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RELATÓRIO DE ANÁLISE DE FALHAS
TAMBOR DE DESCARGA DO TR-117K-06 GAAUN – GERÊNCIA DE ENGENHARIA E AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL JULHO
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Objetivo Grupo de Trabalho
O objetivo desta analise é identificar e propor soluções para diminuir e/ou eliminar as ocorrências de falhas reincidentes no conjunto de descarga do TR-117K-06 (cavalete, tambor-eixo e rolamentos). Grupo de Trabalho Élirson Araújo José Cléber Oiti Paiva Raimundo Carneiro Ulisses Nery
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Histórico de paradas da BSM3 em 2009 / 2010
De JANEIRO a DEZEMBRO DE 2009
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Histórico de paradas da BSM3 em 2010
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cálculo dos esforços no tambor e cavalete
Tt= T1+T2= 29716,53kg ,30kg= 80430,83KG (Tensão total da correia transportadora sobre o tambor) Potencia total do transportador
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Análise estrutural Tambor / Eixo – Condições de Contorno
APOIO NO EIXO - ROLAMENTO ESQUERDO APOIO NO EIXO - ROLAMENTO DIREITO ESFORÇO DE TRAÇÃO PROVOCADO PELA CORREIA TRANSPORTADORA MAIS 12% DE SOBRECARGA
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Análise estrutural Tambor / Eixo – Deformação Total
ZONA DE MAIOR DEFORMAÇÃO
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Análise estrutural Tambor / Eixo – Tensão nos Discos e Espelho
ZONAS DE MAIOR TENSÃO Tensão máxima de trabalho não ultrapassa a tensão limite de escoamento do aço (210 Mpa).
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Análise estrutural Eixo – Coeficiente de segurança no eixo
O Coeficiente de segurança mínimo no eixo é 4,8.
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Análise estrutural do Cavalete de descarga Condições de contorno
Esforços Resultantes provocados pela tensão de tração da correia mais o peso do Tambor. Apoios fixos na casa de transferência
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Análise estrutural do Cavalete de descarga Deformação total
O Máximo valor de deformação está na mesa dos mancais que variam entre 2 a 3 mm
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Análise estrutural Cavalete de descarga – Coeficiente de Segurança
O coeficiente de segurança da estrutura varia de 2,5 a 5 nas zonas em destaque. O CS mínimo indicado pelasimulação refere-se ao concentrador de tenção nas soldas da nevura.
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Resultados da Análise estrutural no tambor e cavalete
De acordo com os resultados obtidos através da simulação é possível concluir que tanto a estrutura do cavalete quanto o tambor e eixo, não apresentam subdimencionamento estrutural. O próximo passo então, foi analisar o dimensionamento e laudos preditivos dos rolamentos.
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Falhas apontadas por laudos preditivos
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Levantamento dos esforços no rolamento
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Dados de capacidade total do rolamento aplicado
De acordo com a tabela apresentada as cargas estáticas e dinâmicas do rolamento estão muito acima do carregamento total solicitado pelo transportador visto anteriormente, apresentando um coeficiente de segurança de:
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Diagrama de causa e efeito em rolamentos
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Defeito constatado no rolamentos do TB 8 do TR após execução do laudo preditivo_VB O defeito evidenciado nas fotos mostra que houve falha prematura por abrasão ,na pista externa do rolamento, devido a deficiências na lubrificação. OBS.: Atualmente é utilizada a graxa Mobilith SHC 220 (indicada para rotações e cargas moderadas) com intervalo quinzenal de relubrificação e preenchimento total da caixa do rolamento.
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Dimensionamento da Graxa pelo método do diâmetro nominal x Rotação
Graxa utilizada
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Código VALE para a graxa recomendada
GRAXA - MOBILITH SHC 460 CÓDIGO VALE:
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Considerações Finais Após a análise realizada podemos concluir:
A estrutura do cavalete, tambor e eixo não apresentam sub-dimensionamento estrutural; Com a substituição do revestimento dos tambores de acionamento, de borracha natural para cerâmica, que aumenta o coeficiente de atrito entre a correia e o tambor, verificou-se a necessidade de redução da carga de contra-peso. Devido ao grande numero de laudos preditivos pudemos constatar que há problemas com o rolamento, porém, após análise dimensional do mesmo pudemos constatar que não há sobrecargas (CS=18,63); Analisando as possíveis causas de falha em rolamentos identificamos os seguintes modos abaixo: Lubrificação deficiente, Erros de montagem, Contaminação, Armazenamento inadequado Desalinhamento topográfico do eixo do tambor e/ou carro de tensor.
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Proposta de novas ações no TR-117K-06
Carga de contra-peso Reduzir carga do contra-peso em 4 T de acordo com calculo apresentado. Lubrificação deficiente Realizar teste como novo lubrificante dimensionado e acompanhar resultados. Desalinhamento topográfico do eixo do tambor e/ou carro de tensor Realizar levantamento topográfico da estrutura do tambor de descarga e carro tensor, e corrigir possíveis falhas.
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Proposta de novas ações na GETAN
Erros de montagem Qualificar equipes de manutenção em Tecnologia dos rolamento I e Tecnologia dos rolamento II (conforme anexo I). Contaminação Nos locais de contaminação excessiva substituir mancais atuais por de vedação especial (Estudo feito por Oiti Paiva –sup. Preditiva – GAAUN). Armazenamento inadequado Verificar o cumprimento das inspeções no almoxarifado; Garantir cumprimento do plano de inspeção.
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ANEXO I - Treinamentos Tecnologia dos Rolamentos - SKF
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