A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ARMAZENAGEM DE GLP EM RECIPIENTES ESTACIONÁRIOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ARMAZENAGEM DE GLP EM RECIPIENTES ESTACIONÁRIOS"— Transcrição da apresentação:

1 ARMAZENAGEM DE GLP EM RECIPIENTES ESTACIONÁRIOS
Prevenção ao B L EV E

2 BOILING LIQUID EXPANDING VAPOR - BLEVE
O QUE É BLEVE ? BOILING LIQUID EXPANDING VAPOR - BLEVE É um tipo especial de explosão que ocorre quando um tanque contendo líquido com a temperatura acima do ponto de ebulição à pressão atmosférica se rompe, liberando grande quantidade de líquido e vapor são liberados com uma energia poderosa. Ocorre por exposição posterior do tanque ao fogo.

3 Mecânica do BLEVE 1- Quando um tanque é exposto ao calor contínuo proveniente de um incêndio, o líquido em seu interior é forçado a vaporizar-se , resultando em um aumento da pressão. Em determinada condição a válvula de segurança (PSV) abre, ventando o produto e aliviando o excesso de pressão. 2- Quando a pressão diminui a PSV fecha. Com a continuidade de exposição ao fogo, o ciclo de abertura e fechamento continua por diversas vezes.

4 Mecânica do BLEVE continuação.....
3- Enquanto existe líquido, este absorve o calor e protege a chapa do tanque, com as aberturas da PSV, o nível de líquido diminui, expondo grande área do tanque ao calor. 4- A temperatura da chapa do tanque, não mais resfriada pelo líquido aumenta, e em dado instante devido ao aumento da pressão do vapor, o tanque fragilizado rompe. O BLEVE às vezes pode ocorrer em minutos após o o início do fogo, e outras não ocorre nem após dias .

5 Algumas Ações para reduzir Risco
Em Tanques Estacionários : Válvulas de segurança, dispositivos internos de fechamento automático ou por comando à distância; ou tipo excesso de fluxo, que limitam ou evitam o vazamento em caso de rompimento de tubulação ou mangotes; Proteção por sistema de spray d’água para manter a chapa de metal fria em caso de exposição ao fogo e/ ou canhões fixos de água colocados em locais estratégicos, podendo ser acionados à distância ou automaticamente por detectores de chama;

6 Algumas Ações para reduzir Risco
Em Tanques de Transporte : Além das válvulas de segurança, dispositivos internos de fechamento ou de excesso de fluxo; Os tanques que transportam gases liquefeitos podem ter proteção contra chama, em muitos casos é adotada uma manta retardante de chama, colocada em volta do tanque (pelo menos ½ h exposto a chama de maçarico e mais de 100 minutas em piscina de fogo); Isolamento térmico também pode ser adotado em alguns casos e Proteções mecânicas para vagões

7 FILME da NFPA

8 Comentário Final Os Fatores Chaves para diminuir e evitar estes tipos de ocorrências de BLEVE são: O atendimento às normas técnicas de instalação e segurança; O conhecimento e estudo dos riscos; A instalação e utilização correta de dispositivos de prevenção e segurança; Preparação adequada das equipes de emergências.

9 Engenharia e Operações E-mail: ugdesenv@ultragaz.com.br
Marcos C. Siqueira Normatização Engenharia e Operações Telefone: (11)


Carregar ppt "ARMAZENAGEM DE GLP EM RECIPIENTES ESTACIONÁRIOS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google