A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula 05.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula 05."— Transcrição da apresentação:

1 Aula 05

2 Cap. I: Conceitos Preliminares
I.1. O que é a Mecânica dos Corpos Sólidos Deformáveis I.2. Elementos Básicos I.2.1. Propriedades Geométricas das Seções Planas I.2.2. Esforços nas Estruturas I.2.3. Características Mecânicas dos Materiais I.3. Problemas e Métodos

3 Cap. I: Conceitos Preliminares I.3. Problemas e Métodos
Objetivos da Mecânica dos Corpos Sólidos Deformáveis dimensionamento das estruturas verificação das estruturas O dimensionamento e a verificação são feitos por meio dos Critérios de Projeto que se baseiam nos conceitos de Resistência, Rigidez e Estabilidade

4 Cap. I: Conceitos Preliminares
I.3. Problemas e Métodos Assim, os problemas da Mecânica dos Corpos Sólidos se resumem na determinação da resistência, da rigidez e da estabilidade da estrutura, por meio de critérios de projeto. Os critérios de projeto estão, em geral, relacionados à passagem do corpo de um estado mecânico para outro. Logo, um corpo tem comprometida a sua resistência, rigidez ou estabilidade quando atinge um estado mecânico limite.

5 Cap. I: Conceitos Preliminares
I.3. Problemas e Métodos Assim, os problemas da Mecânica dos Corpos Sólidos se resumem na determinação da resistência, da rigidez e da estabilidade da estrutura, por meio de critérios de projeto. Estados Limites Últimos: indicam a perda de resistência ou de estabilidade da estrutura. Estados Limites de Serviço: indicam a perda de rigidez da estrutura.

6 Estados Limites Últimos
Cap. I: Conceitos Preliminares I.3. Problemas e Métodos Assim, os problemas da Mecânica dos Corpos Sólidos se resumem na determinação da resistência, da rigidez e da estabilidade da estrutura, por meio de critérios de projeto. Estados Limites Últimos Passagem do Estado Elástico para o Estado Plástico Passagem do Estado Plástico para o Estado de Ruptura Instabilidade Global do Elemento Estrutural (flambagem global) Instabilidade Local do Elemento Estrutural (flambagem local) Instabilidade Global da Estrutura

7 Estados Limites de Serviço
Cap. I: Conceitos Preliminares I.3. Problemas e Métodos Assim, os problemas da Mecânica dos Corpos Sólidos se resumem na determinação da resistência, da rigidez e da estabilidade da estrutura, por meio de critérios de projeto. Estados Limites de Serviço Deslocamentos e Deformações Excessivas que afetem a utilização da estrutura ou a estética Vibrações Excessivas ou Desconfortáveis Pequenos danos relacionados à durabilidade ou ao aspecto estético

8 Cap. I: Conceitos Preliminares
I.3. Problemas e Métodos Os métodos da Mecânica dos Corpos Sólidos consistem na comparação entre “solicitações” e “resistências”. Neste contexto, solicitação é o termo genérico para indicar qualquer efeito das ações (esforços, deslocamentos, tensões, deformações, etc.) e resistência o termo genérico para indicar valores limites das solicitações.

9 Cap. I: Conceitos Preliminares I.3. Problemas e Métodos
Os métodos da Mecânica dos Corpos Sólidos consistem na comparação entre “solicitações” e “resistências”. Método dos Estados Limites: As solicitações de cálculo são obtidas a partir das “ações de cálculo”, que são as ações representativas alteradas por coeficientes de ponderação que dependem, como visto, dos tipos de ação considerados.

10 Este método é limitado e de uso restrito.
Cap. I: Conceitos Preliminares I.3. Problemas e Métodos Os métodos da Mecânica dos Corpos Sólidos consistem na comparação entre “solicitações” e “resistências”. Método das Tensões Admissíveis: Este método é limitado e de uso restrito.

11 Verificação da Resistência e da Estabilidade:
Cap. I: Conceitos Preliminares I.3. Problemas e Métodos Os problemas mais simples da Mecânica dos Corpos Sólidos são aqueles correspondentes a um estado simples de tensão. Verificação da Resistência e da Estabilidade: Sd: solicitação de cálculo determinada em função de sx. Rn: resistência representativa determinada em função de uma tensão limite ( fy ou fu ou a tensão crítica de flambagem scr) ou do esforço que provoca uma instabilidade global na estrutura.

12 Verificação da Rigidez:
Cap. I: Conceitos Preliminares I.3. Problemas e Métodos Os problemas mais simples da Mecânica dos Corpos Sólidos são aqueles correspondentes a um estado simples de tensão. Verificação da Rigidez: Sn: solicitação representativa determinada em função de das deformações ou dos deslocamentos. Rn: resistência representativa, que consiste em valores máximos permitidos à solicitação.

13 Verificação da Rigidez:
Cap. I: Conceitos Preliminares I.3. Problemas e Métodos Os problemas mais simples da Mecânica dos Corpos Sólidos são aqueles correspondentes a um estado simples de tensão. Verificação da Rigidez: Obs.: a verificação da rigidez pode ainda estar relacionada ao nível de vibração do corpo, determinado em função da sua freqüência, do seu amortecimento e da sua aceleração de pico.

14 Cap. I: Conceitos Preliminares
I.3. Problemas e Métodos A solução de problemas que correspondem a estados gerais de tensão são tratados por meio do conceito de tensão equivalente. Se um estado limite é atingido quando as componentes do estado de tensão são multiplicadas por n, então seq = slim/n.

15 Cap. I: Conceitos Preliminares
I.3. Problemas e Métodos A solução de problemas que correspondem a estados gerais de tensão são tratados por meio do conceito de tensão equivalente. Logo, Existem várias teorias para a obtenção de seq. Nenhuma delas, porém, é universal. A validade de cada uma é restrita a determinados materiais e determinados tipos de solicitação.

16 Cap. I: Conceitos Preliminares I.3. Problemas e Métodos
A solução de problemas que correspondem a estados gerais de tensão são tratados por meio do conceito de tensão equivalente. Para o estado simples de tensão, Verificação da Resistência e da Estabilidade: Verificação da Rigidez:

17 Cap. I: Conceitos Preliminares I.3. Problemas e Métodos
45º Cap. I: Conceitos Preliminares I.3. Problemas e Métodos A solução de problemas que correspondem a estados gerais de tensão são tratados por meio do conceito de tensão equivalente. Para o estado de cisalhamento puro, Verificação da Resistência e da Estabilidade: Verificação da Rigidez:

18 Cap. I: Conceitos Preliminares I.3. Problemas e Métodos
45º Cap. I: Conceitos Preliminares I.3. Problemas e Métodos A solução de problemas que correspondem a estados gerais de tensão são tratados por meio do conceito de tensão equivalente. Observações: Na prática, os critérios de rigidez se baseiam nos deslocamentos correspondentes às deformações. Para estados de tensão mais complexos, os critérios de projeto também o são.

19 Fim da Aula 05


Carregar ppt "Aula 05."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google