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UNIDADE 2 UML MODELAGEM TEMPORAL
Feapa Professor Osiel Marlon
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Modelagem Temporal Segundo (REZENDE, 2002, p. 228), após o entendimento do sistema sob o ponto de vista estático, representado pelo modelo de objetos, passa-se a examinar as mudanças ocorridas com o sistema no decorrer do tempo. Feapa Professor Osiel Marlon
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Modelagem Temporal Esta modelagem é usada para expressar aspectos temporais de um sistema orientado a objetos Objetivo: descrever de forma detalhada as funções a serem desempenhadas por ele. Deve responder o que o sistema deve realizar, assim como, quando cada função será realizada. Feapa Professor Osiel Marlon
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Diagramas de Interação
Representam as funções internas do sistema que são executadas para que um ator consiga atingir seu objetivo na realização de um caso de uso. Desenvolvedores podem ter uma visão detalhada de objetos e mensagens envolvidos na realização decasos de uso. Feapa Professor Osiel Marlon
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Diagramas de Interação
Diagrama de Seqüência Diagrama de Comunicação (Colaboração) Feapa Professor Osiel Marlon
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Diagrama de Seqüência
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Diagrama de Seqüência Enfatizam a ordenação das mensagens trocadas entre os objetos Mostra interações de objetos organizadas em uma seqüência de tempo e de mensagens trocadas Adequado para a fase de Análise... Feapa Professor Osiel Marlon
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Mensagem Feapa Professor Osiel Marlon
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Diagrama de Seqüência MENSAGEM: Requisição ou envio de informação de um objeto remetente a um objeto receptor para que este último execute alguma operação definida para a sua classe Feapa Professor Osiel Marlon
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Elementos básicos Objetos (Object) e Linhas de Vida (Lifeline): Objetos são representados como um retângulo sobre uma linha vertical tracejada denominada linha de vida. Normalmente, quando iniciam as interações podem aparecer como atores, os quais são considerados como objetos externos ao sistema. Feapa Professor Osiel Marlon
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Elementos básicos Mensagens Responsáveis pela comunicação entre objetos, partindo de um objeto emissor em direção a um objeto receptor. A seta horizontal que a mensagem representa, pode possuir nomes e possíveis argumentos. A linha return (retorno) não deve ser considerada como uma nova mensagem, mas como uma mensagem de retorno para o objeto. Feapa Professor Osiel Marlon
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Cenário Principal: Secretaria informa login e senha
Sistema validar login da secretaria Secretaria acessa interface de cadastro de alunos Secretaria informa dados do aluno: matricula, nome, rg. Sistema efetua a gravação dos dados do aluno. Sistema confirma a gravação do aluno.
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Elementos básicos Barra de Ativação (Activation): Indica o período de duração que os objetos estão interagindo para executar um determinado evento. Permite chamada recursiva, onde um objeto pode passar mensagem para si próprio. Feapa Professor Osiel Marlon
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objeto mensagem linha de vida ativação Feapa Professor Osiel Marlon
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Elementos básicos Condição de guarda (Guard-condition): Determina quando uma mensagem é enviada a um objeto, somente se a condição estabelecida for verdadeira. É representada entre colchetes antes do evento a ser executado. [ valor > 100] comprar ( ) Feapa Professor Osiel Marlon
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Elementos básicos Marcador de Iteração: Mostra que uma mensagem é enviada diversas vezes para o objeto recetor, de modo que demonstre um processamento requerido por mais de uma informação a ser processada. * [para cada aluno da turma] CalcularMedia() Feapa Professor Osiel Marlon
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Elementos básicos Criação e destruição de objetos: A criação de objetos é representada pela mensagem que é dirigida ao objeto, em vez de ser dirigida à linha de vida. Enquanto que a destruição de objetos é representada por um X no final da linha de vida do objeto. Feapa Professor Osiel Marlon
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Diagrama de Seqüência objeto tempo Condição de guarda um objeto Mensagem - identificação opcional [se novo] 2.criar() new evento um novo objeto 3.msg( ) ativação (objeto ativo) retorno Autodelegação operação() excluir() Linha de vida (ciclo de vida) Símbolo de Exclusão Feapa Professor Osiel Marlon
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Como construir Diagramas de Interação
Os seguintes passos são usados para a construção de diagramas de seqüência: Definição de cada caso de uso que queremos demonstrar por meio de diagramas de interação. Procurar identificar quais serão as etapas dos cenários de cada caso de uso a serem mostrados no diagrama de interação. Investigar as operações de classes envolvidas em determinado caso de uso. Feapa Professor Osiel Marlon
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Como construir Diagramas de Interação
Começamos, definindo as etapas do caso de uso “Registrar Locação” através de um cenário principal: Caso de uso: Registrar Locação. Objetivo: Permite cadastrar as locações de fi tas efetuadas pelos atendentes. Ator: Atendente. Feapa Professor Osiel Marlon
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Como construir Diagramas de Interação
Cenário Principal: 1. Sistema solicita ao usuário que identifique a matrícula do cliente. 2. O usuário informa a matrícula do cliente. 3. O usuário seleciona fitas a locar, a partir da lista preparada pelo sistema. 4. O usuário informa seu código e senha. 5. O sistema efetua a gravação da locação. Feapa Professor Osiel Marlon
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Como construir Diagramas de Interação
Verificando o caso de uso, descobrimos a participação da classe Locação com seus atributos e da classe Atendente. Feapa Professor Osiel Marlon
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Como construir Diagramas de Interação
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Diagrama de Seqüência Um diagrama de seqüência tem duas dimensões: a vertical que representa o tempo, e a horizontal, que representa os diferentes objetos Professor Osiel Marlon
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Relembrando Diagrama de Seqüências . É um tipo de Diagrama de Interação . Objetivo: Representação dos cenários de um caso de uso . Mostra a troca de mensagens entre objetos, dentro de uma seqüência temporal Feapa Professor Osiel Marlon
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objeto mensagem linha de vida ativação Feapa Professor Osiel Marlon
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Diagramas de Colaboração
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Diagramas de Colaboração
Praticamente tudo que pode ser mostrado em um diagrama de seqüência pode também ser mostrado em um diagrama de colaboração, mas de modo diferente Enfatizam a organização dos objetos em uma interação Podem ser transformados em diagramas de seqüência e vice-versa Feapa Professor Osiel Marlon
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Diagramas de Colaboração
O diagrama de colaboração não mostra o tempo como uma dimensão separada, então a seqüência de mensagens e os threads concorrentes devem ser determinados usando-se números em seqüência Mostram os relacionamentos entre os objetos Professor Osiel Marlon
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Diagramas de Colaboração
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Diagrama de Colaboração
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Diagrama de Colaboração Feapa Professor Osiel Marlon
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