Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouAlexandre Danca Alterado mais de 10 anos atrás
1
Introdução à Microeconomia Grupo de Economia da Inovação – IE/UFRJ
Renata Lèbre La Rovere Grupo de Economia da Inovação – IE/UFRJ
2
Princípios subjacentes à teoria da escolha do consumidor:
Krugman & Wells Cap.1 Princípios subjacentes à teoria da escolha do consumidor: Os recursos são escassos Os indivíduos tomam decisões baseados nos seus custos de oportunidade, i.e. nos custos associados a tudo aquilo que se deve abrir mão para consumir o bem Os indivíduos tomam decisões na margem (vantagens de consumir mais uma unidade), levando trade-offs (conjunto de alternativas) em consideração As pessoas buscam sempre melhorar sua situação e portanto respondem a incentivos
3
Princípios subjacentes à análise da interação entre consumidores:
Krugman & Wells Cap.1 Princípios subjacentes à análise da interação entre consumidores: Há ganhos com o comércio Os mercados tendem ao equilíbrio Os recursos devem ser usados de modo eficiente Os objetivos de eficiência e equidade nem sempre são compatíveis Os mercados em geral levam à alocação eficiente de recursos Quando não há alocação eficiente, há falhas de mercado O Estado intervém no caso de falhas de mercado
4
Krugman & Wells Cap.2 Por que o uso de modelos?
Modelos são representação simplificada da realidade Exemplos: fronteira de possibilidades de produção, diagrama do fluxo circular Fronteira de possibilidades de produção: ilustra trade-offs com os quais se defronta uma economia que produza dois bens, mostrando a quantidade máxima de produção de um bem, dada uma determinada quantidade de produção do outro bem
5
Krugman & Wells Cap.2 Fonte:Material de Apoio ao Livro da Editora Elsevier
6
Krugman & Wells Cap.2 Fonte:Material de Apoio ao Livro da Editora Elsevier
7
Krugman & Wells Cap.2 Supondo dois produtores
Fonte:Material de Apoio ao Livro da Editora Elsevier
8
Krugman & Wells Cap.2 Vantagens da Especialização
Fonte:Material de Apoio ao Livro da Editora Elsevier
9
Krugman & Wells Cap.2 Ganhos com o comércio
10
Krugman & Wells Cap.2 Ganhos com o comércio
Fonte:Material de Apoio ao Livro da Editora Elsevier
11
Krugman & Wells Cap.2 Ganhos com o comércio
Tom tem vantagem comparativa em pescar e Hank tem vantagem comparativa em colher cocos Atenção! Não confundir vantagem comparativa com vantagem absoluta
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.