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CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO
Por Carlos Reis
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Em um tempo de mudanças é assim: uns sabem das inovações; outros são!
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CRIATIVIDADE O QUE É? É a capacidade para articular idéias de uma maneira única ou de fazer associações incomum entre elas; PARA QUE SERVE? O valor mais óbvio da criatividade consiste em ajudar quem toma decisão a identificar todas as alternativas viáveis.
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Einstein, Picasso e Mozart eram indivíduos extremamente criativos;
Pesquisa realizada em 461 pessoas mostra que: 1% eram extremamente criativos; 10% eram altamente criativos; e 60% eram pouco criativos; A maioria das pessoas possui um potencial criativo não utilizado.
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BRAINSTORMS OU TEMPESTADE DE IDÉIAS
Método de geração de idéias; Composto por 6 a 12 pessoas. Quando o líder determina o problema; Todos podem propor soluções. Não é permitido nenhuma crítica; E todas as idéias são registradas para posterior análise.
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INOVAÇÃO A 3M é conhecida como uma das organizações mais inovadora do mundo; A companhia comercializa mais de 60 mil produtos; Uma de suas estratégias para incentivar a inovação é evitar demissões por erros.
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Década de 50
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uma nova idéia na cabeça?
Quanto vale uma nova idéia na cabeça? Tudo ou nada
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DEFINIÇÕES Habilidade de gerar novas idéias. INOVAÇÃO
CRIATIVIDADE Habilidade de gerar novas idéias. INOVAÇÃO Idéia nova aplicada na criação ou aprimoramento de um produto ou serviço.
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Criatividade X Inovação
Existe grande diferença entre criatividade e inovação. O consultor e palestrante Waldez Ludwig afirma que inovação é a criatividade transformada em valor. Um novo produto, uma patente, uma solução são frutos de inovação. Boas idéias, apenas, são criatividade. Não adianta ser "apenas" criativo. Tem de ser inovador!
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Ranking da Inovação APPLE 3M GE MICROSOFT SONY DELL IBM GOOGLE NOKIA
PROCTER &GAMBLE Fonte: Exame
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Lançamentos da Google Google: o mais potente mecanismo de busca na web; Orkut: comunidade on line com mais de 6,5 milhões de membros; Gmail: gratuitos; Blogger: programa para criação de diários; Google News: site de notícias online; Google Earth: localiza e visualiza fotos da Terra por satélites.
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FONTES DE INOVAÇÃO As estruturas orgânicas influenciam a inovação pois são mais flexíveis; A longa permanência da administração está associada à inovação; A abundância de recursos permite adsorver o erro; A comunicação entre os departamentos é grande.
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PROCESSO DE INOVAÇÃO Criação da idéia: envolve a criatividade;
Experimentação: testar a idéia perguntando a outras pessoas sua opinião; Determinação da viabilidade: identificar a relação custo X benefício da nova proposta; Aprovação final: novo produto é desenvolvido ou um novo processo é implementado.
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COMO INCENTIVAR A CRIAÇÃO?
Mostre o lado positivo da mudança; Encoraje a criatividade ouvindo as pessoas (caixa de sugestões, ouvidoria, etc); Permita maior interação (gestão participativa); Tolere erros; Ofereça reconhecimento à criatividade de maneira tangível e clara.
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Oficina Criativa
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Em todas as Organizações existem forças prós e contra
FORÇAS POSITIVAS Necessidades do cliente; Oportunidades de mercado; Novas tecnologias; Concorrência forte. FORÇAS NEGATIVAS Acomodação de funcionários; Dificuldade de aprender novas técnicas; Falta de visão; Cultura conservadora.
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INOVAÇÃO A dificuldade de toda a inovação começa no próprio comportamento do ser humano. Qualquer pessoa que seja um pouco diferente é sempre um alvo fácil. A ameaça de ser ridicularizado mantém todo mundo dentro das normas.
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AGENTE DA MUDANÇA O agente da mudança é a pessoa;
Pode ser um membro da organização ou um consultor externo; O agente de mudança tem o papel de minimizar as forças negativas e maximizar as positivas para que haja a mudança.
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A criatividade garante o sucesso da organização?
O brasileiro é criativo e é pobre; Ex.: feijoada, avião, camisinha para lata de alumínio, Biotônico F., celular anatômico. O Japonês não é criativo e é rico! Da para ser inovador sem ser criativo? Use o benchmarking.
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Inovação X Invenção A inovação tem que agregar valor para a organização; A inovação destrutiva: caso pet.
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