Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
RENASCIMENTO CULTURAL E CIENTÍFICO
2
RENASCIMENTO CULTURAL E CIENTÍFICO
Movimento científico-cultural ocorrido na Europa durante a transição entre as idades Média e Moderna e que representou as aspirações da burguesia. FATORES: A expansão marítima e o renascimento comercial; Influência da civilização bizantina; A retomada dos estudos das civilizações clássicas (greco-romana), graças à preservação pelos mosteiros medievais; A ascensão socioeconômica da burguesia; A invenção da imprensa, etc.
3
Vincent de Beauvais escrevendo em seu escritório, em ilustração do século XV. Até a invenção da imprensa, os livros, copiados manualmente, tinham circulação muito restrita.
4
Gravura do século XVI representando gráficos trabalhando em uma oficina que contava com os equipamentos tipográficos inventados por Gutemberg.
5
CARACTERÍSTICAS: Humanismo: forma mais terrena, concreta, de pensar a ciência, a moral, a religião, etc. Antropocentrismo: o homem passa a ser visto como o centro do Universo, negando o Teocentrismo Medieval. Individualismo: valorização da capacidade de criação e o espírito de competição.
6
CARACTERÍSTICAS: Racionalismo: sobreposição da ciência (experimentalismo) sobre a fé (dogmas). Naturalismo: preocupação em retratar fielmente os homens e animais nas artes(detalhes anatômicos). Heliocentrismo: o sol visto como centro do Universo, contrariando a concepção geocêntrica de Ptolomeu. Hedonismo: valorização dos prazeres do corpo e do espírito etc.
7
Gravura do alemão Durer
Gravura do alemão Durer. Aqui, Jesus Cristo está pensativo e melancólico. O gosto pelo corpo e a humanização de Deus são típicos do Renascimento, mas o estilo alemão é bem diferente do italiano.
8
As três graças Compare estas duas ilustrações italianas. A da esquerda é medieval (século XIV) e da direita pertence a uma obra renascentista de Botticelli (século XV). Na pintura medieval, as três moças são praticamente idênticas, até mesmo na postura( louras, mão direita levantada, roupa uniformizada). No quadro renascentista, destacam-se as diferenças individuais ( cada moça tem suas próprias características). Note a importância dada ao corpo humano: rígido na obra medieval; gracioso e atraente na renascentista.
9
As três graças
10
Diagrama do sistema heliocêntrico de Copérnico, com a Terra e os planetas em órbita em torno do Sol; De revolutionibus (1543).
11
RENASCENTISTA (MODERNO)
HOMEM MEDIEVAL x RENASCENTISTA (MODERNO) Enquanto o homem medieval era temente a Deus, envolvido na cristandade e acomodado às restrições/obrigações servis, o homem moderno tornou-se crítico, individualista, envolvido no espírito de competição capitalista.
12
ITÁLIA – BERÇO DO RENASCIMENTO
13
PIONEIRISMO ITALIANO NO RENASCIMENTO:
Desenvolvimento comercial de suas cidades; Mecenato (burguesia incentivadora e protetora das artes); Abrigo dos sábios e artistas bizantinos, com a queda de Constantinopla; Sede do Império Romano. Fases do Renascimento Italiano: O Trecento ( ); O Quattrocento (século XV); O Cinquecento (anos 1500). No centro da figura, o atento Maximiliano Sforza, filho de importante família de Milão, rodeado de colegas desinteressados na aula.
14
PRINCIPAIS AUTORES E OBRAS DO RENASCIMENTO ARTÍSTICO-CULTURAL NA ITÁLIA:
Nicolau Maquiavel – O Príncipe Giovanni Boccaccio – O Decameron Dante Alighieri – A Divina Comédia Leonardo da Vinci – A Gioconda e A Santa Ceia. Michelângelo – Afrescos no teto da Capela Sistina, Moisés, Pietá Sandro Botticelli – O Nascimento de Vênus, A Primavera Rafael Sânzio – Diversas Madonas
15
Sandro Botticcelli, ao desenhar este belo Nascimento de Vênus, inspirou-se na mitologia clássica greco-romana; ele queria reconciliar o pensamento cristão com o pensamento pagão da Antiguidade.
16
David de Donatello, 1416
17
A Última Ceia - Leonardo da Vinci
A pintura foi feita no refeitório do Convento de Santa Maria delle Grazie, em Milão - Itália
18
Mona Lisa
20
Michelangelo Buonarroti (1475-1564)
21
Interior da Capela Sistina
23
Na famosa Pietá Michelangelo representou Cristo morto no colo de Maria
Na famosa Pietá Michelangelo representou Cristo morto no colo de Maria. Expressa o infinito amor da mãe pelo filho.
24
Estátua de Davi
25
RAFAEL
26
A EXPANSÃO DO RENASCIMENTO CULTURAL PELA EUROPA
Thomas Morus: Utopia Inglaterra William Shakespeare: Romeu e Julieta, Hamlet, Otelo As obras de Shakespeare estão ainda hoje presentes no teatro e no cinema. França Michel de Montaigne: “Ensaios críticos” François Rabelais: “Gargântua e Pantagruel” Espanha El Greco: O enterro do conde de Orgaz Miguel de Cervantes: Dom Quixote
27
Sancho Pança e Dom Quixote. ( Azulejos em La Mancha, Espanha)
Países Baixos – Erasmo de Hoterdã: Elogio da Loucura Portugal – Luis de Camões – Os Lusíadas
28
PRINCIPAIS EXPOENTES DO RENASCIMENTO CIENTÍFICO
Nicolau Copérnico: Teoria heliocêntrica Galileu Galilei: Telescópio (considerado “pai da Física moderna”) Miguel Servet e William Harvey: estudos acerca da circulação sanguínea, dissecando corpos.
29
A revolução científica do Renascimento trazia revelações no campo da medicina que contrariavam dogmas da época. Vessálio, o pai da moderna anatomia, comprovou que o homem possui o mesmo número de costelas que a mulher. Harvey demonstrou que o sangue não circula em uma única direção.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.