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“As cores são a língua nativa do subconsciente” Carl Jung
Teoria das Cores “As cores são a língua nativa do subconsciente” Carl Jung
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Teoria das Cores Para você; O que são as cores?
Por que é preciso estudar as cores? Qual o impacto da cor na moda? E no seu dia-a-dia?
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Salinas-verão 2005
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Lino Villaventura - Verão 2009
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Conceitos Definindo as Cores Desde a antiga Grécia o homem se interessa, teoriza e pesquisa as cores. Aristóteles (sec. IV a.C.) Acreditava que as cores eram comprimentos de onda, mas que as cores eram determinadas pela fusão entre a claridade do dia e a escuridão da noite Leonardo da Vinci ( ) Foi o primeiro a estabelecer leis coerentes sobre a cor Afirmava que existiam 4 cores primárias: amarelo, azul, verde e vermelho + branco e preto
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Conceitos Isaac Newton (1642-1727)
Apresentou em sua obra “Opticks” os resultados de suas pesquisas sobre a relação entre luz e cor Descobriu que todas as cores estão presentes na luz natural, podendo ser separadas quando a luz passava por um prisma 7 cores do espectro cromático: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, índigo e violeta Criou um círculo de cores de 6 raios (6 partes – índigo e azul foram fundidos) – usado até hoje para descrever cores
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Jacques-Christophe Le Blon (1730)
Conceitos Jacques-Christophe Le Blon (1730) Descobriu que a mistura de 2 cores primárias criava cores secundárias e em proporções distintas, outras nuances.
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Conceitos O Que é Cor Cor é luz
As cores são comprimentos de ondas eletromagnéticas que o olho humano assimila e o cérebro converte em mensagem Podemos distinguir cerca de cores diferentes Cor luz(branca)é captada pela retina.Cor é vibração.Primeiro sentimos a cor,depois a vemos . EX:Sensação,cores vibrantes (vermelho) Menos vibrantes(bege)(são quase imperceptíveis)
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Conceitos O Que é Cor Cor Pigmento Os objetos possuem pigmentos capazes de absorver algumas cores e refletir outras É a cor refletida de volta ao olho que nosso cérebro interpreta e transforma em cor “Cor-Pigmento é a luz que é refletida pelo material, fazendo com que o olho humano perceba esse estímulo como cor.”
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Síntese Aditiva – Cor-Luz (Sistema RGB) Maior estímulo cones oculares
Conceitos Síntese Cromática Cor-Luz x Cor-Pigmento Síntese Aditiva – Cor-Luz (Sistema RGB) Maior estímulo cones oculares Considera como cores primárias: vermelho (red), verde (green) e o azul (blue) Ampla gama de cores As cores primárias originam as secundárias Nenhuma mistura pode criar cores primárias Quando projetados juntos (RGB) produzem o branco
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Síntese subtrativa: O pigmento absorve (subtrai) algumas cores da luz e apenas a cor refletida é percebida pelo olho humano. Por exemplo, quando misturamos pigmentos amarelo e magenta, enxergamos um objeto vermelho, que é a cor refletida, não “subtraída” pelo objeto. Quando misturamos magenta e ciano obtemos azul; e misturando ciano e amarelo obtemos o verde. Quando projetados juntos,produzem o preto.
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As impressoras, por sua vez, usam (pelo menos) tintas das cores ciano, magenta e amarelo (o que é chamado de CMY, do inglês "cyan, magenta and yellow"). Muitas impressoras também utilizam a tinta preta (abreviado, nesse caso, por CMYK, onde o K vem de "blacK"), já que uma combinação de CMY não é capaz de produzir preto profundo. Aditivo Subtrativo Os monitores de computador, por exemplo, emitem luz para produzir cores através do processo aditivo; impressoras, por outro lado, usam tinta, ou pigmento, para absorver a luz, através do processo subtrativo. é por isso que a grande maioria de monitores usa uma combinação de pixels vermelho, verde e azul (o que é comumente chamado de RGB, do inglês "red, green and blue").
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Primárias + Secundárias= terciárias, secundárias + terciárias = quaternárias, assim por diante
Cores terciárias
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Conceitos Os dois extremos da classificação das cores são: o branco, ausência total de cor, ou seja, luz pura; e o preto, ausência total de luz, o que faz com que não se reflita nenhuma cor. Essas duas "cores" portanto não são exatamente cores, mas características da luz, que convencionamos chamar de cor.
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Sistemas de cores-Artes Plásticas
Tradicionalmente, o vermelho, o azul e o amarelo são tratadas como as cores primárias nas artes plásticas. Esse sistema de classificação é conhecido como RYB. Entretanto, essa é uma definição errada do ponto de vista científico, uma vez que, em se tratando de pigmentos, o sistema correto é o CMYK (ciano, magenta, amarelo e preto). *Como são muito raros na natureza pigmentos de cor ciano e magenta, eles são substituídos respectivamente pelo azul e pelo vermelho nas artes plásticas.
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Cor Pigmento x Arte Alguns artistas impressionistas eram estudiosos das cores e pintavam ao entardecer: Monet,Cezanne e Van Gogh Monet estudou por 12 anos a fidelidade das cores. Fatores que podem alterar fidelidade da cor:Ex: sol do meio dia(estourada) Melhor época:outono(posicionamento do sol),retina capta melhor a luz.
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cezanne
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Monet
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Van Gogh
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Teoria das Cores A cor não tem só que ver com os olhos e com a retina mas também com a informação presente no cérebro. Enquanto, com uma iluminação pobre, um determinado objeto cor de laranja pode ser visto como sendo amarelado ou avermelhado, vemos normalmente mais facilmente com a sua cor certa, laranja, porque é um objeto de que conhecemos perfeitamente a cor(lembrança. )
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Extensão da cor Cor é informação !!!
Cores possuem características físicas e simbólicas,medicinais (Cromoterapia) Diferentes culturas e religiões atribuem ás cores diferentes significados EX:rituais da igreja católica etc... Cor é informação !!! Essa será a base de nossa disciplina
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Veste imperial chinesa : cor amarelo claro representa a terra amarela, e a cor azul escuro significa o céu azul.
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vermelho,amarelo e rosa=sorte
Branco,azul e preto=funeral Mensagem x vermelho=fim amizade
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Extensão da cor /Recursos da cor
A maneira como percebemos a cor tem influência das culturas,personalidades, em determinada cultura,tal cor é associada á isso,tal personalidade associa tal cor a determinado assunto etc... Ela nos influência em praticamente todos os momentos de nossas vidas. A propaganda se utiliza da cor para gravar suas marcas em nosso subconsciente. Alguns exemplos: Coca-Cola X Pepsi Coco-Cola X Papai Noel O cinema para induzir o telespectador a entrar e sentir a fantasia EX:Lista de Shindler
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A Importância das Cores moda
Pesquisas indicam A primeira reação do consumidor a uma peça é causada pela cor. Então seguida por: Interesse pelo desenho (modelo) Sensação tátil Avaliação do preço
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A Importância das Cores
Sendo assim, escolher as cores de sua coleção é um dos primeiros passos Uma cartela de cor pode mudar completamente o “humor” de uma coleção 80% de nossa percepção é determinada pela visão, nosso sentido de maior alcance espacial As cores nos impactam emocionalmente e fisicamente, de forma consciente ou não. Comunicação não-verbal chega primeiro
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Cor & Moda O que considerar em relação às cores quando você está criando (usando, vendendo) moda Linguagem da Cores Associações simbólicas atribuídas às características das cores Temperatura da cor Luminosidade (profundidade) Saturação (intensidade, brilho) Significados de cada cor O poder de classificação e desclassificação das cores Harmonia: tipos de combinação e grau de contraste Adequação das Cores aos Tipos Físicos Ilusão de Ótica
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Características (Qualidades) das Cores
Conceitos Definindo as Cores Características (Qualidades) das Cores Nos ajudam a definir e classificar as cores Temperatura = cores = frias x cores quentes Capacidade que as cores tem de parecer quentes ou frias De acordo com a semelhança com o fogo Quentes: amarelo, vermelho, laranja Frias: ciano, azul, violeta, verde Neutra: verde
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Cor & Moda Temperatura: Cores Frias x Cores Quentes
Linguagem das Cores – Cores São Símbolos, Assim Como a Moda Associações simbólicas atribuídas às características das cores Temperatura: Cores Frias x Cores Quentes
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Associações simbólicas atribuídas às características das cores
Linguagem das Cores – Cores São Símbolos, Assim Como a Moda Associações simbólicas atribuídas às características das cores Temperatura: Cores Frias x Cores Quentes Quentes (aproximantes) agitação dinamismo emotividade calor, acolhida ação terreno interação energia proximidade descontração Frias (afastantes) tranquilidade equiíibrio racionalidade frescor iluminação divino distanciamento apatia impessoalidade introspecção
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Características (Qualidades) das Cores
Conceitos Definindo as Cores Características (Qualidades) das Cores Nos ajudam a definir e classificar as cores Matiz (tom ou gama) = é a cor básica. Ex: azul, vermelho, verde... Luminosidade (ou valor) = graus de transparência, claridade ou obscuridade de uma cor Sua capacidade de refletir ou absorver mais, ou menos, luz Varia numa escala do branco ao preto As mais claras são chamadas luminosas x as mais escuras são as profundas
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Associações simbólicas atribuídas às características das cores
Linguagem das Cores – Cores São Símbolos, Assim Como a Moda Associações simbólicas atribuídas às características das cores Luminosidade (profundidade): Claro x Escuro Escuras Autoridade Seriedade Credibilidade Força Densidade Formalidade Claras Proximidade Descontração Abertura Flexibilidade Leveza Casualidade
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Características (Qualidades) das Cores
Conceitos Definindo as Cores Características (Qualidades) das Cores Nos ajudam a definir e classificar as cores Saturação (ou intensidade) = diz respeito à força e à pureza de uma cor A força está relacionada à pureza da cor A saturação de uma cor é o seu grau de diferenciação do cinza/branco numa determinada luminosidade Cor mais saturada = mais pura, intensa, viva, brilhante, nenhum ou menor grau de mistura ou adição de cinza/branco Cor menos saturada = mais misturada, maior adição de cinza/branco.
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Associações simbólicas atribuídas às características das cores
Linguagem das Cores – Cores São Símbolos, Assim Como a Moda Associações simbólicas atribuídas às características das cores Saturação (Brilho, Intensidade, Pureza): Brilhante x Fosco Brilhantes Vivacidade Desafio Irritante Energia Irritantes Agressivas Simples Infantil Foscas Suavidade Prudência Apaziguadora Equilíbrio Confortantes Acolhedoras Sofisticado Maduro
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Cor e Moda Linguagem das Cores – Cores São Símbolos, Assim Como a Moda Cores (e formas) são grandes responsáveis pelas mensagens enviadas através da roupa São a base da comunicação não-verbal São estímulos visuais São percebidas, consciente ou inconscientemente. Geram respostas em você , classificam.
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Linguagem das Cores – Cores São Símbolos, Assim Como a Moda
Cores (e formas) são grandes responsáveis pelas mensagens enviadas através da roupa FORMAL Comprometimento Prontidão Ambição Adulto Credibilidade Maduro Sério Trabalho Força Distanciamento Seriedade CASUAL Descontração Relaxamento Diversão Jovem Frescor Imaturo Irreverente Férias Flexibilidade Receptividade Criatividade Quente, Luminoso, Vivo (Saturado) Frio, Escuro, Fosco (Não-Saturado)
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LEAL, VERDADEIRO, PACÍFICO SÓLIDO, CONSTANTE, APÁTICO, SEM
Linguagem das Cores – Cores São Símbolos, Assim Como a Moda Significado das Cores CRIATIVO, MÍSTICO & DIVINO LEAL, VERDADEIRO, PACÍFICO & CONSERVADOR CRIATIVO TRANQUILO & AMIGÁVEL DIVERTIDO PACIENTE, AMÁVEL & DOCE ÍNTEGRO, CONFIÁVEL, RESPONSÁVEL DINÂMICO, DISPOSTO & ALEGRE ENÉRGICO, FORTE, & APAIXONADO FÉRTIL, CORDIAL & ACOLHEDOR INOFENSIVO PODEROSO, ELEGANTE, & NOBRE SÉRIO, HUMILDE, MADURO CONFORMADO & EXECUTOR SÓLIDO, CONSTANTE, APÁTICO, SEM AMBIÇÃO & CONSERVADOR FRESCO, NOVO, HONESTO & PACIFICADOR FRESCO, ENERGÉTICO SOFISTICADO, PODEROSO SEGURO & CHEIO DE AUTORIDADE CENTRADO, EQUILIBRADO & CONSERVADOR
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Linguagem das Cores – Cores São Símbolos, Assim Como a Moda
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Cor & Moda Poder de Classificação x Desclassificação das Cores
Linguagem das Cores – Cores São Símbolos, Assim Como a Moda Poder de Classificação x Desclassificação das Cores Desclassificadoras Barato Simples Popular Infantil Classificadoras Caro Sofisticado Exclusivo Adulto
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Linguagem das Cores – Cores São Símbolos, Assim Como a Moda
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Linguagem das Cores – Cores São Símbolos, Assim Como a Moda
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Ilusão de Ótica
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Ilusão de Ótica
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Reinaldo Lourenço - Verão 2010
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Ilusão de Ótica
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Bibliografia Ana Vaz-Teoria das Cores-www.anavaz.com.br
Ana Vaz-Estilo e Imagem Pessoal. Site: Site:pt.wikipedia.org Site:cordesign.com.br/cecor/cecor. O Universo da cor - Israel Pedrosa-Editora Senac
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