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Nós e os nós da Educação Artur Motta arturmotta@gmail.com
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Nós e os nós da Educação Nós e os nós da Escola Nós e os nossos nós no MOPI
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Uma proposta de REVISÃO dos nossos PONTOS-DE-VISTA
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EU ELE/ELES NÓS Tendência ao individual TU/VÓS
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Comecemos refletindo sobre “NÓS”... Nós (pronome) – é a palavra mais REVOLUCIONÁRIA que existe! Tecendo a Manhã João Cabral de Melo Neto Um galo sozinho não tece a manhã: ele precisará sempre de outros galos. De um que apanhe esse grito que ele e o lance a outro: de outro galo que apanhe o grito que um galo antes e o lance a outro; e de outros galos que com muitos outros galos se cruzam os fios de sol de seus gritos de galo para que a manhã, desde uma tela tênue, se vá tecendo, entre todos os galos. (...)
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NÓS SUBJETIVIDADEIDENTIDADE Que nos realizaQue nos reúne
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Nós (substantivo – plural de nó) Mais do que barreira, pode ser um espaço de encontro e um ponto de partida para novos rumos. De novo, uma questão de ponto de vista...
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O ponto de vista é uma questão do lugar de onde olhamos...
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O ponto de vista é uma questão do momento no qual olhamos...
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O ponto de vista que vamos tomar nesta reflexão... O nó é o ponto de partida para tecer REDES... A expressão “NÓS E OS NÓS DA ESCOLA” não é só um jogo de palavras
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REDES que podem prender...
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Mas podem, também, sustentar, dar segurança...
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Podem embalar sonos e sonhos... Podem aproximar pessoas, projetos, experiências...
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Podem alimentar... Podem abrir horizontes!
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Qual tem sido o papel das redes que constituímos na nossa vida? Qual tem sido o papel das redes que constituímos no MOPI?
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“Ambiente”... “Clima de Trabalho”... “O ar que se respira no MOPI”... São resultado das redes que constituímos onde estamos!
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Que redes estamos construindo no MOPI? Como nos enxergamos uns aos outros, como NÓS dessa rede? Velhos Jovens Masculino Feminino Patrões Empregados Professores Alunos Família Escola Gerentes Funcionários
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Velhos Jovens Masculino Feminino Patrões Empregados Professor Alunos Família Escola Família Masculino Velhos Jovens Feminino Professor Patrões Escola Empregados Alunos VISÃO CONSERVADORA VISÃO PROGRESSISTA Gerentes Funcionários Gerentes Funcionários
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Que redes estamos construindo no MOPI? 1º Nó – Nós e a Instituição Projeto que se concretiza (ou não...) nas palavras, atos e omissões das pessoas.
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Que redes estamos construindo no MOPI? 1º Nó – Nós e a Instituição Entrada na instituição por diferentes motivos (adesão ao Projeto, salário, necessidade de trabalhar, bolsa para os filhos, etc.).
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Que redes estamos construindo no MOPI? 1º Nó – Nós e a Instituição Relação de adesão/conflito com o Projeto Institucional.
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Diante dos nós e da rede formada, duas posições são possíveis... Persistência Desistência
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Todo NÓ desfeito é uma parte da rede que se enfraquece, com prejuízos para todos.
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Que redes estamos construindo no MOPI? 2º Nó – Nós e as Famílias dos Alunos
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Que redes estamos construindo no MOPI? 2º Nó – Nós e as Famílias dos Alunos Características da Relação
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ÁREA PROFISSIONAL Professores, Equipe Técnica e Funcionários ÁREA ESCOLAR Pais, Professores, Alunos, Equipe Técnica, Funcionários Que redes estamos construindo no MOPI? 2º Nó – Nós e as Famílias dos Alunos Parceria com clareza de competências ÁREA PEDAGÓGICA Educadores eAlunos Antonio Nóvoa
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Que redes estamos construindo no MOPI? 2º Nó – Nós e as Famílias dos Alunos Quem é o “cliente” da Escola? O Pai ou a Mãe que paga?
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Que redes estamos construindo no MOPI? 2º Nó – Nós e as Famílias dos Alunos Quem é o “cliente” da Escola? O Aluno que frequenta?
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Que redes estamos construindo no MOPI? 2º Nó – Nós e as Famílias dos Alunos Quem é o “cliente” da Escola? O aluno que queremos ver formado ao final do processo.
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Que redes estamos construindo no MOPI? 3º Nó – Nós e os Alunos
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Que redes estamos construindo no MOPI? 3º Nó – Nós e os Alunos disciplina discere = aprender Disciplina como CONDIÇÃO PARA APRENDER E FAVORECER QUE O OUTRO APRENDA autoridade augère = fazer crescer Autoridade como ATITUDE DE AMOR E SERVIÇO PARA FAZER O OUTRO CRESCER
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Que redes estamos construindo no MOPI? 4º Nó – Nós e Nós mesmos Relacionamentos Interpessoais ESPAÇO DE ENCONTRO Resgatar o espaço da RELAÇÃO... OUTROEU Fica-se porque é melhor ficar junto!
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Que redes estamos construindo no MOPI? 4º Nó – Nós e Nós mesmos Integração dentro das áreas, equipes, segmentos, unidades. Integração entre as unidades.
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Foco na ESPERANÇA, com revisão das EXPECTATIVAS Entusiasmo = EN + THEOS Em = dentro Theos = Deus Entusiasmo é DEUS DENTRO
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Gestão não é CAIXA PRETA Chegada ao momento da ESTABILIDADE INVESTIMENTO para além do financeiro: “não se trata de vender o MOPI” Da rampa de skate para a rampa de skate + a rampa da cadeira de rodas Aluno diferenciado desde já.
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Importância dos INDICADORES FIDELIZAÇÃO Falta água em alguns bairros e canos furados desperdiçam água em outros bairros FIDELIZAÇÃO Acontece o ano todo, desde o primeiro dia de trabalho
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Importância dos INDICADORES FIDELIZAÇÃO É tarefa de todos nós. FIDELIZAÇÃO Acontece o ano todo, desde o primeiro dia de trabalho
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Importância dos INDICADORES CANCELAMENTOS O que temos a ver com isso? DISCIPLINA Questão de TODOS. PRIORIDADE das Reuniões de Equipe. ASSUMIR POSIÇÕES COLETIVAS.
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Concluindo... Nenhuma rede é maior do que o mar Nem quando ultrapassa o tamanho da Terra Lenine A rede é um meio, nunca um fim em si mesma...
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Concluindo... Os nós da rede são meios, nunca um fim em si mesmos... Nós somos meios, nunca um fim em nós mesmos......
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Concluindo... Num ano que se inicia, fica a pergunta: Estamos sendo meios de quê e para quê?
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Concluindo... Nós somos MEDO e DESEJO. Que desejos temos para este ano que se inicia?
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Concluindo... A esperança é de que queiramos ser mais, para fazermos mais, com nossos alunos e entre nós mesmos.
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Nós e os nós da Educação Artur Motta arturmotta@gmail.com
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Caminhos do Coração - Gonzaguinha E aprendi que se depende sempre De tanta, muita, diferente gente Toda pessoa sempre é as marcas Das lições diárias de outras tantas pessoas E é tão bonito quando a gente entende Que a gente é tanta gente onde quer que a gente vá E é tão bonito quando a gente sente Que nunca está sozinho por mais que pense estar
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Imagine um mundo no qual as palavras que você diz aparecessem na sua pele... Nós poderíamos ter mais cuidado com o que dizemos! E fazemos...
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