A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

WebQuest de Ciências para o 9º ano. WebQuest de Ciências para o 9º ano.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "WebQuest de Ciências para o 9º ano. WebQuest de Ciências para o 9º ano."— Transcrição da apresentação:

1

2 WebQuest de Ciências para o 9º ano

3 Haja luz; e houve luz. E viu Deus que a luz era boa; e fez
separação entre a luz e as trevas. (Gênesis: cap.1, vers.:3,4)

4 “Qualquer tecnologia que funcione perfeitamente dá a impressão de magia”
Artur C. Clarke

5 “ Para a maioria das pessoas, a Ciência moderna, como a magia, exige um salto de fé. Embora os cientistas, como os feiticeiros e os bruxos, sejam os maiores interessados por fenômenos incomuns, eles seriam os primeiros a admitir que ainda há muita magia no mundo” (A ciência de Harry Potter – Como a magia realmente funciona – Roger Highfield)

6 Acender uma lâmpada queimada na mão é magia ou ciência?

7 se a lâmpada queimada for INCANDESCENTE, seu acendimento é MAGIA;
Preparar uma apresentação no Microsoft PowerPoint Viewer 2010 para provar em sala de aula que: se a lâmpada queimada for INCANDESCENTE, seu acendimento é MAGIA; se for FLUORESCENTE, é CIÊNCIA.

8 A confirmação dessa proposição habilita o grupo a se apresentar no Deutsches Theater de Berlim – Alemanha.

9 Formar grupo de quatro pessoas.
Em grupo, e utilizando os conhecimentos a partir do estudo dos sites indicados, vocês deverão preparar uma apresentação em Microsoft PowerPoint Viewer 2010 para participar de um Congresso Internacional na Alemanha para homenagear Albert Einstein (14/03/1879 – 18/04/1955) pelos 90 anos do recebimento do Prêmio Nobel de Física ocorrido em O prêmio foi decorrente pela correta explicação do efeito fotoelétrico.

10

11 O ensaio para essa apresentação na Alemanha será em sala de aula
O ensaio para essa apresentação na Alemanha será em sala de aula. O grupo terá 40 minutos para explanar sobre os seguintes quesitos: 1. O que é a luz? 2.Teoria da dualidade onda-partícula? Para se pensar: a. Se a luz é partícula, como ela atravessa o vidro? b. Se a luz é onda, porque não atravessa parede?

12 3. Breve biografia de Albert Einstein enfocando a
teoria do efeito fotoelétrico. Colocar a foto de Einstein com a língua para fora. Colocar o vídeo do efeito fotoelétrico. 4. Pesquisar a teoria quântica. Colocar o vídeo da teoria quântica. 5. Pesquisar os tipos de lâmpadas: - Incandescentes; - Fluorescentes e - Halógena.

13 6. Colocar os vídeos do acendimento da
lâmpada incandescente com energia elétrica e na mão (YouTube). 7. Colocar o vídeo do acendimento da lâmpada fluorescente na mão (YouTube). 8. Colocar o vídeo do acendimento da lâmpada fluorescente que o seu grupo realizará.

14 Teoria da dualidade onda-partícula
Para sua pesquisa e produção do vídeo, verifique os seguintes sites disponíveis na web. O que é a luz? Teoria da dualidade onda-partícula

15 Breve biografia de Einstein Efeito fotoelétrico
Efeito fotoelétrico Vídeo do efeito fotoelétrico

16 Lâmpada incandescente
Teoria quântica TIPOS DE LÂMPADAS: Lâmpada incandescente Lâmpada fluorescente Lâmpada halógena

17 Acendimento da lâmpada incandescente com energia elétrica
Acendimento da lâmpada incandescente sem energia elétrica externa Acendimento da lâmpada fluorescente na mão (Só por mágica)

18 Ficha de avaliação das atividades
VALOR TAREFA INSUFICIENTE REGULAR ÓTIMO 3 Apresentação do processo em PowerPoint. Insuficiente, sem conseguirem analisar todas as fontes de informação sugeridas. 1 Suficiente, todos os pedidos foram analisados, resumidos e visualmente harmônico. 2 Muito bom, os vídeos solicitados foram postados e analisados com grande perfeição. 3 2 Apresentação oral individual. Insuficiente Informação apoiada na leitura, sem entendimento. Bom pois conseguiu captar o interesse, com exposição interessante e infor- mação apropriada. 1 Excelente linguagem apropriada, envolvimento do público e clareza na exposição. 2 2 Desempenho no trabalho em grupo. Insuficiente pois não conseguiram se integrar e produzir um trabalho de qualidade. Bom, o grupo soube dividir o trabalho segundo a adaptação de cada um. 1 Excelente o trabalho do grupo foi harmonioso com a definição de papéis bastante integrados. 2 3 Apresentação do clipe Faltou criatividade, acendeu a lâmpada fluorescente de forma tradicional . 1 Alguma criatividade mas sem originalidade. 2 Resolveu a proposta com muita criatividade onde “o segredo” não pode ser percebido. 3


Carregar ppt "WebQuest de Ciências para o 9º ano. WebQuest de Ciências para o 9º ano."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google