A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

M ESTRADO EM D ANÇA P OÉTICAS TECNOLÓGICAS NA DANÇA T EMA : P OSSIBILIDADES DE LUZ NA DANÇA ; UMA PROPOSTA COLABORATIVA Mestranda: Flaviana Sampaio.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "M ESTRADO EM D ANÇA P OÉTICAS TECNOLÓGICAS NA DANÇA T EMA : P OSSIBILIDADES DE LUZ NA DANÇA ; UMA PROPOSTA COLABORATIVA Mestranda: Flaviana Sampaio."— Transcrição da apresentação:

1 M ESTRADO EM D ANÇA P OÉTICAS TECNOLÓGICAS NA DANÇA T EMA : P OSSIBILIDADES DE LUZ NA DANÇA ; UMA PROPOSTA COLABORATIVA Mestranda: Flaviana Sampaio

2 P OSSIBILIDADES DE LUZ NA DANÇA ; UMA PROPOSTA COLABORATIVA Rosenthal, Jean & Wertenbaker Lael Tucker. “The Magic of Light- The craft of Jean Rosenthal, Pioneer in Lighting for the Modern Stage”. Ilustrations by Marion Kinsella. New York, Little Brown and Company – Boston – Toronto in association with Theatre Arts Books, 1972

3 P OSSIBILIDADES DE LUZ NA DANÇA ; UMA PROPOSTA COLABORATIVA Sobre Jean Rosenthal Sobre Lael Wertenbaker

4 P OSSIBILIDADES DE LUZ NA DANÇA ; UMA PROPOSTA COLABORATIVA “Assistir seu trabalho no teatro, como eu fiz algumas vezes, era um estudo de grande talento – genioso em minha opinião e para outros – controlado com proficiência, conhecimento e disciplina. A elaboração minuciosa da iluminação me espantava. Se você tem um cuidado preciso de todos os detalhes técnicos, como você falharia em perder de vista o fim criativo?” (Lael Wertenbaker, prefácio V-VI)

5 P OSSIBILIDADES DE LUZ NA DANÇA ; UMA PROPOSTA COLABORATIVA “Se você mantém sua atenção em todo o artístico, como você administraria para não esquecer alguns dos detalhes? Não entendo como ela fazia ambos mantendo ao mesmo tempo sua radiante e profunda calma, mas ela fazia.” (Lael Wertenbaker, prefácio V-VI)

6 P OSSIBILIDADES DE LUZ NA DANÇA ; UMA PROPOSTA COLABORATIVA “Se eu deixar qualquer coisa para posterioridade, isto será, eu penso, mais importante no campo da luz para Dança.” Jean Rosenthal (abertura capítulo “Nine”)

7 P OSSIBILIDADES DE LUZ NA DANÇA ; UMA PROPOSTA COLABORATIVA “A luz afeta tudo que atinge: Como você vê e o que você vê como você sente sobre isto e como você ouve o que está ouvindo.” Jean Rosenthal

8 P OSSIBILIDADES DE LUZ NA DANÇA ; UMA PROPOSTA COLABORATIVA “Controlar luz é algo mais que uma promoção média de visibilidade. Isto afeta a aparência de todos os elementos do palco e por este poder se torna um elemento determinante na composição de uma pintura do palco.” (Stanley Mccandless, p. 16)

9 P OSSIBILIDADES DE LUZ NA DANÇA ; UMA PROPOSTA COLABORATIVA “Eu estou envergonhado em admitir que eu não sei o nome ou número da gelatina rosa que Jean achou, os quais ‘me’ projeta melhor. Algumas vezes Jean tinha as gelatinas a frente do foco, algumas vezes duas. Em outros momentos rosa em um enquanto o segundo foco era branco. Afinal Jean era, enfim, uma técnica, uma expert técnica, mas ela era igualmente uma artista – ela usou luzes no lugar de óleos.” (Mary Martin, p. 33)

10 P OSSIBILIDADES DE LUZ NA DANÇA ; UMA PROPOSTA COLABORATIVA Jean me ensinou um ótimo acordo sobre trabalhar com pessoas. Nós nunca fizemos uma coisa contrária a uniões – Se eu queria ter uma cadeira no palco, eu perguntaria se poderia ter uma. “Não se você pergunta como isto, Martha…” Eles sempre chamavam a mim, Martha, e Jean me ensinou como perguntar. Ela dizia sempre através do microfone, então não havia mais ninguém acima dela, “Joe, aquela luz na 31 não está funcionando bem. Qual é o motivo para isto?” Eles amavam ela porque ela sempre deu honra a eles. Eu acredito que existem fracassos no teatro onde diretores ou produtores não dão honra para os técnicos. Sem isto, eles não são nada. Martha Graham (p. 35)

11 P OSSIBILIDADES DE LUZ NA DANÇA ; UMA PROPOSTA COLABORATIVA “Talvez um dia Jean Rosenthal será capaz de escrever algumas de suas teorias sobre iluminação para palco porque esta americana tem feito grandes contribuições para a Iluminação de palco desde a morte de Adolphe Appia. Ela tem transformado a iluminação em arte como parte integral da composição de balés e outras construções além de apenas alguma coisa que faz isto possivel para ver dançarinos coreógrafos e cenográfos. Ela pode criar atmosferas violentas efeitos teatrais e visibilidade completa.” Dance and Dancers (London, p. 117)

12 P OSSIBILIDADES DE LUZ NA DANÇA ; UMA PROPOSTA COLABORATIVA “Uma outra perfomance sem ela? Não sei como eu faria isto!” Martha Graham (p. 131)


Carregar ppt "M ESTRADO EM D ANÇA P OÉTICAS TECNOLÓGICAS NA DANÇA T EMA : P OSSIBILIDADES DE LUZ NA DANÇA ; UMA PROPOSTA COLABORATIVA Mestranda: Flaviana Sampaio."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google