A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Dissertação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Dissertação."— Transcrição da apresentação:

1 Dissertação

2 A dissertação é a produção mais exigida nos concursos
A dissertação é a produção mais exigida nos concursos. Nela, o enunciador manifesta explicitamente sua opinião, ou seja, seu ponto de vista sobre o assunto discutido. O texto precisa ser claro e objetivo. A dissertação implica discussão de ideias, argumentação, organização do pensamento e defesa de pontos de vista. É, entretanto, necessário conhecimento do assunto que se vai abordar, aliado a uma tomada de posição diante desse assunto. Para tanto é preciso ficar atento para as relações de causa e consequência, assim como pontos favoráveis e desfavoráveis que são muito usados nesse processo. Algumas expressões indicadoras de causa e consequência: Causa: por causa de, graças a, em virtude de, em vista de, devido a, por motivo de. Consequência: conseqüentemente, em decorrência, como resultado, efeito de.

3 Evitar numa dissertação:
Após o título de uma redação não coloque ponto. Ao terminar o texto, não coloque qualquer coisa escrita ou riscos de qualquer natureza. Detalhe: não precisa autografar no final, em, colocar a palavra FIM, pois não é o último capítulo da novela. Não use questionamentos em seu texto, sobretudo em sua conclusão. Jamais usar a primeira pessoa do singular Evite usar palavras como “coisa” e “algo”, por terem sentido vago. Prefira: elemento, fator, tópico, índice, item etc. Repetir muitas vezes as mesmas palavras empobrece o texto. Lance mão de sinônimos e expressões que representem a idéia em questão.

4 Observe as diferenças entre um texto narrativo e um dissertativo:
Eu sempre vou ao cinema sozinho. Gosto de apreciar as cenas, de comer pipoca e chocolate sem ter ninguém para me perturbar ou para me dizer que o filme não era tão bom assim. O Brasil é um país que não tem educação. A prova disso é que todos os dias, milhares de pessoas jogam os lixos nas ruas e não se preocupam com os problemas que esse ato trará futuramente.

5 Não faça isso no texto dissertativo:
O Brasil é um país que não tem educação. A prova disso é que todos os dias, todos nós jogamos os lixos nas ruas e não nos preocupamos com os problemas que esse ato trará futuramente.


Carregar ppt "Dissertação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google