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Introdução à Microeconomia Grupo de Economia da Inovação – IE/UFRJ

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Apresentação em tema: "Introdução à Microeconomia Grupo de Economia da Inovação – IE/UFRJ"— Transcrição da apresentação:

1 Introdução à Microeconomia Grupo de Economia da Inovação – IE/UFRJ
Renata Lèbre La Rovere Grupo de Economia da Inovação – IE/UFRJ

2 PARTE II: PRODUÇÃO BIBLIOGRAFIA DA PARTE II:
Krugman & Wells, cap. 7,8 e 9 Varian, caps. 18,21,22,23 BIBLIOGRAFIA DESTA AULA: Krugman & Wells, cap. 8 e 9 Varian, caps. 18, 21

3 CURVA DE OFERTA NUM MERCADO COMPETITIVO
A curva de oferta é dada por combinações de preços e quantidades onde os produtores irão escolher o nível de produto que maximize os seus lucros Lucro=Receita Total – Custo Total Receita Total = Preço X Quantidade Custo Total = Custo Fixo + Custo Variável

4 CURVA DE OFERTA NUM MERCADO COMPETITIVO
Para todas as empresas, a receita média é igual ao preço do bem Para as empresas competitivas, a receita marginal é igual ao preço do bem, pois como as empresas são tomadoras de preços o preço é dado No nível de produção que maximiza o lucro, a receita marginal é igual ao custo marginal

5 Maximização de Lucros a Curto Prazo (Krugman&Wells cap.9)
Fonte:Material de Apoio ao Livro da Editora Elsevier

6 MAXIMIZAÇÃO DE LUCRO NUM MERCADO COMPETITIVO
O nível onde a receita marginal é igual ao custo marginal é também o nível de produto ótimo da empresa Isto porque no caso do mercado competitivo a receita marginal é igual ao preço Assim, para qualquer firma num mercado competitivo, a receita gerada por mais uma unidade de produto será igual ao seu preço

7 Quantidade de Produto que Maximiza o Lucro da Firma (Krugman&Wells cap
Fonte:Material de Apoio ao Livro da Editora Elsevier

8 RECEITA MARGINAL E CURVA DE DEMANDA
Se num mercado competitivo os preços são dados, a curva de demanda individual de qualquer firma será totalmente elástica pois os consumidores não têm o poder de alterar os preços Assim, num mercado competitivo a curva de demanda individual da firma equivale à sua curva de receita marginal

9 DECISÃO DE PRODUÇÃO DA FIRMA
A comparação da receita e do custo da empresa fornece ao empreendedor parâmetros para verificar se produz e quanto produz A decisão envolvendo “quanto” é dada pela comparação entre receita marginal e custo marginal A decisão envolvendo “se” é dada pela comparação entre preço e custo total médio

10 DECISÃO DE PRODUÇÃO DA FIRMA
A firma tem prejuízo se RT< CT (1) Dividindo (1) por Q, temos que RT/Q<CT/Q Como RT/Q=RTM=P e CT/Q=CTM, temos que a firma iguala sua receita ao seu custo quando P=CTM mínimo, tem lucro quando P>CTM e tem prejuízo quando P<CTM

11 CTM e Decisão de Produção (Krugman&Wells cap.9)
Fonte:Material de Apoio ao Livro da Editora Elsevier

12 Lucro e Decisão de Produção (Krugman&Wells cap.9)
Fonte:Material de Apoio ao Livro da Editora Elsevier

13 Prejuízo e Decisão de Produção (Krugman&Wells cap.9)
Fonte:Material de Apoio ao Livro da Editora Elsevier

14 Resumo das Condições de Lucratividade num Mercado Competitivo (Krugman&Wells cap.9)
Fonte:Material de Apoio ao Livro da Editora Elsevier

15 A CURVA DE OFERTA INDIVIDUAL
A curva de oferta individual no curto prazo é a parte da curva de custo marginal acima do custo variável médio mínimo

16 Curva de Oferta Individual no Curto Prazo (Krugman&Wells cap.9)
Fonte:Material de Apoio ao Livro da Editora Elsevier

17 A CURVA DE OFERTA DA INDÚSTRIA
A curva de oferta da indústria é a soma das curvas de oferta individuais No curto prazo, o número de produtores é fixo No longo prazo, há entrada e saída de produtores Inclinação ascendente pois cada produtor aumenta o produto à medida em que o preço aumenta

18 Curva da Oferta de Curto Prazo (Krugman&Wells cap.9)
Fonte:Material de Apoio ao Livro da Editora Elsevier

19 A CURVA DE OFERTA DA INDÚSTRIA
No curto prazo, o ponto de equilíbrio de mercado (ilustrado no gráfico a seguir por Emkt) pode representar lucro para as empresas no mercado (ilustrado no gráfico a seguir pelo retângulo A) Este lucro atrai novas empresas para o mercado, deslocando a curva de oferta de S1 para S2 A entrada vai continuar até o ponto Cmkt, que corresponde ao ponto de CTM minimo

20 Resultado da Entrada no Longo Prazo (Krugman&Wells cap.9)
Fonte:Material de Apoio ao Livro da Editora Elsevier

21 AUMENTO DA DEMANDA E ENTRADA DE NOVAS FIRMAS
Supondo uma situação onde há um deslocamento da demanda para fora Isso vai aumentar o preço de mercado e o lucro das firmas existentes Como resultado há entrada de novas firmas, levando a um aumento da quantidade de equilíbrio

22 AUMENTO DA DEMANDA E ENTRADA DE NOVAS FIRMAS
A entrada de novas firmas provoca uma queda de preço, o que faz com que a firma já existente reduza novamente a sua quantidade ao ponto correspondente a CTMínimo Portanto, o total do aumento do produto da indústria vem da produção dos novos entrantes

23 Aumento da Demanda e Entrada de Novas Firmas (Mankiw cap.14)
Fonte:Material de Apoio ao Livro da Editora Cengage Learning

24 Aumento da Demanda e Entrada de Novas Firmas (Mankiw cap.14)
Fonte:Material de Apoio ao Livro da Editora Cengage Learning

25 Aumento da Demanda e Entrada de Novas Firmas (Mankiw cap.14)
Fonte:Material de Apoio ao Livro da Editora Cengage Learning

26 Aumento da Demanda e Entrada de Novas Firmas (Krugman&Wells cap.9)
Fonte:Material de Apoio ao Livro da Editora Elsevier

27 CURVA DE OFERTA DE LONGO PRAZO
Como mostrado pelo gráfico, no longo prazo a curva de oferta de mercado tende a ser horizontal, correspondente ao ponto de CTM mínimo A curva de oferta terá inclinação ascendente apenas nos mercados onde algum recurso usado na produção tem oferta finita ou quando as firmas têm curvas de custos diferentes

28 CURVA DE OFERTA DE LONGO PRAZO
A elasticidade-preço de longo prazo da curva de oferta será maior do que a elasticidade-preço de curto prazo sempre que houver livre entrada e saída do mercado

29 Curva de Oferta da Indústria no Curto e no Longo Prazo (Krugman&Wells cap.9)
Fonte:Material de Apoio ao Livro da Editora Elsevier


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