A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Independência dos EUA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Independência dos EUA"— Transcrição da apresentação:

1 A Independência dos EUA

2 Definição: Movimento que inspirado nos princípios iluministas determinou o fim do domínio da Inglaterra sobre as chamadas 13 colônias americanas (atualmente EUA); que teve início em 1776;

3 Antecedentes/causas:
EUA até o século XVIII tinha relativa autonomia em relação a Inglaterra Colônias do Norte: povoamento – manufaturas – trabalho livre X Colônias do Sul: exploração – latifúndio agroexportador – escravismo

4 Colonos americanos do norte Colonos franceses (Canadá)
Guerra dos 7 anos (1756 – 1763) Colonos americanos do norte X Colonos franceses (Canadá) Objetivo:controle do comércio de peles e pesca.

5 Resultado da guerra Vitória da Inglaterra;
Anexação do Canadá e Antilhas; Aumento de impostos.

6 Logo após a Guerra dos Sete Anos, o governo inglês aumentou os impostos, alegando que o dinheiro arrecadado seria utilizado para pagar despesas com a guerra. Mas os colonos achavam que a Inglaterra tinha dado pouca ajuda a eles durante a guerra e que portanto a cobrança de impostos seria injusta.

7 O Massacre de Boston ocorreu quando a guarda metropolitana da Inglaterra tentou acabar com uma manifestação na sua então colônia dos Estados Unidos, matando um total de 5 pessoas, em 1770.

8

9 Estopim do conflito Revolução Industrial (Inglaterra); necessidade de ampliação de mercados Restrições mercantilistas aos colonos americanos (imposição do Pacto Colonial);

10 As principais leis coercitivas foram
Lei do Açúcar (1764) taxando o açúcar que não fosse comprado das Antilhas Inglesa Lei do Selo (1765) obrigava a utilização de selo em qualquer documento, jornais ou contratos. Atos Townshend (1767) Leis que taxavam a importação de diversos produtos de consumo. Criavam os Tribunais Alfandegários.

11 Lei do Chá (1773) garantia o monpólio do comércio de chá para a Cia das Índias Orientais.
Leis Intoleráveis (1774) Impostas após a manifestação do Porto de Boston, interditava o porto da cidade, imposição de um novo governador para Massachussets e aquartelamento de tropas britânicas. Ato de Quebec (1774) impedia que as colônias de Massachussets, Virgínia, Connecticut e Pensilvânia ocupassem terras à oeste.

12 A Festa do Chá de Boston (em inglês: Boston Tea Party) aconteceu em 16 de Dezembro de Comerciantes rebeldes estadunidenses que se sentiram prejudicados disfarçaram-se de índios peles-vermelhas, assaltaram os navios da companhia que estavam no porto de Boston e lançaram o carregamento de chá no mar. Fato que já demonstrava antes da Revolução Americana, a insatisfação dos colonos estadunidenses em relação a coroa britânica.

13

14 1774: I CONGRESSO DA FILADÉLFIA: declaração dos direitos dos colonos
Fim das tarifas e restrições mercantilistas; veto do rei. 1775: início da Guerra de Independência.

15 A separação dos americanos: Revolta por representatividade
Difusão de ideais iluministas (liberdade econômica, liberdade política, igualdade jurídica...) GEORGE WASHINGTON

16 Apoio da França, Holanda, e Espanha aos americanos.
1776: II CONGRESSO DA FILADÉLFIA: declaração de independência (Thomas Jefferson) com influência explícita do iluminismo de J. Locke. Apoio da França, Holanda, e Espanha aos americanos. Vitória dos EUA em 1783 (Tratado de Paris).

17 A 1ª Constituição Americana (1787) determinava:
República federativa Divisão de poderes Direito a liberdade Igualdade jurídica Proteção a propriedade privada Voto censitário Índios, negros e mulheres sem direitos constitucionais.

18 Importância do movimento:
Influenciou os demais movimentos de libertação na América, ocorridos no início do século XIX. Primeiro movimento que se inspirou no iluminismo e triunfou.

19 Até hoje foram 43 presidentes
1º presidente dos EUA - George Washington 2º presidente dos EUA - John Adams 3º presidente dos EUA - Thomas Jefferson 4º presidente dos EUA - James Madison 5º presidente dos EUA - James Monroe Até hoje foram 43 presidentes


Carregar ppt "A Independência dos EUA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google