A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ciência x Moral: por que sabemos muito e mesmo assim brigamos tanto?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ciência x Moral: por que sabemos muito e mesmo assim brigamos tanto?"— Transcrição da apresentação:

1 Ciência x Moral: por que sabemos muito e mesmo assim brigamos tanto?
COLÉGIO NACIONAL MAIO / 2005

2 O que é ciência? Conhecimento, algo que se adquire através da leitura. Intelecto, quantidade de informação acumulada por uma pessoa, cultura.

3 O que é moral? Conjunto de regras de conduta consideradas como válidas, quer de modo absoluto para qualquer tempo ou lugar, quer para grupo ou pessoa determinada Que tem bons costumes.

4 Por que sabemos muito e brigamos tanto?
Porque o Homem tem evoluído muito intelectualmente e não tem dado tanta atenção para o desenvolvimento moral, fazendo com que o egoísmo e o orgulho tomem conta de suas decisões. Com essa postura o Homem enfraquece em si mesmo os princípios imutáveis da lei de amor, ou seja, não fazer ao outro o que eu não gostaria que me fizessem.

5 Frases Aprendemos a voar como pássaros e a nadar como peixes, mas não aprendemos a conviver como irmãos. Martin Luther King Quando eu me desespero, me lembro que na história a verdade e o amor sempre triunfaram. Mahatma Gandhi

6 A solução Um sábio disse: a maior necessidade de conhecimento do homem está no conhecimen-to de si próprio e não no acúmulo de informação. E o autoconhecimento é a chave do progresso moral.

7 A reflexão Agostiniana.
Conhecendo a si próprio: refletir É a junção de RE + FLECTIR. Verbete: flectir Fazer a flexão de; vergar, dobrar, flexionar.  Verbete: Re movimento para trás; repetição; Intensidade, reciprocidade; mudança de estado.

8 Fazendo o parto das idéias em nós mesmos:
Caso 1: Sócrates fazendo a esposa pensar: - E você gostaria que fosse justo?

9 Questionamentos Quais os prováveis desvios aos quais devemos estar alertas para não termos uma vida frustrada?

10 Conclusões No final das contas o que importa?
O que importa é sermos sábios. O que é ser sábio? É saber. O que é saber? Saber é quando a coisa acontece na minha vida e eu ajo como penso. Aí aprendi.

11 Características de quem não pensa (reflete):
Acredita em tudo que lê; Acredita em tudo o que falam; Reproduz tudo o que vê, ouve, etc; Escolhe e toma decisões em função do que sente, gosta; Costuma ressaltar as partes engraçadas de um estudo e não o seu conteúdo; Dá mais importância a aparência do que a essência; Age emocionalmente.

12 Características não muito presentes mas que podem estar em quem não pensa (reflete):
Reproduz as coisas com muita efusividade; Acha que tudo deve ser divertido; Repara muito nos outros: estilo, forma de falar, de vestir, etc; Busca ser admirado.


Carregar ppt "Ciência x Moral: por que sabemos muito e mesmo assim brigamos tanto?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google