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3D: Realidade Virtual Multimídia e Hipermídia Fábio Menezes

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Apresentação em tema: "3D: Realidade Virtual Multimídia e Hipermídia Fábio Menezes"— Transcrição da apresentação:

1 3D: Realidade Virtual Multimídia e Hipermídia Fábio Menezes
Débora Rodrigues Mauricio Volkweis Astiazara Professora Daniele Andres Torres-RS, Setembro de 2002

2 Sumário Introdução 1 Histórico 2 Conceito 3 Características
Ambientes Virtuais 5 Aplicações da RV 6 VRML Conclusão Professora Daniele - Multimídia e Hipermídia

3 Introdução Professora Daniele - Multimídia e Hipermídia

4 1 Histórico Meados da década de 50: Cinemara e Cinemascope
1956: Sensorama, passeio de bicicleta por Nova Iorque 1961: Capacete que controla remotamente uma câmara, da Philco 1965: Idéia de desenhar projetos diretamente na tela do computador Professora Daniele - Multimídia e Hipermídia

5 1 Histórico Ainda em 1965: combinação de sistemas de vídeo e computação, RV de projeção 1977: desenvolvimento das luvas acopladas ao computador 1982: “Super Cockpit” simulador de vôo da Força Aérea Americana Professora Daniele - Multimídia e Hipermídia

6 1 Histórico 1985: Empresa VPL Research (DataGlove e Eye Phones)
1986: Nasa já possui ambiente avançado de RV 1989: AutoDesk apresentava o primeiro sistema RV baseado em PC Professora Daniele - Multimídia e Hipermídia

7 2 Conceito Forma mais avançada de interface com o usuário
O usuário pode realizar imersão, navegação e interação em um ambiente sintético tridimensional Utiliza canais multisensoriais e tempo-real Professora Daniele - Multimídia e Hipermídia

8 3 Características Imersão + interação + envolvimento
Imersão: sentimento de estar dentro do ambiente Interação: ações do usuário sobre o mundo virtual causa reações imediatas Envolvimento: grau de motivação para o engajamento em uma atividade Professora Daniele - Multimídia e Hipermídia

9 3 Características 3.1 Realidade Virtual Imersiva e Não Imersiva
3.2 Interfaces Não Convencionais 3.3 Tipos de Sistemas 3.4 Comparação entre Realidade Virtual e Multimídia Professora Daniele - Multimídia e Hipermídia

10 3.1 RV Imersiva e Não Imersiva
Capacetes Salas de projeção nas paredes Não Imersiva Monitores Outros dispositivos Professora Daniele - Multimídia e Hipermídia

11 3.2 Interfaces Não Convencionais
3.2.1 Dispositivos de Saída de Dados Visuais Auditivos Físicos 3.2.2 Dispositivos de Entrada de Dados Interação Trajetória Professora Daniele - Multimídia e Hipermídia

12 3.2.1 Dispositivos de Saída Visuais Videocapacetes (HMDs)
Head-Coupled Display Monitores e Sistemas de Projeção Professora Daniele - Multimídia e Hipermídia

13 3.2.1 Dispositivos de Saída Dispositivos Auditivos
Dispositivos Físicos Feedback Tátil Feedback de Força Feedback Térmico Plataformas Móveis Professora Daniele - Multimídia e Hipermídia

14 3.2.2 Dispositivos de Entrada
Dispositivos de Interação Luvas de Dados Dispositivos com 6DOF Dispositivos com 2DOF Sensores de Entrada Biológicos Outros dispositivos de interação Dispositivos de Trajetória Professora Daniele - Multimídia e Hipermídia

15 3.3 Tipos de Sistemas Deve ter como base o relacionamento usuário/ambiente Professora Daniele - Multimídia e Hipermídia

16 3.3 Tipos de Sistemas 3.3.1 Sistema de Telepresença
3.3.2 Sistema de Realidade Virtual 3.3.3 Sistema de Realidade Aumentada 3.3.4 Sistema de Realidade Melhorada Professora Daniele - Multimídia e Hipermídia

17 3.3.1 Telepresença Ambiente real que está separado fisicamente da pessoa no espaço Professora Daniele - Multimídia e Hipermídia

18 3.3.2 Realidade Virtual O usuário participa de um mundo virtual gerado no computador Professora Daniele - Multimídia e Hipermídia

19 3.3.3 Realidade Aumentada Mescla sistemas de telepresença e realidade virtual Professora Daniele - Multimídia e Hipermídia

20 3.3.4 Realidade Melhorada Informações adicionais que são sobrepostas à imagem real Professora Daniele - Multimídia e Hipermídia

21 3.4 Realidade Virtual x Multimídia
Imagens Multimídia: geradas previamente RV: geradas durante navegação Sons Multimídia: gerados previamente RV: podem ser gerados previamente, reprodução tridimensional Formas de Interação Multimídia: mouse ou tela RV: dispositivos especiais, lê movimentos do corpo Professora Daniele - Multimídia e Hipermídia

22 3.4 Realidade Virtual x Multimídia
Campo de Visão Multimídia: restrito à tela RV: permite olhar em qualquer direção Custo do Periféricos Multimídia: preço acessível RV: ainda altos Espaço em Disco Utilizado Multimídia: grandes arquivos RV: arquivos não são grandes Professora Daniele - Multimídia e Hipermídia

23 3.4 Realidade Virtual x Multimídia
Processamento Utilizado Multimídia: não é muito grande RV: necessário alto desempenho para se ter qualidade e velocidade Uso Via Rede Multimídia: gera muito tráfego devido ao tamanho dos arquivos RV: o tráfego é pequeno Professora Daniele - Multimídia e Hipermídia

24 4 Ambientes Virtuais 4.1 Estrutura de um Sistema de RV
Professora Daniele - Multimídia e Hipermídia

25 4 Ambientes Virtuais 4.2 Demanda Computacional da RV
Restrições de geração da cena visual Altas de quadros por segundo e respostas rápidas, em função de sua natureza interativa A maneira mais comum de criar-se imagens gráficas tridimensionais baseia-se no uso dos polígonos Máquinas Silicon Graphics, com aceleradores gráficos avançados estão em torno de 600k polígonos por segundo Professora Daniele - Multimídia e Hipermídia

26 5 Aplicações da RV 5.1 Simuladores de vôo 5.2 Terapias Virtuais
5.3 Treinamento em Medicina Professora Daniele - Multimídia e Hipermídia

27 6 VRML Padrão para descrição e interação de objetos 3D na Internet
Criado em 1994 pela SGI Baseada no formato de arquivo OpenInventor, também da SGI em agosto de 1996 surgiu o VRML 2.0 que acrescentava uma série de funções de programação Professora Daniele - Multimídia e Hipermídia

28 Conclusão Professora Daniele - Multimídia e Hipermídia


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