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Normas de Gestão na CARE

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Apresentação em tema: "Normas de Gestão na CARE"— Transcrição da apresentação:

1 Normas de Gestão na CARE
Esta apresentação – e a clareza em torno das Normas de Gestão da CARE – são desde há muito um objectivo. Desde há alguns anos que temos vários módulos de formação em gestão, bem como um curso de gestão de pessoas em regime de e-learning e os Escritórios Nacionais empenharam-se na formação de gerentes de campo denominada Programa de Gestão de Pessoas Baseado em Competências (CPMP). Mas nós, a CARE, nunca comunicámos explicitamente quais os requisitos fundamentais para qualquer pessoa que supervisione outro funcionário. Depois das opiniões manifestadas pelos gerentes em várias reuniões, workshops e sessões de troca de opinião, identificámos acções (ou comportamentos) básicas não negociáveis pelas quais todos os gerentes da CARE são responsáveis durante a execução da sua função de supervisão. Mas, em primeiro lugar, vamos analisar a abrangência ou contexto mais latos da função de gerente. . . Normas de Gestão na CARE Valores em Acção 1

2 O Gerente Completo CARE’s Normas de Gestão da CARE Argúcia Técnica
Argúcia Empresarial Gestão de Pessoas Gestão de Pessoas Argúcia Empresarial No geral, um gerente completo tem de exercer as suas competências em três áreas abrangentes – argúcia empresarial, argúcia técnica e gestão de pessoas. Esta apresentação visa a terceira, a gestão de pessoas. Entendemos que muito do trabalho tem de ser efectuado por muitas pessoas, para fornecer as ferramentas e recursos que visam os três componentes. [clicar para adicionar notas] Neste momento, estou a centrar-me na gestão de pessoas e nas expectativas de base – ou seja, as normas necessárias para qualquer pessoa que supervisione outra. Quando introduzimos as normas na equipa de liderança superior da CARE, todos concordaram que estas estavam bem, mas perguntaram: “Como é que se ligam aos valores da CARE, à nossa estratégia, aos nossos objectivos de desempenho?” Argúcia Técnica 2

3 Os nossos Valores guiam a forma como trabalhamos
Direcção da CARE Com a nossa Missão, Visão e Estratégia, sabemos quem somos e para onde vamos Os nossos Valores guiam a forma como trabalhamos A missão da CARE é clara – servimos pessoas e famílias nas comunidades mais pobres do mundo para permitir alterações duradouras. A nossa visão é muito estimulante – provavelmente todos nós a podemos recitar: Procuramos um mundo de esperança, tolerância e justiça social, onde a pobreza tenha sido eliminada e as pessoas vivam com dignidade e respeito. E a nossa estratégia é ousada – mostrar o que distingue a Care, aumentar a nossa força em todo o mundo e reforçar a nossa eficácia interna. Os Nossos Valores – respeito, integridade, excelência e empenho – constituem a orientação moral para a forma como efectuamos o nosso trabalho. 3 3

4 Os nossos Valores Respeito Empenho Integridade Excelência
Contudo, os Valores são conceitos abstractos. Estão abertos a muitas interpretações. O que significa respeito, por exemplo? Qual a sua aparência? Cada um de nós terá uma perspectiva diferente sobre como responder a esta pergunta. Assim, o desafio (de elaborar qualquer conjunto de normas) é definir os comportamentos – ou acções – que demonstram os Valores – tornando-os mais concretos. É a clareza das acções esperadas que tornará a nossa cultura de gestão consistente e eficaz. 4 4

5 Normas de Gestão da CARE
As Normas de Gestão clarificam os Valores quando estes são aplicados na função de um Gerente Definir a Direcção Promover o Bem-Estar e a Segurança da Equipa Orientar e Desenvolver Praticar e Promover o Cumprimento de Normas Servir de Modelo para a Igualdade de Género e Diversidade Comunicar Normas de Gestão da CARE As nossas Normas são compostas por seis componentes e estes destinam-se a todos aqueles que supervisionam ou dirigem outros funcionários da CARE: São estes: Definir a direcção; Orientar e Desenvolver; Promover o Bem-estar e a Segurança do Pessoal; Praticar e Promover o Cumprimento de Normas; Servir de Modelo para a Igualdade de Género e a Diversidade; e Comunicar. Como é que estes componentes transformam os valores em Acção para a função de um gerente? 5 5

6 Ligar as Normas aos Valores
Comunicar Definir a Direcção Integridade, Empenho Orientar e Desenvolver Excelência Promover o Bem-Estar e a Segurança da Equipa Respeito Praticar e Promover o Cumprimento de Normas Quando um gerente Define a Direcção –está a garantir que o trabalho está em sintonia com a nossa missão e visão, e que as reforça. Isso mantém a integridade com aquilo que a CARE constitui e potencia o empenho no trabalho. Ao Orientar e Desenvolver a equipa, um gerente está a esforçar-se pela excelência no nosso trabalho – ajudando os outros a efectuar o melhor trabalho de que são capazes. Promover o Bem-Estar e a Segurança da Equipa demonstra preocupação e respeito pelos nossos funcionários, pela nossa propriedade, pela nossa segurança física e psicológica. Quando nós próprios praticamos e promovemos o cumprimento de normas, estamos a comportar-nos à altura de normas elevadas, nossas, e também dos nossos doadores e parceiros, ilustrando a integridade por detrás das nossas palavras e acções. Servir de modelo para a igualdade de género e a diversidade tem tudo a ver com respeito e excelência. A última frase na nossa visão, “A CARE será conhecida em todo lado por um compromisso inabalável para com a dignidade humana” é extremamente importante para os gerentes. O respeito e a dignidade começa em casa, dentro da nossa organização, e esta norma de gestão está no cerne dessa dignidade. [clicar para adicionar notas] Por fim, a Comunicação – nenhuma destas normas pode ser implementada sem comunicação. A norma que define que os gerentes são responsáveis por Comunicações regulares, claras e precisas. A Comunicação é o veículo que coloca todos os valores em acção. Integridade Servir de Modelo para a Igualdade de Género e Diversidade Respeito, Excelência 6

7 Acções e Responsabilidades Desempenho Organizacional
A Ligação As Normas de Gestão são a ligação entre os nossos Valores e o nosso Desempenho Missão e Visão Estratégia Valores Acções e Responsabilidades Desempenho Organizacional [clicar para adicionar notas] As Normas de Gestão são a ligação entre os valores e o desempenho. Quando os gerentes executam a sua função de gerir pessoas, estão a influenciar o desempenho de outros e, subsequentemente, o desempenho da organização. 7 7

8 A nossa estratégia exige uma mudança no nosso desempenho
Porquê agora? A nossa estratégia exige uma mudança no nosso desempenho Abordagem do Programa Partilha de Informações Avaliação do Impacto Defesa Melhores Sistemas e Normas Mundiais Gestão de Talentos Eficácia na Angariação de Fundos A nossa estratégia exige: Por que razão necessitamos destas normas de gestão agora? Como sabemos, temos um plano estratégico que nos obriga a fazer o nosso trabalho de formas diferentes…. Sabemos que a Abordagem do Programa, a Partilha de Informações, a avaliação do Impacto, o fortalecimento da defesa, o melhoramento de novos sistemas e normas mundiais, a gestão de talentos e o melhoramento da nossa eficácia na angariação de fundos através de um conjunto mais amplo de doadores, são os desafios com que nos estamos a defrontar. A função do gerente é essencial para atingir os objectivos e aplicar as mudanças na forma como trabalhamos. Todos nós necessitamos de direcção, orientação, informação e sentido para o nosso trabalho. Um gerente é um catalizador e proporciona o reforço de que necessitamos para que isso se torne realidade. 8 8

9 Visão para Excelência na Gestão
Temos de ter uma cultura de liderança e de gestão forte e dinâmica – é esse o nosso objectivo – Para levar a cabo a nossa missão e estratégia ambiciosa – Temos de ter uma cultura de liderança e de gestão forte e dinâmica – é esse o nosso objectivo. . . – Ser conhecida em todo o mundo como uma organização onde os funcionários sabem qual é a sua função, o que se espera deles, onde têm o apoio e as ferramentas para efectuar as suas tarefas, recebem comentários sobre a qualidade do seu desempenho, são ouvidos e convidados a participar em conversas sobre o trabalho da CARE e da sua função dentro desta, são incentivados a pensar de modo inovador e sentem-se orgulhosos de fazer parte da nossa missão!

10 Uma análise mais profunda
Definir a Direcção Promover o Bem-Estar e a Segurança da Equipa Orientar e Desenvolver Praticar e Promover o Cumprimento de Normas Servir de Modelo para a Igualdade de Género e Diversidade Comunicar Normas de Gestão da CARE As Normas de Gestão de Pessoas da CARE ajudarão a criar a cultura que desejamos ter. Bom… vamos então analisar cada norma com maior detalhe e compreender as acções específicas que se esperam de nós na nossa função de gestão de pessoas. 10

11 Acções de Gestão Definir a Direcção
Estabelecer objectivos, definir acções e proceder a ajustamentos em alturas de mudança Estabelecer a direcção e definir acções para as pessoas e equipas À medida que surgirem alterações, ajustar os planos e os recursos para redefinir a direcção Assegurar que as pessoas e as equipas compreendem as respectivas funções e prioridades EXPLICAR as acções de gestão para Definir a Direcção. Estabelecer a direcção e definir acções para as pessoas e equipas de acordo com a estratégia da CARE através do sistema Gestão de Desempenho Anual, planos da unidade e outras ferramentas de planeamento À medida que as necessidades organizacionais mudam, ajustar os planos e os recursos para redefinir a direcção Assegurar que os subordinados directos e as equipas compreendem com clareza e consistência as respectivas funções, prioridades e expectativas das suas tarefas 11 11

12 Acções de Gestão Treinar e Desenvolver
Fornecer comentários, reconhecimento e oportunidades de crescimento com vista ao sucesso da função Melhorar o desempenho individual e da equipa através de observações, comentários e formação Fornecer aos subordinados directos os recursos para a execução das suas tarefas Incluir os subordinados directos em discussões sobre o desenvolvimento da carreira Incentivar o pensamento inovador EXPLICAR as acções de gestão para Orientar e Desenvolver. Melhorar o desempenho dos subordinados directos e equipas através da observação, comentários, formação e utilização atempada do processo de Gestão de Desempenho Anual Fornecer aos subordinados directos materiais, ferramentas, tempo e recursos para a execução das suas tarefas Incluir os subordinados directos em discussões sobre o desenvolvimento da carreira Incentivar o pensamento inovador 12

13 Acções de Gestão Promover o Bem-Estar e Segurança do Pessoal
Criar um local de trabalho que seja seguro contra danos físicos e emocionais Promover a segurança do local de trabalho e do ambiente para todos os subordinados directos Fornecer um apoio que contribua para o bem-estar mental, social e físico EXPLICAR acções de gestão para Promover o Bem-Estar e Segurança da Equipa. Promover a segurança do local de trabalho e do ambiente para todos os subordinados directos Fornecer apoio a subordinados directos que contribua para o seu bem-estar mental, social e físico 13

14 Acções de Gestão Praticar e Promover o Cumprimento de Normas
Ser um modelo de excelência, integridade e responsabilidade pessoal Promover normas de ética e de conduta elevadas Cumprir as políticas e procedimentos da CARE Fornecer atempadamente relatórios para acompanhamento do desempenho organizacional EXPLICAR acções de gestão para Praticar e Promover o Cumprimento de Normas. Promover normas de ética elevadas e actuar de acordo com o Código de Conduta da CARE Cumprir as políticas e procedimentos da CARE, incluindo os dos departamentos de finanças, viagens, compras, informática, programa e requisitos de doadores Fornecer atempadamente relatórios dos resultados da divisão, unidade e/ou equipa para acompanhamento do desempenho organizacional 14

15 Acções de Gestão Servir de Modelo para a Igualdade de Género e Diversidade
Procurar participação e perspectivas amplas em tomadas de decisão, planeamento e discussões Demonstrar sensibilidade relativamente às perspectivas de pessoas com proveniências culturais diferentes Defender a justiça e a igualdade de oportunidades na tomada de decisões Garantir que os planos e actividades reflectem os esforços de várias pessoas e a ampla participação EXPLICAR acções de gestão para Servir de Modelo para a Igualdade de Género e Diversidade Demonstrar sensibilidade relativamente às perspectivas e interesses de pessoas com proveniências culturais, sistemas de crenças e formas de pensar diferentes Defender a justiça e a igualdade de oportunidades na tomada de decisões e na implementação de políticas e de práticas Garantir que os planos e acções reflectem os resultados dos esforços de vários representantes e a ampla participação em todas as actividades 15

16 Acções de Gestão Comunicar
Ser um veículo de informação atempado e eficaz Partilhar informação empresarial genérica atempadamente Informar os subordinados directos sobre alterações organizacionais e como estas podem afectar o seu trabalho Encontrar oportunidades para comemorar sucessos e trocar conhecimentos Apoiar a comunicação bidireccional e procurar comentários EXPLICAR acções de gestão para Comunicar. Partilhar informação empresarial genérica de um modo regular e atempado Informar os subordinados directos sobre alterações na organização e como estas poderão afectar o seu trabalho Encontrar oportunidades para que os subordinados directos comemorem resultados e troquem conhecimentos e soluções para os problemas Apoiar a comunicação bidireccional e procurar comentários de subordinados directos sobre a eficácia da sua própria comunicação 16

17 Estratégia para Integrar Normas
As Normas de Gestão serão integradas na cultura da CARE através da inclusão em: O processo de Avaliação e Acordo de Desempenho Anual para todos os gerentes, como parte do processo de comentários com vários classificadores Orientação, explicar “o que é esperado dos gerentes da CARE” Fórum Mensal de Gerentes – Série de Seminários Web para todos os funcionários e localizações da CARE, com início a 29 de Setembro Eis a nossa estratégia para Integrar as normas na cultura da CARE. EXPLICAR a estratégia. Reuniões de Equipas de Liderança Regionais e Equipa de Gestão Principal ao longo do ano 17

18 Inquérito sobre Comunicação
Normas de Gestão Inquérito sobre Comunicação Concordo Concordo Neutro Discordo Discordo absolutamente absolutamente 1. O meu gerente partilha regularmente informação genérica da actividade CARE connosco. 2. Recebo informação antecipadamente, acerca da organização, dentro de 3 semanas após a divulgação ou anúncio 3. Recebo informação do meu gerente relativa a mudanças na organização antes de ficar a conhecê-la por outras fontes. 4. O meu gerente discute comigo como as mudanças organizacionais podem afectar o meu trabalho. 5. O meu gerente cria-nos oportunidades para que possamos partilhar conhecimento e soluções entre nós. 6. O meu gerente reconhece e respeita o trabalho que faço. 7. O meu gerente proporciona-me um reconhecimento na medida adequada pelo trabalho correctamente desempenhado. 8. O meu gerente pergunta-nos o que ele(a) poderia fazer para melhorar a comunicação no nosso grupo. 9. O meu gerente comunica eficazmente os meus pontos de vista aos escalões superiores de direcção. 10. O meu gerente pergunta e ouve as minhas ideias e pontos de vista a respeito dos problemas. Este ano--- AF 10…. Como parte do Plano de Operação Anual da CARE, que abrange toda a organização, a norma de gestão relativa a Comunicação é uma prioridade principal. Uma das Medidas de Sucesso no âmbito da Gestão de Talentos da CARE EUA é “Inquéritos a funcionários da CARE mostram um aumento da eficácia de comunicação dos gerentes.” Para esse fim, avaliaremos o nosso progresso nesta área através da condução de dois inquéritos – uma recolha de amostras aleatória entre os funcionários a nível mundial, que coloca as seguintes questões: (ler slide) Comunicaremos os resultados, aumentaremos a nossa consciência colectiva relativamente às áreas a melhorar e forneceremos apoio e ferramentas aos gerentes para os ajudar a saber onde se dirigir para obter informações e recursos para a construção de capacidades. E, quando conduzirmos um inquérito no final do ano, esperamos ver melhorias nesta responsabilidade essencial e elementar dos gerentes. 18

19 Normas de Gestão da CARE
Uma análise mais profunda Definir a Direcção Promover o Bem-Estar e a Segurança da Equipa Orientar e Desenvolver Praticar e Promover o Cumprimento de Normas Servir de Modelo para a Igualdade de Género e Diversidade Comunicar Normas de Gestão da CARE Em conclusão – Como gerentes, os valores de respeito, integridade, empenho e excelência fornecem-nos orientação moral em tudo o que fazemos. Além disso, as Normas de Gestão são aquilo por que somos responsáveis quando levamos a cabo as nossas responsabilidades de gestão relativamente aos subordinados directos. Aplicando estas normas, estamos a transformar os valores em acção. A compreensão e a aplicação consistente destas normas em todo o mundo, criará uma cultura de gestão forte e dinâmica para todos nós. Perguntas e Respostas Valores em Acção 19

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Valores em Acção


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