A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LEITURA INSTRUMENTAL TÉCNICAS DE LEITURA CLASSES GRAMATICAIS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LEITURA INSTRUMENTAL TÉCNICAS DE LEITURA CLASSES GRAMATICAIS"— Transcrição da apresentação:

1 LEITURA INSTRUMENTAL TÉCNICAS DE LEITURA CLASSES GRAMATICAIS
Prof. Patrícia Casadei Colégio Interação

2 TÉCNICAS E ESTRATÉGIAS DE LEITURA
Skimming Scanning Palavras Cognatas Afixação Conectivos – Linking Words Evidências Tipográficas Conhecimento de Mundo / Prévio Grupos Nominais

3 É uma leitura bem rápida do texto. Permite responder perguntas como:
SKIMMING É uma leitura bem rápida do texto Permite responder perguntas como: Qual a sua primeira reação ao texto ? O texto é sobre o quê ?

4 SCANNING Leitura com o objetivo de encontrar algumas informações específicas no texto. Busca-se as palavras chaves do texto. Lê-se as informações ao redor dessas palavras. Procura responder questões sobre o texto.

5 PALAVRAS COGNATAS Existem três tipos de Cognatas
palavras de origem grega ou latina parecidas com as do português: different – infection – microbiologic – bacteria education – data – impact – concrete – phenomenon Existem três tipos de Cognatas Idênticas.:cinema, social, hotel, hospital Semelhantes: telephone, violent, republic Distantes: activity, computer, princess, established

6 AFIXAÇÃO RAIZ prefixo sufixo UN indica contrário: HAPPY  UNhappy
DIS indica contrário/não: APPEAR  DISappear RE indica fazer de novo: TO DO  Redo

7 SUFIXOS: LY: verb  adverb: constantLY; commercialLY NESS: adjetivo  substantivo: HAPPY: happiNESS TION: verb  noun: install  installaTION MENT: verbo  substantivo: ESTABLISH:  establishMENT ABLE (capaz de; pode ser feito): verbo  adjetivo: readABLE; presentABLE; doABLE LESS (sem): substantivo  adjetivo meaningLESS; endLESS

8 SUFFIX MAKING ORIGINAL WORD SUFFIXED WORD
-ATION Nouns Explore (verb) Hesitate (verb) Exploration hesitation -SION Persuade (verb) divide (verb) Persuasion division -ER Teach (verb) Teacher -CIAN Music (noun) Musician -ESS God (noun) Goddess -NESS Sad (adj) Sadness -AL Arrive (verb) Arrival -ARY Diction (verb) Dictionary -MENT Treat (verb) Treatment -Y Jealous (adj) Jealousy Adjectives Accident (noun) Accidental Imagine (verb) Imaginary -ABLE Tax (verb) Taxable -LY Brother (noun) Brotherly Ease (verb) Easy -FUL Forget (verb) forgetful Adverbs Helpful (adj) Helpfully -IZE Verbs Terror (noun) Private (adj) Terrorize privatize -ATE Hyphen (noun) Hyphenate ER  verb into the person or thing performing the action of the verb. Example: a teachER  teaches a killER  kills a walkER  walks a runNER  runs Etc.

9 GRUPOS NOMINAIS SUBSTANTIVO ADJETIVO  dá nome às coisas:
animadas (homem, cachorro, laranjeira), ou inanimadas (casa, lápis, pedra), reais (sol, automóvel) ou imaginárias (Júpiter, sereia), concretas (casa) ou abstratas (pureza). ADJETIVO  caracteriza o substantivo qualidade: A menina é bela. estado: O trânsito está confuso. origem: O povo carioca sofre com as enchentes.

10 PRONOME (PRO = em lugar de) 
ARTIGO  individualiza a coisa: artigo definido: o(s), a(s) artigo indefinido: um(s), uma(s) PRONOME (PRO = em lugar de)  substitui um nome VERBO  carrega a ideia de ação: andar, correr, viver. ADVÉRBIO  modifica o verbo, o adjetivo e o próprio advérbio Andou rapidamente ontem. Ela canta muito bem.

11 Casa de José. (posse) Saí com os amigos (companhia)
PREPOSIÇÃO  liga dois termos estabelecendo uma relação de sentido entre eles. Casa de José. (posse) Saí com os amigos (companhia) CONJUNÇÃO  liga orações estabelecendo uma relação entre elas: João estudou muito foi mal na prova. A criança chorou o pai foi embora.

12 ORAÇÕES EM INGLÊS SUJEITO VERBO OBJETO COMPLEMENTO Peter bought
a new red imported car yesterday The cat is drinking hot milk in a bowl now They relaxed on the sofa after work GRUPOS NOMINAIS (NOMINAL GROUPS) formados de um núcleo  um substantivo acompanhados de um ou mais modificadores adjetivos, substantivos ou advérbios. POSIÇÃO NA FRASE: sujeito ou objeto/complemento do verbo. Em português os modificadores: aparecem DEPOIS do núcleo escândalos financeiros Em inglês: quase sempre aparecem ANTES do núcleo  financial scandals

13 Importante: o núcleo será sempre a última palavra do grupo nominal
é por ele que começamos a leitura do grupo nominal The pretty girl read a new History book last month A R T I G O Grupo Nominal V E B MOD. NÚC MOD NÚC. Adj Subs = noun Subs = noun

14 The giant annual convention Brazil’s total population
THE SCIENCE RESERCH SYSTEM Popular Science Real costs A VERY EXPENSIVE BEAUTIFUL IMPORTED CAR Medical Equipament Technologist International Monetary Fund Special reserve Scottish whiskey AMERICAN DOLLARS A famous and celebrated artist The giant annual convention  Video store Brazil’s total population 3-D film

15 Possuidor 's + ‘Coisa Possuída’
GENITIVE CASE ('s) Expressa posse entre dois substantivos, referindo-se a pessoas ou animais. Possuidor 's + ‘Coisa Possuída’ The play of Shakespeare Some Shakespeare ‘s play Começamos a traduzir pela ‘coisa possuída’

16 GRUPO NOMINAL Insere-se entre:
Pronomes Pessoais Possessivos + Subs GRUPO NOMINAL Insere-se entre: PONTUAÇÕES . ; ? ! This = esse, essa These = esses, essas That = aquele, aquela Those = aqueles, aquelas This, these That, those The = o, a, os, as A, An = um, uma The – A, An Verbo Preposições Números Quantificadores (some, any) That – Which – When – Where – What

17 RELATIVE & INTERROGATIVE PRONOUNS

18 Endereço do meu wikispace: http://patriciacasadei.wikispaces.com


Carregar ppt "LEITURA INSTRUMENTAL TÉCNICAS DE LEITURA CLASSES GRAMATICAIS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google