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Planejamento de vendas e operações s&op (sales and operations planning) Capítulo 5.

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Apresentação em tema: "Planejamento de vendas e operações s&op (sales and operations planning) Capítulo 5."— Transcrição da apresentação:

1 Planejamento de vendas e operações s&op (sales and operations planning)
Capítulo 5

2 S&OP O S&OP, ou Planejamento de Vendas e Operações, é um melhor planejamento de vendas e produção, baseando-se no balanceamento entre demanda e disponibilidade do produto. Benefícios esperados com o S&OP: Melhorias nos custos enquanto níveis de estoque e custo de produção; Melhorias nos níveis de serviço aos clientes enquanto disponibilidade dos produtos, nível de cumprimento dos prazos de entrega; Redução de produtos obsoletos.

3 A Arquitetura do S&OP O planejamento das estratégias de manufatura em conjunto com as estratégias de marketing, de finanças e de pesquisa e desenvolvimento devem estar alinhadas entre si e coerentes para obter vantagem competitiva. Necessidades de venda = planos de vendas detalhados por produto. Plano de produção = plano mestre de produção (MPS) MPS = plano de necessidades de material (MRP) Do MRP são feitas as “explosões” dos módulos de compras e de controle de chão de fábrica (SFC)

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5 O Processo do S&OP Levantamento de Dados: levantamento de dados ocorridos no mês anterior; Planejamento de Demanda: instrumento do plano de vendas para os próximos meses. Deve-se considerar: Variáveis de mercado anteriores podem afetar vendas futuras; Dados históricos de vendas; Concorrência e seu comportamento; Ações comerciais que afetarão a demanda futura, como promoções, campanhas de marketing; Informações do mercado e do cliente; Dados econômicos; Lançamento ou reposicionamento de produtos.

6 Reunião Preliminar de S&OP:
Planejamento de Produção e Suprimentos: elaboração de alguns planos alternativos de produção que possam o plano previsto de vendas; Reunião Preliminar de S&OP: Quando: logo após as etapas anteriores; Participantes: gerentes das áreas envolvidas; Objetivo: o balanceamento entre vendas e produção; Discussões alternativas: 1) solução consensada entre os próprios integrantes; 2) elenco de alternativas e respectivas avaliações dos impactos financeiros que serão apresentadas na reunião executiva.

7 Reunião Executiva do S&OP:
Participantes: alta gerência das áreas envolvidas; Objetivos: construção. É uma reunião de aprovações, decisões e acompanhamento; Quando: no terceiro dia útil para que haja tempo de as eventuais decisões de curto prazo surtirem efeito. Desagregação para o MPS e Níveis Inferiores: o plano de produção agregado decidido na reunião executiva é transformado no plano de produção semanal de produtos acabados. Esse plano deve ser confrontado com a capacidade disponível da fábrica para confirmar sua viabilidade.

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9 Fatores Críticos de Sucesso
Áreas integrais trabalhando de forma integrada e com comunicação inter-áreas; Comprometimento da alta gerência da empresa; Definição de um patrocinador pelo processo; Planejamento das reuniões com agenda estruturada; Dinâmica dessas reuniões; Suporte tecnológico; Monitoramento de desempenho.

10 Fim


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