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PublicouJoaquim Lucio Alterado mais de 9 anos atrás
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Introdução à Microeconomia Grupo de Economia da Inovação – IE/UFRJ
Renata Lèbre La Rovere Grupo de Economia da Inovação – IE/UFRJ
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PARTE II: PRODUÇÃO BIBLIOGRAFIA DA PARTE II:
Krugman & Wells, cap. 7,8 e 9 Varian, caps. 18,21,22,23 BIBLIOGRAFIA DESTA AULA: Krugman & Wells, cap. 8 e 9 Varian, caps. 18, 21
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CURVA DE OFERTA NUM MERCADO COMPETITIVO
A curva de oferta é dada por combinações de preços e quantidades onde os produtores irão escolher o nível de produto que maximize os seus lucros Lucro=Receita Total – Custo Total Receita Total = Preço X Quantidade Custo Total = Custo Fixo + Custo Variável
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CURVA DE OFERTA NUM MERCADO COMPETITIVO
Para todas as empresas, a receita média é igual ao preço do bem Para as empresas competitivas, a receita marginal é igual ao preço do bem, pois como as empresas são tomadoras de preços o preço é dado No nível de produção que maximiza o lucro, a receita marginal é igual ao custo marginal
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Maximização de Lucros a Curto Prazo (Krugman&Wells cap.9)
Fonte:Material de Apoio ao Livro da Editora Elsevier
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MAXIMIZAÇÃO DE LUCRO NUM MERCADO COMPETITIVO
O nível onde a receita marginal é igual ao custo marginal é também o nível de produto ótimo da empresa Isto porque no caso do mercado competitivo a receita marginal é igual ao preço Assim, para qualquer firma num mercado competitivo, a receita gerada por mais uma unidade de produto será igual ao seu preço
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Quantidade de Produto que Maximiza o Lucro da Firma (Krugman&Wells cap
Fonte:Material de Apoio ao Livro da Editora Elsevier
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RECEITA MARGINAL E CURVA DE DEMANDA
Se num mercado competitivo os preços são dados, a curva de demanda individual de qualquer firma será totalmente elástica pois os consumidores não têm o poder de alterar os preços Assim, num mercado competitivo a curva de demanda individual da firma equivale à sua curva de receita marginal
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DECISÃO DE PRODUÇÃO DA FIRMA
A comparação da receita e do custo da empresa fornece ao empreendedor parâmetros para verificar se produz e quanto produz A decisão envolvendo “quanto” é dada pela comparação entre receita marginal e custo marginal A decisão envolvendo “se” é dada pela comparação entre preço e custo total médio
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DECISÃO DE PRODUÇÃO DA FIRMA
A firma tem prejuízo se RT< CT (1) Dividindo (1) por Q, temos que RT/Q<CT/Q Como RT/Q=RTM=P e CT/Q=CTM, temos que a firma iguala sua receita ao seu custo quando P=CTM mínimo, tem lucro quando P>CTM e tem prejuízo quando P<CTM
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CTM e Decisão de Produção (Krugman&Wells cap.9)
Fonte:Material de Apoio ao Livro da Editora Elsevier
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Lucro e Decisão de Produção (Krugman&Wells cap.9)
Fonte:Material de Apoio ao Livro da Editora Elsevier
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Prejuízo e Decisão de Produção (Krugman&Wells cap.9)
Fonte:Material de Apoio ao Livro da Editora Elsevier
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Resumo das Condições de Lucratividade num Mercado Competitivo (Krugman&Wells cap.9)
Fonte:Material de Apoio ao Livro da Editora Elsevier
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A CURVA DE OFERTA INDIVIDUAL
A curva de oferta individual no curto prazo é a parte da curva de custo marginal acima do custo variável médio mínimo
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Curva de Oferta Individual no Curto Prazo (Krugman&Wells cap.9)
Fonte:Material de Apoio ao Livro da Editora Elsevier
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A CURVA DE OFERTA DA INDÚSTRIA
A curva de oferta da indústria é a soma das curvas de oferta individuais No curto prazo, o número de produtores é fixo No longo prazo, há entrada e saída de produtores Inclinação ascendente pois cada produtor aumenta o produto à medida em que o preço aumenta
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Curva da Oferta de Curto Prazo (Krugman&Wells cap.9)
Fonte:Material de Apoio ao Livro da Editora Elsevier
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A CURVA DE OFERTA DA INDÚSTRIA
No curto prazo, o ponto de equilíbrio de mercado (ilustrado no gráfico a seguir por Emkt) pode representar lucro para as empresas no mercado (ilustrado no gráfico a seguir pelo retângulo A) Este lucro atrai novas empresas para o mercado, deslocando a curva de oferta de S1 para S2 A entrada vai continuar até o ponto Cmkt, que corresponde ao ponto de CTM minimo
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Resultado da Entrada no Longo Prazo (Krugman&Wells cap.9)
Fonte:Material de Apoio ao Livro da Editora Elsevier
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AUMENTO DA DEMANDA E ENTRADA DE NOVAS FIRMAS
Supondo uma situação onde há um deslocamento da demanda para fora Isso vai aumentar o preço de mercado e o lucro das firmas existentes Como resultado há entrada de novas firmas, levando a um aumento da quantidade de equilíbrio
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AUMENTO DA DEMANDA E ENTRADA DE NOVAS FIRMAS
A entrada de novas firmas provoca uma queda de preço, o que faz com que a firma já existente reduza novamente a sua quantidade ao ponto correspondente a CTMínimo Portanto, o total do aumento do produto da indústria vem da produção dos novos entrantes
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Aumento da Demanda e Entrada de Novas Firmas (Mankiw cap.14)
Fonte:Material de Apoio ao Livro da Editora Cengage Learning
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Aumento da Demanda e Entrada de Novas Firmas (Mankiw cap.14)
Fonte:Material de Apoio ao Livro da Editora Cengage Learning
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Aumento da Demanda e Entrada de Novas Firmas (Mankiw cap.14)
Fonte:Material de Apoio ao Livro da Editora Cengage Learning
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Aumento da Demanda e Entrada de Novas Firmas (Krugman&Wells cap.9)
Fonte:Material de Apoio ao Livro da Editora Elsevier
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CURVA DE OFERTA DE LONGO PRAZO
Como mostrado pelo gráfico, no longo prazo a curva de oferta de mercado tende a ser horizontal, correspondente ao ponto de CTM mínimo A curva de oferta terá inclinação ascendente apenas nos mercados onde algum recurso usado na produção tem oferta finita ou quando as firmas têm curvas de custos diferentes
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CURVA DE OFERTA DE LONGO PRAZO
A elasticidade-preço de longo prazo da curva de oferta será maior do que a elasticidade-preço de curto prazo sempre que houver livre entrada e saída do mercado
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Curva de Oferta da Indústria no Curto e no Longo Prazo (Krugman&Wells cap.9)
Fonte:Material de Apoio ao Livro da Editora Elsevier
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