A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Maior Bloco Econômico do Planeta Prof. Joel Brogio

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Maior Bloco Econômico do Planeta Prof. Joel Brogio"— Transcrição da apresentação:

1 O Maior Bloco Econômico do Planeta Prof. Joel Brogio
União Européia (UE) O Maior Bloco Econômico do Planeta Prof. Joel Brogio

2 Origem da União Européia
Teve seu início em 1951, quando seis Nações devastadas pela guerra decidiram unir suas matérias-primas industriais de carvão e de aço para evitar a guerra entre elas. França e a Alemanha Ocidental, respectivamente vitoriosa e derrotada na Segunda Grande Guerra, unem-se à Itália, Bélgica, Holanda e Luxemburgo.

3 Origem da União Européia
1957- Seis países constituem a Comunidade Econômica Européia- CEE: França; Alemanha; Itália; Bélgica; Luxemburgo; Holanda. A Constituição de base desta Comunidade, o Tratado de Roma, entra em vigor em 1958.

4 1973- A Europa dos nove países
Ingressam no Mercado Comum Europeu: Reino Unido Irlanda Dinamarca

5 O início da União Monetária
1979:É criado o ECU( European Currency Unit ou Unidade Monetária Européia), constituída por uma cesta de moedas dos países integrantes da CEE. O sistema monetário europeu estabelece margens de flutuação entre as moedas dos nove países. 1981- A Europa dos 10 países: A Grécia passa a integrar a Comunidade Européia. 1986- A Europa dos 12 Com o ingresso de Portugal e da Espanha, o bloco europeu passa a ser constituída por 12 membros.

6 1991- Tratado de Maastricht
O bloco dos 12 países passa a denominar-se União Européia (UE); Estabelecido um cronograma de procedimentos para a criação de uma moeda única e determina critérios para o ingresso de novos países

7 Origem da União Européia (consequências)
Regionalização da economia e o  a formação de diversos blocos econômicos. Disputa pela hegemonia passa diretamente à concorrência comercial. início à chamada nova ordem mundial (regionalização e globalização). Multipolarização do poder (blocos).

8 1995 Inserção de: Finlândia Áustria Suécia
Denominada “Europa dos quinze”.

9 União Européia: Desenvolvimento
Com o Tratado da União Européia, é outorgada a cidadania européia aos cidadãos de todos os estados membros. São intensificados os acordos aduaneiros e sobre imigração com o objetivo de permitir os  cidadãos europeus uma maior liberdade para viver, trabalhar ou estudar em qualquer um dos países  membros e, dessa forma, diminuir o controle nas fronteiras.

10 1999: Criação do Euro Onze países da União Européia (UE) dão outro passo importante no processo de globalização ao criar o EURO,  moeda única do bloco. Em 1º de janeiro, Alemanha, Áustria, Bélgica, Espanha, França, Finlândia, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Holanda (Países Baixos) e Portugal passam a empregá-lo nas transações entre suas empresas.

11 O Euro: uma nova moeda entra em circulação no continente europeu.
Dez anos após a assinatura do tratado de Maastricht, as notas e moedas em Euro começam a circular no 1º de janeiro de 2002, em 12 , dos 15 países da União Européia. A nova moeda (Euro), tem a missão de reforçar a identidade continental.

12 Os doze países da Eurozona: (Inglaterra, Dinamarca e Suécia, optaram por conservar suas moedas)
Irlanda ( Punt ); Bélgica ( Franco ); Espanha ( Peseta ); Portugal (Escudo); França ( Franco ); Itália ( Lira ); Grécia ( Dracma ); Áustria (Schilling); Luxemburgo (Francobelga); Alemanha (Marco alemão ); Holanda (Guilder); Finlândia (Markka).

13 Objetivos Conquistar mercados internacionais, dominados pelo dólar;
Possuir uma moeda única para o comércio na Europa; Promover a unidade política e econômica da Europa; Melhorar as condições de vida e de trabalho dos cidadãos europeus; Melhorar as condições de livre comércio entre os países membros; Reduzir as desigualdades sociais e econômicas entre as regiões; Fomentar o desenvolvimento econômico dos países em fase de crescimento; Proporcionar um ambiente de paz, harmonia e equilíbrio na Europa.

14 Ampliação do bloco da União Européia
Acordo assinado em 2003, na Grécia, prevê a ampliação do bloco para 25 países; No dia 1º de maio de 2004, 10 novos países passam a integrar a União Européia. Observa-se que a maioria dos 10 países que aderiram ao bloco, foram países comunistas.

15 2004- A Europa dos 25 países membros
Ingresso de mais 10 países: Polônia, Letônia, Lituânia, República Tcheca, Eslováquia, Hungria, Estônia, Eslovênia, Malta, Chipre. A União Européia passa a ter 25 integrantes.

16 UE: Formação Atual 27 países;
Governado por um colegiado: Conselho da União Européia; População de 450 milhões de pessoas; Segundo maior PIB do mundo, de US$12,56 trilhões (2004);

17 Particularidades: "Estados membros” congregaram as suas soberanias em algumas áreas para ganharem uma força e uma influência no mundo que não poderiam obter isoladamente; Congregação de soberanias significa, na prática, que os Estados membros delegam alguns dos seus poderes em instituições comuns que criaram, de modo a assegurar que os assuntos de interesse comum possam ser decididos democraticamente ao nível europeu.

18 O Conselho da União Européia
Representa os Estados membros e, nas suas reuniões participa um ministro do governo nacional de cada um dos países do bloco; A decisão de qual o ministro que irá participar depende do tema a ser tratado; Novos Integrantes - 27 países: Bulgária e Romênia

19 Configurações do Conselho:
    • Assuntos Gerais e Relações Externas;    • Assuntos Econômicos e Financeiros (ECOFIN);    • Justiça e Assuntos Internos;    • Emprego, Política Social, Saúde e Proteção dos Consumidores;    • Competitividade (Mercado Interno, Indústria e Investigação);    • Transportes, Telecomunicações e Energia;    • Agricultura e Pescas;    • Ambiente;    • Educação, Cultura e Juventude.


Carregar ppt "O Maior Bloco Econômico do Planeta Prof. Joel Brogio"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google