, por conta do empregador.
118
NORMAS APLICÁVEIS Máquina autopropelida 18.10.1.6 Na operação com máquina autopropelida, devem ser observadas as seguintes medidas de segurança: a) as zonas de perigo e as partes móveis devem possuir proteções de modo a impedir o acesso de partes do corpo do trabalhador, podendo ser retiradas somente para limpeza, lubrificação, reparo e ajuste, e, após, devem ser, obrigatoriamente, recolocadas; b) os operadores não podem se afastar do equipamento sob sua responsabilidade quando em funcionamento; c) nas paradas temporárias ou prolongadas, devem ser adotadas medidas com o objetivo de eliminar riscos provenientes de funcionamento acidental; d) quando o operador do equipamento tiver a visão dificultada por obstáculos, deve ser exigida a presença de um trabalhador capacitado para orientar o operador;
119
NORMAS APLICÁVEIS Máquina autopropelida e) em caso de superaquecimento de pneus e sistema de freio, devem ser tomadas precauções especiais, prevenindo-se de possíveis explosões ou incêndios; f) possuir retrovisores e alarme sonoro acoplado ao sistema de câmbio quando operada em marcha a ré; g) não deve ser operada em posição que comprometa sua estabilidade; h) antes de iniciar a movimentação ou dar partida no motor, é preciso certificar-se de que não há ninguém sobre, debaixo ou perto dos mesmos, de modo a garantir que a movimentação da máquina não exponha trabalhadores ou terceiros a acidentes; i) assegurar que, antes da operação, esteja brecada e com suas rodas travadas, implementando medidas adicionais no caso de pisos inclinados ou irregulares
120
NORMAS APLICÁVEIS 18.10.1.7 A inspeção, limpeza, ajuste e reparo somente devem ser executados com a máquina desligada, salvo se o movimento for indispensável à realização da inspeção ou ajuste. 18.10.1.8 É proibido manter sustentação de máquinas autopropelidas somente pelos cilindros hidráulicos, quando em manutenção. 18.10.1.9 O abastecimento de máquinas autopropelidas com motor a explosão deve ser realizado por trabalhador capacitado, em local apropriado, utilizando-se de técnica e equipamentos que garantam a segurança da operação
121
O Operador de pá carregadeira Para estar apto a operar a pá carregadeira é necessário que operador esteja em perfeitas condições físicas e psicológicas, receba treinamento técnico operacional e de segurança seja identificado por um crachá.
122
Operador? Pessoa habilitada e treinada, com conhecimento técnico e funcional do equipamento. É o responsável direto pela segurança da operação, pessoas e demais bens interligados a ela.
123
FATORES HUMANOS NOS ACIDENTES Quase sempre o erro humano resulta em custosos danos ao equipamento e na perda de tempo para os reparos. Uma máquina pode ser reparada ou substituída; o que nem sempre é possível quando o erro causa um dano ao corpo humano. Os principais fatores que causam esses erros são: falta de atenção fadiga preocupação falta de treinamento incompatibilidade homem-máquina outros As limitações humanas que influem nos acidentes podem ser classificadas em: Físicas Fisiológicas e Psicológicas.
124
Os acidentes são evitáveis? Segundo estudos realizados pelo detran: 82% são causados pelo homem 12% são causados por falhas mecânicas 6% são causados por más condições 01% outras causas
125
FASES DA OPERAÇÃO Antes de colocar o equipamento em funcionamento é necessário fazer o Check list: Verificar o nível de óleo do motor e do sistema hidraúlico; Verificar óleo de combustível; Verificar o funcionamento da buzina; Verificar dispositivos de sinalização, luz de freio, luz de ré, etc; Verificar freio de serviço e estacionamento, rodas, pneus, anéis de pres- são, painel de instrumentos, limpeza e conservação de assento; Verificar possíveis vazamentos.
126
CUIDADOS NA OPERAÇÃO Todos os controles de operação estão localizados de maneira a proporcionar a máxima facilidade de operação da máquina; A máquina deve ficar sempre em local coberto ao final de cada turno; Ao mudar o sentido de direção, desacerele o motor e pare a máquina enquanto faz a mudança; Não faça manobras bruscas com a caçamba levantada; Ao descarregar a caçamba não faça movimentos brusco como levantar e abaixar rapidamente para limpar a caçamba isto danifica o equipamento; Use o cinto de segurança quando estiver operando o equipamento;
127
ISOLAMENTO NA OPERAÇÃO Antes de iniciar a operação deverá o local ser isolado com os equipamentos de proteção coletivo: Cones de borracha, fitas zebradas, placas de aviso. OBSERVAÇÃO: Caso tenha que se afastar da máquina desligar o equipamento e retire chave da ignição; Nunca deixe a caçamba suspensa ao se afastar da maquina; Estacione sempre em terreno plano e de ré; Dedique toda atenção ao trabalho, uma distração mesmo momentânea durante a operação pode ser fatal, aplique as regras de segurança e siga o manual para desenvolver hábitos de segurança. Prudência é o melhor dispositivo de segurança que existe; Para maior visibilidade, transporte a carga baixa e descarregue a favor do vento; Não dê carona nunca a maquina foi projetada somente para o operador.
128
CONCEPÇÃO MÁQUINA DE PNEUS ARTICULADA, PROJETADAPARA CARGA E TRANSPORTE DE MATERIAL SOLTO EM CAMINHÕES, VAGÕES, SILOS ETC. UTILIZAÇÃO DA CAÇAMBA COMO FERRAMENTA PRINCIPAL E PARA PEQUENAS DISTÂNCIAS. POSSUI CONTRA PESO NA TRASEIRA PARA EQUILÍBRIO DA CARGA NA CAÇAMBA.
129
FLUXO DE FORÇA MOTOR, CONVERSOR DE TORQUE, TRANSMISSÃO, EIXO CARDAN, DIFERENCIAL, COMANDO FINAL E RODAS.
130
COMPORTAMENTO Somos capazes de mudar os nossos comportamento?
131
Quase acidente Acidentes patrimoniais Acidentes leves Grave ou fatal PIRAMIDE DE BIRD 300 30 10 01
132
300 30 1010 01 Quase acidente Acidentes patrimonial Acidentes leves Grave ou fatal 36.OOO Comportamento inseguro
133
PROCEDIMENTOS E RESPONSABILIDADES BÁSICAS PARA OPERADORES DE CARREGADEIRAS. CONHEÇA O EQUIPAMENTO, LEIA O MANUAL DO OPERADOR FORNECIDO PELO FABRICANTE MANUAL DO OPERADOR
134
PARA TRABALHAR COM MÁQUINAS, O OPERADORDEVERÁ RECEBER UM TREINAMENTOQUE O HABILITARÁ NA FUNÇÃO. CÓDIGO DE TRÂNSITO E NR SEMPRE QUE ENTRAR NA CABINE, AJUSTAR O BANCO, O RETROVISOR E O CINTO DE SEGURANÇA.
135
USARSEMPRE TODOS OS EPIS OBRIGATÓRIOS
136
COMANDOS PRINCIPAIS -VOLANTE -PEDAL DE FREIO -ACELERADOR -ALAVANCA DE REVERSÃO E MARCHAS -ALAVANCAS HIDRÁULICAS -CHAVE DE SETAS/ LIMPADOR -PAINEL DE INSTRUMENTOS -BANCO DO OPERADOR
137
PEDAIS DE COMANDO PEDAL DE FREIO COMBOTÃO NEUTRALIZADOR E PEDAL ACELERADOR.
138
SIMBOLOGIA UNIVERSAL DE PAINEL DE INSTRUMENTOS
141
VARETA E VISOR DE NÍVEL
142
ÓLEO DA TRANSMISSÃOLÍQUIDO REFRIGERANTE ÓLEO DO MOTORÓLEO HIDRÁULICO
143
FLUXO DE FORÇA
144
DIRIGIR VESTIDO E CALÇADO ADEQUADAMENTE CONFERIR TODO O EQUIPAMENTO- ESTRUTURA, PEÇAS SOLTAS, VAZAMENTOS, CAÇAMBA, PNEUS. É PROIBIDO DAR CARONAS. SEGUIR AS ORIENTAÇÕES DA CHEFIA NÃO ENTREGAR A DIREÇÃO A PESSOAS NÃO AUTORIZADAS. CUIDAR DA CONSERVAÇÃO E LIMPEZA, MANTER A CABINE LIMPA. NUNCA CARREGAR OBJETOS SOLTOS NO ASSOALHO DA CABINE. NÃO DIRIGIR SOB EFEITO DE BEBIDAS ALCOOLICAS E OU MEDICAMENTOS. FAZER INSPEÇÃO DIÁRIA E RELATAR OS DEFEITOS ENCONTRADOS ANTES E DURANTE O SERVIÇO.
145
VERIFIQUE O DESGASTE DA BORDA CORTANTE. FIQUE ATENTO A BARULHOS ESTRANHOS, SUPER AQUECIMENTO, VIBRAÇÕES, BAIXA PRESSÃO E OUTROS. PARE A MÁQUINA E VERIFIQUE. NÃO PERMITA QUE O DEFEITO SE AGRAVE. CONFERIR TODOS OS NÍVEIS DE ÓLEO E ÁGUA, UTILIZAR PAPEL TOALHA DE PREFERÊNCIA, PARA LIMPAR A VARETA. TESTAR TODOS OS COMANDOS ANTES DO DESLOCAMENTO. OBEDECER AS NORMAS E SINALIZAÇÕES. USAR OS EPIS RECOMENDADOS: ABAFADOR DE RUÍDOS, BOTAS E LUVAS. SUBIR E DESCER DO EQUIPAMENTO DE FRENTE, USANDO OS PEGADORES E ESCADAS. NUNCA DE COSTAS E NEM SALTANDO. UTILIZAR TRÊS PONTOS DE APOIO. DIRIGIR SEMPRE SENTADO, NUNCA EM PÉ.
146
CONFERIR O PAINEL DE INSTRUMENTOS ANTES E DURANTE A OPERAÇÃO. VERIFICAR LÂMPADAS, INSTRUMENTOS MEDIDORES, ALARME SONORO E QUALQUER ALTERAÇÃO. CUIDAR DAS TAMPAS E VARETAS DE NÍVEIS. VERIFIQUE SE ESTÃO NO BOCAL E BEM APERTADAS. TROCA DE TURNO- ENCONTRAR COM O OUTRO OPERADOR E INFORMAR AS CONDIÇÕES DO EQUIPAMENTO. PARTIDA DO MOTOR- ROTAÇÃO DE 650 RPM. MARCHA LENTA, AGUARDAR 1,5 MINUTOS PARA ESTABELECER O FLUXO DE ÓLEO LUBRIFICANTE. AQUECIMENTO-ACELERARAUMA AGUARDARMAIS3,5MINUTOS LUBRIFICAÇÃO INTERNA DO MOTOR. ROTAÇÃODE1000A1200RPM,E ROTAÇÃOFIXA,PARACOMPLETA AQUECIMENTODOSISTEMA HIDRÁULICO-ACIONAROSISTEMA ALGUMAS VEZES PARA LUBRIFICAÇÃO E AQUECIMENTO E ELIMINAÇÃO DE AR.
147
AQUECIMENTO DA TRANSMISSÃO- DESLOCAR DE PRIMEIRA MARCHA A UMA DISTÂNCIA DE APROXIMADAMENTE 50 METROS. SÓMENTE FAÇA A TROCA DE MARCHAS APÓS A LUBRIFICAÇÃO E AQUECIMENTO. ARREFECIMENTO DO MOTOR- DEIXAR O MOTOR A UMA ROTAÇÃO DE 1000 A 1200 RPM, DURANTE 3,5 MINUTOS APROXIMADAMENTE. PARADA DO MOTOR- ROTAÇÃO DE 650 RPM. MARCHA LENTA, AGUARDAR 1,5 MINUTOS E DESLIGAR O MOTOR.NUNCA ACELERE AO DESLIGAR O MOTOR. NÃO DESLIGUE O MOTOR QUENTE. AGUARDE A DESACELERAÇÃO DA TURBINA. INICIAR O SERVIÇO SUBMETENDO O EQUIPAMENTO A CARGA, SÓMENTE APÓS O AQUECIMENTO DO MOTOR, DA TRANSMISSÃO E DO SISTEMA HIDRÁULICO. SELECIONAR A MARCHA ADEQUADA ANTES DE EXECUTAR O SERVIÇO. UTILIZAR SEMPRE PRIMEIRA.
148
BOTÃODONEUTRALIZADOR-QUANDOTRABALHANDONA PRAÇA CARREGANDO CAMINHÃO, ABASTECENDO SILO, ETC USAR O NEUTRALILZADORNA POSIÇÃO LIGADO. QUANDO ACIONADO O FREIO, NEUTRALIZA A TRANSMISSÃO E AUMENTA A POTÊNCIA HIDRÁULICA ( NO LEVANTAMENTO DA CONCHA SEGURE O PEDAL DE FREIO). QUANDO FOR PARA PISTA DESLOCAR, USAR O BOTÃO NA POSIÇÃO DESLIGADO. TRANSMISSÃO AUTOMÁTICA- ACIONADA ATRAVÉS DO BOTÃO NO PAINEL. POSIÇÃO LIGADO, FAZ A MUDANÇA AUTOMÁTICA DE MARCHAS. COM O BOTÃO NO PAINEL DESLIGADO, A MUDANÇA DE MARCHAS SERÁ MANUAL NA CHAVE SELETORA DE VELOCIDADES. SELECIONE A FAIXA DE ROTAÇÃO DE MUDANÇAS DE MARCHAS.
149
BOTÃO DE REDUÇÃO DE MARCHAS- ATIVADO COM A CHAVE SELETORA DE VELOCIDADES NA POSIÇÃO DE SEGUNDA MARCHA, PARA FAZER REDUÇÕES DE SEGUNDA PARA PRIMEIRA MARCHA, QUANDO ACIONADO. FAZER A CARGA CENTRALIZADA NA CAÇAMBA DO CAMINHÃO, NO SENTIDO TRANSVERSAL E LONGITUDINAL. NÃO SOBRECARREGAR A UNIDADE DE TRANSPORTE. O CAMINHÃO CARREGA PÊSO E NÃO VOLUME. MATERIAL PESADO (ROCHA, SOLO COM PEDRAS) DIMINUA A CARGA. MATERIAL LEVE (ARGILA SECA), AUMENTE A CARGA. EVITAR A PATINAGEM DO CONVERSOR DE TORQUE (REGIME DE STALL) OPERAR O EQUIPAMENTO CUIDADOSAMENTE, SEM TRANCOS. NÃO MANTER RITMO EXAGERADO DE PRODUÇÃO. NÃO UTILIZE 100% DA CAPACIDADE DA MÁQUINA ( NO LIMITE ). UTILIZE 80% E MANTENHA 20% DE RESERVA PARA EVENTUAIS ALTERAÇÕES DURANTE O SERVIÇ0S.
150
NÃO PERMITA QUE AS RODAS DA MÁQUINA LEVANTE DO SOLO AO ENCHER A CONCHA, FAZER MANOBRAS, FREIADAS OU PRAÇA DESNIVELADA. NÃO PERMITA QUE AS RODAS DIANTERIAS SUBA EM PEDRAS. NÃO UTILIZE A CARREGADEIRA PARA CORTAR MATERIAL, POIS O MESMO DEVERÁ ESTAR SOLTO. ENTRAR NO MONTE DE MATERIAL DE PRIMEIRA MARCHA, COM A MÁQUINA ALINHADA E DE FRENTE PARA O MATERIAL, DE MANEIRA QUE O BICO DA BORDA CORTANTE PENETRE PRIMEIRO ABRINDO CAMINHO NO MATERIAL ( 90 GRAUS). RETÔRNO DE SEGUNDA MARCHA OU PRIMEIRA DE ACÔRDO COM AS CONDIÇÕES DA PRAÇA. FAÇA O RETORNO O MAIS CURTO POSSÍVEL. UTILIZE A BUZINA PARA COMUNICAR COM O MOTORISTA. PARA CHAMAR E LIBERAR O CAMINHÃO.
151
PROCURE POSICIONAR O CAMINHÃO VIRADO PARA O LOCAL DE SAÍDA, EVITANDO MANOBRAS EXCESSIVAS DO CAMINHÃO. A CONDIÇÃO IDEAL É O CAMINHÃO POSICIONADO 45 GRAUS COM O MATERIAL, QUANDO POSSÍVEL. PROCURE DEIXAR A TRASEIRA DO CAMINHÃO UM POUCO MAIS ALTA PARA FACILITAR A ARRANCADA, PRINCIPALMENTE EM LOCAL DE DIFÍCIL ACESSO. NÃO PERMITA QUE A CONCHA PASSE POR CIMA DA CABINE DO CAMINHÃO. CARREGUE SEMPRE NO SENTIDO DA CAÇAMBA PARA A CABINE E DO LADO ESQUERDO. NÃO PERMANECER UM PERÍODO LONGO COM A CAÇAMABA CHEIA ALTA. NÃO UTILIZE A CAÇAMBA PARA LEVANTAR E NEM CARREGAR PESSOAS. VERIFIQUE A DIREÇÃO DO VENTO, SE NECESSÁRIO MUDE DE POSIÇÃO.
152
EVITE BATER, SACUDIR, DAR PANCADAS NA CAÇAMBA PARA SOLTAR O MATERIAL. PROCEDIMENTO CORRETO É A LIMPEZA MANUAL COM FERRAMENTAS. VERIFIQUE O ALCANCE DA MÁQUINA EM RELAÇÃO A CAÇAMBA DO CAMINHÃO, NÃO PERMITA QUE O CAMINHÃO FIQUE MAIS ALTO QUE A MÁQUINA. CASO CONTRÁRIO PROCURE REBAIXAR O LOCAL QUE O CAMINHÃO POSICIONA, ELEVAR A MÁQUINA COM MATERIAL OU INVERTER AS POSIÇÕES. NUNCA DESLOQUE COM A CAÇAMBA CHEIA ALTA. REVERSÃO- PARAR A MÁQUINA NO FREIO, CORTAR A ACELERAÇÃO E INVERTER O SENTIDO, COM O FREIO AINDA APLICADO ( BOTÃO DO NEUTRALIZADOR LIGADO). EVITAR REPICAR O ACELERADOR. MANTER A PRAÇA NIVELADA E LIMPA. MANTER A MÁQUINA E O CAMINHÃO NIVELADOS. ACERTE O LOCAL PARA O CAMINHÃO ENCOSTAR. EVITAR A PATINAGEM DO CONVERSOR DE TORQUE ( REGIME DE STALL).
153
EVITAR A PATINAGEM DOS PNEUS. NÃO SE APROXIME DA PONTA DE ATERRO PARA DESCARGA DE MATERIAL. E NUNCA POSICIONE A MÁQUINA LATERALMENTE AO ATERRO, FIQUE SEMPRE DE FRENTE. FAZER LEIRAS DE PROTEÇÃO. EVITAR USAR AS COSTAS DA CAÇAMBA PARA ACERTAR MATERIAL. NUNCA FAÇA A TROCA DE MARCHAS DURANTE A SUBIDA OU DESCIDA DE RAMPAS, SELECIONE A MARCHA ADEQUADA ANTES. QUANDO PARADO NÃO PERMANEÇA COM A TRANSMISSÃO ENGATADA E SEGURANDO NO FREIO, COLOQUE A TRANSMISSÃO EM NEUTRO. SE NECESSÁRIO APLIQUE O FREIO / TRAVA. NÃO SEGURAR A DIREÇÃO VIRADA NO FINAL DO CURSO POR UM PERÍODO LONGO. MARCHA LENTA- MÁXIMO DE 5 MINUTOS. DIRIGIR COM AS DUAS MÃOS NO VOLANTE, QUANDO DESLOCANDO. ESTACIONAMENTO- EM LOCAL NIVELADO E MANTENDO UMA DISTÂNCIA CORRETA DE OUTRAS MÁQUINAS E VEÍCULOS. ORGANIZAR O ESTACIONAMENTO E APLICAR O FREIO. ABAIXAR O IMPLEMENTO NO SOLO.
154
DESLOCAMENTOS- TRAFEGAR NAS PISTAS EM BAIXA VELOCIDADE. POSICIONE A CAÇAMBA FECHADA E O MAIS BAIXO POSSÍVEL, POIS EM CASO DE EMERGÊNCIA ABAIXE O FUNDO DA CAÇAMBA PARA AJUDAR A PARAR. SE NECESSÁRIO ACENDA AS LANTERNAS E ENCOSTE BEM PARA A DIREITA. EVITAR DESLOCAMENTOS EXCESSIVOS, GRANDES DISTÂNCIAS COM A MÁQUINA. VERIFICAR O DIA E HORÁRIO DA PREVENTIVA E RELACIONAR OS DEFEITOS. LUBRIFICAÇÃO/ABASTECIMENTO- NÃO PERMANECER NA CABINE ENQUANTO A EQUIPE DE MANUTENÇÃO ESTIVER NO EQUIPAMENTO. DURANTE O ABASTECIMENTO DESLIGAR O MOTOR. VERIFIQUE A PRESENÇA DE ALAVANCA,ETC. ÓLEO/GRAXA NAS ESCADAS E ASSOALHO, VOLANTE E VERIFIQUE O TÉRMINO DO SERVIÇO ANTES DE SAIR COM A MÁQUINA. PARA O ENCARRETAMENTO DA MÁQUINA, A CARRETA DEVERÁ ESTAR NIVELADA E FREIADA. ENTRAR NA PRANCHA SOMENTE PELA TRASEIRA. ABAIXE A CAÇAMBA E FAÇA O TRAVAMENTO E AMARRAÇÃO DA MÁQUINA. A PRANCHA DEVERÁ ESTAR LIMPA E SECA.
155
CARGA EM CAMINHÕES
156
CARGA EM SILOS
157
AMONTOAR MATERIAL
158
IMPLEMENTOS DISPONÍVEIS PARA OUTRAS APLICAÇÕES LANÇA PARA IÇAMENTO DE CARGAS. GARFOS PARA USO EM PALETS. GARRAS PARA APANHAR MADEIRAS.
159
LANÇA PARA IÇAMENTO E GARFOS PARA PALLETS GARRA PARA MADEIRAS
160
TIPOS DE CAÇAMBAS SELECIONE O TIPO DE CAÇAMBA PARA CADA MATERIAL A SER TRABALHADO, AUMENTANDO O RENDIMENTO DA MÁQUINA E REDUZINDO O CUSTO.
161
VERFICAR O VOLUME DA CAÇAMBA E A DENSIDADE DO MATERIAL A CARREGAR. NÃO ULTRAPASSAR A CAPACIDADE DE CARGA DO SISTEMA HIDRÁULICO, CONSULTANDO O MANUAL DO FABRICANTE.
162
BORDA CORTANTE RETA -Material solto, areia, terra, adubos.
163
BORDA CORTANTE BICO DE PATO. -Para materiaisque requerem grande força de penetração: cascalho, brita, minério.
164
BORDA CORTANTE RETA COM DENTE. -Material duro, cascalho, argila, raspagem de superfície.
165
BORDA CORTANTE BICO DE PATO COM DENTE. -Material rochoso duro, brita grossa e rocha detonada.
166
PODEM SER EQUIPADOS COM OU SEM BLINDAGEM. TIPO DO PNEU: L - LOADER VELOC. MAX. 8 KM / H MEDIDAS: 16:00-25 24:00-25 / 23.5-25 E OUTROS 12, 16, 20, 24 LONAS PRESSÃO: 50 DIANT 40 TRAS. ( PSI ). PNEUSPNEUS
167
O MENOR CONSUMO DE COMBUSTÍVEL SE CONSEGUE COM A ROTAÇÃO DO MOTOR DENTRO DA FAIXA DE TORQUE MAX. DO MOTOR. CONSUMO DE COMBUSTÍVEL
168
OS TANQUES DE COMBUSTÍVEIS DOS EQUIPAMENTOS SÃO PROJETADOS PARA10 HS DE OPERAÇÃO. RESERVA: 10 % = 01 H. DE OPERAÇÃO
169
DIMENSIONAMENTO DA CARREGADEIRA A CARREGADEIRA DEVERÁ SER DIMENSIONADA CORRETAMENTE PARA CADA TIPO DE TRABALHO, UTILIZANDO-SE NO MÁXIMO 80% DA SUA CAPACIDADE E OBSERVANDO ITENS COMO: CAPACIDADE: PEQUENA, MÉDIA E GRANDE. O TIPO DE MATERIAL EDENSIDADE PORTE DO TRANSPORTADOR ALTURA DE CARGA PRODUÇÃO DESEJADA. DISTÂNCIA PARA DESLOCAMENTO
170
MANUTENÇÃO INSPEÇÃO DIÁRIA PARA VERIFICAR DEFEITOS COMO VAZAMENTOS, TRINCAS, PEÇAS SOLTAS E CONFERÊNCIA DOS NÍVEIS DE ÓLEO E ÁGUA. SEGUIR O PLANO DE MANUTENÇÃO RECOMENDADO PELO FABRICANTE, COM LAVAGEM E LUBRIFICAÇÃO.
171
PARA REDUZIR O TEMPO DE CARGA OPERADOR EXPERIENTE / TREINADO MANOBRA DE RÉ MAIS CURTA POSSÍVEL COROAR A CAÇAMBA POSIÇÃO DO TRANSPORTADOR PRAÇA NIVELADA E LIMPA CAÇAMBA DE FÁCIL PENETRAÇÃO CICLO DE 1,5 VOLTAS FRENTE / RÉ
172
A MÁQUINA DEVE ESTAR NIVELADA: ÓLEO DO MOTOR ÁGUA DO RADIADOR ÓLEO DA TRANSMISSÃO ÓLEO HIDRÁULICO NÍVEIS A CONFERIR
173
CONDIÇÕES IDEAIS DE OPERAÇÃO OPERADOR HABILITADO E TREINADO NA OPERAÇÃO DA MÁQUINA. PRAÇA NIVELADA, LIMPA E SECA PARA ESTABILIDADE DA MÁQUINA, TRAÇÃO TOTAL NAS 04 RODAS, PROTEÇÃO DOS PNEUSE AUMENTO DA PRODUÇÃO.
175
TRABALHE A PILHA DA ESQUERDA PARA A DIREITA. O MATERIAL PARA A CARREGADEIRA TRABALHAR DEVE ESTAR SOLTO. CASO CONTRÁRIO, UM TRATOR DE ESTEIRAS DEVERÁ PRODUZIR MATERIAL. EVITAR APLICAR A CARREGADEIRA NA ESVAVAÇÃO DE MATERIAL, PODENDO CAUSAR DANOS NO TREM DE FORÇA.
176
POSICIONAR O CAMINHÃO 45 GRAUS COM O MONTE DE MATERIAL. FAZER A CARGA DO LADO ESQUERDO DO CAMINHÃO E DA TRASEIRA PARA FRENTE. NUNCA PASSAR A CAÇAMBA EM CIMA DA CABINE DO CAMINHÃO. A CARREGADEIRA DEVE FICAR MAIS ALTA QUE O CAMINHÃO.
177
ENTRAR NO MONTE DE MATERIAL DE PRIMEIRA MARCHA, ARTICULAÇÃO ALINHADA, PERPENDICULAR A FACE DO MONTE, SEM DEIXAR O CONVERSOR EM REGIME DE STALL E SEM DEIXAR OS PNEUS PATINAREM. ENCHER A CAÇAMBA DE ACORDO COM A DENSIDADE DO MATERIAL( LEVE CAÇAMBA CHEIA, PESADO MAIS VAZIA).
178
EXECUTAR A MANOBRA DE RÉ A MAIS CURTA POSSÍVEL PARA DIMINUIR O TEMPO DE CARGA. NÃO PERMITIR QUE OS CILINDROS DE ELEVAÇÃO E INCLINAÇÃO CHEGUEM NO FINAL DE CURSO.
179
NÃO ULTRAPASSAR A CAPACIDADE DE CARGA DO CAMINHÃO. FAZER A CARGA CENTRALIZADA. DESCARREGAR A CAÇAMBA LENTAMENTE NO CAMINHÃO. EM CARGAS DE ROCHA, FORRAR A CAÇAMBA DO CAMINHÃO COM MATERIAL MAIS FINO PRIMEIRO.
180
EVITAR ESPERARO CAMINHÃO COM A CAÇAMBA CHEIAALTA. FAZER A REVERSÃO FRENTE / RÉ, PARANDO A MÁQUINA COMPLETAMENTE NO FREIO E COM O NEUTRALIZADOR LIGADO.
181
FAZER A CARGA DE PRIMEIRA MARCHA E USAR SEGUNDA DE RÉ. PARA CARGA EM SILOS, DESLOCAR COM A CAÇAMBA CHEIA A POUCA DISTÂNCIA DO SOLO, INCLINADA PARA CIMA. LEVANTAR A CAÇAMBA SOMENTE O SUFICIENTE PARA O BASCULAMENTO NO SILO.
182
APLICAÇÕES INDESEJÁVEIS PARA CARREGADEIRAS ESCAVAR MATERIAL EM JAZIDAS, BARRANCOS ETC. QUEBRAR MONTE DE MATERIAL NA PISTA. QUEBRAR MONTE DE MATERIAL EM PONTA DE ATERRO.
183
IÇAMENTO DE CARGAS SEM O IMPLEMENTO ADEQUADO. REBOCAR TRACIONAR OUTROS EQUIPAMENTOS.
184
GRANDES DESLOCAMENTOS, PARA O QUAL NÃO FOI PROJETADA. SERVIÇOS EM ROCHA COMDIMENSIONAMENTO INCORRETO E CAÇAMBA INADEQUADA
185
A CARREGADEIRA DEVE TER PESO OPERACIONAL DE MÉDIO PARA CIMA, CAÇAMBA REFORÇADA PARA ROCHA, BICO DE PATO COM DENTES. OPERAÇÃO EM ROCHA
186
CUSTO DE MANUTENÇÃO EM MÁQUINAS DE TERRAPLENAGEM CUSTO DE MANUTENÇÃO/OPERAÇÃO 127%127% 212%212% 38%38% 4 53% 12341234 1-MOTOR 2-TRANSMISSÃO 3-EIXOS, FREIOS, ETC 4-PNEUS
187
SEGURANÇA CARREGADEIRAS PODEM TOMBAR FACILMENTE DEVIDO A: CAÇAMBAALTA CHEIA TODAARTICULADA PRAÇA DESNIVELADA FREIADA BRUSCA EXCESSO DE CARGA
188
PNEUS DESCALIBRADOS. FALTA DE EXPERIÊNCIA DO OPERADOR. EXCESSO DE VELOCIDADE NOS DESLOCAMENTOS. PISTA DE BAIXO SUPORTE.
189
“ O bom operador é aquele que opera por sí e pelos outros” Operarcomsegurançaéplanejartodasasações pessoais contrao comantecedência,afimdeprevenir-se maucomportamentodeterceiroseas condiçõesadversas,paraissoprecisa desenvolver habilidade e aptidão.
190
« Conheça o seu programa de segurança « Conheça o seu equipamento ( leia o manual, controles, advertências ) « Conheça a área de trabalho ( piso, rampas, ribanceiras) « Conheça os espaços livres ( redes elétricas, largura, altura dos locais)
191
CONDIÇÕES ADVERSAS QUE PODEM CAUSAR ACIDENTES: Condições adversas de Luminosidade Condições adversas de Tempo Condições adversas do Local de operação Condições adversas do Equipamento Condições adversas do Operador - Físicas, Psicológicas,Drogas e maneira de operar
192
Equipamento conhecido como Pá Carregadeira muito utilizado em várias funções nas atividades de terraplenagem, ou dentro de industrias na função de movimentar materiais manufaturados ou matéria prima. Com uma caçamba na dianteira de várias toneladas este equipamento passou a ser muito utilizado devido a sua praticidade de deslocamento e articulação dando ao sistema logístico e maior agilidade. O que é Pá Carregadeira
193
De que constitui a Pá Carregadeira Motor, transmissão, embreagem, diferencial, chassis, sistema hidráulico, sistema elétrico, painel de instrumentos, caçamba, bordas cortantes, pai- nel de instrumentos, alavancas de comando, bateria, pedais freio e acele- rador, retrovisores, buzina, horímetro, rodas com pneus, alguns modelos mais modernos a cabine e fechada chamada de “cabinada” com ar condi- cionado, além de todo o conjunto de mecânico, hidráulico e eletrico que compõem a maquina como um todo.
194
Princípios de Funcionamentos: ABASTECIMENTO : Durante o abastecimento do veículo, não é permitido fumar, acender fósforo ou provocar qualquer chama, desligar o telefone celular na hora do abastecimento. Conserve o motor desligado, o bico da mangueira deve ficar em contato direto com a boca do tanque, lave quaisquer respingos de combustível antes de colocar o motor em funcionamento. CUIDADOS NA OPERAÇÃO: Observe as condições do local onde o equipamento está estacionado; Mantenha o freio de estacionamento acionado; Se necessário use calços nas rodas; Use somente uma alavanca de comando por vez; Não de tranco nas alavancas opere suavemente;
195
O risco relacionado ao AMBIENTE DE TRABALHO: Certifique-se que o equipamento e a área de atuação estão seguras. (APR) Verifique altura, largura, cabos elétricos/tubulações (aéreos ou subterrâneos) que possam estar no local. Acionamento do motor em ambientes fechados; Piso contendo óleo derramado e graxa;
196
O risco relacionado ao AMBIENTE DE TRABALHO: Operação em terrenos declinosos ou com depressões; Pedestres; Intempéries; Batida contra outros objetos; Pontos cegos; Nunca realize atividade que irá colocar a sua integridade física e a de outros em risco. Não de carona na máquina em hipótese alguma. Em caso de vazamentos de óleo, pare o equipamento e acione a equipe de manutenção.
197
O risco relacionado ao AMBIENTE DE TRABALHO:
198
EPI - Individual Equipamentos de Proteção NR 06 lA empresa fornece, orienta, treina e exige o uso de todos os EPI necessários à função. Use-os corretamente. Os tipos mais comumentes utilizados por operadores. São: êCapacete; êLuvas; êÓculos; êProtetores Auriculares; êBotinas com biqueira de aço; lO não uso do EPI constitui falta, passível portanto de punição.
199
EPC- EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO COLETIVA NR 06
200
Avaliação de riscos APR Vídeo 0101 0202
201
O QUE É PERCEPÇÃO DE RISCO? Consiste na interpretação do meio ou realidade em que se vive.
202
Risco é a probabilidade que se tem de causar danos, pela possibilidade de se acontecer um acidente ou por conta das exposições a que se é submetido. Perigo é a situação a que o trabalhador é submetido, a qual oferece riscos à sua saúde. Ou seja: é a chance ou a probabilidade de lesão ou morte.
203
Risco ou perigo?
204
ATO INADEQUADO X CONDIÇÃO INADEQUADA
205
CONDIÇÕES INADEQUADAS X ATOS INADEQUADOS DURANTE A OPERAÇÃO:
206
Pá carregadeira não é guincho utilizando de forma errada
208
QUEIMADURA DE 3º GRAU NESTE TIPO DE QUEIMADURA, A PELE FICA ESBRANQUIÇADA OU CARBONIZADA, QUASE SEMPRE COM POUCA OU NENHUMA DOR (AQUI INCLUEM-SE TODAS AS QUEIMADURAS ELÉTRICAS). COMO SOCORRER: *NÃO USAR ÁGUA; *ASSISTÊNCIA MÉDICA É ESSENCIAL; * LEVAR IMEDIATAMENTE AO MÉDICO. 208
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.