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Gestão do SGI Dez/13.

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Apresentação em tema: "Gestão do SGI Dez/13."— Transcrição da apresentação:

1 Gestão do SGI Dez/13

2 Conceitos Certificações da MCE;
Normas ISO 9001; OHSAS e ISO 18001 Representante da Alta Direção (RAD) Modelo do Sistema de Gestão MCE; Conceito de Gestão Integrada; Elementos Notáveis Sistema de Gestão MCE;

3 Certificações da MCE BSI Brasil BVC – Bureau Veritas Certification
Certificadora Atual Data da Certificação MKS MOURIKMCE ISO 9001:2008  BSI 23/08/2000  23/08/2000  BVC  20/01/2012 OHSAS 18001:2007  05/11/2008 ISO 14001:2004  24/06/2010 BSI Brasil BVC – Bureau Veritas Certification O fato ter sido certificada pela ISO 9001 pela primeira vez no ano 2000 faz com que o convívio com as Certificadoras e o entendimento/aplicação das normas seja um processo natural hoje na MCE.

4 Norma ISO 9001 Esta é a Norma mais geral e abrangente do SGI. De alguma forma podemos entender que as outras normas a complementam.

5 Norma OHSAS e ISO 14001

6 RAD – Representante da Alta Direção
ISO 9001:2008 OHSAS 18001:2007 ISO 14001:2004 5.5.2 A Alta Direção deve indicar um membro da organização que, independente de outras responsabilidades, deve ter responsabilidade e autoridade para: a) assegurar que os processos necessários para o Sistema de Gestão Integrado das Empresas da MCE sejam estabelecidos, implementados e mantidos; b) relatar à alta direção o desempenho do sistema de gestão da qualidade e qualquer necessidade de melhoria; e c) assegurar a promoção da conscientização sobre os requisitos do cliente em toda organização. 4.4.1 A organização deve indicar representante(S) da Alta Direção com responsabilidade especifica pela SST, independentemente de outras responsabilidades, e com funções e autoridade definida para: a) assegurar que o sistema de gestão da SST seja estabelecido, implementado e mantido em conformidade com esta Norma OHSAS; b) assegurar que os relatos sobre o desempenho do sistema de gestão da SST sejam apresentados à Alta Direção para análise critica e sejam utilizados como base para a melhoria do sistema de gestão da SST. A Alta Administração da organização deve indicar representante(s) especifico(s) da administração, o(s) qual(is), independentemente de outras responsabilidades, deve(m) ter função, responsabilidade e autoridade definidas para: a) assegurar que um sistema de gestão ambiental seja estabelecido, implementado e mantido com os requisitos desta Norma; b) Relatar à alta administração o desempenho do sistema de gestão ambiental, para análise, incluindo recomendações para melhoria. Roberto Cardoso (Gerente de Gestão Integrada) é atualmente o RAD da MCE para aplicação e manutenção corporativa das normas acima listadas.

7 Modelo do Sistema de Gestão MCE

8 Conceito de Gestão Integrada
O desafio constante é desenhar em cada operação e/ou negócio um sistema de gestão que de forma simples e produtiva que INTEGRE todas as demandas de políticas , contratos , leis , normas e necessidades produtivas. ( vide exemplo abaixo para o requisito típico de todas as normas que é treinamento)

9 Elementos Notáveis do Sistema de Gestão MCE
Plano Anual de SMS Plano Anual da Qualidade Plano Anual de Treinamento Registro e Investigação de Ocorrências não-conformes ( Incidentes / Acidentes) Plano Anual de Auditorias Internas Documentos Normativos Relatórios de Auditorias e NC´s Relatórios de Indicadores Relatórios de Satisfação (Clientes e Funcionários) Plano de Arquivo e Guarda de Registros Programas Corporativos PIC , PIR , POL Análise Crítica Contínua de Indicadores e Processos

10 Recursos Disponibilização na WEB de Normas/Documentos (“Lista Mestra”)
Orientação na WEB para Retenção , Guarda , Acesso e Descarte de Documentos e Registros Disponibilização na WEB do Plano de Auditorias / Relatórios Controle na WEB de NCs/Ocorrências Indesejáveis Disponibilização de Equipe de Auditores Internos devidamente Qualificada Arquivo Físico para Registros e Documentos de Operações Finalizadas

11 Disponibilização na WEB de Normas / Documentos (“Lista Mestra”)
OBS.: No momento o sistema da MKS está mais atualizado. Em breve o da MCE estará no mesmo modelo que o da MKS.

12 Orientação na WEB para Acesso , Retenção , Guarda e Descarte de Documentos e Registros

13 Disponibilização na WEB de Plano de Auditorias/ Relatórios

14 Controle na WEB de NC(Não Conformidades) e Ocorrências Indesejáveis

15 Disponibilização de Equipe de Auditores Internos devidamente Qualificada
A MCE dispõe de uma equipe qualificada de auditores internos para avaliar, criticamente, todos os processos do seu Sistema de Gestão. O líder de uma operação / negócio tem sempre a possibilidade de solicitar auditorias internas extraordinárias nos processos sob sua liderança como uma ferramenta gerencial, adicional, para efetuar diagnósticos e/ou melhorias mais eficazes.

16 Arquivo Físico para Registros e Documentos de Operações Finalizadas
A MCE mantém em Lauro de Freitas/BA um contrato com fornecedor especializado para guardar de todos os registros e documentos de operações finalizadas. Todo contato com o fornecedor (envio e acesso aos documentos) é realizado através do Corporativo por Rita Soraia (Analista de SGI). A operação devera entrar em contato com a Rita Soraia, próximo a fase de desmobilização, para alinhamento das ações de armazenamento e envio da documentação.

17 Expectativas MCE Entender o Sistema de Gestão da MCE e sua correlação com Normas Externas e Missão , Valores , Políticas da MCE; Alinhar a Gestão da Operação com a Gestão da MCE; Manter uma rotina de reuniões de Análise Crítica da Gestão da Operação; Exemplos de boas práticas; Exemplos de práticas desaconselháveis.

18 Entender o Sistema de Gestão da MCE e sua correlação com Normas Externas e Missão , Valores, Políticas da MCE Terá sucesso o líder que entender para cada rotina , procedimento, regra e/ou comportamentos que ocorre em processos sob sua gestão em que faixa do modelo abaixo se encaixa.

19 Alinhar a Gestão da Operação com a Gestão da MCE
O Sistema de Gestão da Operação deve espelhar-se no Sistema de Gestão da MCE. As ferramentas/rotinas/sistemas/procedimentos do Sistema de Gestão do Cliente, a serem utilizadas serão somente aquelas explicitamente definidas em contratos e aqueles que por ventura não tenham similar na MCE e seja indubitavelmente necessários. Nos casos em que após análise crítica identificar-se que obrigações contratuais não trazem resultados satisfatórios para MCE e Cliente cabe a liderança renegociar com o Cliente tais obrigações.

20 Manter uma rotina de Análise Crítica da Gestão da Operação
De forma repetida , com frequência a ser definida de acordo com as características de cada operação , deve se implantada a rotina de reuniões para ANÁLISE CRÍTICA dos processos. Esta análise deve estar embasada em indicadores quantitativos da MCE e/ou do cliente, aplicáveis a operação envolvendo representantes dos principais processos.

21 Exemplos de Boas Práticas
São revisados documentos normativos sempre que um processo de uma operação muda de forma significativa em relação ao padrão da MCE. Com isto todos os líderes participam / aprovam as mudanças. O líder conhece o sistema de gestão e ele cobra dos seus liderados o cumprimento dos elementos deste sistema. O líder negocia com seu Cliente adequações de obrigações contratuais de gestão que claramente são inadequadas para o resultado global tanto da MCE como do Cliente. O líder tem conhecimento das NC´s , Auditorias e Planos de Ação que envolvem suas operações. O líder conhece , comunica e participa de investigação incidentes e acidentes.

22 Exemplo de Práticas Desaconselháveis
O líder não conhece na plenitude os elementos do sistema de gestão e fica sempre dependente da interpretação de terceiros . O líder é cobrado por seus liderados por planos de ação (muitas vezes horas extras , mais recursos) para colocar pendências e obrigações em dia. O líder conhece reclamações / NC de clientes , de funcionários , de órgãos governamentais e até de setores da MCE de forma atrasada e age sempre de forma reativa. O líder não participa de investigações de incidentes , acidentes e NC e é obrigado a tomar ações de controle muitas vezes inadequadas.

23 Referências e contatos
Manual - SGI-Sistema de Gestão Integrado (MN-TEC-GGQ ); Administração do SGI (PR-TEC-GGQ ); Documentos Normativos e Registros (PR-TEC-GGQ ); Auditorias (PR-TEC-GGQ ); Não Conformidades, Ações Corretivas e Preventivas (PR-TEC-GGQ ); Registro e Investigação de Incidentes e Acidentes (IT-SMS-SEG ).

24 Referências e contatos
Roberto Cardoso Gerente de Gestão Integrada (SGI) Tel.: Cel.: Rita Soraia Analista - SGI Tel.: Cel.:

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