A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Softwares Aplicativos Conceito

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Softwares Aplicativos Conceito"— Transcrição da apresentação:

1 Softwares Aplicativos Conceito
INTRODUÇÃO AO PROCESSAMENTO DE DADOS Softwares Aplicativos Conceito São os programas destinados a nos oferecer certos tipos de serviços, e podemos incluir nesta categoria os processadores de texto, as planilhas eletrônicas, os programas gráficos e os sistema gerenciadores de banco de dados.

2 Softwares Aplicativos Aplicativos de produtividade pessoal
INTRODUÇÃO AO PROCESSAMENTO DE DADOS Softwares Aplicativos Aplicativos de produtividade pessoal Incluem produtos de software empregados no âmbito doméstico e organizacional para realizar atividades como editoração de textos, editoração gráfica, agenda de compromissos, realização de cálculos básicos e gerenciamento de pequenos bancos de dados. Nessa categoria encontram-se os editores de texto , calculadoras, agendas, planilhas de cálculos, editores gráficos e sistemas gerenciadores de bancos de dados que podem ser comercializados em separado ou formando pacotes integrados ou suítes de automação de escritório.

3 Softwares Aplicativos Processadores de Texto
INTRODUÇÃO AO PROCESSAMENTO DE DADOS Softwares Aplicativos Processadores de Texto Esses aplicativos não se limitam a oferecer uma maneira informatizada de “datilografar” textos. Também podem realizar verificação ortográfica, pré-visualização da impressão, inserção e formatação de figuras e tabelas, geração de etiquetas e cartas para mala direta e a utilização de modelos de documentos, o que os tornam bastante úteis. Uma vez armazenado o texto em um arquivo, que ficará gravado em um disco, ele pode ser alterado livremente e impresso quantas vezes for necessário. Dentre os vários editores disponíveis no mercado, destacamos os seguintes: Word (Microsoft) e WordPerfect (Corel).

4 Softwares Aplicativos Planilhas Eletrônicas ou Planilhas de Cálculo
INTRODUÇÃO AO PROCESSAMENTO DE DADOS Softwares Aplicativos Planilhas Eletrônicas ou Planilhas de Cálculo Esses aplicativos trabalham como se fossem “tabelas automáticas” dispostas em folhas (“sheets”), onde diversos dados podem ser armazenados e cálculos efetuados sobre eles, tais como orçamentos, previsões, folhas de pagamento e controle de notas dos alunos. No micro, as folhas transformam-se em uma imagem no vídeo, que pode ser bem maior do que as folhas de papel comumente utilizadas para esse fim. Possuem ainda funções de banco de dados, inserção de figuras e a possibilidade de geração de diversos tipos de gráficos. Dentre as mais comuns, destacamos o MS-Excel, o Lotus e o Calc.

5 Softwares Aplicativos Programas Gráficos
INTRODUÇÃO AO PROCESSAMENTO DE DADOS Softwares Aplicativos Programas Gráficos Permitem a criação de figuras e desenhos, sendo que alguns possuem recursos extras para animação. Podem ser conjugados com programas que adicionam sons juntos às imagens. Existem desde os mais simples em termos de recursos e de facilidade de utilização até os altamente complexos, capazes de produzir desenhos detalhados de peças mecânicas e plantas de edifícios. Dentre os mais simples, temos o Paint e o Photo Editor, fornecidos junto com o Windows. Dentre os mais sofisticados destacam-se o Corel Draw , o Adobe PhotoShop e o 3D Studio, para uso artístico, e os programas CAD (como o AutoCad), utilizado para projetos mecânicos, arquitetônicos, etc.

6 Softwares Aplicativos Sistemas Gerenciadores de Bancos de Dados
INTRODUÇÃO AO PROCESSAMENTO DE DADOS Softwares Aplicativos Sistemas Gerenciadores de Bancos de Dados Trata-se de uma coleção de programas que prestam-se ao controle de grandes volumes de informações. Permitem efetuar cálculos com os dados por eles gerenciados, criação de gráficos e de relatórios. Para uso em microcomputadores, podemos citar o Paradox, o MSAccess e o Personal Oracle.

7 Softwares Aplicativos Aplicativos de uso geral nos negócios
INTRODUÇÃO AO PROCESSAMENTO DE DADOS Softwares Aplicativos Aplicativos de uso geral nos negócios São produtos de software empregados nas diversas funções e níveis empresariais comuns a qualquer organização. Incluem aplicativos para áreas de produção, recursos humanos, finanças, contabilidade e marketing. Atendem aos níveis operacional, tático e estratégico. Nesse sentido, são componentes de sistemas de informação de processamento de transações, de informações gerenciais, de apoio á decisão e de informação executiva. Esses softwares podem ser distribuídos como soluções individualizadas ou como módulos de pacotes de gestão integrada denominados comercialmente de ERP (Enterprise Resource Planning).

8 Softwares Aplicativos Aplicativos para indústrias específicas
INTRODUÇÃO AO PROCESSAMENTO DE DADOS Softwares Aplicativos Aplicativos para indústrias específicas São produtos de software que atendem ás necessidades específicas de um determinado ramo de atividade. Produtores de software podem se especializar na produção de soluções para áreas específicas como agronegócios, siderurgia, educação, saúde, transporte, etc.

9 Softwares Aplicativos Aplicativos personalizados
INTRODUÇÃO AO PROCESSAMENTO DE DADOS Softwares Aplicativos Aplicativos personalizados São os programas personalizados desenvolvidos sob demanda para atender às necessidades específicas de um cliente. Esses softwares podem ser desenvolvidos internamente ou de forma terceirizada e constituem uma opção adotada em situações nas quais não há soluções padronizadas no mercado que atenda às necessidades da empresa ou a relação custo/beneficio do desenvolvimento específico é avaliada como vantajosa quando comparada com a aquisição de algum pacote padronizado.

10 Softwares Aplicativos Compiladores e Interpretadores
INTRODUÇÃO AO PROCESSAMENTO DE DADOS Softwares Aplicativos Compiladores e Interpretadores São programas utilizados para construir outros programas, e se caracterizam pelo tipo de linguagem utilizada para realizar essa tarefa. Os softwares citados anteriormente foram criados a partir do uso de compiladores ou de interpretadores, que são programas que analisam e traduzem para a linguagem do computador (linguagem de máquina) um conjunto específico de comandos ou instruções escritos em uma linguagem de programação, permitindo o controle do funcionamento da máquina. Exemplos dessas linguagens: Fortran, Assembly, Basic, Delphi, Visual Basic, C, C++, Java, HTML.

11 Softwares Aplicativos Vírus Eletrônico de Computador
INTRODUÇÃO AO PROCESSAMENTO DE DADOS Softwares Aplicativos Vírus Eletrônico de Computador Um vírus eletrônico é um programa ou fragmento de programa que se instala em uma máquina sem que o usuário perceba, e nela começa a se reproduzir (gerar cópias de si mesmo). A forma de “contágio” mais comum era, até pouco tempo, a execução de programas piratas, de origem desconhecida, no microcomputador. Entretanto, atualmente existem os vírus transmitidos através das mensagens de . Embora existam alguns tipos de vírus que não destroem o conteúdo dos arquivos do sistema que infectam, esse é o objetivo primordial da maioria deles.

12 Softwares Utilitários Conceito
INTRODUÇÃO AO PROCESSAMENTO DE DADOS Softwares Utilitários Conceito São programas destinados a facilitar e agilizar a execução de certas tarefas. A maioria dos softwares utilitários de uma instalação consiste em programas que executam tarefas essenciais à instalação embora não incluídas no sistema operacional. De certo modo, softwares utilitários consistem em módulos de software que ampliam as capacidades do sistema operacional. Por exemplo, a capacidade de efetuar a formatação de um disco ou a cópia de um arquivo em geral não são implementadas pelo próprio sistema operacional, mas por programas utilitários.

13 Softwares Utilitários Conceito
INTRODUÇÃO AO PROCESSAMENTO DE DADOS Softwares Utilitários Conceito Outros exemplos de softwares utilitários incluem os programas para comunicação por modem nas linhas telefônicas, software para compactar e descompactar arquivos e sistemas para gerenciar as comunicações em redes. É fácil verificar que, implementando certos programas na forma de software utilitário, o sistema operacional resulta mais simples do se tivesse de compatibilizar todos os recursos básicos exigidos pelo sistema operacional.

14 Softwares Utilitários Conceito
INTRODUÇÃO AO PROCESSAMENTO DE DADOS Softwares Utilitários Conceito Além disso, as rotinas implementadas como software utilitário podem ser mais facilmente personalizadas de acordo com as necessidades de uma instalação específica. Não é incomum encontrar companhias ou indivíduos que alteram ou ampliam algum dos softwares utilitários que acompanhavam originalmente o sistema operacional. A distinção entre software de aplicação e o software utilitário não é muito nítida. Sob o nosso ponto de vista, a distinção é se o pacote é parte da infraestrutura de software.

15 Softwares Utilitários Conceito
INTRODUÇÃO AO PROCESSAMENTO DE DADOS Softwares Utilitários Conceito Assim, uma nova aplicação pode evoluir para um utilitário, caso se torne uma ferramenta fundamental. Alguns sistemas consideramos softwares que executam serviços básicos, como listar os arquivos do sistema de armazenamento em massa, como softwares utilitários; outros os incluem como partes do sistema operacional.

16 Softwares Utilitários Tipos
INTRODUÇÃO AO PROCESSAMENTO DE DADOS Softwares Utilitários Tipos O software de backup tem como função básica salvar e recuperar os dados e/ou informações em equipamentos. Temos também os softwares de RAID (Redundant Array of Independent Disks), que cria cópias dos dados nos discos e as atribui em diferentes discos de forma que, ao ocorrer uma pane em um disco, os dados, por estarem replicados, podem ser recuperados. Diferentes níveis de segurança RAID existem. Trabalho

17 Softwares Utilitários Tipos
INTRODUÇÃO AO PROCESSAMENTO DE DADOS Softwares Utilitários Tipos Os antivírus tem como função básica proteger as bases de dados da empresa contra vírus ou eliminá-los caso já estejam contaminados. Como o aparecimento de novos vírus se faz com velocidade muito grande, é fundamental manter o antivírus sempre atualizado. Deve-se de preferencia, adotar programas que se atualizem automaticamente e façam o rastreamento automático de arquivos quando estes forem manipulados e até mesmo quando chegarem anexados ao correio eletrônico.

18 Softwares Utilitários Tipos
INTRODUÇÃO AO PROCESSAMENTO DE DADOS Softwares Utilitários Tipos Os compactadores tem como objetivo principal a compactação de dados armazenados nos dispositivos dos computadores, a fim de reduzir os espaços utilizados por estes dados. O firewall é um sistema desenhado para evitar acessos não autorizados em redes privadas. Eles podem ser implementados em hardware, software ou os dois. Firewalls são frequentemente usados para proibir usuários não autorizados da internet a acessarem redes privadas, normalmente uma intranet, que nela estão conectadas.

19 Softwares Aplicativos e Utilitários Exercícios:
INTRODUÇÃO AO PROCESSAMENTO DE DADOS Softwares Aplicativos e Utilitários Exercícios: O que são softwares utilitários? Cite pelo menos três tipos e indique sua funcionalidade. O que são processadores de texto? O que são planilhas eletrônicas? Cite dois exemplos. O que são aplicativos personalizados? Caso conheça algum, cite. O que é um vírus de computador e como ele funciona?

20 Softwares Aplicativos e Utilitários Trabalho:
INTRODUÇÃO AO PROCESSAMENTO DE DADOS Softwares Aplicativos e Utilitários Trabalho: Faça uma pesquisa individual sobre o sistema RAID.


Carregar ppt "Softwares Aplicativos Conceito"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google