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Workshop sobre Electronic Flight Bag (EFB) Experiência da Azul com EFB

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Apresentação em tema: "Workshop sobre Electronic Flight Bag (EFB) Experiência da Azul com EFB"— Transcrição da apresentação:

1 Workshop sobre Electronic Flight Bag (EFB) Experiência da Azul com EFB
Rio de Janeiro, 28 de novembro de 2013

2 OBJETIVO Compartilhar com o público presente no Workshop a experiência da Azul Linhas Aéreas com o EFB, enfocando os seus benefícios para a empresa, o processo de certificação junto à ANAC, bem como as tendências para o futuro.

3 ROTEIRO Motivação; Funcionalidades; Benefícios; Processo de certificação; Demonstração; Futuro; ... Espaço para Perguntas.

4 Filosofia da empresa: Baixo custo, Tecnologia Intensiva
MOTIVAÇÃO Filosofia da empresa: Baixo custo, Tecnologia Intensiva PAPERLESS

5 FUNCIONALIDADES Versões Classe I Classe II
ADDOCS (Biblioteca eletrônica da empresa); Performance (Pouso, Decolagem, Subida e Descida); Peso e Balanceamento. ADDOCS (Biblioteca eletrônica da empresa); Performance (Pouso, Decolagem, Subida e Descida); Peso e Balanceamento; Cartas ADC, PDC, SID, EO-SID, STAR, IAC, GMC, VAC (exceto ARC e ENRC).

6 BENEFÍCIOS Fator Humano Fator Material
Redução da carga de trabalho no cockpit; Qualidade de documentação de voo. Fator Material Maior agilidade na atualização de documentos de voo; Redução do custo de atualização e reposição de publicações à bordo. Eficiência Operacional e Performance Precisão nos cálculos de performance, peso e balanceamento com otimização do uso do Motor e Flap na decolagem; Facilidade e agilidade nas alterações de última hora; Redução do consumo de combustível em voo; Redução de peso a bordo: R$ 200 mil / ano.

7 BENEFÍCIOS Reduced Thrust Takeoff (dados da GE) Laptop Tool effect on Thrust Reduction

8 PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO
Processo pioneiro no Brasil; Referências: ICAO Anexo 6 – Proposta de emenda SP 59/4-09/62 FAA AC B Adequação de Manuais e Treinamento (MGO, MEL, PTO ... etc); Avaliação em voo (Classe I – EMI, Classe II – Fabricante , Classe I / II - Estatística); Duração total do processo: 2 anos e 1 mês.

9 FUTURO Tablet; (RETIRAR ESSE SLIDE E LEMBRAR OS TÓICOS NO PRÓXIMO)
EFB sob responsabilidade do piloto; Soluções de conectividade (Wi-fi , 3G, 4G, ...); Diário de Bordo digital; Technical Logbook; Interface com outros sistemas da aeronave (ARINC 424, impressora); Novo software que inclui as cartas ARC e ERC com moving map; Aplicações para comissários.

10 FUTURO

11 DEMONSTRAÇÃO Manuseio de cartas
Acesso a manuais (Airport Briefing e Revisão Temporária do SOP) Softwares embarcados: Decolagem de intersecção; NOTAM de restrição; Item MEL; Geração de Load Sheet.

12 PERGUNTAS

13 Obrigado!


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