Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
DIREITOS E DEVERES DOS USUÁRIOS
Curso de Especialização DIREITOS E DEVERES DOS USUÁRIOS Profa ANADIAS TRAJANO CAMARGOS
2
SER ETICO ESPINOZA (1973) SER ÉTICO NECESSITA DE DISCERNIMENTO E CORAGEM PARA PODER VIVENCIAR A SUA PRÓPRIA INDIVIDUALIDADE COMO EXPRESSÃO DE SER.
3
PROFISSIONAIS IDOSO EQUIPE FAMILIARES
Conduta Ética nas relações interpessoais IDOSO EQUIPE FAMILIARES
4
DIREITO RECONHECER QUE É PRECISO RESPEITAR ESPONTAENAMENTE O OUTRO, COM SUAS SINGULARIDADES E DIFERENÇAS.
5
CONJUNTO DE LEIS OU REGRAS QUE REGEM O HOMEM NA SOCIEDADE
DIREITO CONJUNTO DE LEIS OU REGRAS QUE REGEM O HOMEM NA SOCIEDADE RESPEITAR A SI MESMO, PARA RESPEITAR O OUTRO.
6
DIREITO CIÊNCIA NORMATIVA, QUE ESTABELECE E SISTEMATIZA AS REGRAS QUE ASSEGURAM O EQUILÍBRIO DAS FUNÇÕES DO ORGANISMO SOCIAL.
7
DIREITO PRINCÍPIOS ÉTICOS, VALORES, SENTIMENTOS, EMOÇÕES QUE CADA INDIVÍDUO TRAZ DENTRO DE SI.
8
CONSENTIR OU RECUSAR A SER SUBMETIDOS À EXPERIMENTAÇÃO OU PESQUISAS;
DIREITO DO CLIENTE CONSENTIR OU RECUSAR A SER SUBMETIDOS À EXPERIMENTAÇÃO OU PESQUISAS; MANTER SUA PRIVACIDADE
9
PRONTUÁRIO DE FORMA LEGIVEL; ATENDIMENTO HUMANIZADO,
DIREITO DO CLIENTE PRONTUÁRIO DE FORMA LEGIVEL; ATENDIMENTO HUMANIZADO, RESPEITOSO, SER CHAMADO PELO NOME, .
10
EXIGIR MATERIAL ESTERILIZADO PARA O SEU ATENDIMENTO,
DIREITO DO CLIENTE EXIGIR MATERIAL ESTERILIZADO PARA O SEU ATENDIMENTO, RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE OS EXAMES RECEBER INFORMAÇÕES CLARAS SIMPLES E COMPREENSIVAS, ADAPTADAS À SUA CULTURA
11
DIREITO SELLI (1998:115) “É DIREITO DO CLIENTE E DE SEU FAMILIAR O ACESSO À INFORMAÇÃO, PARA UMA TOMADA DE DECISÃO LIVRE E CONSCIENTE SOBRE CONDUTAS MÉDICAS E DE ENFERMAGEM...”.
12
ART.32 - RESPEITAR O SER HUMANO NA SITUAÇÃO DE MORTE E PÓS-MORTE.
DIREITO DO CLIENTE ART.32 - RESPEITAR O SER HUMANO NA SITUAÇÃO DE MORTE E PÓS-MORTE.
13
DIREITO DO CLIENTE TEM DIREITO À INDENIZAÇÃO QUANDO MOTIVADAS POR IMPRUDÊNCIA, NEGLIGÊNCIA OU IMPERÍCIA DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE.
14
DIREITO DA FAMILIA A FAMÍLIA DEVE SER COMPREENDIDA COMO UM ALIADO IMPORTANTE QUE CONTRIBUI COM A EQUIPE, PARA A RECUPERAÇÃODO PACIENTE (SANTOS et al 1999).
15
RESPEITO AO CLIENTE O RESPEITO AO SER HUMANO E AOS SEUS VALORES DEVE PRESERVAR A DIGNIDADE, A AUTO-ESTIMA, A AUTONOMIA, INDIVIDUALIDADE E AUTO-DETERMINAÇÃO (CATARINO et al, 1996)
16
RESPEITO PELO CLIENTE PARA BOEMER (1986) O PACIENTE TERMINAL DEVE SER ENCORAJADO PELOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE, SOBRE A EXISTÊNCIA COTIDIANA DO MUNDO DO HOSPITAL, ONDE O MESMO ENCONTRA-SE INDETERMINADO, DOMINADO, POR TODOS QUE LHE FORNECE AS NORMAS PARA SEU AGIR.
17
A ÉTICA E RESPEITO BOEMER (1986:133) AFIRMA QUE QUANDO OS PROFISSIONAIS DE SAÚDE ENTENDEREM A MORTE COMO PARTE DA EXISTÊNCIA PODERÃO ESTAR COM-O-PACIENTE NA SUA TERMINALIDADE, NÃO SE ANTEPONDO À MORTE COMO UM DESAFIO À VIDA, MAS COMO PARTE INTEGRANDE E INALIENÁVEL DA MESMA.
18
CRIMES CONTRA O RESPEITO AOS MORTOS: C.P.B.
Art. 236, Parágrafo único “RETIRAR, PARA FINS TERAPÊUTICOS, PARTE, TECIDO OU ÓRGÃO DE CADÁVER, SEM OBEDIÊNCIA ÀS DISPOSIÇÕES LEGAIS ESPECIAIS”
19
CRIMES CONTRA A HONRA DIFAMAÇÃO- DIVULGAR ENTRE TERCEIROS, DE MODO INTENCIONAL, FATOS QUE OFENDE A HONRA E REPUTAÇÃO DE OUTREM;
20
CRIMES CONTRA A HONRA CALÚNIA – DELITO CONTRA HONRA SUBJETIVA, QUE CONSISTE NA IMPUTAÇÃO, CONSCIENTEMENTE FALSA, FEITA A ALGUÉM, VIVO OU MORTO;
21
CRIMES CONTRA A HONRA ACUSAÇÃO CALUNIOSA CONSISTE NA QUEIXA OU DENÚNCIA CONTRA ALGUÉM, IMPUTANDO-LHE FALSA OU DOLOSAMENTE FATOS QUE NÃO COMETEU.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.