A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Enfª Eliane Velame Santos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Enfª Eliane Velame Santos"— Transcrição da apresentação:

1 Enfª Eliane Velame Santos
O Enfermeiro perante a classe, colegas e demais membros da Equipe de Saúde Enfª Eliane Velame Santos

2 O Trabalho e a Equipe O ser humano é um ser gregário, um ser social. Para fazer parte do meio social em que vive, ele necessita se integrar, aprender a conviver com o outro, respeitar e aceitar diferenças. Aprimorar a capacidade de se relacionar e conviver com as pessoas de forma saudável e produtiva é e continua sendo uma necessidade humana significativa

3 Trabalho em equipe O trabalho em equipe é essencial na profissão do enfermeiro envolve esforços de todos os elementos na busca do alcance de um objetivo, que é prestar assistência de qualidade.

4 Trabalho em equipe Como conceito, o trabalho em equipe pode ser desdobrável, em partes, definidas por Souza e Mourão (2002) como: Trabalho: atividade contínua e necessária a uma ação que envolve o conjunto de arranjos institucionais que transformam as relações sociais de produção nos locais de trabalho (relação de subordinação e dominação e/ou de cooperação e conflito).

5 Trabalho em equipe Equipe: conjunto de profissionais que se aplicam a desenvolver trabalho conjunto a partir da definição de objetivos. O trabalho em equipe na saúde representa um processo de relações a serem pensadas pelos próprios trabalhadores e possui múltiplas possibilidades de significados.

6 Trabalho em equipe Peduzzi (2001) ressalta que esse trabalho não pressupõe abolir suas especificidades, pois as diferenças técnicas possibilitam a contribuição da divisão do trabalho para a melhoria dos serviços prestados, à medida que a especialidade permite não só o aprimoramento do conhecimento e do desempenho técnico em determinada área de atuação bem como maior produção.

7 Valores para se trabalhar em Equipe
O Trabalho em saúde é sempre um trabalho de equipe e exige entre os membros: Cooperação Responsabilidade Disponibilidade Participação Humildade Comunicação Interdependência Integração Respeito Dialogo

8 VALORES E SENTIMENTOS A prática ética ocorre dentro de uma equipe multiprofissional, refletindo uma multiplicidade de valores, freqüentemente em conflito.Diferentes valores pessoais, profissionais e institucionais compõem o conflito moral- todos devem ser considerados.

9 OS INSTRUMENTOS DA ÉTICA
Princípios morais básicos e diretrizes profissionais favorecem a identificação das obrigações éticas e ajudam a decidir que ações “corretas” podem ser adotadas. Processo de tomada de decisão sistemático- ajuda a identificar e atender as obrigações éticas.

10 SISTEMAS DE RACIOCÍNIO ÈTICO
A consciência de diferenças nas obrigações profissionais e pessoais podem proporcionar a compreensão das causas de conflitos éticos interprofissionais ou interpessoais.

11 PRINCÍPIOS ÉTICOS Os princípios mais pertinentes à análise dos conflitos morais enfrentados: 1-Beneficência-”fazer o bem”; 2-Não-maleficência- “não causar mal”; 3-Autonomia- “autodeterminação respeitosa”; 4-Fidelidade- “lealdade em relacionamentos”. 5-Veracidade e Honestidade- “não se deve mentir ao paciente” Estes princípios ajudam-nos a determinar quais são nossos deveres, isto é, o que é certo ou errado para fazermos.

12 Importância do Enfermeiro
A importância do Enfermeiro perante sua equipe, pacientes profissionais de outras áreas e administradores das instituições de saúde, depende exclusivamente de sua atuação,chamando para si aquilo que lhe é devido segundo a lei n 7498/1986, que dispõe sobre o exercício profissional de enfermagem.

13 Equipe de Enfermagem A enfermagem é exercida por três categorias:
O enfermeiro(a), O técnico e o auxiliar de enfermagem .


Carregar ppt "Enfª Eliane Velame Santos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google