A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Agroturismo como Estratégia para o Desenvolvimento Territorial Sustentável: o Caso da Associação de Agricultores Acolhida na Colônia. Anna Cecilia Amaral.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Agroturismo como Estratégia para o Desenvolvimento Territorial Sustentável: o Caso da Associação de Agricultores Acolhida na Colônia. Anna Cecilia Amaral."— Transcrição da apresentação:

1 Agroturismo como Estratégia para o Desenvolvimento Territorial Sustentável: o Caso da Associação de Agricultores Acolhida na Colônia. Anna Cecilia Amaral Petrassi – UFSC Hans Michael van Bellen – CPGA - UFSC Izabela Raquel – CPGA - UFSC EnAnpad Setembro de 2012

2 Contextualização Desenvolvimento Teoria Atividade
Desenvolvimento Territorial Sustentável Agroturismo Caso: Associação de Agricultores Acolhida na Colônia

3 Objetivo do artigo Verificar a influência das atividades de Agroturismo realizadas pela Associação de Agricultores Acolhida na Colônia – AAAC nos últimos 10 anos, no quadro de desenvolvimento territorial sustentável (DTS) encontrado na região de Santa Rosa de Lima – SC.

4 Referencial Teórico O suporte teórico ofereceu os elementos de Desenvolvimento Territorial Sustentável a serem identificados na região estudada, além do entendimento das atividades de Agroturismo. Considerando que: DESENVOLVIMENTO RURAL é mais que agrícola TERRITÓRIO é mais que localização espacial SUSTENTABILIDADE é formada por diversas dimensões (social, econômica, ecológica, geográfica e cultural)

5 Referencial teórico Principais Autores: Desenvolvimento
Abramovay (1999, 2001, 2002, 2006); Almeida (1997); Dallabrida,2010; Sachs (1995, 2004); Sen, 2010; Veiga, 2001; Pecqueur, 2006 Agroturismo EMPRABA Agroturismo e Desenvolvimento Andion, 2007; Guzzatti e Turnes, 2011

6 Referencial teórico Elementos identificadores de DTS extraídos do referencial teórico: Mudanças no comportamento dos atores sociais, refletindo maior confiança no futuro; Aumento da autoestima; Laços e Identidade Cultural fortalecidos; Capacidade de organização socioterritorial; Comprometimento com a preservação e o manejo adequado dos recursos naturais.

7 Referencial teórico O Agroturismo como atividade representa:
Atividade realizada dentro da pequena propriedade agrícola; Atividade complementar; Essencialmente realizada por membros da família (contratações eventuais e temporárias); As atividades envolvem hospedagem e/ou venda de produtos caseiros.

8 Procedimentos metodológicos
A partir da fundamentação teórica, elaborou-se um quadro de fatores a serem identificados para caracterizar o desenvolvimento territorial sustentável. Categorias de análise: disseminação de aprendizados e inovações, que fortalecem os diferenciais do território e a sua vantagem comparativa ; maior equidade social, redução da migração e crescente inclusão de jovens e mulheres no processo de desenvolvimento; Educação e preservação ambiental; Fortalecimento dos valores territoriais e do tecido social; e, Dinamização socioeconômica.

9 Procedimentos metodológicos
Entrevistados: Participantes da Associação de Agricultores Acolhida na Colônia; Moradores da região não participantes, e; Técnicos da associação. Objetivo: Averiguar a presença dos fatores de Desenvolvimento Territorial Sustentável escolhidos e sua vinculação com a atividade de Agroturismo.

10 Apresentação de resultados
Descrição da região Encostas da Serra Geral onde está inserido o município estudado Santa Rosa de Lima. Corredor Ecológico Relevo acidentado Hidrografia densa (pertence ao aquífero Guarani) Sudeste de SC (há 150 km da capital) Agricultura familiar preponderante Cultivo orgânico e reflorestamento

11 Apresentação de resultados
Algumas características da associação: Surgimento ligado às atividades da AGRECO (Associação de Agricultores Ecológicos das Encostas da Serra Geral); Caráter associativista; Proporcionar diversificação da renda do agricultor e desestimular a extração de madeira nativa para carvão; Proposta de valorização da vida no campo e diversificação da renda do agricultor.

12 Fator identificado – Disseminação de Aprendizado e Inovação
Apresentação de resultados Fator identificado – Disseminação de Aprendizado e Inovação Extrato da entrevista Proporciona aprendizado e desenvolvimento pessoal graças à troca de experiências com os visitantes. "É trocado experiência com o turista que vem, troca de ideia, o turista fala como funciona lá e quer saber como funciona aqui... Então é um bate-papo muito agradável." (Agricultor D) A presença dos turistas é percebida como benéfica em vários sentidos. "[...] o movimento dos turistas é muito bom para o comércio e proporciona outros horizontes para os cidadãos locais." (Comunidade C) Aumentou a consciência e a educação ambiental na cidade. Em relação à educação ambiental a AAAC realiza seminários para disseminar informações à população e não apenas aos associados. "A gente não desmata nada, não usa mais veneno, mantemos as nascentes, não mexemos mais na beira do rio." (Agricultor D)

13 Fator identificado – Maior Equidade e Inclusão
Apresentação de resultados Fator identificado – Maior Equidade e Inclusão Extrato da entrevista Proporciona alternativa para que os jovens e mulheres permaneçam no campo. "[...]esse tipo de trabalho (agroturismo) valoriza mais o trabalho da mulher, ela participa de reuniões, passa a falar o que acha. mesma coisa pro jovem, ele antes não tinha alternativa, e hoje ele pode trabalhar dentro do agroturismo[...]" (Técnico B) É visto pelas mulheres como alternativa mais "leve" ao trabalho na roça. "[...]a gente trabalhava na roça, serviço pesado, e passando pro agroturismo mudou muito esse trabalho, dá trabalho sim mas é um trabalho que não é tão pesado." (Agricultor A)

14 Fator identificado – Educação e Preservação Ambiental
Apresentação de resultados Fator identificado – Educação e Preservação Ambiental Extrato da entrevista O agroturismo representa um empreendimento e uma fonte de renda complementar. Conjunto das entrevistas Aumentou a consciência e a educação ambiental na cidade. Em relação à educação ambiental a AAAC realiza seminários para disseminar informações à população e não apenas aos associados. "A gente não desmata nada, não usa mais veneno, mantemos as nascentes, não mexemos mais na beira do rio." (Agricultor D)

15 Apresentação de resultados
Fator identificado – Fortalecimento dos Valores Territoriais e Tecido Social Extrato da entrevista Aumento da autoestima dos agricultores, percepção da sua importância. "Para família, ocorre a valorização do trabalho do agricultor, porque o turista que vem, gosta, elogia[...]" (Técnico B) A atividade do agroturismo se constitui em mais um momento de relacionamento social onde os laços já existentes são ainda mais fortalecidos. "Participo sempre das reuniões, qdo é muito longe as vezes eu vou, só não vou se eu não puder mesmo." (Agricultor B) População do município bastante engajada na vida comunitária e nos fóruns existentes de participação nas decisões públicas. Documentos oficiais, entrevistas

16 Fator identificado – Dinamização Socioeconômica
Apresentação de resultados Fator identificado – Dinamização Socioeconômica Extrato da entrevista A maioria dos entrevistados aponta as atividades da AAAC como promotora das melhorias vistas no município nesses 13 anos de atividades. "Melhorou muito, evoluiu muito, os turistas passam por postos de gasolina, farmácia, assim todo mundo ganha com isso. Todo o município tá ganhando. A prefeitura ajuda com transporte pros turistas. Abastecimento de agua mineral pras torneiras. Na saúde foram ate premiados, melhorou muito a saúde, com programa pra saúde da família. Os acessos também estão melhorando." (Agricultor A)

17 Conclusões Em Sta Rosa de Lima predomina a agricultura familiar que se organiza de forma associativa, desenvolvendo atividades complementares de agroturismo com a intenção de promover o Desenvolvimento Territorial Sustentável na região. A partir dos extratos das entrevistas foi possível verificar que os fatores de Desenvolvimento Territorial Sustentável presentes na região estão relacionados diretamente com as atividades da associação.

18 Conclusões A sustentabilidade do desenvolvimento territorial no longo prazo deve ser resultado da interação de 3 forças: Recursos disponíveis e a eficiência em seu uso; O efeito das políticas; e A capacidade de organização socioterritorial. Nesse trabalho verificou-se que a região estudada apresenta um grau satisfatório de organização socioterritorial, no entanto fica evidente que as políticas ainda carecem de se adaptar às especificidades da atividade de agroturismo, que ainda sofre com efeitos de políticas não complementares oriundas de dois Ministérios diferentes (MDA e Mtur).


Carregar ppt "Agroturismo como Estratégia para o Desenvolvimento Territorial Sustentável: o Caso da Associação de Agricultores Acolhida na Colônia. Anna Cecilia Amaral."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google