A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DI-UFPE1 Sistemas CASE O Papel do Repositório de Dados nos Ambientes CASE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DI-UFPE1 Sistemas CASE O Papel do Repositório de Dados nos Ambientes CASE."— Transcrição da apresentação:

1 DI-UFPE1 Sistemas CASE O Papel do Repositório de Dados nos Ambientes CASE

2 DI-UFPE2 Introdução n Durante os primórdios do desenvolvimento de software, o programador desempenhava várias tarefas ligadas ao armazenamento e recuperação de informações sobre um projeto:  “Lembrar” da localização de todas as informações pertinentes ao projeto;  “Lembrar” de informações que nunca foram escritas e reconstruir informações que haviam se perdido.

3 DI-UFPE3 Introdução n Hoje o repositório é um banco de dados e o papel do engenheiro de software é interagir com o repositório, usando ferramentas CASE que estejam integradas ao repositório.

4 DI-UFPE4 Definição n O repositório para um ambiente CASE é o conjunto de mecanismos e estruturas de dados que realizam a integração dados-ferramenta e dados-dados.

5 DI-UFPE5 Funções de um Repositório n Além das funções óbvias de um sistema de gerenciamento de banco de dados, o repositório realiza ainda as seguintes funções:  Integridade de dados;  Compartilhamento de informações;  Integração dados-ferramentas;  Integração dados-dados;  Imposição metodológica;  Padronização de documentos.

6 DI-UFPE6 Funções de um Repositório: integridade n O repositório deve incluir funções para validar suas entradas, deve garantir a consistência entre objetos relacionados e executar automaticamente modificações em “cascata” quando uma mudança em um objeto exige mudanças em objetos relacionados.

7 DI-UFPE7 Funções de um Repositório: compartilhamento n O repositório deve oferecer um mecanismo para o compartilhamento de informações entre múltiplos desenvolvedores e entre múltiplas ferramentas, gerenciar e controlar o acesso a dados de multiusuários e bloquear/desbloquear objetos, de forma que as mudanças não sejam inadvertidamente sobrepostas umas às outras.

8 DI-UFPE8 Funções de um Repositório: integração dados-ferramenta n O repositório deve estabelecer um modelo de dados que pode ser disponível a todas as ferramentas do ambiente, controlar o acesso aos dados e realizar funções de gerenciamento de configuração apropriadas.

9 DI-UFPE9 Funções de um Repositório: integração dados-dados n O repositório deve estabelecer relacionamentos entre objetos de dados, de forma que outras funções possam ser realizadas.

10 DI-UFPE10 Funções de um Repositório: imposição metodológica n Os relacionamentos e objetos definem um conjunto de etapas que devem ser cumpridas para construir o conteúdo do repositório.

11 DI-UFPE11 Funções de um Repositório: padronização de documentos n Ao se criar definições para objetos do banco de dados, o repositório deve levar diretamente a uma abordagem padrão para criação de documentos relacionados.

12 DI-UFPE12 Conteúdo de um Repositório n Um repositório deve armazenar tanto dados complexos (diagramas, gráfico, documentos, artigos, etc.), como dados simples (caracteres, inteiros, etc.); n Os tipos de dados geralmente armazenados no repositório são os seguintes:  Informações sobre o problema a ser resolvido e sobre o seu domínio;  Normas e instruções pertinentes ao processo de desenvolvimento de software (metodologias) a serem seguidas;  O plano, recursos e histórico do projeto;  Informações sobre o contexto organizacional;  A solução do problema, quando ela surge.


Carregar ppt "DI-UFPE1 Sistemas CASE O Papel do Repositório de Dados nos Ambientes CASE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google