A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Treinamento para Professores

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Treinamento para Professores"— Transcrição da apresentação:

1 Treinamento para Professores
Moodle e Ferramentas Web 2.0

2 O Moodle é um software desenvolvido para produzir cursos na internet.
polarix.com.br

3 O Moodle é um software desenvolvido para produzir cursos na internet.
É um projeto global de desenvolvimento com base educacional sócio-construtivista. polarix.com.br

4 O Moodle suporta diversas abordagens pedagógicas.
Desde a mais tradicional Até a mais participativa

5 O Moodle suporta diversos estilos de aprendizagem.
Ativo Estilo ativo – valoriza dados da experiência, entusiasma-se com tarefas novas e é muito ágil; Estilo reflexivo: atualiza dados, estuda, reflete e analisa; Estilo teórico: é lógico, estabelece teorias, princípios, modelos, busca a estrutura, sintetiza; Estilo pragmático: aplica a idéia e faz experimentos. Honey e Munford (1988) Reflexivo Teórico Pragmático 5

6 Formas de ensinar e aprender diferentes.
Compartilhado Participativo Flexível Significativo 6

7

8 Todos somos professores potenciais assim como alunos potenciais.
No Moodle, podemos mudar ou revesar os papéis “tradicionais” de professores e alunos. Dê um exemplo?

9 Todos somos professores potenciais assim como alunos potenciais.
No Moodle, podemos mudar ou revesar os papéis “tradicionais” de professores e alunos. Dê um exemplo? Basta ajustar os papéis editando as permissões de um curso ou de uma atividade. Alunos podem mediar um fórum.

10 Todos somos professores potenciais assim como alunos potenciais.
No Moodle, podemos mudar ou revesar os papéis “tradicionais” de professores e alunos.

11 Escolha o fórum em que deseja dar permissões aos alunos.
Todos somos professores potenciais assim como alunos potenciais. Escolha o fórum em que deseja dar permissões aos alunos.

12 Todos somos professores potenciais assim como alunos potenciais.
Clique em Atualizar Fórum

13 Todos somos professores potenciais assim como alunos potenciais.
Clique em “Sobrepor permissões.” Escolha o perfil de aluno.

14 Escolha o perfil de estudante.
Todos somos professores potenciais assim como alunos potenciais. Escolha o perfil de estudante.

15 Altere as permissões que desejar.
Todos somos professores potenciais assim como alunos potenciais. Altere as permissões que desejar.

16 Nós aprendemos bem ao criar e ao nos expressar para os outros.
Dê um exemplo? Um glossário “Fórum” construído de forma colaborativa esclarecendo termos que podem ser dúvidas de todo o grupo pode ser um poderoso modo de aprendizagem a partir da criação conjunta.

17 Nós aprendemos bem ao criar e ao nos expressar para os outros.
Dê um exemplo? Um glossário “Fórum” construído de forma colaborativa esclarecendo termos que podem ser dúvidas de todo o grupo pode ser um poderoso modo de aprendizagem a partir da criação conjunta.

18 Nós aprendemos bem ao criar e ao nos expressar para os outros.

19 Nós aprendemos muito observando os outros.
Dê um exemplo? Ler e postar no fórum opiniões e pensamentos pode desafiar e revelar a profundidade de nosso entendimento.

20 Nós aprendemos muito observando os outros.
Dê um exemplo? Ler e postar no fórum opiniões e pensamentos pode desafiar e revelar a profundidade de nosso entendimento.

21 Nós aprendemos muito observando os outros.

22 Entender o outro nos transforma.
Dê um exemplo? A t r a v é s d e c o n v e r s a s p r i v a d a s o n - l i n e , o p r o f e s s o r / t u t o r p o d e c o n h e c e r a s a s p i r a ç õ e s d e c a r r e i r a e a s d i f i c u l d a d e s d e u m a l u n o m u i t o t í m i d o e r e s e r v a d o e p o d e a j u s t a r s u a a b o r d a g e m d e t u t o r i a .

23 Entender o outro nos transforma.
Dê um exemplo? Através de conversas privadas on-line, o professor/tutor pode conhecer as aspirações de carreira e as dificuldades de um aluno muito tímido e reservado e pode ajustar sua abordagem de tutoria.

24 Entender o outro nos transforma.
Clique em “Participantes” para escolher com qual aluno você deseja comunicar-se de forma particular.

25 Entender o outro nos transforma.
Escolha o participante com quem você deseja manter um diálogo particular.

26 Escolha a opção “Enviar mensagem”
Entender o outro nos transforma. Escolha a opção “Enviar mensagem”

27 E clique em enviar mensagem.
Entender o outro nos transforma. Escreva sua mensagem... E clique em enviar mensagem.

28 Entender o outro nos transforma.
Este será o resultado!

29 Aprendemos bem em ambiente flexível e adaptável às nossas necessidades.
Dê um exemplo? O Moodle é um ambiente em constante atualização e a todo o momento aparecem novas formas de utilizar, novos plugins e funcionalidades.

30 Como publicar os conteúdos?
Aprendemos bem em ambiente flexível e adaptável às nossas necessidades. Como publicar os conteúdos?

31 Aprendemos bem em ambiente flexível e adaptável às nossas necessidades.

32 Sempre deve ser clicado no botão Ativar edição
Aprendemos bem em ambiente flexível e adaptável às nossas necessidades. Sempre deve ser clicado no botão Ativar edição Quando formos realizar uma adição de conteúdo.

33 Aprendemos bem em ambiente flexível e adaptável às nossas necessidades.
As funcionalidades-chaves são os recursos e atividades. Lembrando que sempre deve ser clicado no botão Ativar edição

34 Aprendemos bem em ambiente flexível e adaptável às nossas necessidades.

35 Os recursos e atividades padrão do Moodle são:
Aprendemos bem em ambiente flexível e adaptável às nossas necessidades. Os recursos e atividades padrão do Moodle são:

36 Aprendemos bem em ambiente flexível e adaptável às nossas necessidades.
Recursos

37 Aprendemos bem em ambiente flexível e adaptável às nossas necessidades.
Inserindo Recursos

38 Criar uma página de texto simples
Aprendemos bem em ambiente flexível e adaptável às nossas necessidades. Criar uma página de texto simples

39 Formato o qual a página terá
Aprendemos bem em ambiente flexível e adaptável às nossas necessidades. Formato o qual a página terá Escolha o tipo do formato

40 Opção da abertura do recurso na janela de visualização
Aprendemos bem em ambiente flexível e adaptável às nossas necessidades. Opção da abertura do recurso na janela de visualização Se clicarmos em Mesma janela o recurso será aberto na mesma janela. Caso contrário abrirá em uma nova janela com opção e uma escrita com um link para visualizar

41 Aprendemos bem em ambiente flexível e adaptável às nossas necessidades.
Opção da abertura do recurso na janela após clicar em *Mostrar avançados

42 Aprendemos bem em ambiente flexível e adaptável às nossas necessidades.
Após realizar as edições podemos clicar em salvar e voltar ao curso ou clicar em Salvar e mostrar para visualizarmos como ficou o recurso adicionado

43 Visualização na própria página
Aprendemos bem em ambiente flexível e adaptável às nossas necessidades. Visualização na própria página Visualização após clicar no recurso

44 Aprendemos bem em ambiente flexível e adaptável às nossas necessidades.
Criar uma página web

45 Formato o qual a página terá
Aprendemos bem em ambiente flexível e adaptável às nossas necessidades. Formato o qual a página terá

46 Visualização na própria página
Aprendemos bem em ambiente flexível e adaptável às nossas necessidades. Visualização na própria página Visualização após clicar no recurso

47 Link a um arquivo ou site
Aprendemos bem em ambiente flexível e adaptável às nossas necessidades. Link a um arquivo ou site

48 Link a um arquivo ou site
Aprendemos bem em ambiente flexível e adaptável às nossas necessidades. Link a um arquivo ou site Devemos copiar um link do arquivo caso o mesmo estiver em um servidor web, ou então clicar em Buscar página web.. Ou então clicar em Escolher ou enviar um arquivo

49 Aprendemos bem em ambiente flexível e adaptável às nossas necessidades.
Se clicarmos em Escolher arquivo, devemos clicar em Escolher para selecionar o arquivo desejado.

50 Aprendemos bem em ambiente flexível e adaptável às nossas necessidades.
Se o arquivo não estiver em nossa lista devemos fazer o upload do mesmo clicando em Enviar Arquivo Podemos inserir e separar em um diretório cada arquivo enviado para mais fácil localização. Clicando em Criar um diretório

51 Link a um arquivo ou site
Aprendemos bem em ambiente flexível e adaptável às nossas necessidades. Link a um arquivo ou site Se clicarmos em Buscar página web.. Seremos direcionados para uma página do Google

52 Link a um arquivo ou site
Aprendemos bem em ambiente flexível e adaptável às nossas necessidades. Link a um arquivo ou site

53 Link a um arquivo ou site após salvo e inserido
Aprendemos bem em ambiente flexível e adaptável às nossas necessidades. Link a um arquivo ou site após salvo e inserido Visualização

54 Recurso Visualizar Diretório
Aprendemos bem em ambiente flexível e adaptável às nossas necessidades. Recurso Visualizar Diretório

55 Visualização do recurso visualizar Diretório
Aprendemos bem em ambiente flexível e adaptável às nossas necessidades. Visualização do recurso visualizar Diretório Visualização

56 Recurso Usar um pacote IMS CP
Aprendemos bem em ambiente flexível e adaptável às nossas necessidades. Recurso Usar um pacote IMS CP

57 Recurso Usar um pacote IMS CP
Aprendemos bem em ambiente flexível e adaptável às nossas necessidades. Recurso Usar um pacote IMS CP Quando clicarmos nesta opção devemos escolher um arquivo para inserir Veja no próximo slide como será visualizado ao clicar no botão Escolher ou enviar arquivo..

58 Aprendemos bem em ambiente flexível e adaptável às nossas necessidades.
Se clicarmos em Escolher arquivo, devemos clicar em Escolher para selecionar o arquivo desejado.

59 Aprendemos bem em ambiente flexível e adaptável às nossas necessidades.
Se o arquivo não estiver em nossa lista devemos fazer o upload do mesmo clicando em Enviar Arquivo Podemos inserir e separar em um diretório cada arquivo enviado para mais fácil localização. Clicando em Criar um diretório

60 Visualização do recurso pacote IMS CP
Aprendemos bem em ambiente flexível e adaptável às nossas necessidades. Visualização do recurso pacote IMS CP Visualização

61 Acrescentar Atividade
Aprendemos bem em ambiente flexível e adaptável às nossas necessidades. Acrescentar Atividade

62 Visualização das Atividades que podem ser adicionadas
Aprendemos bem em ambiente flexível e adaptável às nossas necessidades. Visualização das Atividades que podem ser adicionadas

63 Aprendemos bem em ambiente flexível e adaptável às nossas necessidades.
Mas, no site Moodle.org podemos encontrar módulos e plugins adicionais que nos ajudam a adaptar e flexibilizar o ambiente para as nossas necessidades e de nossos alunos.

64 Aprendemos bem em ambiente flexível e adaptável às nossas necessidades.

65 Aprendemos bem em ambiente flexível e adaptável às nossas necessidades.
Módulos e plugins instalados no Moodle permitem novas oportunidades de fazer diferente! Adaptação e flexibilidade.

66 Web 2.0 Tim O´Reilly cunhou o termo Web 2.0 Web 2.0 é a mudança para uma internet como plataforma, e um entendimento das regras para obter sucesso nesta nova plataforma. Entre outras, a regra mais importante é desenvolver aplicativos que aproveitem os efeitos de rede para se tornarem melhores quanto mais são usados pelas pessoas, aproveitando a inteligência coletiva. Fonte: Wikipedia 66

67 Moodle e Ferramentas Web 2.0

68 E o que mais sua criatividade deixar.
Moodle e Ferramentas Web 2.0 Pode ser utilizado para: apresentar conceitos, construção coletiva de apresentação de trabalhos; organizar conteúdo; fazer resumos; ligar conceitos. E o que mais sua criatividade deixar.

69 E o que mais sua criatividade deixar.
Moodle e Ferramentas Web 2.0 Pode ser utilizado para: ilustrar trabalhos dos alunos, compartilhar fotos de trabalhos feitos; ilustrar posts nos fóruns (de alunos e tutores). E o que mais sua criatividade deixar.

70 E o que mais sua criatividade deixar.
Moodle e Ferramentas Web 2.0 Pode ser utilizado para: divulgar vídeos interessantes que complementam conceitos; fazer fechamento de aulas / unidades / capítulos; dar feedback para os alunos; complementar conteúdo. E o que mais sua criatividade deixar.

71 E o que mais sua criatividade deixar.
Moodle e Ferramentas Web 2.0 Pode ser utilizado para: fazer encontros síncronos com os alunos; fazer encontros síncronos com os tutores/professores; gravar encontros síncronos para posterior consulta; tirar dúvidas. E o que mais sua criatividade deixar.

72 E o que mais sua criatividade deixar.
Moodle e Ferramentas Web 2.0 Pode ser utilizado para: ligar o Moodle às atividades realizadas no Second Life e no Virtual Sim; fazer chat com alunos em vivências nos ambientes imersivos; ligar os avatares dos ambientes imersivos ao Moodle. E o que mais sua criatividade deixar.

73 E o que mais sua criatividade deixar.
Moodle e Ferramentas Web 2.0 Pode ser utilizado para: participar de grupos ligados aos temas dos cursos e convidar alunos para aumentar sua rede pessoal de aprendizagem; integrar perfis do facebook com o perfil do Moodle – facilita as pessoas a se conectarem. E o que mais sua criatividade deixar.

74 E o que mais sua criatividade deixar.
Moodle e Ferramentas Web 2.0 Pode ser utilizado para: fazer brainstorming; atividade do tipo “One minute paper”; solicitar resumos aos alunos. E o que mais sua criatividade deixar.

75 E o que mais sua criatividade deixar.
Moodle e Ferramentas Web 2.0 Pode ser utilizado para: ligar artigos de blogs interessantes aos materiais de aula. manter os alunos atualizados sobre notícias da instituição. E o que mais sua criatividade deixar.

76 E o que mais sua criatividade deixar.
Moodle e Ferramentas Web 2.0 Pode ser utilizado para: explicar utilização do ambiente (Moodle); mostrar como realizar alguma tarefa no computador; montar vídeos a partir da tela do computador. E o que mais sua criatividade deixar.

77 E o que mais sua criatividade deixar.
Moodle e Ferramentas Web 2.0 Pode ser utilizado para: desenvolver textos colaborativos; desenvolver trabalhos individuais e em grupos; realizar pesquisas/enquetes com os alunos; fazer questionários. E o que mais sua criatividade deixar.

78 E o que mais sua criatividade deixar.
Moodle e Ferramentas Web 2.0 Pode ser utilizado para: gravar feedbacks para os alunos; gravar vídeos sobre o conteúdo; pedir aos alunos que criem vídeos com suas opiniões sobre determinado tema. E o que mais sua criatividade deixar.

79 E o que mais sua criatividade deixar.
Moodle e Ferramentas Web 2.0 Pode ser utilizado para: incluir apresentação de PowerPoint em seus cursos; pedir aos alunos que coloquem suas apresentações no Slideshare e outros alunos poderão comentar. E o que mais sua criatividade deixar.

80 O seu uso deve ser baseado em objetivos claros.
Todas as ferramentas Web 2.0 devem ser usadas com cuidado e com planejamento. O seu uso deve ser baseado em objetivos claros.

81 Moodle e Ferramentas Web 2.0


Carregar ppt "Treinamento para Professores"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google