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Empreendedorismo e Startups

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Apresentação em tema: "Empreendedorismo e Startups"— Transcrição da apresentação:

1 Empreendedorismo e Startups
Antonio Pereira Bruno Pavão

2 Empreendedorismo É o principal fator de desenvolvimento econômico e social de um país. Através dele identifica-se oportunidades, consegue-se agarrar e buscar os recursos para fazer um negócio lucrativo.

3 Startups e empreendedorismo
Acesso à capital? Cultura? Formação?

4 Recursos Universidades preparadas? Incubadoras apoiam, não ensinam!
MPE Brasil, Startup Meetup, Desafio Brasil, BizSpark, etc. Blogs (ótimos, americanos - fora do contexto, falta modelo o que dificulta acompanhamento)

5 Vantagens e desvantagens
Retorno rápido e volume grande. Startups ‘’clones’’. First mover. Burocrácia.

6 Perfil das Startups no Brasil
80% faturam de R$ 200mil a R$ 600mil Entre 5 e 25 colaboradores 80% tem menos de 28 anos Mais de 60% estão no segundo emprego 60% são homens e 65% estão em SP Fonte: Portal Mais Startup (317 empresas cadastradas)

7 Estudo de Caso: MPE Brasil
O MPE Brasil – Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas objetiva o reconhecimento estadual e nacional de micro e pequenas empresas que promovem aumento da qualidade, da produtividade e da competitividade por disseminação de conceitos e práticas de gestão.

8 Estudo de Caso: MPE Brasil
Quem pode participar: Quem NÃO pode participar: O MPE Brasil é dirigido às empresas que se adequarem nas seguintes características: Ter receita bruta anual de até R$ ,00 (dois milhões e quatrocentos mil reais), incluindo a soma dos orçamentos de filiais e matriz, segundo o Estatuto Nacional das Microempresas e das Empresas de Pequeno Porte; Ter completado pelo menos um ano fiscal; Ter domicílio fiscal no estado da respectiva inscrição; Comprovar regularidade fiscal e estatutária. Não será permitida a participação de empresas e órgãos públicos, subsidiárias de grandes grupos empresariais, fundações, associações de classe, organizações não-governamentais (ONGs), Empresas cujos donos ou sócios sejam empregados ou prestadores de serviços dos promotores do prêmio que tenham acesso a informações privilegiadas envolvidas no processo de avaliação deste prêmio

9 Estudo de Caso: MPE Brasil
Categorias de Premiação: Agronegócio Comércio Indústria Serviços de Educação Serviços de Saúde Serviços de Tecnologia de Informação e Comunicação (desenvolvimento, implementação e gerenciamento de software) Serviços de Turismo (bares, restaurantes, hotéis, pousadas, agências de viagens, transportes turísticos) Serviços: (Não especificado acima) Destaque de Boas Práticas de Responsabilidade Social Destaque de Boas Práticas de Inovação

10 Estudo de Caso: MPE Brasil
Critérios de Avaliação: Avaliação dos aspectos da gestão e dos resultados das empresas, sob a forma de questionário de auto-avaliação adequado às características das MPE’s; 8 Critérios de Avaliação do Modelo de Excelência em Gestão (MEG) adaptado para as MPE’s: 1) Liderança 2) Estratégias e Planos 3) Clientes 4) Sociedade 5) Informações e Conhecimento 6) Pessoas 7) Processos 8) Resultados

11 MODELO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO
Estudo de Caso: MPE Brasil Melhorias em processos e produtos; Redução de custos; Aumento da produtividade e, conseqüentemente, de sua competitividade; Aumento da credibilidade da empresa e o reconhecimento público; Maior flexibilidade frente às mudanças; Melhores condições de atingir e manter desempenho desejado MODELO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO

12 Estudo de Caso: MPE Brasil
Processo de Avaliação: ETAPA ESTADUAL Inscrição Auto-Avaliação Visita Avaliação pela Banca de Juízes Estadual Classificação para Visita Vencedora Recebimento do Relatório de Autoavaliação ou Avaliação Sim Não Premiação Estadual

13 Estudo de Caso: MPE Brasil
“ Temos a convicção de que esse sistema de premiação juntamente com o sistema de avaliação é uma das ferramentas mais inteligentes que possa existir para capacitar o empresário para enfrentar a luta da competição e do desenvolvimento.” Jorge Gerdau Johannpeter* *Presidente do Conselho de Administração da Gerdau Presidente Fundador do Movimento Brasil Competitivo(MBC) Modelo de Avaliação MPE Brasil

14 Estudo de Caso: MPE Brasil
Foco do projeto: Educação para o Empreendedorismo “A prosperidade e o desenvolvimento de qualquer comunidade depende da quantidade de empreendedores que tiver, pois são eles que irão investir e, ao aproveitarem as oportunidades de mercado, irão gerar empregos e impostos”, afirma o presidente do Conselho do Grupo Gerdau, Jorge Gerdau Johannpeter. Melhoria de Gestão Melhoria de Resultados

15 Obrigado!!!


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