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Fernando Furlan Rui & Felipe Müller Diehl

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Apresentação em tema: "Fernando Furlan Rui & Felipe Müller Diehl"— Transcrição da apresentação:

1 Fernando Furlan Rui & Felipe Müller Diehl
Computação Gráfica Fernando Furlan Rui & Felipe Müller Diehl

2 Definição de CG Subárea da Ciência da Computação que consiste em métodos e técnicas usadas para criar, armazenar e manipular modelos de objetos e suas imagens via computador.

3 A evolução da CG está associada a evolução do Hardware.
Necessidade da CG Informação Palavras X Imagem Surgimento de dispositivos Gráficos A evolução da CG está associada a evolução do Hardware.

4 Histórico Década de 50, Whirlwind(redemoinho) do MIT
Foi o primeiro computador a processar informações em tempo real, com entrada de dados a partir de fitas perfuradas e saída em CRT (monitor de vídeo) tubos a vácuo. Uma máquina militar voltada para aplicações de aerodinâmica e simulação de vôo.

5 “Sketchpad - A Man-Machine Graphical Communication System”
Década de 60 Tese do Dr. Ivan Sutherland “Sketchpad - A Man-Machine Graphical Communication System” GM desenvolve o precursor dos softwares CAD Indústrias Automobilística e Aeroespacial

6 Década de 70 Década de 80 Década de 90
Circuitos integrados: queda dos preços dos PCs. Década de 80 Popularização de editores gráficos e de CG. Década de 90 Técnicas de CG e Popularização de Placas Aceleradoras 3D

7 Vantagens da CG Alta densidade de informação
O cérebro é um poderoso processador gráfico Facilidade de compreensão dos problemas Poderoso meio de comunicação Homem-Máquina

8 Processamento de Imagens
Sub-áreas da CG Síntese de Imagens Processamento de Imagens Análise de Imagens

9 Consiste em transformar os modelos geométricos em forma gráfica.
Síntese de Imagens Consiste em transformar os modelos geométricos em forma gráfica.

10 Processamento de Imagens
Técnicas para criar, modificar imagens, podendo gerar uma imagem a partir de outra existente.

11 Análise de Imagens Obter informações a partir de uma imagem, informações geométricas e físicas de como ela foi criada.

12 Computação Gráfica Interativa
Interação do usuário em tempo real Problema: Exige performance dos computadores Solução: Computadores mais rápidos Otimização dos Algoritmos Ex: Jogos e simuladores.

13 Computação Gráfica Passiva
Definir, armazenar, exibir. Sem a preocupação com o tempo real. Ex: CAD, CAM, Editoração.

14 Aplicações da CG Se dividem em três grandes grupos:
Projeto e produção auxiliados por computador (CAD e CAM) Visualização de dados e movimento Editoração Eletrônica

15 CAD – Computer-Aided Design
Projeto Assistido por computador Programas capazes de auxiliar na criação e manipulação de imagens. Fazendo projetos, animações e simulações Exemplos: Edifícios, automóveis, computadores, aviões, etc...

16 CAM – Computer-Aided Manufacturing
Fabricação Assistida por Computador Complemento do CAD que gerencia a fabricação. Ex: Prótese dentária.

17 Visualização de dados e movimento
Consiste basicamente na geração de imagens a partir de um conjunto de dados. Os dados podem ser gerados de forma interativa ou por modelos que simule um fenômeno real.

18 Editoração Eletrônica
Consiste na elaboração gráfica de publicações por computador. Com isso é possível, antes do material ser impresso pela gráfica, obter uma idéia precisa de como ficará o produto final.

19 Onde a CG é utilizada atualmente
Odontologia – Prótese dentária; Medicina – Transplantes, Cirurgias; Física – Átomos, partículas; Bioquímica – Proteínas; Meteorologia – Tempestades; Geologia – Células; Cinema – Animações; Etc...


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