A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Projetos digitais colaborativos Empresa 2.0 Gestão do conhecimento funciona?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Projetos digitais colaborativos Empresa 2.0 Gestão do conhecimento funciona?"— Transcrição da apresentação:

1 projetos digitais colaborativos Empresa 2.0 Gestão do conhecimento funciona?

2 Este é Pedro. Ele é gerente da qualidade em uma empresa do setor de engenharia elétrica.

3 Esta é Rita. Ela é comunicadora em uma das filiais.

4 A empresa de Pedro e Rita, começa a buscar por ações de sustentabilidade, desejando adequar alguns de seus processos.

5 Rita tem um interesse especial pelo tema e mantém um acervo pessoal, além de fazer parte de algumas redes de colaboração.

6 Por motivos diferentes, ambos convivem com os mesmos problemas.

7 Rita e Pedro não se conhecem, mas conhecem muitas pessoas em comum.

8 A organização de Pedro sabe que isso é um problema. Eles mantêm um programa de gestão do conhecimento para resolver este tipo de cenário.

9 Criaram normas, sistemas e processos para que as pessoas documentem e compartilhem. Banco de dados => Base de conhecimento Redes de informação => Fóruns e grupos de discussão Diretório de arquivos => Wikis Taxonomia, etc.=> Folksonomia

10 Pedro e Rita não estão convencidos da produtividade destes mecanismos, mas recorrem a eles quando precisam.

11 Lá não encontram muita ajuda, parece um mundo a parte da organização.

12 Eles são competentes, interessados e querem compartilhar suas experiências, aprender e melhorar seus resultados. Então, onde está o problema?

13 A troca de experiência parece uma atividade a parte.

14 Não temos tempo para atividades paralelas.

15 Complex Acts of Knowing: Paradox and Descriptive Self-awareness Dave Snowden - IBM O que aprendemos sobre o conhecimento nesses últimos 20 anos? Compartilhá-lo é uma atividade voluntária. 1.Nós só sabemos o que sabemos quando precisamos ter clareza sobre isso. 2.Podemos sempre saber mais do que somos capazes de dizer dentro do tempo que normalmente temos para fazê-lo.

16 1.Escreva seu conhecimento em uma base de dados. 2.Deixe tudo bem detalhado. 3.As pessoas talvez usem este seu conhecimento. Se forem capazes de encontrá-lo. 4.Não vá embora sem deixar seu conhecimento conosco. Ainda assim programas de gestão do conhecimento parecem ignorar tudo isso.

17 Mas estamos sempre ocupados demais para compartilhar. Pedro e Rita têm prioridades.

18 Abordagens tradicionais de gestão do conhecimento não funcionam pois: Impõem o registro do conhecimento como uma atividade tangível. Pare e faça. Oferecem motivações que não estão diretamente ligadas ao resultado do trabalho.

19 Gerenciar qual conhecimento mesmo? Não vamos gerenciar o conhecimento. Vamos conversar sobre as coisas que sabemos fazer ou que nos interessam.

20 Não é de hoje, algumas coisas andam acontecendo...

21 Só aumenta o número de serviços que provocam o interesse das pessoas em participar.

22 A conversação é incorporada no uso dos serviços da web. Conversar não é uma atividade a parte.

23 O arte imita a vida ou a vida imita a arte. A web social invade os negócios.

24 A conversação sempre existiu dentro e fora dos ambientes de trabalho. Mas como de fato aproveitamos isso? Reuniões formais ?

25 E quanto ao informal ?

26 As conversas informais compõe a maior parte do que realmente somos. Nosso conhecimento autêntico.

27 Está bem. Mas os sistemas não funcionam. Já tentamos isto antes.

28 Errado. A conversa não pode estar separada do trabalho. Só há troca quando conversar faz parte do trabalho.

29 Nem tudo está perdido. Pedro e Rita acharam uma solução.

30 Pedro conhece Thiago, um colega ligado em tudo que é novidade.

31 Thiago sugeriu criar um blog para ajudar Pedro a organizar o material de seu projeto sobre sustentabilidade.

32 Em pouco tempo, Pedro e sua equipe estavam animados com o blog.

33 Todos podiam publicar facilmente resumos, relatórios e informações importantes.

34 Estava fácil classificar com as tags e categorias e recuperar os textos armazenados.

35 E podiam discutir sobre o que descobriam. Tudo ali, na mesma interface.

36 Rita, por sua vez, já mantinha um blog onde escrevia sobre diversos assuntos.

37 Ela também guardava seus links favoritos em um serviço de compartilhamento.

38 Certo dia, já atuante no universo dos blogs, Pedro encontrou Rita.

39 Ambos ganharam muito com isso. Novas referências Novos contatos Trabalho colaborativo

40 Algum tempo depois, a organização de Pedro e Rita soube desta e de outras histórias. Eles finalmente perceberam.

41 Montaram um núcleo para planejar a infraestrutura básica de serviços que poderiam ser estimulados. Blog Wiki RSS Mídias Sociais Social bookmarking

42 E passaram a dar apenas estímulos para que os grupos surjam de maneira espontânea. Infraestrutura básica Padrões abertos Metodologia e capacitação Autonomia Mídias Sociais

43 E economizaram muitos recursos ao pararem de investir em soluções robustas antes de saber se serão ou não adotadas. Agora os ambientes crescem naturalmente, a partir das necessidades reais que surgem durante o uso.

44 Conseguiram assim criar um ecossistema colaborativo.

45 Pedro, Rita e muitos outros agora têm o apoio que precisavam da organização para produzir e compartilhar com maior eficiência.

46 Ser ou não ser ? Estar ou não estar?

47

48 projetos digitais colaborativos


Carregar ppt "Projetos digitais colaborativos Empresa 2.0 Gestão do conhecimento funciona?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google