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Interação através de interfaces avançadas
Realidade Virtual Interação através de interfaces avançadas
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Autores Felipe Franco (fanf) Henrique Lins (hsmpl)
João Paulo Sabino (jpsm)
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Roteiro Motivação Histórico Conceitos Aplicações Tendências Futuras
Conclusões
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Motivação Simular ambientes reais ou fictícios
Tecnologia relativamente avançada Estado da arte em interface Tecnologia em franca expansão Aplicação em diversas áreas Educação Entretenimento Saúde Mental
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Histórico Anos 50: onde tudo começou 1956: Morton Heiling –Sensorama
1962: Sketchpad 1968: Primeiro HMD
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Conceitos Básicos (1/2) O que é Realidade Virtual ? Vários nomes
Presença Virtual Mundo Virtual Ambiente simulado por computador
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Conceitos Básicos (2/2) Pilares da Realidade Virtual
Imersão Interação Imaginação Tipos de ambientes virtuais Tecnologias de apresentação
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Tipos de ambientes Virtuais (1/3)
Completamente imersivos Tudo é objeto virtual
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Tipos de Ambientes Virtuais (2/3)
Realidade Aumentada (Augmented Reality) Imersão no mundo real com adição de elementos virtuais
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Tipos de ambientes virtuais (3/3)
Não imersivos “Mundos através de janelas”
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Tecnologias de Apresentação
Três principais formas: Vídeo See-Through Optical See-Through Baseadas em Monitor
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Aplicações em RV (1/5) Possuem alto grau de complexidade na maioria dos casos Principais Etapas Captura de movimentos (Tracking) Digitalização (Rendering) Gravação dos movimentos (Animações 3D)
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Aplicações em RV (2/5) Resultados bastantes positivos nas mais diversas áreas Educação Entretenimento Saúde Mental
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Aplicações em RV (3/5) VR Pain Control Virtual Reality Therapy
Fundado por Hunter Hoffman e David Patterson
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Aplicações em RV (4/5) Snow World
Utilizado em pacientes que sofreram queimaduras
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Aplicações em RV (5/5) Comprovação de sucesso nos resultados:
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Futuros da RV (1/2) Tecnologia mais avançada Novos dispositivos
Mais realismo nos ciberespaços Maior estímulo sensorial
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Futuros da RV (2/2) Novos tipos de aplicações
MIRALab (Genebra) Integração com a internet Second Life Mais áreas beneficiadas
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Conclusões sobre RV Área bastante promissora
Oferece um grande poder de imersão e interação ao indivíduo Alta complexidade no funcionamento da maioria das aplicações Possui grande impacto na cura de distúrbios mentais
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Dúvidas ?
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