A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

OS ROMANOS NA PENÍNSULA IBÉRICA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "OS ROMANOS NA PENÍNSULA IBÉRICA"— Transcrição da apresentação:

1 OS ROMANOS NA PENÍNSULA IBÉRICA
Resistência e romanização

2 Império Romano

3 Os romanos na Península Ibérica – Resistência e Romanização
Eram originários da Península Itálica Roma

4 Motivos da chegada dos romanos à Península Ibérica em 218 a.C.
Atraídos pelas riquezas que existiam na Península Ibérica. Vinho, ferro, cobre, estanho, têxteis, azeite Controlar o comércio do Mar Mediterrâneo. Os romanos controlaram todo o comércio e navegação no mar Mediterrâneo, por isso lhe chamavam “mare nostrum”

5 Como atingiram os seus objectivos?
Os romanos tinham um grande e bem organizado exército – criaram um vasto império – um Estado formado por povos e territórios diferentes, governado por um Imperador.

6 A Resistência dos Lusitanos
A conquista da Península Ibérica não foi fácil – os lusitanos refugiaram-se nas zonas montanhosas a partir das quais realizaram emboscadas contra o exército romano. Só em 19 a.C. é que os romanos conseguiram conquistar toda a Peninsula Ibérica

7 Romanização A verdadeira forma de se conquistar um povo é integrá-lo no modo e hábitos de vida do povo conquistado. Os romanos deram a conhecer a sua língua, cultura, hábitos, usos e costumes. Romanização

8 Factores de romanização
A) Moeda – Facilitava as trocas comerciais B) Língua - As línguas locais foram substituídas pelo latim que passou a ser a língua falada em todo o Império, o que facilitava a comunicação entre os habitantes.

9 Factores de romanização
c )Direito Romano – Conjunto dos direitos e obrigações a que todos os habitantes do Império estavam sujeitos. D) Construções Públicas – Estradas e pontes – vias de comunicação que permitiam uma deslocação rápida quer de pessoas (exército) quer de mercadorias por todo o Império.

10 Factores de romanização
Mapa das vias romanas

11 Factores de romanização
D)Construções públicas Aquedutos Teatros Termas

12 Factores de romanização
Templos Habitações

13 CRISTIANISMO Na Judeia, região do Império Romano, nasceu Jesus Cristo e com ele uma nova religião – CRISTIANISMO Era uma religião monoteísta – defendia a existência de um único Deus (ao contrário dos romanos que eram politeístas – muitos Deuses. Princípios do cristianismo: Igualdade entre os homens Caridade Paz Humildade Não queriam nenhum tipo de violência

14 CRISTIANISMO Muitos habitantes do Império Romano seguiram esta nova religião – consideravam que os poderia salvar do domínio romano. Os cristãos passaram a ser considerados uma ameaça .e foram perseguidos. Só em 380 o imperador Teodósio declarou o cristianismo como religião do império

15 Era Cristã e a nova contagem do tempo
O nascimento de Jesus Cristo deu origem a uma nova contagem do tempo – A ERA CRiSTÃ Contagem do tempo – é muito importante em História Unidades de medida: Ano (365/366 dias) Década (10 anos) Século(100 anos) Milénio(1000 anos)

16 Era Cristã e a nova contagem do tempo
ANOS 500 400 300 200 100 Séc. V IV III II I (antes de Cristo) a.c. (depois de Cristo) d.c. Nascimento de Cristo

17 Era Cristã e a nova contagem do tempo
Para converter as datas em séculos: ANOS CONVERSÃO SÉCULOS 200 a.c. 2+0 =2 II a.c. 12 a.c. 0+1=1 I a.c. 476 d.c. 4+1=5 V d.c. 1500 d.c. 15+0=15 XV d.c. 2010 d.c. 20+1=21 XXI d.c.

18 O Fim do Império Romano O império romano era muito extenso e isso começou a ser um problema: O exército tornou-se menos organizado; a defesa tornou-se mais difícil. os povos vizinhos do Império Romano – BÁRBAROS – começaram a invadir o império romano em busca de melhores condições de vida Em 476 o Império Romano acabou por ser dominado pelos povos Bárbaros.

19 As invasões dos povos bárbaros
A Península Ibérica foi invadida no Séc. V por povos vindos do centro da Europa. SUEVOS (no Norte) VISIGODOS (no sul)


Carregar ppt "OS ROMANOS NA PENÍNSULA IBÉRICA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google