Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouCarolina Garro Alterado mais de 9 anos atrás
1
Apresenta ç ão do Curr í culo do Estado de São Paulo. Carlos Roberto Colombo PCNP Ciências. 24/04/2014.
2
Eixos tem á ticos 1-Vida e Ambiente 2-Ciências e tecnologia 3-Ser humano e sa ú de 4-Terra e universo
3
Quadro de conte ú dos e habilidades em Ciências.
4
4 – Bimestre 6ª s é rie /7 º ano do Ensino Fundamental Ser humano e sa ú de – Sa ú de: um direito da cidadania O que é sa ú de.Sa ú de individual e coletiva – a responsabilidade de cada um.parasitas humanos e os agravos à sa ú de..V í rus – caracter í sticas, transmissão e preven ç ão de doen ç a da região..Bact é rias – caracter í sticas, transmissão e preven ç ão de doen ç as da região..Principais doen ç as causadas por protozo á rios (ameb í ase, leishmaniose, doen ç a de Chagas e Mal á ria).
5
1 º – Bimestre 7 ª s é rie/8 º ano do Ensino Fundamental. Ser humano e sa ú de – Manuten ç ão do organismo.Sistema de defesa do Organismo – sistema imunol ó gico.Ant í genos e anticorpos – vacinas e soros Habilidades.Identificar e explicar formas pelas quais o sangue se relaciona à s defesas corporais internas do organismo.
6
2º Bimestre 7ª s é rie /8 º ano do Ensino Fundamental Vida e ambiente – Manuten ç ão das esp é cies Tipos de reprodu ç ão.Reprodu ç ão sexuada e assexuada.Sexualidade, reprodu ç ão humana e sa ú de reprodutiva..Doen ç as sexualmente transmiss í veis – preven ç ão e tratamento.M é todos anticoncepcionais e gravidez na adolescência. Habilidades.Identificar e explicar m é todos contraceptivos e de prote ç ão contra doen ç as sexualmente transmiss í veis (DSTs)..Reconhecer vantagens e desvantagens dos diferentes m é todos contraceptivos..Identificar e explicar meios de cont á gio e de preven ç ão da s í ndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS) e das DSTs.
7
O que é sa ú de.Sa ú de individual e coletiva – a responsabilidade de cada um.parasitas humanos e os agravos à sa ú de..V í rus – caracter í sticas, transmissão e preven ç ão de doen ç a da região..Bact é rias – caracter í sticas, transmissão e preven ç ão de doen ç as da região..Principais doen ç as causadas por protozo á rios (ameb í ase, leishmaniose, doen ç a de Chagas e Mal á ria).
8
Habilidades Explicar a Transmissão e as medidas de preven ç ão das principais doen ç as causadas por v í rus..Explicar a transmissão e as medidas de preven ç ão das principais doen ç as causadas por bact é rias..Reconhecer epis ó dios de endemia e/ou epidemia, com base na leitura de textos.
9
1º Bimestre 8ª s é rie /9 º ano do Ensino fundamental Ser humano e sa ú de – Coordena ç ão das fun ç ões orgânicas As drogas e a preserva ç ão do organismo.O perigo do fumo e do á lcool, drogas permitidas por lei.Como agem as drogas psicoativas. Habilidades.Reconhecer que est í mulos externos, como abuso de drogas, automedica ç ão e uso inadequado de hormônios, entre outros, afetam o delicado equil í brio entre o estado de sa ú de e o estado de doen ç a..Identificar os principais efeitos das drogas no organismo humano..Diferenciar drogas l í citas de il í citas, bem como as estimulantes das depressoras..Identificar e explicar os efeitos e os riscos do uso de anabolizantes.
10
Curr í culo Biologia
11
4 º Bimestre 1ª s é rie do Ensino M é dio Qualidade de vida das popula ç ões humanas – A sa ú de coletiva e ambiental. -Gravidez na adolescência com risco à sa ú de
12
Habilidades
13
-Reconhecer a gravidez na adolescência nos projetos pessoais e profissionais dos envolvidos. -Reconhecer o impacto de uma gravidez na adolescência nos projetos pessoais e profissionais dos envolvidos. -Reconhecer pr á ticas sexuais que envolvam riscos de gravidez. -Identificar diferentes m é todos contraceptivos e avaliar sua efic á cia e acessibilidade. -Reconhecer a gravidez na adolescência como um risco à sa ú de individual e como um problema de sa ú de p ú blica. -Elaborar, apresentar e discutir hip ó teses sobre alta prevalência de gravidez entre adolescentes. -Reconhecer situa ç ões de risco de contrair AIDS, propondo estrat é gias para redu ç ão desse risco. -Identificar as diferentes formas de preconceito contra portadores do v í rus da imunodeficiência adquirida (HIV), propondo estrat é gias para minimizar essa situa ç ão. -Reconhecer ambiguidades e imprecisões em textos explicativos sobre preven ç ão de DSTs e AIDS.
14
É direito dos jovens terem informações pertinentes à saúde e ao professor cabe a função de orientá-los para a prevenção e assegurá-los para uma vida saudável.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.