A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Qualidade do Produto de Software

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Qualidade do Produto de Software"— Transcrição da apresentação:

1 Qualidade do Produto de Software
Introdução à Avaliação da Qualidade do Produto de software

2 Normas e Modelos de Qualidade do Produto de Software
ISO/IEC 9126 Características de qualidade de software ISO/IEC 14598 Guias para Avaliação de Produto de Software ISO (SQuaRE) Reformulação da

3 Fatores de Qualidade do Produto de Software
A noção de qualidade de software pode ser descrita por um grupo de fatores, requisitos ou atributos, tais como: confiabilidade, eficiência, facilidade de uso, modularidade, legibilidade, etc; Podemos classificar estes fatores em dois tipos: externos e internos. Fatores Internos Fatores Externos

4 A Norma ISO/IEC 9126 É uma norma composta por um conjunto de características que devem ser verificadas em um software para que ele seja considerado um "software de qualidade".

5 A Norma ISO/IEC 9126: estrutura
ISO/IEC : Modelo de Qualidade ISO/IEC : Métricas Externas ISO/IEC : Métricas Internas ISO/IEC : Métricas de Qualidade em Uso

6 ISO/IEC 9126-1 - Modelo de Qualidade
Documento composto basicamente de definições para as características de qualidade

7 ISO/IEC 9126-1 - Modelo de Qualidade Interna e Externa
Para qualquer requisito de qualidade interna ou externa deve ser possível especificá-lo utilizando-se apenas as seis características.

8 ISO 9126–1: Modelo de qualidade para qualidade em uso
Visão de qualidade do usuário

9 Medição do Produto de Software: ISO 9126–2..4
Definições Atributo: Uma propriedade mensurável, física ou abstrata, de uma entidade. Atributos podem ser internos ou externos. Medição: O uso de uma métrica para atribuir um valor (o qual pode ser um número ou uma categoria), obtido a partir de uma escala, a um atributo de uma entidade. Métrica: O método e a escala de medição definidos.

10 Medição do Produto de Software: seleção de métricas
As características de qualidade não permitem medição direta. É necessário estabelecer métricas que se correlacionem às características do produto de software. Todo atributo interno quantificável do software e todo atributo externo quantificável do software interagindo com seu ambiente e que se correlacione com uma característica, pode ser definido como uma métrica.

11 ISO/IEC 9126-2 - Métricas Externas
Define indicadores e métricas externas para avaliar um produto de software. Referem-se a medições indiretas de um produto de software a partir do comportamento do Sistema Computacional ou do seu efeito no ambiente, quando da execução de seus programas

12 ISO/IEC 9126-2 - Métricas Externas
Permite definir a medição somente para aquelas características que são determinantes para o produto de software desejado. A separação das características de qualidade permite a atribuição de pesos de forma a reforçar a importância desta ou daquela característica.

13 ISO/IEC 9126-2 - Métricas Externas
Devem ser usadas para: avaliar o comportamento do software quando usado em situações específicas; predizer a qualidade real no uso; avaliar e indicar se o produto satisfaz as verdadeiras necessidades durante a operação real pelo usuário. Exemplo: Característica: Funcionalidade Sub-característica: Adequação quantidade de funções atendidas, que poderão ser subdivididas em desejáveis e obrigatórias.

14 ISO/IEC 9126-2 - Métricas Externas
1.Métricas de Funcionalidade Medem atributos que evidenciam o comportamento do sistema que contém o software.

15 ISO/IEC 9126-2 - Métricas Externas
1.1.Métricas de Adequação Medem atributos do software que evidenciam um conjunto de funções e sua apropriação para as tarefas especificadas. Métrica Externa Fórmula Interpretação Tipo da Medida Cobertura das funções implementadas X = A / B A = Número de funções implementadas em teste. B = Número de funções especificadas. 0 <= X <=1 Melhor resultado próximo de 1. A = Contagem B = Contagem X= Contagem /Contagem Introdução à Avaliação da Qualidade do Produto de software

16 ISO/IEC 9126-2 - Métricas Externas
2. Métricas de Confiabilidade Medem atributos que evidenciam a capacidade do software de manter seu nível de desempenho sob condições estabelecidas durante um período de tempo estabelecido.

17 ISO/IEC 9126-2 - Métricas Externas
2.1. Métricas de Maturidade Medem atributos do software que evidenciam quão livre o software está de ocorrências de falhas internas. Métrica Externa Fórmula Interpretação Tipo da Medida Resolução de Falhas X = A / B A = Número de falhas resolvidas. B= Número Total de Falhas de falhas detectadas 0 <= X <=1 Melhor resultado próximo de 1. A = Contagem B = Contagem X= Contagem /Contagem

18 ISO/IEC 9126-2 - Métricas Externas
3. Métricas de Usabilidade Medem atributos que evidenciam o esforço necessário para poder-se utilizar o software, bem como o julgamento individual deste uso, por um conjunto implícito ou explícito de usuários.

19 ISO/IEC 9126-2 - Métricas Externas
3.1. Métricas de Inteligibilidade - Medem os atributos que evidenciam o esforço do usuário para reconhecer o conceito lógico e sua aplicabilidade. Métrica Externa Fórmula Interpretação Tipo da Medida Entendimento da entrada/saída X=A/B A= Número de funções onde o usuário compreende com sucesso os dados de entrada e saída em um curto período de avaliação. B= Número de funções onde o usuário compreende com sucesso os dados de entrada e saída em um período de observação. 0 <= X <=1 Melhor resultado próximo de 1. A = Contagem B = Contagem X= Contagem /Contagem

20 ISO/IEC 9126-2 - Métricas Externas
4. Métricas de Eficiência Medem os atributos que evidenciam o relacionamento entre o nível de desempenho do software e a quantidade de recursos usados, sob condições estabelecidas.

21 ISO/IEC 9126-2 - Métricas Externas
4.1. Métricas de Comportamento em relação aos recursos Medem os atributos do software que evidenciam a quantidade de recursos usados e a duração de seu uso na execução de suas funções. Métrica Externa Fórmula Interpretação Tipo da Medida Utilização da Memória X = A / B A = Quantidade de memória utilizada B = Memória total 0 <= X <= 1 Valor próximo da média é o melhor. A= Tamanho B= Tamanho X= Tamanho

22 ISO/IEC 9126-2 - Métricas Externas
5. Métricas de Portabilidade - Medem os atributos do software que evidenciam a capacidade do software em ser transferido de um ambiente para outro.

23 ISO/IEC 9126-2 - Métricas Externas
5.1 Métricas de Capacidade para ser instalado Medem os atributos do software que evidenciam o esforço necessário para sua instalação num ambiente especificado. Métrica Externa Fórmula Interpretação Tipo da Medida Pouco esforço para instalação X = A A= Número de manuias de usuário necessários para instalação. 0 < X O menor valor é o melhor. A= Contagem X= Contagem

24 ISO/IEC 9126-2 - Métricas Externas
6. Métricas de Manutenibilidade Medem os atributos que evidenciam o esforço necessário para fazer modificações especificadas no software.

25 ISO/IEC 9126-2 - Métricas Externas
6.1 Métricas de Modificabilidade Medem os atributos do software que evidenciam o esforço necessário para modificá-lo, remover seus defeitos ou adaptá-lo a mudanças ambientais. Métrica Externa Fórmula Interpretação Tipo da Medida Facilidade nas mudanças X = A / B A= Soma do tempo dedicado à mudança. B= Tamanho do software modificado. 0 <=X Quanto mais próximo de zero melhor A= Tempo B= Tempo X= Tamanho

26 ISO/IEC 9126-3 - Métricas Internas
Define indicadores e métricas internas para avaliar um produto de software Métricas internas referem-se a medições de um produto de software a partir de suas próprias características internas, sem a necessidade de execução dos programas. Exemplos: número de linhas de código, número de erros encontrados em revisões, etc. Introdução à Avaliação da Qualidade do Produto de software

27 ISO/IEC 9126-3 - Métricas Internas
As métricas internas oferecem a possibilidade de medir a qualidade dos artefatos intermediários e de prever a qualidade do produto final Isto permite que sejam identificados problemas de qualidade e se inicie a ação corretiva assim que possível no ciclo de vida do desenvolvimento.

28 ISO/IEC 9126-3 - Métricas Internas
Métricas para as características e sub-características de qualidade Métricas internas de Funcionalidade - São usadas para prever se o produto de software em questão irá satisfazer os requisitos funcionais e suprir as necessidades dos usuários.

29 ISO/IEC 9126-3 - Métricas Internas
1.1 Métricas de Segurança Indicam um conjunto de atributos para avaliar a capacidade do produto de software de evitar acesso ilegal ao sistema e a seus dados. Métrica Interna Fórmula Interpretação Tipo da Medida Prevenção da corrupção dos dados X=A/B A= Número de instâncias implementadas de prevenção de corrupção de dados como especificado na revisão. B= Número de instâncias de operação/acesso identificadas nos requisitos capazes de corromper os dados. 0 <= X <=1 Melhor resultado próximo de 1. A = Contagem B = Contagem X= Contagem /Contagem

30 ISO/IEC 9126-3 - Métricas Internas
Métricas internas de Confiabilidade - São usadas para prever se o produto de software em questão irá satisfazer, na fase de desenvolvimento do produto, necessidades de confiabilidade preestabelecidas.

31 ISO/IEC 9126-3 - Métricas Internas
2.1 Tolerância a falhas Indicam um conjunto de atributos para avaliar a capacidade do produto de software de manter um nível de performance desejável em caso de falhas operacionais ou uso não natural das interfaces. Métrica Interna Fórmula Interpretação Tipo da Medida Não permissão de operações incorretas X=A/B A=Número de funções implementadas para evitar padrões de operações incorretas. B=Número de operações incorretas que serão consideradas. 0 <= X Melhor resultado para X maiores. A = Contagem B = Contagem X= Contagem /Contagem

32 ISO/IEC 9126-3 - Métricas Internas
3. Métricas internas de Usabilidade - São usadas para prever em que extensão o software em questão poderá ser entendido, aprendido, operado, atraente ao usuário e compatível com os regulamentos de usabilidade.

33 ISO/IEC 9126-3 - Métricas Internas
3.1 Métricas de aprendizado Avaliam quanto tempo os usuários levarão para aprender a usar funcionalidades particulares do sistema e a eficácia dos sistemas de ajuda e documentação. Métrica Interna Fórmula Interpretação Tipo da Medida Completude da documentação para o usuário e facilidade de uso dos sistemas de ajuda. X= A/B A= Número de funções descritas no documento. B= Número total de funções do sistema. 0 <= X <=1 Melhor resultado próximo de 1. A = Contagem B = Contagem X= Contagem /Contagem

34 ISO/IEC 9126-3 - Métricas Internas
4. Métricas internas de Eficiência - São usadas para prever a eficiência do comportamento do produto de software durante os testes ou operação.

35 ISO/IEC 9126-3 - Métricas Internas
4.1 Métricas de utilização de recursos Indicam um conjunto de atributos para prever a utilização de recursos de hardware pelo sistema computacional incluindo o produto de software durantes os testes ou operação. Métrica Interna Fórmula Interpretação Tipo da Medida Utilização de Entrada e Saída X=número de buffers(calculados ou simulados) Quanto menor, melhor o resultado . X= Tamanho

36 ISO/IEC 9126-3 - Métricas Internas
5. Métricas internas de Manutenabilidade - São usadas para prever o nível de esforço necessário para modificar o produto de software.

37 ISO/IEC 9126-3 - Métricas Internas
5.1 Métricas de custo de mudança Indicam um conjunto de atributos para prever o tempo de esforço necessário na tentativa de implementação de uma mudança no produto de software. Métrica Interna Fórmula Interpretação Tipo da Medida Impacto da mudança X=1-A/B A= Número de impactos detectados após as modificações B=Número de modificações feitas. 0 <= X <=1 Melhor resultado próximo de 1. A = Contagem B = Contagem X= Contagem /Contagem

38 ISO/IEC 9126-3 - Métricas Internas
6. Métricas internas de Portabilidade - São usadas para prever o efeito que o produto de software terá no comportamento do sistema durante quando ele está sendo portado.

39 ISO/IEC 9126-3 - Métricas Internas
6.1 Métricas de Adaptabilidade Indicam um conjunto de atributos para prever o impacto que o produto de software pode ter no esforço do usuário ao tentar adaptá-lo a outros ambientes. Métrica Interna Fórmula Interpretação Tipo da Medida Adaptabilidade ao ambiente de hardware X=A/B A= Número de funções implementadas capazes de ter os mesmos resultados em diferentes ambientes de hardware B=Número total de funções com requisitos de capacidade de adaptação de hardware. 0 <= X <=1 Melhor resultado próximo de 1. A = Contagem B = Contagem X= Contagem /Contagem

40 ISO/IEC 9126-4 - Métricas de Qualidade em Uso
A avaliação da Qualidade em Uso do software valida a qualidade do produto em cenários e tarefas comuns ao usuário Os atributos da qualidade em uso são categorizados pelas características: efetividade, produtividade, segurança e satisfação Usuários também podem desenvolver e aplicar métricas para seus domínios particulares de aplicação

41 ISO/IEC 9126-4 - Métricas de Qualidade em Uso: exemplo
Efetividade Nome da Métrica: Tarefas Completadas Propósito: determinar proporção de tarefas completadas Fórmula: (# tarefas compltadas/ # tarefas tentadas) Interpretação: 0 <= x <= 1, quanto mais próximo de 1, melhor Entradas: relatório de operação, registro de histórico de uso

42 Qualidade no Ciclo de Vida do Software

43 Relacionamento entre os Tipos de Métricas
Qualidade interna e externa são aplicáveis ao produto de software Qualidade em uso é aplicável ao efeito do produto de software em um cenário específico As métricas internas podem ser aplicadas a um produto de software não executável As métricas externas podem ser usadas para medir a qualidade do produto de software através da medição de seu comportamento em um sistema do qual ele faça parte As métricas de qualidade em uso medem o quanto o produto agrega às necessidades de usuários específicos

44 Certificação da Qualidade do Produto
Conjunto planejado e sistemático de todas as ações necessárias para fornecer uma confiança adequada de que o item ou produto está de acordo com os requisitos técnicos estabelecidos. (ANSI/IEEE Std )

45 A Norma ISO/IEC 14598 Como avaliar um software de acordo com as características estabelecidas???

46 A Norma ISO/IEC 14598 Orienta o planejamento e a execução de um processo de avaliação da qualidade do produto de software Complementa a ISO/IEC 9126. Inclui modelos para relatórios de avaliação, técnicas para medição das características, documentos necessários para avaliação e fases da avaliação

47 A Norma ISO/IEC 14598: visões
Certificação Quem realiza Finalidade de 1a. parte Empresas que desenvolvem software Melhorar a qualidade de seu próprio produto de 2a. parte Empresas que adquirem software Determinar a qualidade do produto que irão adquirir de 3a. parte Empresas que fazem certificação Emitir documento oficial sobre a qualidade de um software

48 A Norma ISO/IEC 14598: estrutura
Nome Finalidade Visão Geral Ensina a utilizar as outras normas do grupo Planejamento e Gerenciamento Sobre como fazer uma avaliação, de forma geral Guia para Desenvolvedores Como avaliar sob o ponto do vista de quem desenvolve Guia para Aquisição Como avaliar sob o ponto de vista de quem vai adquirir Guia para Avaliação Como avaliar sob o ponto de vista de quem certifica Módulos de Avaliação Detalhes sobre como avaliar cada característica

49 A Norma ISO/IEC 14598 Modelo de relatório de avaliação, segundo um anexo da norma ISO/IEC Seção Itens 1 - Prefácio Identificação do avaliador Identificação do relatório de avaliação Identificação do contratante e fornecedor 2 - Requisitos Descrição geral do domínio de aplicação do produto Descrição geral dos objetivos do produto Lista dos requisitos de qualidade, incluindo - Informações do produto a serem avaliadas - Referências às características de qualidade - Níveis de avaliação 3 - Especificação Abrangência da avaliação Referência cruzada entre os requisitos de avaliação e os componentes do produto Especificação das medições e dos pontos de verificação Mapeamento entre a especificação das medições com os requisitos de avaliação 4 - Métodos Métodos e componentes nos quais o método será aplicado 5 - Resultado Resultados da avaliação propriamente ditos Resultados intermediários e decisões de interpretação Referência às ferramentas utilizadas

50 A Norma ISO/IEC 14598 Em resumo:
complementa a ISO/IEC 9126; permite uma avaliação padronizada das características de qualidade de um software. É importante notar que, ao contrário da ISO/IEC 9126, a ISO/IEC apresenta detalhes, incluindo: modelos para relatórios de avaliação; técnicas para medição das características; documentos necessários para avaliação fases da avaliação.

51 Requisitos de Qualidade
Projeto SQuaRE SQuaRE – Software Product Quality Requirements and Evaluation (ISO 25000) Requisitos de Qualidade 2503n Modelo de Qualidade 2501n Gestão de Qualidade Medições 2501n Avaliação 2504n

52 Square – Normas Publicadas
ISO/IEC Software engineering - Software product Quality Requirements and Evaluation (SQuaRE) - Guide to SQuaRE; ISO/IEC Software engineering — Software product Quality Requirements and Evaluation (SQuaRE) — Planning and management; ISO/IEC Software engineering - Software product Quality Requirements and Evaluation (SQuaRE) - Measurement reference model and guide; ISO/IEC TR Software Engineering: Software product Quality Requirements and Evaluation (SQuaRE) - Quality measure elements; ISO/IEC Software engineering — Software product Quality Requirements and Evaluation (SQuaRE) — Quality requirements; ISO/IEC Software Engineering – Software product Quality Requirements and Evaluation (SQuaRE) – Requirements for quality of Commercial Off-The-Shelf (COTS) software product and instructions for testing; e ISO/IEC 25062, Software engineering: Software product Quality Requirements and Evaluation (SquaRe) - Common Industry Format (CIF) for Usability Test Reports.

53 Técnicas de Avaliação de Produto de Software
Podemos destacar: Testes Revisões

54 Modelos de Maturidade para Testes
Modelos de referência para o processo de desenvolvimento são superficiais em relação às atividades de testes Modelos de maturidade para testes – modelos de referência para a definição de processos de testes mais eficientes. Investir em processo falho é desperdiçar mais recursos para obter os mesmos resultados.

55 Test Process Improvement - TPI
20 áreas chaves dividas em: ciclo de vida do desenvolvimento do software; técnicas de planejamento e testes; infra-estrutura do ambiente de testes; fatores organizacionais. Matriz de Maturidade De Teste Áreas Chave Níveis Pontos de Verificação Sugestões de Melhoria

56 Test Maturity Model Integration - TMMI
Baseado no CMMI 5 níveis de maturidade, áreas de processo definidas para cada nível Otimização Gerenciamento e Medição Integração Definição Inicial

57 Test Improvement Model - TIM
Desenvolvido pela Ericson, Subotic, Ursing 5 níveis de maturidade: Nível 0 Nível 1 – Baseline Nível 2 – Cost-efectiveness Nível 3 – Risk-lowering Nível 4 – Optimizing Aspectos: Organização Planejamento e rastreabilidade Casos de testes Testware Revisões

58 Conclusão Produzir software de qualidade é uma tarefa difícil, porém possível. O processo de avaliação de produtos de software complementa o processo de desenvolvimento

59 Conclusão São vários os benefícios alcançados decorrentes da avaliação de produtos de software: O produtor poderá assegurar a qualidade do produto final; Redução nos custos com a manutenção do software; O usuário ficará mais satisfeito, pois estará adquirindo um produto de qualidade; O vendedor poderá usar como argumento de venda a qualidade assegurada do produto que está vendendo; Organizações poderão exigir critérios de qualificação com propósitos específicos.


Carregar ppt "Qualidade do Produto de Software"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google