A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Revolução Federalista e de 1923

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Revolução Federalista e de 1923"— Transcrição da apresentação:

1 Revolução Federalista e de 1923

2 O que foi: A Revolução Federalista aconteceu no Rio Grande do Sul, seu início deu-se no ano de 1893 e perdurou até 1895, envolvendo os mais importantes grupos políticos. A República dava seus primeiros passos, dois grupos pleiteavam o poder, o Partido Federalista – que agrupava a antiga nata do Partido Liberal da época do império, comandado por Gaspar da Silveira Martins – e o Partido Republicano Rio-Grandense – do qual faziam parte os adeptos da república, e que era dirigido por Júlio de Castilhos.

3 Federalistas: ( maragatos ou gasparitas)
resguardavam o sistema parlamentar de governo e exigia a análise das constituições estaduais com o objetivo de as retificar, antevendo a possível concentração política e a fortificação do Brasil como União Federativa. Republicanos: (castilhistas ou pica-paus) era favorável do positivismo – viver a vida baseada nos fatos e na experiência, rejeitando tudo que é nebuloso e sobrenatural -, do presidencialismo e da liberdade de se administrar um estado segundo suas leis.

4 17 de junho de 1892- Castilhos foi proclamado governador daquele estado.
Os federalistas não aceitaram e reagiram, colocando na rua cerca de seiscentos homens Várias outras batalhas ocorreram, culminando na vitória dos maragatos e no poder absoluto sobre a fronteira. Os maragatos exigiram a destituição de Júlio Castilhos e a consumação de um plebiscito, no qual fosse permitido que o povo indicasse o tipo de governo que almejava. O presidente da república, Marechal Floriano Peixoto, decidiu enviar o exército federal, em defesa de Júlio de Castilhos. Diante da derrota em maio de 1893,os maragatos ganharam o apoio de um contingente de gaúchos e venceram os legalistas na batalha de Cerro do Ouro.

5 Clímax do conflito: os maragatos tomaram Santa Catarina e juntaram-se aos insurgentes da Revolta da Armada, que invadiram a cidade de Desterro (atual Florianópolis). Apoderam-se do Paraná e de Curitiba, contudo, depois de tanto tempo de luta, estes se encontram desfalcados, calculam as perdas e ganhos que poderiam advir se continuassem com os ataques e decidem recuar, centralizando as forças na região gaúcha. O conflito se estende até o ano de 1895, quando o novo presidente, Prudente de Moraes, celebra uma conciliação de paz. Júlio de Castilhos retoma o poder perdido – concedido pelo governo -, e o Congresso indulta os co-autores do levante. Assim termina mais um conflito nascido no começo da república.


Carregar ppt "Revolução Federalista e de 1923"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google