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Universidade Federal do Paraná Curso de Administração de Empresas Disciplina Administração de Terceiro Setor Normas de responsabilidade social corporativa.

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Apresentação em tema: "Universidade Federal do Paraná Curso de Administração de Empresas Disciplina Administração de Terceiro Setor Normas de responsabilidade social corporativa."— Transcrição da apresentação:

1 Universidade Federal do Paraná Curso de Administração de Empresas Disciplina Administração de Terceiro Setor Normas de responsabilidade social corporativa

2 SA8000   CEPAA - Agência de Acreditação do Conselho de Prioridades Econômicas (ONU) - ONG's, empresas e sindicatos.   SAI (1997) - Social Accountability International – ONG – Nova Iorque   Baseada em convenções da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e em convenções das Nações Unidas: Declaração dos Direitos da Criança e Declaração Universal dos Direitos Humanos.   Modelo similar a ISO 9000

3 SA8000   Trabalho infantil; Trabalho forçado; Saúde e segurança; Liberdade de negociação e o direito de negociação coletiva; Discriminação; Práticas disciplinares; Horário de trabalho; Remuneração; Sistema de Gestão da responsabilidade social.   Público interno (ambiente de trabalho)   Relação com fornecedores. Lei 8213/91 Art. 93. A empresa com 100 (cem) ou mais empregados está obrigada a preencher de 2% (dois por cento) a 5% (cinco por cento) dos seus cargos com beneficiários reabilitados ou pessoas portadoras de deficiência, habilitadas, na seguinte proporção: I - até 200 empregados................................2%; II - de 201 a 500..........................................3%; III - de 501 a 1.000.......................................4%; IV - de 1.001 em diante..............................5%.

4 NBR 16001 Norma Brasileira de Resp. Social  ABNT (2004) – Associação Brasileira de Normas Técnicas  Requisitos mínimos para um sistema da gestão da Responsabilidade Social  Aplicável a todos os tipos e portes de organizações  Acreditação – Inmetro  Renovação obrigatória a cada 3 anos  Certificação alinhada com critérios internacionais  Sustentabilidade ( Econômico, Social e Ambiental)  Stakeholders

5 NBR 16001 Norma Brasileira de Resp. Social  2005 - NBR 16002 – Sistemas de gestão – qualificação de auditores  2009 - NBR 16003 – Auditorias em sistemas de gestão de responsabilidade social

6 ISO26000  2001- Instituto Sueco de Normalização (SIS - Swedish Standards Institute) e pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).  Norma de diretrizes, sem propósito de certificação  O Grupo de Trabalho de Responsabilidade Social da ISO (ISO/TMB WG) é constituído por mais de 360 experts e observadores de mais de 60 países.  Delegações nacionais e organizações internacionais relevantes no tema RSC.

7 ISO26000 Delegação nacional  Trabalhadores: DIEESE e Observatório Social;  Consumidores: IDEC  Indústria: Petrobras e Furnas  Governo: Ministério do Desenvolvimento Social e Inmetro  ONGs: Grupo de Articulação de Ong’s - GAO e Sistema de Apoio Institucional - SIAI  Serviço, suporte e outros: Fundação Vanzolini e Universidade Federal Fluminense.

8 ISO26000 Org. de Relevância Internacional (D-liaison)  OIT - Organização Internacional do Trabalho  GRI - Global Reporting Initiative  OMS - Organização Mundial da Saúde  Consumers International  UN - Global Compact (Pacto Global da ONU)  Instituto Ethos

9 ISO26000 Temas centrais  Governança Organizacional  Direitos Humanos  Práticas do Trabalho  Meio Ambiente  Práticas Leais (justas) de Operação  Questões do Consumidor  Envolvimento e Desenvolvimento da Comunidade

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11 SA 8000 Público interno NBR 16001 Stakeholders ISO 26000 Diretrizes


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