A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Rio de Janeiro, 25 de Outubro de 2007.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Rio de Janeiro, 25 de Outubro de 2007."— Transcrição da apresentação:

1 Rio de Janeiro, 25 de Outubro de 2007.
Cartão da Criança Naiara, Natali,paulo Cesar,Michele Rocha,Mauricio Azeredo Rio de Janeiro, 25 de Outubro de 2007.

2

3 A primeira dose da vacina contra Hepatite B deve ser administrada na maternidade, nas primeiras 12 horas de vida do recém nascido. O esquema básico se constitui de 03 (três) doses, com intervalos de 30 dias da primeira para a segunda dose e 180 dias da primeira para a terceira dose.  O esquema de vacinação atual é feito aos 2, 4 e 6 meses de idade com a vacina Tetravalente e dois reforços com a Tríplice Bacteriana (DTP). O primeiro reforço aos 15 meses e o segundo, entre 4 e 6 anos.  A vacina contra Febre Amarela está indicada para crianças a partir dos 09 meses de idade, que residam ou que irão viajar para área endêmica (estados: AP, TO, MA, MT, MS, RO, AC, RR, AM , PA, GO e DF), área de transição (alguns municípios dos estados: PI, BA, MG, SP, PR, SC E RS) e área de risco potencial (alguns municípios dos estados BA, ES e MG). Se viajar para áreas de risco, vacinar contra Febre Amarela 10 (dez) dias antes da viagem. Em alguns estados, esta dose não foi implantada. Aguardando conclusão de estudos referentes a efetividade da dose de reforço..

4 A importância do cartão
O cartão da criança foi feito para acompanhar o desenvolvimento e a saúde da criança até 5 anos. O desenvolvimento da criança é o processo de mudança que acontece com ela desde sua concepção. Acompanhando o desenvolvimento, podemos avaliar, cuidar e promover a saúde da criança. Existe um cartão para as meninas e outro para os menino, pois o desenvolvimento físico é diferente.

5 O cartão da criança vai ser usado pelos pais e profissionais que atendem a criança. Deve ser apresentado em cada consulta e na visita do agente comunitário de saúde (ACS). Também existe o cartão sombra, que é uma cópia do cartão da criança que fica com ACS.

6 No cartão, anota-se: Dados de identificação e nascimento da criança; Indicadores do desenvolvimento da criança: peso e atividade; Doenças da criança; Vacinas da criança.

7 Anotamos da seguinte maneira:
Identificação da criança e da família; Onde mora; Condições de nascimento; Apgar (nota da criança nos primeiros 5 minutos de vida); Perímetro cefálico (geralmente entre 32 e 36 cm);

8 No cartão da criança, observamos também o crescimento dela, e para isso medimos seu peso, um indicador que mostra se a criança está tendo problemas progressos ou problemas do seu desenvolvimento. O crescimento é acompanhado através do gráfico peso-idade, onde a linha horizontal mostra a idade em meses, de 0 à 60 meses (5 anos) e a linha vertical mostra seu peso em quilos, iniciando em 2 kg e aumentando de 1 em 1.

9 Para controlar o peso da criança e anotar no cartão de vacina, é necessário que a balança esteja bem regulada; se a criança tiver menos de 2 anos, deixe-a sem roupa, e se tiver mais, deixe- a de calcinha ou cueca ou uma roupa bem leve. Lembrando que, anotamos o dia, mês e ano que a criança nasceu em baixo do 0, de forma abreviada na parte inferior do gráfico. Marque um ponto na junção da idade com o peso correspondente.

10 No gráfico existem variações da curva de peso da criança;
BOM: se for uma linha subindo, que significa que o peso está aumentando sempre. GRANDE PERIGO: se for uma linha descendo, que significa que o peso está diminuindo. (Neste caso a criança precisa de mais serviços de saúde e receber mais visitas do agente comunitário de saúde.

11 “ Desenvolver-se é crescer, aprender e fazer coisas novas, diferentes
“ Desenvolver-se é crescer, aprender e fazer coisas novas, diferentes. Cada criança tem um jeito próprio de se desenvolver ’’.

12 FIM!!!


Carregar ppt "Rio de Janeiro, 25 de Outubro de 2007."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google