A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Dois currículos Duas pedagogias •Currículo escolar •Currículo da mídia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Dois currículos Duas pedagogias •Currículo escolar •Currículo da mídia."— Transcrição da apresentação:

1 Dois currículos Duas pedagogias •Currículo escolar •Currículo da mídia

2 Cultura da mídia •Conjunto de representações •Modelos e referências de identidade

3 Reações mais comuns •Rejeição do currículo da mídia •Apropriação para “despertar o interesse”

4 Dissonância dos currículos •Currículo da mídia: –Velocidade •C•Currículo da escola: –L–Lentidão

5 Sumário •Parte I –Desafios do currículo •Parte II –Alguns exemplos

6 Proposições gerais 1ª. O currículo da mídia tem tanta importância quanto o currículo escolar 2ª. A escola é incompetente para concorrer com a mídia porque é uma instituição anacrônica 3ª. O currículo, os objetivos e os modos de ensinar da escola têm que ser radicalmente repensados 4ª. Para recuperar a sua relevância, a escola deve acentuar os seus aspectos arcaicos, arcaizantes ou anacrônicos

7 Parte I Desafios do currículo

8 A escolarização de massas •A escola de massas vem sendo construída, no Ocidente e em todo o mundo, desde meados do século XIX com diferentes ritmos, mas com impressionantes isomorfismos. (Meyer, Ramirez e Soysal, 1992).

9 Trabalho e formação do caráter •Desenvolvimento de bons hábitos –Esforço –Dedicação –Abnegação –Espírito de sacrifício

10 •Cada vez mais a escola e os professores perdem legitimidade e enfrentam o risco da obsolescência

11 Fontes dos currículos •Currículo escolar –Textos e cultura escrita •Currículo da mídia –Imagens e sons

12 Ambigüidade nas relações da escola com a cultura da mídia •Recusa –Baixo nível cultural –Valores degradados •Aproximação –Recurso pedagógico –Modernização

13 Ferramentas do saber reflexivo •Identificar •Ler •Decifrar •Conectar •Associar •Relacionar •Criticar •Interpretar

14 Transformar o sentido do currículo escolar •Incorporar uma pedagogia ou alfabetização das imagens •Cumprir a promessa da pedagogia moderna: –“Deixar vago o lugar do professor” •Transformar a classe numa comunidade interpretativa

15 Bruner e o valor da narrativa –A escola é uma cultura em si, não apenas um “preparo” para a mesma, um aquecimento. Como afirmam alguns antropólogos, a cultura é um conjunto de ferramentas com técnicas e procedimentos para entender seu mundo e lidar com ele.

16 –(…) Mas a tecnologia de apoio não é a questão, mesmo que seja crucial para o que é a cultura. A questão é o procedimento de indagação, do uso da mente, que é fundamental para a manutenção de uma comunidade interpretativa e de uma cultura democrática. Um passo é escolher os problemas cruciais, especialmente os problemas que estão levando à mudança em nossa cultura. Bruner e o valor da narrativa

17 –(…) Lembre-se do que eu disse anteriormente: o Problema é a força propulsora da narrativa e a justificativa para tornar uma história pública. É o sinal de problema que nos leva a buscar os elementos constituintes relevantes ou responsáveis na narrativa, a fim de transformar o Problema bruto em um Problema controlável que possa ser tratado com o rigor dos procedimentos. Nada disto é novidade. (BRUNER, 2001, p.98-99) Bruner e o valor da narrativa

18 Fim da Parte I

19 Parte II •Revista Nova

20

21

22

23

24

25

26

27 Parte II •Revista Boa Forma

28 Tipos de produtos indicados

29 Propaganda

30


Carregar ppt "Dois currículos Duas pedagogias •Currículo escolar •Currículo da mídia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google