A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Literatura e outras mídias

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Literatura e outras mídias"— Transcrição da apresentação:

1 Literatura e outras mídias
A TV, o Cinema, o Jornal, a Publicidade e o Teatro (em menor escala) dão visibilidade à obra literária

2 Literatura e Jornal - convergências
Vinculação profissional: escritores jornalistas / jornalistas escritores Jornal como veículo da Literatura: Folhetins / Crônicas (de viagem / atuais)

3 Literatura e Jornal: Divergências
O livro é duradouro O jornal é descartável O livro é elitista O jornal nasce com características mais populares

4 Escritores brasileiros que recorreram ao jornalismo:
Machado de Assis Lima Barreto Euclides da Cunha Oswald de Andrade Rubem Braga, Paulo Mendes Campos, Fernando Sabino, Carlos Heitor Cony, João Ubaldo Ribeiro, Rachel de Queiroz, Ignácio de Loyola Brandão, Luís Fernando Veríssimo

5 Jornal e Literatura- Características de linguagem (hoje):
Jornal: linguagem limpa, objetiva, sem adjetivos em excesso. Informação. Literatura: trabalho elaborado de linguagem. Liberdade, o que significa concisão / prolixidade; clareza / opacidade. Fruição (não necessariamente informativa).

6 A banca de jornal: Relaciona-se à Publicidade para comercializar títulos que se tornaram objetos de consumo cultural – “Os Pensadores” (coleção que transformou literatura filosófica em Best-seller). São livros-objetos (não são lidos, apenas são comprados).

7 Oswald de Andrade Retira das características da linguagem do jornal (limpa, equilibrada, despojada e sintética / simultaneísta) a sua linguagem literária. Amor humor

8 Oswald de Andrade – influência do cinema
Infância O camisolão O jarro O passarinho O oceano A visita na casa que a gente sentava no sofá

9 A relação Literatura e Publicidade
Quanto mais um livro vende, mais é falado. Quanto mais é falado, mais vende. O leitor vai atrás do que ouve dizer que é bom. Exemplos típicos de “literatura” brasileira construída pela publicidade: Jô Soares, Paulo Coelho, Lair Ribeiro, Mário Prata, Mônica Bonfiglio, entre outros.

10 Publicidade e a Produção de Best-seller
Lista de livros mais vendidos, que orienta o consumidor para a compra. “O interesse não se concentra na originalidade da trama; quanto mais esta for banal e genérica, tanto mais típica se torna”. (Emile Zola) Texto claro, conciso, leve e pouco abstrato.

11 Literatura e TV A TV é o best-seller traduzido para a linguagem audiovisual Linguagem instável Exige rapidez. É dinâmica. Trabalha com a banalidade.

12 Literatura e Cinema: Obras literárias adaptadas geram filmes de duas categorias: inferiores ao romance e superiores ao romance. Especificidade da linguagem visual: dinâmica. A imagem e som contam mais do que a palavra. Muita sedução / pouca interação.

13 Literatura e música A literatura, sobretudo a poesia, nasce com a música (ritos religiosos / trovadorismo). A poesia é som e ritmo, assim como a música. As letras das composições musicais são repletas de poesia, são, portanto, literárias.

14 Literatura e Teatro Teatro: texto intersemiótico
Dramaturgia: texto verbal que dá origem à peça teatral. Divide-se em vários gêneros (comédia, drama, entre outros)


Carregar ppt "Literatura e outras mídias"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google