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PublicouEmanuelle Favela Alterado mais de 9 anos atrás
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Inovação e Desenvolvimento de Novos Negócios Forum Alimentar 2005
Paulo J.P. Gomes Professor de Gestão de Tecnologia e Operações Universidade Nova de Lisboa Economia e Gestão
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“The basic economic resource – ‘the means of productions ,’is no longer capital, or natural resources, nor ‘labor.’ It is and will be knowledge.” Peter Drucker
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Industria agro-alimentar
• capital intensivo • sistemas de produção integrados • rapida mudança tecnologica e institucional • cada vez mais intensiva em conhecimento • mudanças na procura (produtos, mercados) » Imperativo inovar
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O Futuro depende da Inovação
Inovação: actividade criativa; ocorre num contexto social e organizacional; com consequências a nivel organizacional e social Inovação acontece quando novas ideias são transformadas em produtos valorizados pela sociedade Sucesso depende de persistência
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Opções de Investimento
Elevada intensidade de conhecimento: No inicio da cadeia de valor em I&D No fim da cadeia de valor, em gestão de marca Ao longo da cadeia de valor, em termos de qualidade e logistica
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Condições facilitadoras
‘Espaço’ para experimentação, Formas de recompensar sucesso individual, Formas de recuperar activos utilizados em tentativas sem sucesso
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Resistência à Inovação
Yale University professor responding to Fred Smith's paper proposing reliable overnight delivery service: “In order to earn better than a 'C,' the idea must be feasible." Fred Smith fundou a Federal Express "So we went to Atari and said, 'Hey, we've got this amazing thing, even built with some of your parts, and what do you think about funding us? Or we'll give it to you. We just want to do it. Pay our salary, we'll come work for you.' And they said, 'No’.'' Steve Jobs, fundador da Apple "Who wants to copy a document on plain paper???!!!" Rejeição a Chester Carlson, inventor da máquina XEROX
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Tipo de Inovação (i) Produto vs Processo. (ii) Incremental vs Radical.
(iii) Técnica vs Administrativa (iv) Central vs Periférica
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Inovação: questões fundamentais
Como Criar Valor? Como Apropriar Valor? Como Implementar? 8
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Criar Valor: Conhecimento
Capacidade de prever evolução das necessidades de clientes Capacidade de prever evolução da tecnologia
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Motor da Inovação: I&D por empregado
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Mapa de Competências Individuais
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Identificar trajectória de melhoria de performance
Tecnologia Actual Necessidades Correntes Nova Tecnologia Necessidades Nicho Tempo 34
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Apropriar Valor: Barreiras à Difusão Activos Complementares
Controle do conhecimento gerado por uma inovação – patentes, trade secret, … Activos Complementares Controle de activos complementares necessários para explorar conhecimento gerado pela inovação Poder na Cadeia de Valor Se compro à Microsoft e vendo ao Continente … 55 39
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Convergência da Infrastructura
Exemplo: Novas TI Extensão de Enterprise Applications Tecnologia: Smart Everything, Behavioral Data, Sound Architecture Chave de Valor: Inteligência (contexto, ubiquidade) Tecnologia: RF-ID, GPS+ Chave de Valor: Sensorial (localização, direcção, id, aut. Nova Infrastructura Tecnologia: Internet, 3G Chave de Valor: Proximidade (cobertura, rapidez) Convergência da Infrastructura Base Dados Backbone Computing Acesso Terminais
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Impacto Organizacional
Investimento Necessário Rede Logistica Processo Tarefa Vantagem Sustentável
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Apropriação de Valor CRIAÇÃO DE VALOR ORGANIZAÇÂO Inteligência
Sensorial Proximidade Dyn. Scheduling Tags iReplenishment CRM / ERP Redesenho de Tarefas Transformação de Processos Reconfiguração da Rede Logistica ORGANIZAÇÂO
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Implementar: Liderança: Comunicar visão
Incentivos: “o que posso ganhar com esta mudança?” Mudança cultural e gestão de expectativas Gerir a tensão entre centralização e descentralização de conhecimento Gerir a tensão entre necessidade de controlo e iniciativa/criatividade Gestão e planeamento de projectos
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Desenvolvimento de Novos Negócios
Condições fundamentais: Acesso a capital Enquadramento legal Transferência de tecnologia de I&D para comercialização
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Perspectiva de Investimento: Vale da Morte da Inovação
$$$ Comercialização I&D
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Modelo de Novos Negócios
Baseado em performance, mercado alvo e impacto em estrutura de custos e de processo: Inovação de continuidade Descontinuidade preço/performance Descontinuidade de mercado
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Questões? Paulo J.P. Gomes Sugestões
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