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PublicouCamila Trindade Alterado mais de 10 anos atrás
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Paradigmas da Programação – Semestre 1 – Aula 2 Professores: Eduardo Mantovani (eduardo.mantovani@aes.edu.br)eduardo.mantovani@aes.edu.br Fábio de Paula Santos
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Conceitos fundamentais da programação orientada a objetos Conceitos básicos da O.O. (Meilir Page-Jones) Encapsulamento Ocultação de informações e implementações Retenção de estado Identidade de objeto Mensagens Classes Herança Generalização Polimorfismo
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Conceitos fundamentais da programação orientada a objetos Encapsulamento Agrupamento de idéias afins em uma unidade, conceito esse que pode então ser informado em uma só palavra (Meilir Page-Jones). Coesão
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Conceitos fundamentais da programação orientada a objetos Ocultação de informações e implementações Utilização de encapsulamento para restringir a visibilidade externa de certos detalhes de informações ou implementações, os quais são internos à estrutura do encapsulamento. (Meilir Page-Jones) Cláusulas de visibilidade: public, private, protected Utilização de métodos para a execução de ações associadas
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Conceitos fundamentais da programação orientada a objetos Retenção de estado Cada objeto mantém seu próprio conjunto de dados associados Utilização de atributos dinâmicos (não estáticos)
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Conceitos fundamentais da programação orientada a objetos Identidade de objeto Propriedade pela qual cada objeto (independentemente de sua classe ou seu estado) pode ser identificado e tratado como uma entidade distinta de software (Meilir Page-Jones) Espaço da memória ocupado pelo objeto Identidade associada ao objeto
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Conceitos fundamentais da programação orientada a objetos Mensagens Veículo pelo qual um objeto remetente obj1 transmite a um objeto destinatário obj2 um pedido para o obj2 aplicar um de seus métodos (Meilir Page-Jones) Mecanismo de execução de métodos, transferência e retorno de parâmetros (argumentos)
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Conceitos fundamentais da programação orientada a objetos Classes Uma classe representa um conjunto de objetos similares. É a matriz para a criação desses objetos. Comparável à planta da casa (considerando a casa como sendo o objeto) A criação de um objeto é chamada de instanciamento. O objeto é chamado de instância da classe.
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Conceitos fundamentais da programação orientada a objetos Herança A herança (de D a partir de C) é a habilidade que uma classe D tem implicitamente definida em cada um dos atributos e operações da classe C, como se esses atributos e operações tivessem sido definidos com base na própria classe D. C é caracterizada como uma superclasse de D. Em contrapartida, D é caracterizada com uma subclasse de C. (Meilir Page-Jones) Aplicação da visibilidade protegida para melhor controle da utilização de métodos e atributos entre as classes que compõe a hierarquia.
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Conceitos fundamentais da programação orientada a objetos Generalização É a construção de uma classe C de forma que uma ou mais das classes que ela utiliza internamente são fornecidas somente em run- time (na hora em que um objeto da classe C é gerado) (Meilir Page-Jones). Aplicação no controle de múltiplos objetos de uma hierarquia de maneira genérica, tirando proveito do polimorfismo dos métodos.
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Conceitos fundamentais da programação orientada a objetos Polimorfismo É a habilidade pela qual uma única operação ou nome de atributo pode ser definido em mais de uma classe e assumir implementações diferentes em cada uma dessas classes (Meilir Page- Jones). Aplicável em conjunto com a generalização.
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Conceitos fundamentais da programação orientada a objetos Conceitos básicos da O.O. (Meilir Page-Jones) Encapsulamento Ocultação de informações e implementações Retenção de estado Identidade de objeto Mensagens Classes Herança Polimorfismo Generalização
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