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Tema: Pentecostes & Sacramento da Confirmação

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Apresentação em tema: "Tema: Pentecostes & Sacramento da Confirmação"— Transcrição da apresentação:

1 Tema: Pentecostes & Sacramento da Confirmação

2 Introdução: Pentecostes (em grego antigo: πεντηκοστή [ἡμέρα], pentekostē [hēmera], "o quinquagésimo [dia]") é uma das celebraçőes importantes do calendário cristão, e comemora a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo. O Pentecostes é celebrado 50 dias depois do domingo de Páscoa. O dia de Pentecostes ocorre no décimo dia depois do dia da Ascensão de Jesus.

3 Pentecostes - Origem: Festa da Colheita ou Sega - no hebraico hag haqasir. Por se tratar de uma colheita de grãos, trigo e cevada, essa festa ganhou esse nome. (Ex 23.16)

4 Pentecostes – Origem (cont.):
Festa das Semanas - no hebraico, “hag xabu´ot”. A razão desse nome está no período de tempo entre a Páscoa e esta festa, que é de sete semanas. Esta festa acontece cinquenta dias depois da Páscoa, com a colheita da cevada; o encerramento acontece com a colheita do trigo. (Ex 34.22; Nm 28.26; Dt 16.10)

5 Pentecostes – Origem (cont.):
Dia das Primícias dos Frutos - no hebraico “yom habikurim”. Este nome tem sua razão de ser na entrega de uma oferta voluntária, a Deus, dos primeiros frutos da terra colhidos naquela sega. (Nm 28.26)

6 Pentecostes – Origem (cont.):
O Pentecostes é evidentemente uma festa de origem agrícola sem nenhum motivo histórico. É provável que seja de origem mais tardia que a Páscoa e não tenha tomado forma até os israelitas se tornaram uma comunidade primariamente agrícola em Canaã. O começo da colheita do trigo corresponde a festa dos Ázimos. Quando a Páscoa e os Ázimos foram fundidas e fixadas no 14 de Nisã, a festa das semanas recebeu uma data regular no calendário, 7 semanas (50 dias) após a Páscoa.

7 Pentecostes – Origem (cont.):
O Pentecostes é mencionado mais frequentemente no Novo Testamento que no Antigo; recebe sua importância na fé e na liturgia cristãs do evento relatado em At 2, a descida do Espírito Santo sobre os discípulos, o dom das línguas, o discurso de Pedro e a formação da primeira igreja cristã. São Lucas faz do Pentecostes "o nascimento da igreja universal".

8 Pentecostes: Símbolos.
A efusão do espírito caracteriza a Igreja na pregação ao Evangelho. Lucas apresenta deliberadamente o contraste entre o grupo inativo e impreparado, reunido antes da descida do espírito e o ativo e eloquente orador que aparece no Pentecostes. Por meio do Espírito, a Igreja sente-se autorizada a cumprir a missão que lhe fora outorgada por Jesus.

9 Pentecostes: Símbolos.
“Ao anoitecer desse dia, estando fechadas as portas do lugar onde se achavam os discípulos por medo das autoridades dos judeus, Jesus entrou.” (Jo 20.19) “Assim como o Pai Me enviou, também Eu vos envio a vós.” (Jo 20.21) “…Jesus soprou sobre eles, dizendo: «Recebei o Espírito Santo…»” (Jo 20.22)

10 Pentecostes: Símbolos (cont.).
“Todos ficaram repletos do Espírito Santo, e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito lhes concedia que falassem.” (At 2.4) “Então Jesus disse-lhes: «Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa Notícia a toda a humanidade.” (Marcos, Apêndice 15)

11 Sacramento da Confirmação:
“O sacramento da confirmação, que imprime caráter, e pelo qual os batizados, continuando o caminho da iniciação cristã, são enriquecidos com o dom do Espírito Santo e vinculados mais perfeitamente à Igreja, fortalece-os e mais estritamente os obriga a serem testemunhas de Cristo pela palavra e ação e a difundirem e defenderem a fé.” (Cf. Direito Canónico, Cân. 879).

12 Sacramento da Confirmação:
“O sacramento da confirmação, que imprime caráter, e pelo qual os batizados, continuando o caminho da iniciação cristã, são enriquecidos com o dom do Espírito Santo e vinculados mais perfeitamente à Igreja, fortalece-os e mais estritamente os obriga a serem testemunhas de Cristo pela palavra e ação e a difundirem e defenderem a fé.” (Cf. Direito Canónico, Cân. 879).

13 Sacramento da Confirmação – Liturgia:
Imposição das Mãos - O Bispo impõe as mãos sobre cada confirmando dizendo a oração: “Deus Todo-Poderoso, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, pela água e pelo Espírito Santo, fizestes renascer estes vossos servos, libertando-os do pecado, enviai-lhes o Espírito Santo Paráclito; dá-lhes, Senhor, o espírito de sabedoria e inteligência, o espírito de conselho e fortaleza, o espírito de ciência e piedade e enchei-os do espírito do vosso temor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo”.

14 Sacramento da Confirmação – Liturgia (cont.):
Unção com o óleo do Santo Crisma - A seguir, o crismando com seu Padrinho, o qual coloca a mão sobre o ombro direito do afilhado, aproximam-se do Bispo. O crismando se possível ajoelha-se. O Bispo unge a fronte do crismando, dizendo a forma da Confirmação: “(Nome do crismando), recebe, por este sinal, o Dom do Espírito Santo”. R/Amen. “ A paz esteja contigo”. R/Amen.

15 Dons do Espírito Santo:

16 Questões sobre o Sacramento do Crisma:
Cân. 882 (Direito Canónico) O ministro ordinário da confirmação é o Bispo; administra validamente este sacramento também o presbítero que tem essa faculdade em virtude do direito comum ou de concessão especial da autoridade competente. Cân (Direito Canónico) Pelo próprio direito, têm a faculdade de administrar a confirmação: 1° - dentro dos limites de seu território, aqueles que pelo direito se equiparam ao Bispo diocesano; 2° - no que se refere à pessoa e, questão, o presbítero que, em razão de ofício ou por mandato do Bispo diocesano, batiza um adulto ou recebe alguém já batizado na plena comunhão da Igreja católica; 3° - no que se refere aos que se acham em perigo de morte, o pároco, e até qualquer sacerdote. Cân (Direito Canónico) Enquanto possível, assista ao confirmando um padrinho, a quem cabe cuidar que o confirmando se comporte como verdadeira testemunha de Cristo e cumpra com fidelidade as obrigações inerentes a esse sacramento. Cân. 893 (Direito Canónico) § 1. Para que alguém desempenhe o encargo de padrinho, é necessário que preencha as condições mencionadas no cân. 874. Cân. 874 (Direito Canónico) § 1. Para que alguém seja admitido para assumir o encargo de padrinho, é necessário que: 1° - seja designado pelo batizando, por seus pais ou por quem lhes faz as vezes, ou, na falta deles, pelo próprio pároco ou ministro, e tenha aptidão e intenção de cumprir esse encargo; 2° - Tenha completado dezasseis anos de idade, a não ser que outra idade tenha sido determinada pelo Bispo diocesano, ou pareça ao pároco ou ministro que se deva admitir uma exceção por justa causa; 3° - seja católico, confirmado, já tenha recebido o santíssimo sacramento da Eucaristia e leve uma vida de acordo com a fé e o encargo que vai assumir; 4° - não tenha sido atingido por nenhuma pena canônica legitimamente irrogada ou declarada; 5° - não seja pai ou mãe do batizando.  Quem pode receber o Sacramento do Crisma? Cân (Direito Canónico) 1. O sacramento da confirmação é conferido pela unção do crisma na fronte, o que se faz pela imposição da mão e pelas palavras prescritas nos livros litúrgicos aprovados. § 2. O crisma a se utilizar no sacramento da confirmação deve ser consagrado pelo Bispo, mesmo que o sacramento seja administrado por um presbítero. Cân. 881 (Direito Canónico) É conveniente que o sacramento da confirmação seja celebrado na igreja e dentro da missa; por causa justa e razoável, pode ser celebrado fora da missa e em qualquer lugar digno.  Com que idade se pode receber o Sacramento do Crisma? Cân (Direito Canónico) § 1. É capaz de receber a confirmação todo o batizado ainda não confirmado, e somente ele. § 2. Exceto em perigo de morte, para alguém receber licitamente a confirmação, se requer, caso tenha uso da razão, que esteja convenientemente preparado, devidamente disposto, e que possa renovar as promessas do batismo. Cân. 890 (Direito Canónico) Os fiéis têm a obrigação de receber tempestivamente esse sacramento; os pais, os pastores de almas, principalmente os párocos, cuidem que os fiéis sejam devidamente instruídos para o receberem e que se aproximem dele em tempo oportuno. Cân (Direito Canónico) O sacramento da confirmação seja conferido aos fiéis, mais ou menos na idade da discrição (7 anos completos), a não ser que a Conferência dos Bispos tenha determinado outra idade, ou haja perigo de morte, ou, a juízo do ministro, uma causa grave aconselhe outra coisa.  Por que se tem de preparar para receber este Sacramento?  Este Sacramento precisa de Padrinho/Madrinha? A preparação serve para que o fiel conheça melhor a Igreja, Jesus e o Espírito Santo. A preparação deve servir para conduzir a uma união mais intima com Cristo e uma familiaridade maior com o Espírito Santo, sua ação, seus dons.  Quem administra o Sacramento da Confirmação?  Onde deve ser celebrado este Sacramento?


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